Começar a Fertelizar as plantas (inicio)


Ridisc

Recommended Posts

Ola pessoal.

 

O setup do meu aquario é:

 

120*50*50

1 fitlro externo sun sun 1200LH com UV (so com filtragem mecanica e 250g de Purigen da Seachem)

1 eheim classic de 500Lh ( cheio de esferas biologicas da eheim)

calha 120 cm T5 2x54 8.000k e 1x12.000k acesas durante 6 horas dia. (luz branca "ice" e actinicas)

Como subestrato tenho areia de silica, como sei que as plantas nao se dao bem nesta areia as raizes estao um pequeno copo em vidro com akadama no entanto isso nao se ve na montagem porque esta disfarçado.

 

Parametros

PH 7.5

Temp 30º

NO3 10ppm (faço tpas de 30% dia sim dia nao)

PO4 - 1ppm

Kh - 80ppm

amonia - 0

 

Fauna

 

2 ancistrus

1 botia palhaço

5 discus

2 escalares

 

Objectivo:

 

o meu aquario nao é um plantado, é um aquario com plantas de baixa manutençao no entanto sinto que as plantas nao tem aquele "verde" bonito e "saudavel" nao posso dizer que estao a morrer pois nao estao mas olho para elas e sinto que estao a sobreviver e nao a viver saudaveis.

Quanto a isto o que me recomendam?

 

Tenho sistema de CO2 pressurizado mas nao estou a usar

Tenho fertelizante liquido da Tropica e ferro da seachem mas tambem nunca usei.

 

Aguardo as vossas dicas

Obrigado

Editado por Ridisc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante esta semana vou começar a adicionar CO2, talvez uma 1bpm.

Afinal fiz novamente os testes e o PO4 esta a 0.5 e nao a 1ppm, se calhar vou precisar de o subir para 1ppm correcto?

o meu KH é de 80ppm penso que seja o suficiente para nao me mexer no PH.

GH 70ppm sera que preciso de subir ou descer?

Pelo o que veijo nas plantas parece que estao com carencia de PO4 e de manganesio, nao é magnesio mas sim manganesio, cheguei a essa conclusao depois de ver algumas fotos na net com essas mesmas carencias.

Dicas agradecem se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja estou a adicionar CO2 à uma semana e posso dizer que as plantas estao bem mais verdinhas, contudo ainda existem algumas com pequenos buracos no meio, nao sao muitos mas ainda sao alguns, sera falta de MG? as pontas das plantas que estao a crescer ficam castanhos de resto estao bonitas.

Dicas aguardam se

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que deves manter o CO2 ligado e de preferência desligar à noite por causa das oscilações no PH (c/ electrovalvula) e deves utilizar o fertilizante que tens da Seachem + Ferro. Depois é só aguardar, de qualquer maneira deves estar no bom caminho, como dizes que já crescem novos rebentos e com boa cor...

Devias utilizar um substrato c/ nutrientes, creio que a akadama não tem os nutrientes necessários.

 

Boa Sorte,

Luis

"You're not your job.

You're not how much money you have in the bank.

You're not the car you drive.

You're not the contents of your wallet. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou adicionar umas fotos para ver se alguma ajuda surge.

Entretanto ja mandei vir duas lampadas, sendo que vou ficar com

1x 6500 1x 8500 grolux 1x 10.000k

penso que assim fique com uma melhor relaçao qualidade.

 

aspecto geral do aquario.

dsc8721t.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

nao sei o porque de ter esta sujidade nas plantas.... como posso resolver?

 

dsc8729.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Estado das plantas

 

dsc8730.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dsc8731.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dsc8733e.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dsc8734u.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Mesmo com dois Filtros nao me consigo livrar destas particulas............... parece que nunca tenho a agua limpa.

 

dsc8735.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Agradeco as vossas opnioes e dicas para poder evoluir este layout.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cerca de um ano comprei KCI em pó mas nunca o usei, sera que o potassio uma das carencias que tenho? pelo o que tenho lido a falta de potassio origina os ditos buracos que tenho nas folhas.

Existe forma de ver se é falta de potassio com testes? como devo de diluir e fazer a soluçao? com que concentraçao?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vamos la ver

1 - ja que vais mexer nas lampadas, e vais fertilizar aumenta o CO2 para um pouco mais, tens o pH ligeiramente alcalino por isso tens margem para o aumentar sem grande receio.

2 - o fotoperiodo está curto, 8h/dia, é o que normalmente se utiliza,como nem tens muita luz sobe isso para 8h

3- fertiliza com macros (Tropica+) e micros sachem. n tens muitas plantas, fertilza como esta na bula e dp vais adaptando consoante ves as plantas a reagir (demora tempo, n é de um dia para outro). TPa uma vez por semana chega, tiras mais mas exusas de andar sempre a "mexer no bicho".

4- Relativamente aos filtros, n sei como vai a tua manutenção, mas ai de 6 em 6 semanas eu troco as lãs e lavo as esponjas, meio caminho andado para agua cristalina. e como tens peixes porcalhoes isso com boa quantidade de lã e esponjas.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais