AJUDA PRECISA-SE - Parametros estranhos... PH e KH


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Refiz há um mês o meu aquário de 100l, e tem tido umas variações no ph que não estou a conseguir explicar...

Tenho feito um relatório com actualizaçoes dos parametros e registo de actividades.

 

 

dia 25.08

montagem do aquario: aquario de 100l c/ 2lampadas de 20w, eden solo tropical (o vendedor disse que baixava e mantinha o ph em 6.5) + vigor substrato fértil, agua: ph6.6 e kh2 (3/4 agua da companhia + 1/4 água dia), termostato jager, filtro externo hydor prime 10 c/ esponjas ceramicas e carvão.

Plantas: Anubia, Lotus tiger, sagittaria, bacopa, cryptocorines e mais umas quantas.

 

iniciei nutrafin cycle

 

ph 6.6 2 horas depois da montagem do aquario

 

 

dia 26.08

instalei a bomba de ar

 

dia 28.8

ph 7,2 (porque? o substrato devia mante-lo em 6.5...)

amonia 0

 

...

 

(entretanto pus 6 peixes bebedos que se deram bem, apesar alguns terem as pontas das barbatanas um pouco esfarrapadas, o que atribuí a mordiscadelas entre eles)

(começam a apareçer algumas algas...)

 

...

 

Dia 18.9

Pus mais algumas plantas.

 

Dia 19.9

Instalei uma garrafa de co2 caseiro (ligado à bomba de ar)

 

Dia 20.9

Muitas algas... tirei algumas à mão.

Introduzi 3 camaroes cherry e um otocinclus, que pouco depois começou a perder a cor.

Fiz o teste de ph e estava em 6.2! (do co2?)

amonia 0

Mais tarde no mesmo dia, pus a bomba do co2 perto da superficie, para ver se o ph subia.

 

Dia 21.9

9h - ph 6.2

20h - ph 6.2 Desliguei o co2, mantendo a bomba a trabalhar só com ar.

 

Dia 22.9

17h - ph 6.4 (- acido carbónico?)

NO3 menor ou igual a 10mg/l

KH 0

adicionei uma colher de chá de bicarbonato de sódio e o kh subiu para 2, e o ph para 6,7.

 

Dia 23.9

10h ph6.6

18h adicionei mais uma colher de cha de bicarbonato de sódio. Medi o kh e deu 2 (devia ter medido antes para ver a diferenca, mas pensei que continuava igual ao dia anterior). O ph subiu para 7.2! (para o ph ter subido supostamente tambem o kh devia ter subido certo?)

20h ph7.2 kh2

 

Fiz uma experiencia:

enchi um copo de 200ml com água do aquario. deitei uma pitada de bicarbonato de sódio e o kh ficou a 10 e o ph a 8.4 ou mais (rebentou com a escala...)

 

Vou fazer a primeira TPA este fim de semana.

 

O meu problema é: o meu aquario está muito plantado, e sem o CO2 as plantas vao definhar. Mas com o kh nestes valores nao posso por, porque o ph desce muito... E pondo bicarbonato de sódio para os valores de kh ficarem entre 5 e 10, o ph fica demasiado alto (para alem de nem sequer estar a conseguir por o kh acima de 2 e o ph já estar em 7.2)

O que é que se passa com a agua para o kh se manter em 2 e o ph continuar a aumentar?

Será o substrato que está a interferir?

Agradeço desde ja toda a ajuda dada, e a paciencia de quem conseguiu ler tudo até ao fim! :music_singguitar:

Editado por anatmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal já não tenho a certeza se ando a medir bem o ph, pois se meto 1 gota parece 6.6 e se meto duas parece 7.2, pois a tonalidade parece a mesma, com intensidades diferentes. Quando não conseguia perceber a cor metia mais uma gota e ai parecia 7.2, mas não me lembro se de todas as vezes que medi 7.2 coincidiu com ter posto 2 gotas.

Medi de manha o kh e está em 0, o que significa algo está a fazer desaparecer o kh. (talvez o substrato?)

Medi o ph da água com outros testes e estava em 6.5

O ph real da água que ponho no aquario é 6.8 (1/4 ph 5.3 + ¾ ph 8 ou mais)

Editado por anatmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Por norma os substratos que fazem descer o pH também fazes descer o kh e gh, poderá ser esse o teu problema (atenção não conheço esse substrato que tens).

 

Fui pesquisar um pouco e encontrei a informação que realmente no primeiro mês (digo eu mais coisa menos coisa) os valores de kh e gh são reduzidos drásticamente.

 

Podes ler mais aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=840952

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

antes demais será melhor completares o teu perfil...

 

depois, evita meter quimicos que te alterem o pH o pH de 6,2 para amazonicos não é nada mau, por isso se não tens fauna especifica tenta adaptar a fauna ao aquario e não o aquario à fauna, mais vale teres PH menos certo para os peixes desde que o tenhas constante do que tentares sp ter um pH optimo mas que no entanto está sempre a oscilar

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São demasiadas questões com peixe lá dentro não achas?

 

Eu não sei muito disto, mas já percebi que mais grave que teres o pH inadequado, para as espécies que queres, são as variações súbitas de pH. Esse é dos piores erros que podes cometer.

 

Primeiro que tudo deves evitar essas variações todas de pH, o que com o kH baixo (em aguas com kH inferior a 4 o pH pode ter variações bruscas) é difícil.

 

A primeira coisa deveria ser subir o kH. A ideia do bicarbonato de sódio não me parece boa por causa do sódio. Deverias ir antes pelo bicarbonato de potássio. Existem produtos para subir o kH/pH (da Sera entre outros) Por outro lado quando subires o kH, o pH sobe inevitavelmente.

 

Enquanto esta parte não estiver estável não é boa ideia introduzires outra variável, a do CO2. Não falo por ser difícil para ti, é mesmo pela tortura que estás a infligir aos peixes.

 

Com o CO2 caseiro tens ainda outro problema, como a saída de CO2 não é constante, mais uma vez vais ter variações de pH. Quando avançares para esta opção deverias utilizar dois pares de garrafas, introduzidos com uma semana de intervalo. Assim quando o primeiro par estiver a perder pressão, o segundo está a ganhar e mantens alguma estabilidade nisso tudo.

 

Não é verdade também, que sem CO2 as plantas definhem. Muita gente tem aquários plantados sem CO2. Se essa questão te preocupa muito podes usar outra fonte de carbono que não interfira com o pH, como o Flourish Excel.

 

Se queres subir o kH a introdução de agua do Dia é contraproducente, pois tem poucos sais dissolvidos, passa a fazer TPA's com agua da torneira. Não faz sentido gastar dinheiro em agua sem sais, e em sais para subir o kH.

 

Também não estou seguro que seja uma boa ideia fazer TPA´s ao fim duma semana num aquário que não está ciclado, embora isto seja mais discutível, há quem diga que sim, há quem diga que não. No teu caso como tens um aquário muito plantado, podes ter um ciclo sem picos de amónia e nitritos (ciclo silencioso). Se tens a amónia a zero, então não há razões para quereres fazer uma TPA.

 

Outro pormenor que me chamou a atenção no teu setup é CO2 e bomba de ar. Não são compatíveis. CO2 ligado à bomba de ar é CO2 libertado directamente na atmosfera através dum aquário. Quando se usa um não se usa o outro.Para o CO2 ficar na coluna de água não podes ter demasiada agitação. Ligado à bomba de ar não faz rigorosamente nada.

 

Sobre o teu substrato não falo porque não conheço, mas se te disseram que baixa o pH isso explicaria muita coisa do que te está a passar.

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então o é mesmo o substrato que está a causar tudo isto...Obrigada Hugo!

 

Sim, eu sei que as mudanças bruscas de ph são muito violentas para os peixes, por isso não sei como hei de fazer para estabilizar os níveis de kh e gh... Se usar os productos recomendados (STABILO KH+ e INTEGRA GH+) vai haver oscilação, pois quando puser o ph vai subir, e ao ser absorvido pelo substrato, vai descer... Posso dar os peixes temporariamente a uma amiga para fazer estas mudanças... O que acham? E quanto aos camaroes e caracois? Também são sensiveis a mudancas no ph, ou posso deixa-los no aquario? E que produtos devo usar para a estabilização do kh e gh? bicarbonato de potassio, como disse o zancum? E para o gh?

 

Quanto à agua, tenho de fazer esta mistura, pois a àgua da companhia tem ph 8 ou mais... é a unica forma de ter um ph razoável e alem disso foi me recomendado por uma pessoa com bastante experiencia que a usa e nunca teve problemas...

E porque é que se aumento o kh para os valores normais, o ph aumenta para valores exorbitantes, se o ph da água inicial é de 6.8? (como vi na experiencia que fiz...)

 

Em relação ao CO2, quem não põe é porque tem excesso de peixes que devem fornecer o CO2 necessario ao seu crescimento. Antes de por no meu aquario a mistura caseira ligada à bomba, o lotus estava com as folhas murchas e depois de ter posto (mesmo tendo sido só por 2 dias) arrebitaram logo, portanto comprova-se que o sistema que estou a utilizar funciona, o meu medo é que esteja a por co2 de mais, porque a bomba está ligada directamente à garrafa e deita bastante bolhas para a água...

 

O aquario está ciclado ha muito tempo, já o tenho há um mês, e logo de inicio pus bacterias da nutrafin. Antes de por os primeiros peixes tinha visto os niveis de amonia, que já estavam em 0 ha bastante tempo. E se tenho nitratos, significa que o ciclo está concluido... Acho eu, pelo menos é o que tenho lido! Se disser alguma asneira, por favor corrijam me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

antes demais será melhor completares o teu perfil...

 

depois, evita meter quimicos que te alterem o pH o pH de 6,2 para amazonicos não é nada mau, por isso se não tens fauna especifica tenta adaptar a fauna ao aquario e não o aquario à fauna, mais vale teres PH menos certo para os peixes desde que o tenhas constante do que tentares sp ter um pH optimo mas que no entanto está sempre a oscilar

 

cumps

 

manel

 

Olá Manel,

 

Quais são os valores a que te referes, quando falas de completar o meu perfil? Neste momento tenho kh 0, ph 6,5, gh penso que seja 0 tambem, pois com o meu teste não consigo perceber a mudanca do vermelho para verde, ja que desde a primeira gota a agua fica amarelo esverdeada... 100l, 2x20w, varias plantas (11 especies), 6 bebados, 1 otocinclus, camaroes cherry e caracois.

 

Sim não seria mau se o kh nao fosse tao baixo... Com estes valores a mais pequena alteraçao na quimica da água vai provocar alteraçoes no ph e mau estar aos peixes... Por isso tenho de arranjar uma solução para subir o kh. Alem de que com um aquario cheio de plantas preciso mesmo de ter co2, já que muitas delas estão raquiticas e com algas a comecar a crescer nas folhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres subir o kH a introdução de agua do Dia é contraproducente, pois tem poucos sais dissolvidos, passa a fazer TPA's com agua da torneira. Não faz sentido gastar dinheiro em agua sem sais, e em sais para subir o kH.

 

Está tudo dito aqui... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler o tópico, ainda não percebi a tua dúvida, porque pretendes baixar o pH, e aumentar o kH e gH?! Mas se tens um aquário plantado o melhor ambiente é ácido e água mole. Mas com as alterações que tens feito em tão pouco tempo ainda não consegui perceber se o teu aquário já estabilizou (coluna de água), tens de dar tempo. A adição de co2 vai permitir que tenhas um pH ácido mesmo com a água da torneira nos 8 porque despois do repouso e da evaporação da clorina vai descer um pouco.

 

Sobre a fauna, ela adapta-se perfeitamente a um pH de 6 ou a um de 7, desde que não existam oscilações brutais, por isso a estabilidade é muito importante para que a fauna se adapte.

 

Passa pelo sub-forum plantas, existe muita informação sobre como manter um plantado.

 

Boa sorte.

Só falta saber como está montado(fotos são sempre essenciais)

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu pretendo é aumentar o kh, para que não hajam oscilaçoes de ph, e assim poder por co2 para manter as plantas (e claro tambem anular o perigo de o ph cair a pique por acumulacao de nitratos ou excesso de co2 da respiraçao dos peixes)...

Hoje fui à loja e o vendedor explicou me que como a minha água é demasiado mole e tem um kh demasiado baixo, o meu substrato absorve o kh e o gh até ficar em 0. o meu problema entao é a agua que estou a por inicialmente. Tenho de arranjar outra água (mais dura e com kh mais alto) e ir pondo aos poucos (nas tpas) para que não hajam grandes oscilaçoes no ph; assim o areao vai absorvendo os sais do kh e vai ficando saturado ao ponto de começar a se tornar neutro. Quando vir que o kh começa a ficar em valores aceitaveis significa que o areao está finalmente saturado e que posso usar uma água mais mole para manter um bom ph. Claro que estas trocas de água serão muito pequenas para que nao aconteça o ph subir muito e depois descer a pique novamente até aos 6,5, que é o valor em que o substrato estabiliza a água.

Ah e claro, de momento e até ter um bom kh, nada de co2...

O que acham do meu plano?

Editado por anatmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um plano sensato e acredito que vá funcionar.

 

Se quiseres compensar a falta de CO2, tal como te disse acima, podes pôr carbono com o flourish excel da Seachem, (existem outras marcas). As plantas absorvem o carbono tal como no CO2, mas não te afecta o pH.

 

Boa sorte nisso e paciência, que esses equilíbrios levam semanas a estabelecer.

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um plano sensato e acredito que vá funcionar.

 

Se quiseres compensar a falta de CO2, tal como te disse acima, podes pôr carbono com o flourish excel da Seachem, (existem outras marcas). As plantas absorvem o carbono tal como no CO2, mas não te afecta o pH.

 

Boa sorte nisso e paciência, que esses equilíbrios levam semanas a estabelecer.

 

Essa ideia do substituto do co2 tambem me está a soar bem...

Obrigada pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri que a água do furo cá de casa tem as seguintes características: ph-7.8 kh-17 gh-12 NH4-0 NO3-0

Penso que é uma água boa para fazer as tpas (juntamente com uma percentagem de água do Dia, para baixar um pouco o ph e nao haver tanta alteraçao no aquario), mas tem escherichia coli... Há problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.