Guppy com Ictio


angel99

Recommended Posts

Boas....

 

Hoje de manha ao alimentar a peixarada vi que uma femea de Guppy estava com uns pontos brancos nas barbatanas... pensei que fosse ictio, e aumentei a temperatura para 30,5ºC...

 

coloquei umas pedrinhas de sal na agua, poucas mesmo...

 

Fiz bem? e agora? algo mais a fazer ou só tenho que esperar que complete o ciclo de reprodução dos protozoários e depois de morrerem todos posso baixar a temperatura??

 

Quanto tempo?? Vale a pena stressar os peixes com o aumento da temperatura? compro remédio? qual?

 

é o meu 2º aquário e 1º no allgarve (50cm@35L)

 

Restante fauna:

4 guppys

5 neosn

1 corydora

2 cobras kuhly

 

flora

uma (1) molhada de uma planta que me esqueci o nome (tipo arroz para quem sabe... cada pé é só uma folha direitinha), que juntamente com as kuhlis foi a ultima adição ao aquário....

EDIT é uma Lilaeopsis mauritania

 

 

offtopic é no que dá ir de FDS :puppydogeyes: e deixar o aquáro a 26º... :music_singguitar: com estas temperaturas maradas dei oportunidade

Editado por angel99
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Hoje de manha ao alimentar a peixarada vi que uma femea de Guppy estava com uns pontos brancos nas barbatanas... pensei que fosse ictio, e aumentei a temperatura para 30,5ºC...

 

coloquei umas pedrinhas de sal na agua, poucas mesmo...

 

Fiz bem? e agora? algo mais a fazer ou só tenho que esperar que complete o ciclo de reprodução dos protozoários e depois de morrerem todos posso baixar a temperatura??

 

Quanto tempo?? Vale a pena stressar os peixes com o aumento da temperatura? compro remédio? qual?

 

é o meu 2º aquário e 1º no allgarve (50cm@35L)

 

Restante fauna:

4 guppys

5 neosn

1 corydora

2 cobras kuhly

 

flora

uma (1) molhada de uma planta que me esqueci o nome (tipo arroz para quem sabe... cada pé é só uma folha direitinha), que juntamente com as kuhlis foi a ultima adição ao aquário....

 

 

 

offtopic é no que dá ir de FDS :puppydogeyes: e deixar o aquáro a 26º... :music_singguitar: com estas temperaturas maradas dei oportunidade

 

 

Boas fizeste bem em aumentar a temperatura para 30 Graus, por vezes basta isso para resolver o problema, mas se quiseres mesmo ficar descansado usa um producto anti.ictyo e segue as instruções, pois por vezes quando desces a temperatura o ictio volta novamente e assim não.

 

Eu uso o Tetra Medica contraick, mas há outros muito bons ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :lol:

 

Dois ou três conselhos da minha parte:

1. Baixa ligeiramente a temperatura para os 29ºC, é verdade que o ictio não resiste a temperaturas muito elevadas, mas 30,5ºC já é um bocadinho a mais para os teus peixes ;)

2. Não deves colocar o sal porque nem todos os peixes do teu aquário o toleram. Mas como puseste tão pouco não fez mal aos peixes (...nem ao ictio)

3. quando vires que o ictio já desapareceu todo começas a baixar a temperatura gradualmente, não baixes logo 3graus de repente ;)

4. tens várias marcas de medicamentos para tratar peixes com ictio, isso há praticamente em todas as lojas. Como nunca experimentei não te posso dizer qual a melhor marca na minha opinião, mas vê os conselhos dos outros membros

5. se o peixe estivesse saudavel e não sujeito a stress não teria sido afectado pelo ictio, mesmo com temperatura de 26ºC ou até inferior. Ás vezes basta nos esquecermos de fazer as TPAs com a frequencia devida, ou haver algum peixe a perseguir o guppy para induzir stress, baixar a defesas do organismo e o parasita (ictio) se aproveitar da situação. Felizmente é algo que se resolve com bastante facilidade quando é detectado atempadamente :huh:

6. O íctio também pode afectar os outros peixes do aquário, principalmente se estiverem mais debilitados, mas como já subiste a temperatura e o ictio só apareceu num peixe em principio não deves ter mais problemas. De qualquer das formas vai observando atentamente os peixes ;)

 

Cumprimentos,

Marta Silva

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizando...

 

o aquário está estável, a 30º a 8 dias...

 

os pontos brancos desapareceram, e as a plantas também :doofywave: parece que não gostaram da temperatura...

 

os habitantes mantêm-se todos de aparente boa saúde e apetite voraz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola.

Tenho um aquário de 30 L com o pH a 7.1 e a amónia a 0 e hoje reparei que o meu platy também esta com ictio.

Já subi a temperatura para os 28ºC e introduzi 7 ml de tetra medica Contraict. Desliguei também as luzes do aquário. Já li que também se deve introduzir sal mas como tenho neons chineses penso que não deveria faze-lo. Outra duvida: deveria subir mais a temperatura? e k para ajudar esses neons, tal como as corydoras (que também possuo), também não suportam temperaturas muito elevadas.

na embalagem do produto diz para fazer o tratamento 5 dias, colocar carvao activado e depois repetir. So que também ja li que deveria fazer o tratamento 17 dias. O que deverei fazer entao? Sera que isto e suficiente?

 

:)

Inês Daniela

 

gallery_50179_2546_11427.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua também tenho corydoras e neons, mantive a temperatura a rondar os 29/30º e não tive problemas, não podes é xegar ali e aumentar tudo de uma vez... Aumenta 1/2 graus por hora até á temperatura desejada (foi o que fiz e não tive problemas!)

 

Usei o SERA costapur durante 7 dias ( tive de repetir mais dois dias porque nao desapareceu ), mas estes 7 dias já, 2 dias é o um extra caso não ficasse resolvido em menos.

 

Ficou resolvido por volta do 8º dia e tal como subi, desci a temperatura... Tudo 5* ...

 

Em relação á temperatura se for gradual e devagar não há grande problema, mas se forem 17 dias a essa temperatura, já não sei o que isso pode causar!

 

Espero ter ajudado.

Cmps,

maCenteno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais