influencia de pH no plantado


ruioliveira

Recommended Posts

Boas tardes!

 

Vou mudar-me para uma zona com pH alto ( 8/8,5).

Queria voltar a ter um aquário plantado, mas não sei se com este pH não vai ser complicado. Qual é a vossa opinião?

 

Meti esta mensagem na area low-tech porque tenciono ter um aquário low-tech, ou seja:

- sem CO2;

- sem podas semanais;

- utilizando as plantas menos exigentes

- menos de 1W/l.

O substrato em principio será bom.

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ruioliveira

 

Boas,

 

Em primeiro lugar, bem vindo aos adeptos dos low-tech!

 

Eu não sei se o que te vou dizer é uma prática low-tech, mas pelo menos não me parece agressiva... eu já usei para baixar um pouco o pH e resultou.

Eu coloquei turfa, dentro de um saco e coloquei no aquário. Há quem a ponha no filtro.

 

Se isto não é uma boa prática low-tech, agradeço que me esclareçam, porque ...indo e aprendendo.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a utilização de turfa não significa nem low-tech nem hight-tech. simplesmente deve ser encarada como uma parte de um filtro.

 

 

Acho é que deves estar muito limitado em termos de plantas que aguentem esses valores de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto da utilização de turfa porque baixa o pH.

Sempre que fizer uma mudança de água estou a colocar água com pH diferente, provocando um choque para os peixes e plantas.

 

Pelos meus parcos conhecimentos de química, é complicado baixar um pH de 8/8,5.

Osmose e água de compra está fora de questão, quero poder mudar a água regularmente sem chatices.

 

Eu quero adaptar o aquário à água disponivel.

Onde posso encontrar uma lista de plantas resistentes ao pH alto?

Estava a pensar a utilizar Echinodorus bleheri, valisnérias, tenellus, blyxas... plantas simples e que considero bonitas.

 

Obrigado pelas respostas

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ruioliveira isso é fácil, vai vendo aquários de ciclideos africanos, verificas logo quais as plantas que eles utilizam e que se adaptam melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal se usares uma conjugação de outros elementos que também ajudam a baixar o ph?

 

  • akadama especial
  • troncos
  • CO2

 

Isto claro para além da turfa. E mesmo a turfa atenção que aquilo tem validade por isso terás de ir trocando.

 

Do que mencionei apenas o CO2 deverá ter mais manutenção e mesmo assim é de longe a longe.

 

Claro que não deve baixar de 8.5 para 6.5 mas já deve ajudar um bocado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
E que tal se usares uma conjugação de outros elementos que também ajudam a baixar o ph?

 

  • akadama especial
  • troncos
  • CO2

 

Isto claro para além da turfa. E mesmo a turfa atenção que aquilo tem validade por isso terás de ir trocando.

 

Do que mencionei apenas o CO2 deverá ter mais manutenção e mesmo assim é de longe a longe.

 

Claro que não deve baixar de 8.5 para 6.5 mas já deve ajudar um bocado.

 

Akadama não baixa o ph. Isso é um mito, tal como o há quem diga que a akadama tem micronutrientes. A akadama é inerte. Não alterna parametros nenhuns da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

e assim quanto maior o tronco em proporção ao tamanho do aquario melhor conseguiras baixar o PH, e podes tb usar rochas calcarias q segundo li tb ajuda a baixar o PH, sao as tuas melhores hipoteses de forma natural e permanente de baixar o PH na minha opiniao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas calcárias não ajudam a baixar o ph, pelo contrário, aumentam o ph ou o Kh ou os 2. E de certeza que aumentam o Gh.

 

Para baixar o ph turfa é o melhor. Se for usado em conjunção com agua de osmose ainda mais se consegue baixar o ph.

 

Troncos só conseguem influenciar o ph da agua inicialmente. Ao fim de uns tempos dentro de agua, acabam por saturar e deixam de ter capacidade para baixar o ph, e pode até faze-lo subir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas calcárias não ajudam a baixar o ph, pelo contrário, aumentam o ph ou o Kh ou os 2. E de certeza que aumentam o Gh.

 

Para baixar o ph turfa é o melhor. Se for usado em conjunção com agua de osmose ainda mais se consegue baixar o ph.

 

Troncos só conseguem influenciar o ph da agua inicialmente. Ao fim de uns tempos dentro de agua, acabam por saturar e deixam de ter capacidade para baixar o ph, e pode até faze-lo subir.

 

 

???????????????a serio?????????????????

 

 

eu era capaz de jurar q tinha ja lido o contrario, e em relaçao ao tronco satura assim tao rapido?!?!? por exemplo um tronco de grande MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras Calcarias sobem o ph, outras já não.

 

Em relação ao tronco, depende do tamanho e da madeira. Se grande, pequeno, madeiras mais densa, menos densa. Podem ser alguns meses, 1 ano, se for um tronco super denso, talvez até 2 anos, mas isto já é especulação minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente tudo o que possa libertar ácidos húmicos. A turfa liberta ácidos húmicos que vão anulando o Kh e permitindo que o ph baixe. Terá que ser trocado de vez em quando.

 

Exemplos de materiais que libertam ácidos húmicos são a turfa, folhas secas e troncos. O mais usado é mesmo a turfa. Eu uso turfa e folhas.

 

Também existe outro processo, mas menos usado porque na prática pouco se nota, se bem que o objectivo primário nem é baixar o ph. Existem resinas que permitem baixar o Kh, chamadas resinas de permuta iónica, que trocam os iões de cálcio (alguém mais bem informado que esclareça melhor) por iões de sódio. Na prática baixa o Kh, mas para a fauna é igual pois para peixes de ph baixo a intolerância ao calcio é semelhante ao sódio.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aumenta o PH: Pedra calcária, tronco podre, bicarbonato de sódio...

 

Baixa o PH: Turfa, troncos tratados, folhas secas, pedras basálticas, sumo de limão...

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não interessa na realidade, com o ph a 8 podes ter as plantas que terias com o ph a 6.

Alias para um aquario de baixa manutenção esse ph é uma bênção, as plantas vão-se alimentar da dureza carbonatada da agua e se o kh fosse baixo ias ter grandes flutuações de ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.