NanoAquário "Oasis" :)


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Boas a Todos!

Actualmente e com o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas, com o meu aquário "Plenitude" (que pode ser visto aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...owtopic=161269).

Resolvi começar um segundo aquário, mais pequeno para o meu escritório!

 

Felizmente trabalho em casa, pelo que posso sair do escritório (onde está o "Oásis") e ir para a minha sala apreciar o "plenitude".

De qualquer forma e como passo muitas horas no escritório, achei que faria sentido ter um pouco do rio por cá.

 

Assim sendo aproveitei um pequeno aquário que tinha comprado á algum tempo a um utilizador aqui do fórum.

Na altura comprei o aquário, bomba, calha (danificada) e um termostato de 300watts (não se assustem, pois nem o vou usar...).

 

A ideia inicial do aquário, seria para ser um hospital do plenitude, caso algum dos peixes ficasse doente.

No entanto comecei a olhar para ele e achei que seria algo porreiro para ter aqui.

 

Assim sendo meti mãos á obra...

Estive ontem a reparar a calha (que nem suporte já tinha...).

Coloquei colados 4 apoios metálicos, com 4 parafusos ajustáveis em altura.

Revesti a zona da lâmpada com fita de alumínio para aumentar a reflectividade da mesma (já que a chapa que lá estava nem estava por baixo da lampada.

Limpei bem o aquário por dentro e testei a bomba... felizmente nem o aqua tinha fugas... nem a bomba estava avariada.

 

Assim sendo e depois de alguns acertos e testes o projecto finalmente avançou...

Aqui ficam as características do NANO:

 

Materiais:

- Aquário Ecophile 40©x20(L)x25(A) = 20/25L

- Filtro de Cascata: Eheim Liberty - 320L/h Regulável (caudal ajustável) (tem actualmente BioBag com BioBolas e uma cassete com esponja)

- Calha Reparada Aquapor Compact 15watts, com Lampada Fluorescente de 15Watts (45watts iluminados)

- Vinil Preto Atrás

- Termómetro Digital

- Aquecedor EasyHeat 50watts

 

Hardscape:

- Areia fina amarela

- Troco Red Moore

Flora:

- Feto de Java

- Limnophila sessiliflora (vários pequenos pés retirados do plenitude... quero fazer crescer e replantar ao lado, depois é para manter relativamente curtinha)

- Marsilea hirsuta

 

Fauna:

- 5x Guppys

- 5x Neons

- 1x Camarões Red Cherry

- 3x Camarões de Amano

- 2x Lagostins Gambonensis

- 1x Tylomelania patriarchalis

- Alguns pequenos caracóis de "praga" ainda por saber quais são...

 

Filmes:

 

Aquário Oásis: Um Olhar HD 09-11-2010:

 

 

Aquário Oásis - Primeiro Olhar HD - 08-10-2010

 

 

Deixo-vos aqui uma foto do início deste aquário... e depois a mais actual...

 

O Inicio....

 

dscf0414q.jpg

 

Foto: Aquário Oásis - 09-11-2010

 

dscf1027filtered.jpg

 

Fico a aguardar comentários e opiniões sobre a fauna, flora e afins!

Obrigado e cumprimentos a todos!

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este aquário tem as medidas aproximadamente iguais às do meu e por isso, em função do que lá habitar, esperaria ter aí algumas referências acerca da evolução de sistemas com esta dimensão.

 

Como estão os parâmetros da água?

 

Podes pormenorizar a construção do substrato?

 

P.S. As tuas fotos têm uma dimensão exagerada para o propósito. No meu browser nem sequer as tenho todas carregadas. É apenas uma dica mas poderias ter fotos com 150kb que não comprometeriam em absolutamente nada a visualização do layout.

 

Bom trabaho.

 

Paulo [Eduardo] Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

Desde já obrigado pelo comentário.

 

Fiz á pouco os testes e está:

 

PH: 6.5

Nitritos: 0

Nitratos 10

 

Ou seja já terminou o ciclo do azoto.

 

Vou hoje meter lá algumas plantas e para já 3 guppys (e possivelmente um beta).

 

A areia é é um areiao fino (não é pó) que sobrou da montagem do meu aquário maior. Nada de especial...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Excelente decisão ;) Eu se pudesse faria o mesmo até porque tenho um nano parado e gostava muito de fazer algo com ele, mas por agora não posso.

 

Em relação à flora, as tuas opções são boas, tudo de baixa manutenção e que vai de encontro ao layout que pretendes.

 

Mas ao nível da fauna, penso que estás a sobrelotar o aquário (só com os guppys já ficava cheio devido às suas constantes criações ;)).

E algo desaconselhado é misturar bettas com guppys (os guppys serão atacados pelos bettas).

 

Poderás considerar as corydoras pigmeus, são muito pequenas e enérgicas.

 

Depois das corydoras, aconselho somente um cardume, ou neons ou rasboras. Penso que também existem umas micro rasboras, já li alguma informação relacionada com elas e que são aconselhadas para aquários de pequenas dimensões.

 

Já consideraste a hipótese de introduzires unicamente camarões?

 

De resto o que puderei dizer mais? Boa sorte com a tua nova montagem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado desde já pelo comentário!

 

Estive hoje a ver e a calha de iluminação (que é antiga e foi reparada por mim), faz muito calor contra a água, que me torna a mesma acima dos 30º.

Calculo que estes produtos (que foram comprados aqui no forum nos classificados), não fossem para peixes, mas sim para tartarugas...

 

Fui hoje á aquaplante, onde vi que um sistema de mola para prender no aquário, fica-me em 30€!!!

O que me levou a pensar, que por um pouco mais mais vale comprar um outro aquário em kit! (50 ou 60cm)...

 

Assim sendo e depois de pensar no assunto, vou meter o projecto para já em standby, e vou adquirir um aquário em kit...

Desmonto novamente este e deixo-o estar só para alguma emergência... Infelizmente não dá para ficar como principal...

 

No entanto conto em breve apresentar novidades aqui sobre este Nano (que espero ser um mega-nano!).

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl!

Venho dar notícias do projecto do Nano Oásis!

 

Apesar de ter dito que iria mudar de aquário devido aos problemas da calha, acabei por não mudar...

Usei foi o meu engenho para fazer alterações de fundo na calha...

 

Troquei aquela horrível lâmpada incandescente de 15W, por uma nova lâmpada economizadora (fluorescente) de 3Watts (iluminação de 15Watts reais), de cor branca (até diz a temperatura da cor na lâmpada).

Essa lâmpada é muito mais fresca e ilumina muito melhor o aquário...

Reparei também os reflectores, adicionando mais área reflectiva com fita de alumínio.

Por fim coloquei uma pequena ventoinha de computador colada dentro da calha para fazer circular ali ar... é silenciosa e está ligada a um pequeno transformador dos chineses!

 

Em relação á lâmpada ainda deverei comprar uma ainda mais forte de 30watts de iluminação para maximizar o crescimento das plantas...

Aqui ficam as fotos das alterações que fiz...

 

dscf0486a.jpg

 

dscf0488v.jpg

 

dscf0487n.jpg

 

Sei que não está nada assim muito pro em termos de acabamentos, mas como não havia orçamento para muito melhor penso que assim foi uma solução de compromisso...

Agora deixo-vos aqui o meu aquário...

 

Já houve algumas alterações importantes nele e que abaixo passo a indicar...

 

Entrou para Flora:

 

- Limnophila sessiliflora (já vinha de início)

- Marsilea hirsuta

- Microsorum pteropus (Penso ser... se acharem que não é... por favor digam-me para corrigir!)

 

Entrou de Fauna:

 

- 4x Guppys Macho

- 5x Neons

- 1x Corydora Panda (eu sei... eu sei... vou-lhe arranjar um companheiro em breve)

 

Alem disto, está previsto entrar um pequeno tronco de Red Moor Wood, que está ainda a ser "afundado" num balde!

 

Aqui fica então o aquário!

 

dscf0458qh.jpg

 

dscf0457.jpg

 

dscf0471s.jpg

 

dscf0461g.jpg

 

dscf0468.jpg

 

dscf0478f.jpg

 

A faltar ainda, está:

 

- Vinil Preto para meter Atrás

- Lâmpada possivelmente mais forte

- Mais uns guppys e mais uns neons

- Mais uma Corydora Panda

 

Espero que gostem e comentem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia bowdown

 

Ainda bem que arrancaste com o projecto :flick_tongue:

 

Agora é deixar desenvolver a flora...

Já agora, onde arranjaste a Marsilea?

 

Tenta não sobrelotar o aquário, para todos os efeitos são apenas 20/25 litros.

Fizeste bem em escolher só guppys machos, assim não há criações, eheh...

 

Belo trabalho com a calha, certamente dá para desenrascar :sunbathing:

 

Boa sorte para a continuação deste projecto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ;)

 

Ainda bem que arrancaste com o projecto :lol:

 

Agora é deixar desenvolver a flora...

Já agora, onde arranjaste a Marsilea?

 

Tenta não sobrelotar o aquário, para todos os efeitos são apenas 20/25 litros.

Fizeste bem em escolher só guppys machos, assim não há criações, eheh...

 

Belo trabalho com a calha, certamente dá para desenrascar :P

 

Boa sorte para a continuação deste projecto.

 

Abraço

 

Boas!

Obrigado desde já pelos comentários!

 

Esta Marsilea arranjei-a na NaturLine (junto com a outra).

Sim a ideia é não meter peixes a mais... até porque vou meter o tronco lá dentro (removendo para ai 1 L de agua...).

Talvez meta mais 1 ou 2 guppys e mais 2 neons e chega.

 

Em relação á calha... olha foi o que consegui fazer... para uma lâmpada de 3watts (15 de iluminação), até está bastante boa hehehe!

 

Obrigado pela opinião!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas!

 

Desde já boa sorte para este projecto!

 

Só um conselho, desenterra os rizomas dos fetos de java, senão eles apodrecem e a planta morre!

 

Continua a postar actualizações!

 

Boas!

Tenho que enterrar as raízes? Meto-as em cima da areia?

Nem sabia que eram fetos de java... que me dizes desta planta?

 

Obrigado desde já e cumprimentos...

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

essa planta e de baixa manutençao nao precisa de grandes cuidados e podes fazer com que ela se agarre em pedras troncos etc...com o tempo as raizes agarram se. convem e colocar um fio a prender ate que agarre.

se for para deixares na areia enterra so as raizes e deixa o rizoma a superficie da areia,porque o rizoma se ficar enterrado a planta apodrece.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas de novo

 

onde tens a Marsilea que nao a vejo :D

 

 

 

as plantas que vejo ai ..sao

 

GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES (glosso)

 

Microsorum Pteropus (feto de java)

 

Limnophila sessiliflora

 

 

 

nao vais conseguir nada com a glosso ,com essa iluminaçao.

mesmo a sessiflora nao sei se vai vingar com 3w :s

 

 

tens umas lampadas economicas de 36w 6700K nos chineses.e nao aquecem muito.

mas essa tampa penso que so da ate 15w ,mas sempre podes trocar casquilho etc

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

essa planta e de baixa manutençao nao precisa de grandes cuidados e podes fazer com que ela se agarre em pedras troncos etc...com o tempo as raizes agarram se. convem e colocar um fio a prender ate que agarre.

se for para deixares na areia enterra so as raizes e deixa o rizoma a superficie da areia,porque o rizoma se ficar enterrado a planta apodrece.

 

Boas!

Desde já obrigado pela ajuda...

 

O que é o rizoma?... elas tem as folhas de fora... a raiz na areia...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez meta mais 1 ou 2 guppys e mais 2 neons e chega.

 

Em relação á calha... olha foi o que consegui fazer... para uma lâmpada de 3watts (15 de iluminação), até está bastante boa hehehe!

 

Bom dia,

 

E talvez já seja de mais... O aquário é pequeno :D

 

Desde que haja imaginação e um bocadinho de jeito, consegue fazer-se umas coisas engraçadas...

 

 

O que é o rizoma?... elas tem as folhas de fora... a raiz na areia...

 

O rizoma é um tipo de caule que algumas plantas possuem. Ele cresce horizontalmente e é de onde "nascem" as folhas e as raízes. Ou seja, é aquele "tronco" que separa as folhas das raízes.

 

E no caso dos fetos de Java (e das anúbias) não deve ser enterrado pois irá apodrecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos...

Estive durante estes dias todos a desenvolver este aquário.

 

E se o mesmo começou de forma muito humilde, actualmente já está bastante diferente do que era no início.

Aproveitei as dicas que me foram dadas aqui e a experiência que já adquiri com o meu outro aquário.

 

O filtro interno era de fraca qualidade, como tal foi substituído por um filtro de cascata: Elite Hush5 da Hager, filtro silencioso, com 2 cartuchos de filtragem... um de carvão activo e espuma e o outro mecânico com 2 esponjas.

 

Foram feitas algumas alterações na fauna, tendo saído a Pandinha que aqui estava sozinha (foi para o pé das minhas outras pandas e coridoras no aquário da sala).

 

Entrou um dos meus caracóis que estava no aquário principal... Aqui está mais sossegado, e também dois pequenos camarões.

Meti mais uns quantos guppys no aquário (que pensava serem todos machos... mas acho que tenho uma femea colorida também!! outch!).

 

De flora mantive a que já tinha e apenas coloquei um red moore log que estava a afundar á 2 semanas.

O resultado final ficou muito do meu agrado!

 

Deixo-vos aqui umas fotos do ponto actual deste Aquário "Oásis" e também um filme em HD do mesmo com uma musiquinha bem sugestiva!

 

Aquário Oásis - Primeiro Olhar HD - 08-10-2010

 

 

Fotos: Aquário Oásis - 08-10-2010

 

dscf0533e.jpg

 

Foto do meu nano aquário! O tronco deu-lhe a personalidade que faltava...

 

dscf0536y.jpg

 

dscf0535v.jpg

 

dscf0537.jpg

 

dscf0541s.jpg

 

Aqui está um dos meus camarões! :D Este gosta de ficar ali ou então ficar no termómetro!

 

dscf0549n.jpg

 

Fotografia curiosa! Apanhei-o a fazer isto... nem sei o que estava a fazer... talvez limpar as patas de trás?

 

dscf0521l.jpg

 

Tem-me aparecido alguns pequenos caracóis no aquário. Caracóis esses que tenho deixado estar a crescer...

Vi um no vidro e surgiu a oportunidade de o fotografar ainda em crescimento... Alguém me sabe dizer que variedade de caracol será?

 

dscf0550h.jpg

 

Aqui com um pouco mais de zoom no caracol! Modo SuperMacro, já que o caracol é na verdade minúsculo....

 

dscf0515o.jpg

 

Foto dos meus guppys e neons! ;)

 

dscf0525e.jpg

 

O meu caracol estava tímido, como tal foi bastante difícil lhe tirar esta foto!

 

Deste projecto, apenas falta colocar o vinil preto na parte de trás para tapar o filtro, os fios e também para fundir o tubo do filtro (tornando-o imperceptivel.

Possivelmente deverei também colocar algum musgo no tronco... vamos a ver como cresce as plantas...

 

Espero que tenham gostado... E claro comentários são bem vindos!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo,

 

Bem que grande mudança, muito melhor, sem dúvida :D

 

Quanto ao caracol, penso que sejam Planorbis. Vai controlando o seu número, pois podem virar uma praga. Mas são inofensivos e bons para comer algas. Quando crescem ficam bastante bonitos, tenho vários no meu aquário.

 

Boa continuação com este projecto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo,

 

Bem que grande mudança, muito melhor, sem dúvida :eusathink:

 

Quanto ao caracol, penso que sejam Planorbis. Vai controlando o seu número, pois podem virar uma praga. Mas são inofensivos e bons para comer algas. Quando crescem ficam bastante bonitos, tenho vários no meu aquário.

 

Boa continuação com este projecto.

 

Abraço

 

Boas!

Obrigado pelo comentário!

 

Pelos vistos mais ninguém achou o mesmo... já que ninguém diz nada... :P

Em relação aos caracóis, vou os deixar crescer e caso não goste deles, esmago-os e depois dou aos escalares do principal! :roflroll2:

 

Cumprimentos e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOL! Gostei da sinceridade!

 

Tenho de te dizer que o aqua está cada vez melhor, agora é deixares maturar e ver no que dá!

 

Porque é que não arranjas uma dose de musgo de java e prendes ao tronco? Os reds iam adorar, e ias ficar com mais um ponto verde no aquário!

 

 

Boas!

Obrigado pelo comentário!

 

Apesar de ter lavado várias vezes e mudado também várias vezes a agua do tronco, a agua do aquário está a ficar "velha" o que pessoalmente até estou a gostar...

Aquele toque mais "rio" :)

 

Em relação ao musgo, é algo que estou a pensar... actualmente meti uma das bolas de algas que tinha no outro aquário aqui neste em cima do tronco! O redcherry foi logo para cima dela! :)

Já tive foi uma baixa... um dos cherrys (ainda por cima o que tinha ovos), ficou preso na cena de puxar a agua do filtro... Eles costumam andar por ali... Mas nunca pensei que lá ficasse preso....

 

Tenho que comprar mais uns quantos para lá meter... realmente são muito giros! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Gosto do nano... simples e bonito... se bem que acho que o tronco que acho muito bonito é grande demais e rouba espaço à bicheza...

 

Penso que já te tinham avisado para prenderes o rizoma dos fetos de java a qualquer coisa (pedras pequenas troncos) faz isso ou ficas sem as plantas... elas apodrecem!

 

Continua... tou a gostar

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

Tal como no Plenitude, resolvi apresentar a última actualização do Aquário Oásis...

 

Muitas alterações importantes foram realizadas no mesmo para o tornar mais agradável e mais estável..

 

Assim sendo a primeira coisa que lhe fiz, foi trocar a iluminação, por outra lampada mais potente... Tem agora uma lampada de 15watts = 45watts de luz branca 10k.

 

Excede assim o 1L por 1Watt sendo que falta de luz agora não existe.

Depois troquei o filtro de mochila, por um filtro em condições... neste caso o Eheim Liberty, este filtro faz 320L/H e cicla a agua deste aqua (25) mais de 10X por hora...

Dentro do filtro, meti um filterbag com biobolas para filtragem biológica a juntar á filtragem mecanica da esponja.

 

Aproveitei e coloquei o vinil preto atrás, que fazia falta.

 

Em relação aos vivos, os peixes mantiveram-se praticamente na mesma, tendo apenas adicionado, 2 coridoras e 1 peixe agulha.

 

Coloquei 3 Camarões de Amano e 2 Lagostins Gabonensis que dão a sua graça no mesmo.

 

Em termos de plantas, aproveitei uma poda do meu aquário grande e coloquei algumas aqui neste, o resultado está á vista com as plantas a darem um ar mais composto ao mesmo.

No geral está simples mas harmonioso... Tal como se quer para um pequeno aquário de escritório.

 

Abaixo segue o último filme HD que fiz do aquário e um pequeno conjunto de fotos...

Espero que gostem!

 

Aquário Oásis: Um Olhar HD 09-11-2010:

 

 

Fotos 09-11-2010:

 

dscf1022filtered.jpg

 

dscf1023filtered.jpg

 

dscf1026filtered.jpg

 

dscf1027filtered.jpg

 

Espero que gostem e comentem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde compraste esses lagostins!?

 

 

Boas!

Mandei vir da CristalRed, no entanto é possível que por vezes os arranjes na "naturline".

 

:D

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante porreiro o teu nano aqua!

 

Gosto bastante do teu lagostim que está à entrada do tronco, parece que se está a fazer à foto ehehehhe

 

abraço

 

Boas Daniel!

Hehehe!

 

Obrigado pelo teu comentário!

 

É verdade, ele deixa-se ficar ali por vezes horas a fazer a sua "yoga" ;)

 

O outro lagostim (que é até maior que esse) é um pouco mais tímido e só sai da "toca" quando ninguém está a ver! ;)

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mandei vir da CristalRed, no entanto é possível que por vezes os arranjes na "naturline".

 

:)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Obrigado

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

 

queria ter perguntado como fizeste os apoios da calha... não entendi :roflroll2:

 

Abç

 

Boas!

 

Querias, já não queres perguntar? hehehe ;)

 

Olha foi muito simples, arranjei uns pequenos apoios hexagonais (que tem rosca interna).

Colei cada um (tinha 4) com super cola 3 na base do plástico e deixei secar.

 

Depois arranjei 4 parafusos de computador (aqueles das caixas que são de facil aperto).

Com o topo achatado e colei uma pequena base almofadada (que se compra nos chineses), cortei o excedente e pronto.

 

Ficou um suporte feito á mão porreiro...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.