Planárias


Recommended Posts

Boas

 

Adquiri hoje mesmo camarões e estou preocupado com a sua saúde!

Gostaria de saber como é que as planárias podem surgir num aquário de camarões Red Cherry? Já li bastante sobre planárias, mas nada de como possam aparecer!à algum peixe que coma planárias :arrow: ???

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

As planárias, podem surgir, escondidas em plantas, ovos seus depositados em plantas, peixes parasitados, com as mesmas, ou até inertes, que não sejam secos ou lavados podem conter planárias ou ovos...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como explicas eu ter recentemente visto uma planaria no meu aquario... Se não coloco nada lá dentro á bastante tempo... Nem plantas, nem troncos, nem rochas, nem peixes...

 

Bem, pelo menos só vi uma ... Espero que seja a unica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem aparecer com excesso de comida penso eu. Também já as tive, e como o meu aquário era pequeno, pelo sim pelo não, desmontei tudo e montei tudo de novo e fervi tudo o que podia e limpei bem para livrar-me também de possíveis ovos delas.

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aparecimento da planaria pode tambem ser mtas vezes motivado pelo excesso de alimento num aquario, assim como algum tipo de materia organica como o hugo te mencionou.

 

O que não deves fazer já que foi um caso isolado ... não deve nunca partir ou esborrachar a planária.

Diminui o alimento dado à fauna.

 

Tenta retirar a planaria e ficar atento.

 

Caso não resulte e o aparecimento continue, deves optar por tratamentos quimicos que não afectem a fauna que tenhas.

 

As planárias normalmente apenas nos aquas de inverts aparecem, os peixes que normalmente as comem (poucos) tb são má escolha para manter com camarões dai não ser a melhor hipotese.

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, um erro muito comum...

 

As planárias, os caracóis de praga, seja o que for, não aparecem do nada...

 

O mais racional, é que nunca as tenhas visto, elas podem enterrar-se no substracto...

Passei ainda uns valentes dias a pensar que tinha exterminado a minha praga, e do nada apareceram de novo...

Pode também significar que o período entre a nova adição e agora, foi o tempo de eclosão de um ovo introduzido no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o Hugo tenha razão em tudo o que disse. As planarias não aparecem do nada!! Não é por haver excesso de comida que isso irá acontecer.

Há quem as mate com fluvermal e também sei de um produto chamado de anti-planaria ;)

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As planárias são parasitas, e creio que o excesso de matéria orgânica não provoque directamente o aumento da praga de planárias, dado que elas parasitam e alimentam-se de vertebrados e invertebrados, de maior, menor ou igual dimensão. São também necrófagos, mas nunca vi nem ouvi falar de elas comerem restos de comida, ou matéria vegetal, tanto viva, como em decomposição.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As planárias são parasitas, e creio que o excesso de matéria orgânica não provoque directamente o auemnto da praga de planárias, dado que elas parasitam e alimentam-se de vertebrados e invertebrados, de maior, menor ou igual dimensão. São também necrófagos, mas nunca vi nem ouvi falar de elas comerem restos de comida, ou matéria vegetal, tanto viva, como em decomposição.

 

 

Boas Hugo

 

Tens razão,na altura quando as tive li montes de coisas, e fiquei com a ideia que apareciam também com excesso de comida mas devo ter feito confusão ;) mas no meu aquário não sei como apareceram, pois tudo o que la foi posto era material novo e só começaram a aparecer passado uns 6 meses do aquário estar a funcionar sem eu meter nada la dentro, apenas os camarões mais nada .

 

Bom de qualquer maneira aqui fica um link útil para quem quiser saber mais sobre as planarias:

 

http://www.sekaiscaping.com/2009/06/planar...silenciosa.html

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o Hugo tenha razão em tudo o que disse. As planarias não aparecem do nada!! Não é por haver excesso de comida que isso irá acontecer.

Há quem as mate com fluvermal e também sei de um produto chamado de anti-planaria ;)

 

 

Boas

 

Eu na altura ainda cheguei a usar Fluvermal, nos primeiros dias ainda parecia que tinham desaparecido, depois voltaram a aparecer mas com menos força, então decidi limpar tudo.

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha experiência com elas, e do que li, creio que não se alimentem de restos de comida... Posso estar enganado, mas penso que não...

Mas atenção, o facto de não influenciar directamente, não significa que não influencie de todo ! ;)

As planárias alimentam-se também de caracóis de praga, physas, Planorbis, etc. E como todos devem saber, os caracóis de praga, como é mais que sabido, podem sim aumentar em nº com o excesso de comida...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

Só tive hipótese de vir agora ao fórum e desde já agradeço as repostas!

Eu já tenho o meu aquário montado à 4 meses, só introduzi recentemente camarões Red Cherrys! retirei desse aquário 4 tetra cardinais, 1 corydora e 1 botia palhaço para outro aquário!

Será possível aparecerem planárias no meu aquário de camarões??

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais