Nitratos altos


majo

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Há umas semanas que tenho os Nitratos altos e nem a adição de plantas flutuantes diminuiram o seu valor.

Tenho feito tpas semanais, controlo a comida, tenho muitas plantas, mais de 50% delas são de rápido crescimento e estão a crescer bem.

Devo deixar andar e relaxer, ou faço qualquer coisa mais? A que se deverá isto?

Uso o teste da Sera e tem dado 10mg/lit (aquela segunda cor, amarelo torrado), um dia depois da tpa.

Antes da tpa os valores sobem e vão para a cor vermelha, mais de 25mg/lit.

O que me aconselham?

Cumprimentos, majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes comprar um desnitrificador...... solução mais cara.

o problema poderá vir da comida que lhe dás, dos fertilizantes que dás ao aquário, ou então do substrato.

podias dizer quais as plantas que tens, flutuantes e as de crescimento rápido?

os valores que dizes são aceitáveis, contudo depende se os valores aumentariam mais caso não fizesses as tpa's.

qual o substrato que tens e há quanto tempo está montado o aquário?

fazes fertilizações?

caso os vlores não aumenta mais podes relaxar.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, @robintiago

 

O que eu pretendo mesmo é uma solução o mais natural possível, sem químicos, senão lá se vai o conceito low-tech por água abaixo.

 

Respondendo às tuas perguntas:

 

Não estou a fertilizar com nada há cerca de dois meses

Não uso substrato fértil, apenas areão.

Tenho resmas de Higrophilas polisperma e limnophila sessiflora - crescimento rápido; tenho lentilhas de água e umas outras à superfície da água. Estas últimas estão a progredir bem, mas ainda são recentes (tenho há duas ou 3 semanas).

Este aquário está activo desde Fevereiro 2010.

 

Mais ideias???

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

@baioneta - Sim, tenho essa plantinha melga que se cola a tudo. Está a crescer. Deram-me meia dúzia delas, agora já se notam, mas ainda não estão epidémicas.

 

@inblack - Não dei pela falta de nenhum peixe...

 

@Helder Barbosa - Por acaso ainda não analisei a água da torneira, mas vou analisar.

 

Fiz tpa há dois dias de 40 litros, hoje limpei os filtros, coloquei mais 25 lit de água limpa. Amanhã vou medir novamente.

 

Espero que baixem um pouco e estabilizem. Mas se não estabilizarem?

 

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Explica-me... porque razão queres baixar os nitratos ????

 

Repara... tu próprio dizes "tenho muitas plantas, mais de 50% delas são de rápido crescimento e estão a crescer bem.".

 

Existem algas ???? calculo que não.

Existem plantas de crescimento rápido ??? Sim.

Estão saudáveis ??? sim.

 

Então.... qual é problema de teres os nitratos a 25 mg/l ????

 

Provavelmente, a agua que usas nas tpa`s... já vem carregada de nitratos.

 

Seja como for... esses valores, podem-se considerar normais em aquários bem plantados, e com plantas de crescimento rápido... e que ainda por cima, normalmente, consomem grandes quantidades de nutrientes.

 

Olha para as plantas... e esquece lá isso dos nitratos.. que tu consideras altos. É que os testes podem enganar... as plantas... não.

 

Se calhar... no dia em que os baixares... começas a ter problemas.

 

Já agora... se possível... gostava que colocasses uma foto do teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@canito

 

Na verdade tenho plantas porreiras, não tenho algas, os peixes estão saudáveis e está tudo bem.

 

Tens razão quando dizes que me devo regular pelas plantas e não pelos testes, mas às vezes dá-me cá uma insegurança!

Aqui está o link das fotos. Já não está igual. Agora já tenho mais plantas flutuantes.

Cumprimentos. majo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164061

 

http://www.flickr.com/photos/majoojam/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.