Ajuda com lago


Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Finalmente tenho o meu lago acabado(passado 2 anos de espera), mas penso que há um problema, o senhor que fez as obras no quintal da casa, fez-me o lago parecido com 1 poço ;) o lago tem cerca de 1000 litros, e as medidas são 80 largura, 80 comprimento e 1,70 de profundidade(não me lembro muito bem, mas as medidas são algo desse género), acham que há possibilidades de fazer alguma coisa com isto? se sim, avançava com isto para a frente ainda no final do próximo mês terminava o lago, para depois no próximo verão meter la meia dúzia de peixes..

 

cumprimentos a todos

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

um metro e setenta de profundidade????

 

isso é um poço!!! lol

 

claro que podes fazer qq coisa com isso o que nºao sei bem pq não deves de ter muita area de superficie e nunca vais ver os peixes, mas podes...

 

cumps

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pois..o homem percebeu as coisas mal, e depois como acimentou o quintal todo já não tenho grande alternativa lol tens alguma sugestão ? aquilo é tipo um buraco quadrado com 1,70 de profundidade, e ainda por cima meteu azulejo azul clarinho na parte de dentro..lol

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para lado nãp sei bem o que possas fazer... o meu é mais "normal"

 

acho que tens ai muita água, mas os peixes raramente os vais ver, de resto a imaginação é o limite...

 

uma tartaruga poderas ver mais vezes...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim à primeira vista, e pensando de repente só vejo uma solução:

 

  • Pintas umas riscas brancas e vermelhas nas bordas do "poço"...
  • Pintas um "H" grandinho ao lado do "poço"...
  • Compras um helicóptero radio comandado, daqueles já grandinhos...
  • A gasolina que dá mais "pica"...
  • Montas um balde, como aqueles que apagam os incêndios...
  • Plantas umas árvores à volta do poço...
  • Deixas crescer um pouco e deitas-lhe fogo...
  • Depois apagas o fogo com o helicóptero!

Vais ver que te passa a "febre" dos peixes ;)

 

Agora a sério. Com essas medidas vai ser um pouco difícil ver os peixes que lá coloques, a não ser que metas lá para dentro algo que te faça "subir" o fundo. Areia da praia por exemplo! Se tivesses o helicóptero com o tal balde, até podias ir lá buscá-la com ele! Estás a ver que a minha ideia é só vantagens!

 

 

Cumps.

 

PS- Desculpa a brincadeira, mas não resisti :D

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema lol

 

mas apanhaste-me xd eu comecei a ler com muita atenção o que escreves-te cheguei a parte do "H" comecei a achar estranho e só percebi quando cheguei a parte do helicóptero loool

 

Pois realmente foi o que eu pensei meter algumas pedras no fundo ou areia para subir aquilo um bocado, mas depois o lago fica com pouca litragem, também já pensei em colocar no fundo do lago dois projectores aquáticos para ver se consigo ver alguma coisinha á noite dentro do lago..lol

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois até às vezes eu me rio das minhas brincadeiras! É o que faz não ser bem como as pessoas ;) .

 

 

Quanto ao "lago". Para rentabilizares o "pouco" espaço que tens, podes fazer o seguinte:

Arranjas dois bidons grandes, daqueles de plástico, em que um caiba dentro do outro como os da imagem abaixo.

3751791204-Bidons%20em%20Plastico%20resistente.jpg

 

O maior, retiras a tampa e colocas no fundo do poço, encostado a um dos lados. A parte de cima metes de maneira a ficar no fundo do lago. Então enches o poço de pedras, deixando ficar o bidon enterrado.

 

Quando encheres de água, ficas com o interior do bidon disponível. E para quê? Simples! Com o bidon mais pequeno, que deve entrar dentro do maior, fazes um filtro para o lago! Projectos desse tipo há uns pouco aí pelo Fórum.

 

Para o retirar? Simples! "Pescas" o gajo pelas pegas! Depois de cheio de água fica bem pesado, mas enquanto estiver a subir, como está debaixo de água, não custa nada! Depois é fazer um pouco de esforço e retirá-lo por completo! Assim evitas de pagar aquelas mensalidades no ginásio! Poupas uns euritos e praticas desporto: "Levantamento de Pesos"! Com a prática, concorres às próximas Olimpíadas. ( Se tiveres o helicóptero, substituis o balde de apagar fogos por um gancho! ).

 

Resumindo: deixas de ter um poço, ficas com um lago com filtragem camuflada!

 

Se precisares de ajuda, já sabes! Podes contar comigo, mas só para dar sugestões! Vou comprar um helicóptero e apagar uns fogos :D .

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David

 

A ideia parece ser boa, mas estive a procura e não encontrei nenhum DIY parecido, encontrei foi uns mas era para meter fora do lago :S

 

Estive a pensar e se calhar não neste mas no próximo fim de semana, vou encher o fundo com pedras e plantar lá umas valisnérias, e meter mais umas quantas plantas flutuantes, para ver como fica a agua daquilo, e deixar aquilo a ciclar durante o inverno, que achas?

 

Eu estava a pensar pedir ao senhor para me construir uma coisa destas como um membro aqui do forum tem:

p9090138.jpg

sempre fica mais bonito e assim posso meter um filtro externo la dentro. E para o lago não ser tão fundo meto uns 30 ou 40 cm de pedras.

 

que achas?

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tiveres espaço disponível à volta do poço/lago, podes bem fazer uma coisa desse tipo! Além de ser mais fácil a manutenção do filtro, ficas com uma cascata toda catita!

Só acrescentava uma coisa. Não deixava o filtro à mostra! Tapava-o com uma tampa, e pintava um "H" em cima e depois:

 

HeliGif-2.gif

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim espaço tenho, este não mas o próximo fim de semana vou tirar umas fotos para mostrar como ficou aquilo e vou tentando manter aqui o tópico actualizado sempre que possível.

 

Já tenho umas plantas reservadas e este fim de semana vou tentar arranjar as pedras e tiro umas fotos do que consegui arranjar.

 

E não me vou esquecer de meter uma tampa em cima e de pintar um "H" hehe

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, se meteres umas fotos é mais de poder dar opiniões e/ou sugestões em como fazer a coisa!

 

E não te esqueças do "H"! Assim, quando for aí para esses lados já sei onde posso praticar a apagar os fogos com o meu héli! Eu levo os fósforos...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. esse lago que tens ai a foto é o meu:P

 

assim o pote fica escondido mas tambem nao o podes tirar mais dali.

tive de fazer assim pois não tinha espaço para mais,mas se fosse agora deixava um tubo no fundo do pote para fazer a drenagem. o pote acumula muito lixo/lamas do lago no fundo do pote que é difiil retirar a nõa ser enfiar um tubo ligado a uma bomba forte para aspirar.

 

este pote so serve de filtro biologico.para encher de bioballs ou ceramicas. para filtro mecanico tens de adicionar esponjas e tal.

 

quanto as pedras no fundo não enchas de pedras, no maximo poe pedras claras no funco para fazerem contraste. os peixesvermelhos ou carpas vem comer quase á mao logo assim que te virem vem para ti(os meus sempre fiseram isso) . e não tens problemas de não ver os peixes. ate porque o meu lago tem uma especie de poço ao meio com 1,25m e raramente os peixes ficam no fundo quando eu la estou. so se andarem la a comer algo:P

 

se encheres de pedras ficas com menos espaço,menos agua , e os peixes querem o contrario.

 

força nisso.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, se meteres umas fotos é mais de poder dar opiniões e/ou sugestões em como fazer a coisa!

 

E não te esqueças do "H"! Assim, quando for aí para esses lados já sei onde posso praticar a apagar os fogos com o meu héli! Eu levo os fósforos...

 

 

 

Cumps.

 

Boas

 

Eu não me vou esquecer, até vais ter uma surpresa ehehe lol

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. esse lago que tens ai a foto é o meu:P

 

assim o pote fica escondido mas tambem nao o podes tirar mais dali.

tive de fazer assim pois não tinha espaço para mais,mas se fosse agora deixava um tubo no fundo do pote para fazer a drenagem. o pote acumula muito lixo/lamas do lago no fundo do pote que é difiil retirar a nõa ser enfiar um tubo ligado a uma bomba forte para aspirar.

 

este pote so serve de filtro biologico.para encher de bioballs ou ceramicas. para filtro mecanico tens de adicionar esponjas e tal.

 

quanto as pedras no fundo não enchas de pedras, no maximo poe pedras claras no funco para fazerem contraste. os peixesvermelhos ou carpas vem comer quase á mao logo assim que te virem vem para ti(os meus sempre fiseram isso) . e não tens problemas de não ver os peixes. ate porque o meu lago tem uma especie de poço ao meio com 1,25m e raramente os peixes ficam no fundo quando eu la estou. so se andarem la a comer algo:P

 

se encheres de pedras ficas com menos espaço,menos agua , e os peixes querem o contrario.

 

força nisso.

 

 

Boas

 

Obrigado pelo teu conselho, e pelo exemplo do teu lago :P que está muito fixe Parabéns ;)

 

Sim eu estava a pensar encher aquilo de bioballs ou cerâmicas e depois ia meter umas esponjas para ajudar na filtragem, eu não quero ter muitos peixes no lago, apenas 5 ou 6 no máximo e de resto vou tentar alguns peixitos de agua quente dentro deste lago, mas isso só para o próximo verão.

 

Pois também já me disseram que se meter aquilo com muitas pedras, vai acumular muita lama e sujidade, vou meter algumas pedras, apenas o suficiente.

 

O Meu lago é no Alentejo não fica na minha casa de cá, mas todos os fins de semana o meu pai vai la e os meus avós passam lá o verão, em principio acho que os peixes não vão estranhar nem ter medo. (Espero bem que não lol)

 

Questões:

 

No inverno quando começar a chover, tapa-se o lago? não há perigo de encher de mais e de começarem os peixes a sair para fora?

 

E é só :)

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

 

Continuo com esta duvida :

 

No inverno quando começar a chover, tapa-se o lago? não há perigo de encher de mais e de começarem os peixes a sair para fora?

 

Alguém me pode ajudar?

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o lago for "fundo" podes deixar destapado. A temperatura no fundo é sempre mais alta que à superfície. Se tiveres pouca profundidade, e para evitar que a água fique muito fria podes tapar.

 

Quando ao transbordar, fazes um furo "ladrão", de modo a que a água não transborde pela parede do lago. Mesmo que isso aconteça creio que os peixes não saltem.

 

Se houver gatos na tua zona, e como os peixes dos lagos são curiosos por natureza, podem.se dar mal, os peixes. Daí convém que a água nunca atinja a parte de cima do muro, ou parede.

 

A não ser que te apareça um gato que saiba fazer escalada com cordas :medieval_mace:

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

thanks :roflroll2:

 

acho que vou optar por fazer um furo "ladrão" .

 

Entretanto já tenho algumas plantas para o lago, que são Valisnerias Gigantea e tiger, mais umas quantas plantas flutuantes :D

 

A ver se este fim de semana faço o filtro e depois meto aqui fotos.

 

Cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se este fim de semana faço o filtro e depois meto aqui fotos.

 

Já ontem era tarde :)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem..já tenho o bidão, esponja azul para meter la dentro, e vou usar tijolos partidos aos bocados em vez de bio balls, já tenho plantas e está quase tudo, acabei por não construir o filtro este fim de semana porque não sabia que peça comprar para meter nos buracos do filtro para a entrada e saída de agua, onde a mangueira vai encaixar :S

 

cmpt

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais