Pelvicachromis pulcher


Recommended Posts

Ola

 

Pedia a vossa ajuda perante uma situação que procuro entender.

 

Este casal de Kribs que tenho tem 1 ano com posturas comprovadas num comunitário.

Como ha peixes maiores nesse comunitário nesta ultima vez optei por os isolar num aqua de 54 lts que tenho em casa.

Eles rapidamente fizeram fizeram o ninho e a postura la foi feita.

 

Eram cerca de 40 penso eu agora mas a cada dia o numero diminui.

 

O que sucede é que ate ao 4º dia era a femea que tratava e cuidava deles, agora vejo ser o macho que os protege mas contra a femea que não a deixa sair do ninho.

 

Ja aconteceu isto a alguem?

Neste momento reparei que a femea na 1ª oportunidade apanhou 1 alevin logo perseguida pelo macho, mas não a vi deitar fora como por vezes fazia para os colocar de novo na ninhada.

 

Ao nivel de comida apenas consigo lhes dar papa feita com flocos e pastilhas e comida para os pais tambem por isso falta de alimento penso não ser o motivo.

 

Abraço

 

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Essas posturas no comunitário tiveram sucesso?

Esse comportamento, agora que estão sozinhos, pode ser só resultado de inexperiência a tomar conta dos alevins. Mas, é coisa que rapidamente os kribs melhoram nas proximas posturas.

No meu caso, foi-me oferecido um casal com posturas confirmadas. No aqua (100 litros so com o casal), a 1ª postura não resultou.. os alevins também foram comidos, mas a 2ª, 3ª e agora a 4ª que vem a caminho deram sempre resultado.

 

Cumps

Editado por chocapic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No comunitário os bebes duraram 2 dias apenas dai a minha tentativa de tentar que esta postura fosse positiva.

Não só para melhorar os laços do casal com o sucesso da mesma, mas para ter a 1ª experiência na criação de kribs.

 

Hoje novamente o macho com os bebes e a femea escondida no ninho.

Apesar do menor numero de bebes eles la andam com o pai.

 

Mas ao todo é a 2ª postura com sucesso superior a 2 dias indo esta já em 5-6 dias.

A minha preocupação não é com os bebes mas sim com o casal o qual não pretendo que as ligações sejam danificadas com este comportamento que vejo.

 

Abraço

 

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como n consegui obter mais ajudas e nada encontrei na net sobre isso dos comportamentos ao nivel dos casais Kribs, hoje retirei a femea do aqua pois estava a ficar mal tratada com as investidas do macho.

Voltou assim ao comunitário de onde veio.

 

O macho la ficou com os bebes, mas notei que ele logo começou a procurar a femea por tudo o que era toca e esconderijo.

 

Minha proxima duvida é se o macho precisa de la estar com os bebes ... se sim ate que idade? Queria sem a pressão dos bebes novamente o colocar o macho no comunitário para tentar voltar a ter o casal como antes.

 

Toda a ajuda é bem vinda.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando começares alimentar os alevins, podes retirar o macho. :smile2:

O macho pode estar escorraçar a fêmea por esta não querer desovar quando ele quer, os kribs que acasalam para a vida podem separar-se caso uma postura não corra bem. :D

O melhor que podes fazer é eles ficarem um tempo sem se ver, já que o kribs macho pode te matar a fêmea...

Espero ter ajudado. :bs_quesexclaim:

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais