Que comida dar aos Caracois e algumas dúvidas?


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Boas Noites,

Adquiri recentemente 2 caracois para o meu aquário.

 

1x Tylomelania sp. "Orange Flash"

1x Tylomelania patriarchalis

 

No entanto não sei o que possa dar aos mesmos...

Contactei a Crystal Red (loja onde comprei os caracóis), e a resposta que me deram foi e transcrevo:

 

"Desde que ofereça aos peixes uma alimentação variada e de qualidade, isto será suficiente para os caracóis."

 

Ora esta resposta é muito vaga e deixa-me sem perceber o que afinal comem os caracóis?...

Hoje resolvi fazer um pequeno teste, dando a eles um pedaço de alface (como os caracóis normais comem)...

Isto porque vi que o amarelo, andava-me a comer as folhas das minhas plantas!!!

 

Alguém me pode ajudar nesta questão? As folhas de alface não se afundam? É que estas é uma chatice para as segurar no fundo do aquário...

 

Outra pergunta que quero fazer, é em relação a 2 problemas que tenho com os mesmos...

 

1) Quando veio, o Tylomelania sp. "Orange Flash", vinha com um pouco da ponta da casca (a parte mais fina da espiral) partida (em falta). Falei para a loja, que me disse para não me preocupar com isso, pois isso regenera-se (supostamente o caracol vai buscar o cálcio á agua).

Será que é mesmo assim?

 

2) Á 2 dias reparei que o meu Tylomelania patriarchalis, anda muito parado e que lhe falta uma das antenas que tem (ou bateu em algum lado e cortou aquilo). Estou preocupado pois não quero que o bicho morra.

Essa antena volta a crescer?

 

Desde já obrigado a todos pelas ajudas que me possam dar.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves comprar decalcit e por o fundo de uma colherzinha na água por semana - para o calcio

 

deves cortar uma rodela de courgette e ferver com um bocado de água no microondas (ocasional), ter luz no aquario para produção de algas e restos de comida de peixes, nomeadamente para peixes de fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

que peixes tens no aquario???. desaparecer uma antena não é normal, nem bom... quanto à comida não te preocupes...

 

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pelos comentários...

 

Vou ver dessa situação da corjete! para dar aos bichos!

Em relação ao cálcio, será mesmo necessário andar a meter na água? Uso agua da torneira, e faço fertilização liquida!

 

Em relação á questão da fauna e flora, actualmente o que eu tenho no meu aqua é:

 

 

Fauna:

 

- 1 Gouramir 3 Pintas (Marmore) Adulto

- 2 Tubarões Bala

- 2 Corydoras

- 1 Escalar Preto

- 2 Cardinais (neon)

- 6 (neons)

- 5 Tetra "Olhos de Fogo"

- 2 Ancistrus lineolatus

- 3 Camarões Atyopsys gabonensis

- 1 Caracol Tylomelania sp. "Orange Flash"

- 1 Caracol Tylomelania patriarchalis

 

 

Flora:

 

- Echinodorus bleheri

- Echinodorus

- Ceratopteris thalictroides

- Limnophila sessiliflora

- Hydrocotyle verticillata

- Vesicularia dubyana (Christmas Moss)

- Rotala Macrandra

- Cladophora aegragophila

 

 

Em relação ao Orange Flash está tudo bem com ele e normal, agora com o preto é que falta a antena como disse.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens ai peixes que podem ter curiosidade e bicar os caracois, os tubaroes e o escalares gostam de provar, pelo menos os que eu tinha deram cabo das ampularias...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quase tudo dito.

Ao nivel dos caracois realmente não ha mto a dizer eles comem qq coisa praticamente.

As tylo mesmo que não estejas a dar comida correctamentes eles logo se safam nas tuas plantas fica descansado hehehe

 

Mas ou as pastilhas ou couguette ou espinafres fervidos elas adoram.

O que as minhas gostam é das folhas de amendoeira da india ... assim como os Planorbis que não as largam.

 

Ao nivel das antenas isso foi peixe a bicar nela.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quase tudo dito.

Ao nivel dos caracois realmente não ha mto a dizer eles comem qq coisa praticamente.

As tylo mesmo que não estejas a dar comida correctamentes eles logo se safam nas tuas plantas fica descansado hehehe

 

Mas ou as pastilhas ou couguette ou espinafres fervidos elas adoram.

O que as minhas gostam é das folhas de amendoeira da india ... assim como os Planorbis que não as largam.

 

Ao nivel das antenas isso foi peixe a bicar nela.

 

Abraço

 

João

 

Boas João!

Pois já reparei que o gajo se anda a mandar ás plantas... Espero que não me mate as mesmas no processo hehehehe!

Tou a pensar em de vez em quando lhes dar corgete cozida ou espinafres, a ver se eles comem, tem que ser algo que se afunde pois alface apesar de comerem flutua, assim que a largam vai logo para o topo.

 

Em relação á antena do preto, será que lhe fará mal? Será que cresce novamente? Ele anda muito inactivo... mexe-se pouco e tudo...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo a antena penso que não ... cascas e isso tudo cresce ... um reforço de calcio como o decalcit ajuda mto.

Agora corninhos e tal nas minhas ampurias n cresceram !!!

 

Se as tylos andam nas plantas é porque estão a necessitar de alimento.

Faz assim ... parafuso com uma linha presa. Espetas os vegetais nele e colocas no fundo.

Aguardas um par de horas e retiras.

 

O metal do parafuso n faz mal não te preocupes ;)

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Espero que lhe cresça.... segundo a loja, poderá crescer dependendo da zona do corte... a ver vamos...

Em relação á casca, terei mesmo que andar a meter cálcio na agua? Isso decalcit onde se compra? como vemos se temos ou não cálcio na água?

 

Em relação á comida, é uma boa ideia, vou fazer assim :D obrigado pelas dicas!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não ficaria assim tao relaxado em relação à comida como dizem. depois não te queixes. Se ferveres não precisas de espetar nem retirar nada da água e a tylo come bem, pois é mais mole. Se a tylo estiver encalhada num sitio, por exemplo uma pedra ou tronco, deves remover, senao vai morrer à fome.

 

o calcio na água é uma necessidade basica e garantia de beleza e qualidade, não só fornecendo calcio melhorando o aspecto da concha, mas protegendo a água de acidificar demasiado. O decalcit ajuda inclusivamente plantas e peixes! Logo não concordo com essa afirmação da crystal red.

 

o decalcit compras na farmacia, 5 euros e qualquer coisa e dá-te para pelo menos um ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Desde já o meu obrigado pela resposta.

 

Então que achas que deva dar numa base normal aos 2 caracóis? Estava a pensar dar essas coisas cozidas por exemplo 1x por semana como um "miminho".

 

Não tinha noção que o cálcio era tão importante na qualidade da água... existe alguma medida ou algum tipo de teste para se ver essa situação? Como devo aplicar esse tal decalcit?

Efectivamente a resposta que me deram foi essa...

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o decalcit é comprado em pó, e como disse no primeiro post colocas uma pequenissima porção por semana directamente na água. ou seja uma colher de cha rasa.

 

é relevante para a qualidade da fauna/flora. isso é. e vais notar, nao só nas tylomelanias vais notar. mas também nos peixes, com brilho.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais