Nature Aquarium 2


canito

Recommended Posts

Tem uma flauta na lateral esquerda e duas bengalas na lateral direita , aí um dos filtros acho que irá sair , o mais pequeno , estava provisório.

 

Sim , é a que está mais perto e empurrando o CO2 para o lado esquerdo do aquario, mas se nao lá estivesse nada , tambem a do lado esquerdo estaria bem posta de modo a fazer esse desempenho.

 

O joão acho que apostou nesta opçao de modo a não ter zonas mortas com falta de circulação no aquario e ao mesmo tempo tambem espalhar e aproveitar melhor a dissolução do CO2 como tambem manter a zona da areia limpa.

 

O buraco era mesmo por baixo da wavemaker podes ver neste link que o João ai meteu, claro que a culpa não será so da wavemaker mas sim todo o conjunto, tambem lá estao dois filtros a fazer corrente, e tudo junto é muita fruta, nada de expecial a não ser que de vez enquando lá vá com o pincel ajusta-la hehehe ;)

 

Como disse anteriormente a wavemaker boa opção será a meter escondida no canto esquerdo do aquario, fazendo circular a agua por entre as plantas.

 

Em relaçao ao controlo de fluxo não faço a minima ideia , :laugh: suponho que tenha apenas uma unica velocidade , mas não sei a 100%

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido!No meu caso, que tenho muito menos elementos a cortar a circulação de água, estava a pensar em coloca-la no vidro de fundo, no canto superior direito, a apontar um nadinha abaixo da linha de saída da flauta.Com o difusor quase junto ao areão, as bolhas tinham de subir quase toda a coluna de água e, quando estivessem quase a chegar às saídas da flauta, seriam empurradas para o vidro da frente e, consequentemente, para o sentido da água vinda da flauta.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------| |-| | | | | | | | \/ | | | | | | | | | | | :laugh: ) puder esclarecer a questão de o fluxo poder ser regulável, agradecia. É que não me agrada nada a ideia de ter o substrato mexido por excesso de fluxo.

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido!

No meu caso, que tenho muito menos elementos a cortar a circulação de água, estava a pensar em coloca-la no vidro de fundo, no canto superior direito, a apontar um nadinha abaixo da linha de saída da flauta.

Com o difusor quase junto ao areão, as bolhas tinham de subir quase toda a coluna de água e, quando estivessem quase a chegar às saídas da flauta, seriam empurradas para o vidro da frente e, consequentemente, para o sentido da água vinda da flauta.

 

(não consegui fazer o esquema ;) )

 

Se depois o João (que presumo seja o Canito :laugh: ) puder esclarecer a questão de o fluxo poder ser regulável, agradecia. É que não me agrada nada a ideia de ter o substrato mexido por excesso de fluxo.

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui fica o resto das fotos

 

74677256.jpg

 

99396890.jpg

 

94083168.jpg

 

19467523.jpg

 

81017358.jpg

 

88697286.jpg

 

20951091.jpg

 

 

Conforme pedido antes para compararem.

 

Inicio

74738764.jpg

 

Actualmente:

 

O Antes

dsc0201r.jpg

 

 

O Depois

12349878.jpg

 

 

Espero que gostem e opinem :)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impossivel nao gostar.. Feita uma referencia para Aquariofilia Nacional, este aquario fica para mim como um dos melhores que ja vi ate hoje. Com ele, tornei-me um adepto dos Fetos pela sua beleza, simplicidade e baixa exigencia.

 

Sugestao - Adicionava uma mao cheia de Hemigrammus bleheri, e um casal de Anoes.

 

Obrigado

Cumptrs

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal esta montagem!!! :shock:

Esta muito bem conseguida em todos os niveis, tanto em flora, fauna, hardscape, tudo, espectacular mesmo!!

Esses escalares então são uma coisa linda de se ver num aquário dessas dimensões... um dia terei uns assim... :music_singguitar:

Vai mantendo o tópico actualizado...

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. :P

 

Se bem percebo têm uma flauta no vidro lateral esquerdo e uma bengala no canto superior direito, certo?

Certo. É isso mesmo… a flauta do lado esquerdo, empurra a agua para direita(tem os furos virados às 15 horas)… e a bengala do lado direito… empurra a agua contra o vidro da frente.

A corrente que incide sobre o difusor é maioritariamente a que vem da bengala, certo?

Sim… para reduzir esse efeito… já diminui o caudal do filtro.

Assim... as bolhas que saem do difusor... não conseguem subir à superfície... e espalham-se por todo o aquário (isso é visivel numa das fotos panorâmicas)

E o buraco na areia, era junto ao canto esquerdo ou aquele que ainda se nota no canto direito?

O buraco na areia… começou a formar-se no lado direito… por força do caudal do filtro e da wavemaker.

A ideia era manter a areia sempre limpa… com pouca acumulação de sujidade. Só que progressivamente… a areia também vai sendo empurrada para a esquerda... :P

Por vezes... gosto de "inventar"... exprimentar... :P

A wavemaker tem controlo de fluxo? Ou é de uma única velocidade?

Não tem controlo nenhum… é ligar e andar.

É uma ajuda na circulação da agua… e com uma grande vantagem… posso e desligo-a durante a noite… ao contrario dos filtros, que não os posso desligar.

Assim… consigo ter sempre uma boa circulação, durante a injecção do co2 e fotoperiodo.. e durante a noite, reduzo o stress nos animais… e perco menos co2.

Atenção… que a corrente provocada por uma wavemaker… é diferente… é mais “calma”. 2000l/h… pode parecer muito… mas na realidade… cria aquele efeito de “corrente lenta”.

O buraco era mesmo por baixo da wavemaker podes ver neste link que o João ai meteu, claro que a culpa não será so da wavemaker mas sim todo o conjunto, tambem lá estao dois filtros a fazer corrente, e tudo junto é muita fruta, nada de expecial a não ser que de vez enquando lá vá com o pincel ajusta-la hehehe :P

(…)

Como disse anteriormente a wavemaker boa opção será a meter escondida no canto esquerdo do aquario, fazendo circular a agua por entre as plantas.

E é para lá que a wavemaker vai.

Com o aquário cheio de troncos… e com a maior concentração de plantas, é precisamente, naquela zona, que estou a ter mais problemas.

Como tu viste, surgiram algumas algas.( Cladophora).

Com ele, tornei-me um adepto dos Fetos pela sua beleza, simplicidade e baixa exigencia.

Este é o típico aquário… com couves a alfaces… onde nem faltam os bacalhaus… :P

A flora… é toda de baixa manutenção… e poucas exigências.

Aliás… quando montamos, este aquário, optamos logo por não utilizar substrato fértil, mesmo, para simplificar ao máximo a sua manutenção.

Esquecemo-nos de desligar o CO2 para tirar a foto, podia ter ficado bem melhor , acho que tambem já perdi o geito á maquina :D

Por ultimo… agradecer a falta de jeito que tu tens.

Tanto para as fotos… como com a tesoura… ;)

 

Obrigado a todos, pelos comentários.

Fiquem Bem. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!!!

Não tendo regulação de caudal, acho que vou testar primeiro a mini-bomba (comprada no Maxmat) que tenho no meu nano de reds a ver se resulta.

img166.jpg

Quanto ao tua/vossa opção por substrato não fértil, isso não vai obrigar-vos a fertilizações mais cuidadas da coluna de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Quanto ao tua/vossa opção por substrato não fértil, isso não vai obrigar-vos a fertilizações mais cuidadas da coluna de água?

 

Acho que nao valia apena gastar dinheiro num substrato fertil por praticamente valisnerias e cryptos.

A grande maioria das plantas está fixa em troncos e pedras o que a fertilizaçao liquida será mais do que suficiente e o indicado.

A fertilização que está a ser feita o canito já indicou no setup, metudo simples e pratico.

 

 

 

João e que tal fazeres algo e ir bater uma chapa lol, dass preguiçoso o home. :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hummm... Parece que estou a começar a mudar de opinião quanto ao nature ser mais bonito que este... Muito bom como sempre...

 

A única coisa que trocava era a fauna :roflroll2: Mas isto sou eu que tenho panca por discus biggrin

 

De resto 5*... Esses escalares até que estão bem bonitos :D

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

desculpa esta pergunta secalhar parva, mas e necessario tantos filtros para o aquario???isso dá o total de quanto a capacidade de filtragem de quantos litros?? eu ando a pensar meter-me num plantado, o meu aquario se n me engano e apenas menos 20cm de comprimento o resto das medidas sao = actualmente o filtro q tenho e tb um EHEIM PROFESSIONAL II -2028 e segundo diz ate aquarios de 600l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Então Grande João e essas fotos pá ? não há actualizações no topico ? xd

 

Estás pior que eu hehe , para a proxima não há low tech para ninguem xd

demoras muito a actualizar isto :medieval_mace:

 

 

O João olha a mural da Tiago, fala, fala, fala mas, actualizar não é com ele, se bem que a malta que anda nisto a mais tempo deve ter sido picado por a mosca da preguicite aguda e anda tudo com uma vontade, jasussssssssssssss.

 

 

Abraço e venham novas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já há muito tempo que não dava notícias. :D

 

Fica aqui mais uma actualização, com algumas fotos do estado actual do aquário.

 

Nada de novo para mostrar… continua tudo muito calmo e em ritmo de passeio.

Sem podas, sem trabalhos extra de manutenção… tudo simplificado, conforme os objectivos iniciais desta montagem.

Apenas a registar, o progressivo aumento da flora, que cada dia que passa, vai ganhando mais corpo e volume.

 

A única coisa que trocava era a fauna :roflroll2: Mas isto sou eu que tenho panca por discus biggrin

De resto 5*... Esses escalares até que estão bem bonitos :D

Quem sabe... um dia... ;)

Mas para já... e até porque quero continuar a "viver"... :P ... descansado... :sunbathing: ... é continuar a apreciar o fantástico comportamento dos escalares.

 

desculpa esta pergunta secalhar parva, mas e necessario tantos filtros para o aquario???isso dá o total de quanto a capacidade de filtragem de quantos litros?? eu ando a pensar meter-me num plantado, o meu aquario se n me engano e apenas menos 20cm de comprimento o resto das medidas sao = actualmente o filtro q tenho e tb um EHEIM PROFESSIONAL II -2028 e segundo diz ate aquarios de 600l

O filtro eheim 2028, faz 1000 l/h... e para este aquário, talvez fosse curto.

Quando tu tens um aquário densamente plantado, existe uma tendência natural para teres várias zonas estagnadas, sem circulação de água. Isso, normalmente, significa problemas a curto prazo, Com os 2 filtros, consigo obter uma melhor distribuição da circulação da agua.

Assim… procuro uma excelente filtragem da água, tornando-a o mais límpida possível.

Outra das vantagens, é que posso alternar a manutenção dos filtros, este mes a um… o próximo mês a outro.

 

Depois, temho o eheim 2213 (400l/h), onde esta montado o filtro UV, que fica ligado durante a noite.(6 horas).

 

Então Grande João e essas fotos pá ? não há actualizações no topico ? xd

Abraço e venham novas fotos

Seja feita a vossa vontade. :D

 

As Fotos.

 

img1694v.jpg

 

img1674large.jpg

 

img1676large.jpg

 

img1678large.jpg

 

img1677largep.jpg

 

img1720r.jpg

 

img1673w.jpg

 

img1675wi.jpg

 

img1680w.jpg

 

img1685zr.jpg

 

img1702cr.jpg

 

E porque (ainda) estamos em Época Natalícia… a ultima Foto. :P

 

O Pai Natal. :x-mas:

 

Um bom Ano 2011 para Todos!!!

 

img1703i.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Canito...

 

 

Magnifíco...Nota-se, principalmente na última foto, que está um verdadeiro quadro vivo e a tua sala só tem a ganhar com isso. Respira tudo saúde e as cores estão fantásticas.

 

Faz ai um refresh das fertilizações e do CO2. Agora, passados 6 meses com tudo estabilizado, que quantidades introduzes e com que frequência? e algas hà?

 

 

Abraços Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá João, finalmente pá, o povo já desesperava por notícias tuas!

continua muito feio :bleh:

olhando para trás, acho que isso está a precisar de uma poda valente, penso eu de que :evil:

senão repara nas diferenças:

a 27 de Setembro

12349878.jpg

e agora

img1720r.jpg

 

de resto esses escalares continuam muito bonitos

boas festas para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável como sempre. Esse estilo de aquário que agora adoptaste tem realmente imensas vantagens em termos de manutenção ;)

Para quando umas valentes tesouradas nisso?

Um bom ano!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente lindo! Deve dar um trabalhão podar isso! Parece que tens esse co2 a bombar bem, já pensaste em meter um reactor? sempre poupas uns trocos em co2 a longo prazo ;)

Editado por gasolino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

acho que o quadro com uma paisagem marítima, é um prenuncio...

digo eu, é claro...

:roflroll2:

 

agora que passou o natal e o ano novo já metias as mãos dentro de água e davas uso á tesoura enferrujada (por falta de uso) que tens por ai.

já davas, já!!!

:split:

 

 

abracito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa gosta disto!

com ou sem tesourada :)

 

Como não podia deixar de ser, fica uma pergunta: porque tens a calha tão acima do aquário? Achas que a luz está a chegar bem às plantas mais rasteirinhas? Elas parecem bem mas a foto não permite ter plena noção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mestre Canito e ca.

 

 

Pois...

 

Primeiro um bom ano e depois...

 

Bem tal como alguem ja disse esse aquario tem 2 problemas serios

#1 Ta horrivel

#2 Nao esta na minha sala

 

LOL

 

Opah nao me pude conter.

 

 

Olha o que interesa e quero dizer e que subescrevo na totalidade,estive a ver tudo desde o inicio e ja ha algum tempo que nao lia um topic ate ao fim.

Sim,assim deve ser um aquario...naturalmente lindo !

Sim,deve ter o minimo de manutencao !

Sim,as "manitas" la dentro o minimo possivel !

Sim,no minimo um ano de duracao !

Sim,discos tambem nao !

 

E sim,leio o que escreves e pareces o eco dos meus pensamentos,por isso se nao te importares vais ser o meu guru aquarista para os proximos tempos.

 

Agora a parte da ajuda,vou remodelar o meu que ja tem 3 anos,foi inicialmente inspirado nos lameiros do douro vinhateiro mas ta velhote e gostava de saber onde adquiriste esse material que tens dentro porque aqui na zona oeste na encontro.

Substracto ?

Troncos ?

Difusor co2 ?

 

 

Obrigado pela partilha da experiencia e pela inspiracao nature.

 

 

PS: Na zona oeste ninguem bebe sozinho,se puder tambem alinho no viske/cola ou so cafe ou ...

Editado por Paredes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estou registado aqui ja a algum tempo,mas so recentemente começei a intervir aqui no forum,queria so deixar a minha opiniao:

 

Acho este aqua extremamente bem conseguido se por um lado pela"simplicidade",tal como uma moeda com dois lados,pelo outro pela complexidade,pela sua projecçao a nivel de continuidade e manutençao,e material e equipamentos usados na sua elaboracao.

 

Nao posso ainda de te deixar outro comentario que espero que nao entendas como um comparativo,ou algo do genero,mas para mim o jardim do eden foi um dos mais belos senao o mais belo projeto que vi ate hoje um aqua simplesmente lindo,um abraço e continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.