Identificação/sexagem Aulonocara e Labeotropheus


tiagoagfaria

Recommended Posts

Boa noite, gostava que me ajudassem na identificação de dois peixes que tenho no aquário aqui em casa e que me interessa identificar, o primeiro é um um Aulonocara que está cá por casa desde que nasceu, é filho de um casal de aulonocara baenschi mas que por alguma razão saiu com um tom mais azulado e bastante menos amarelado que o pai. A minha dúvida é se esta variação é normal ou indica directamente que a fêmea que estava com ele seria de outra sub-população? Infelizmente não poderei meter fotos da mãe por já ter falecido e o macho vendi-o, aqui fica o filho em questão:

img0023mm.jpg

 

O outro que me tem causado algumas dúvidas há já alguns tempos é este Labeotropheus fuelleborni 'yellow sided', este mais na sexagem, muito embora ele aja como sendo o macho dominante não consigo decifrar se é mesmo um macho... e nem sei onde arranjar parceira(o) para ela(e), se alguém souber agradeço a informação.

img0029bl.jpg

img0030w.jpg

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao tempo que não falamos Carlos, temos que combinar uma visita ás fishrooms para ver como andam os animais, hehe.

Se tiveres então fotos dos progenitores mete aqui ou envia-me por email sff, mesmo que não ajude muito sempre fico com uma recordação dos bichos.

 

O fuelleborni muito provavelmente vai sair uma vez que não consigo sexa-lo e nem tão pouco arranjar parceiro(a) para ele(a)

 

 

Abraço

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

A Aulonocara não é baenschi. Significa que a mãe seria provavelmente de outra espécie e tens agora um macho híbrido...

 

O labeotropheus é mesmo um macho.

Olá Paulo, e desde já obrigado pela tua opinião, também fiquei com a ideia que a mãe do Aulonocara em questão seria talvez de Sciaenochromis fryeri uma vez que o macho está com os azuis bem carregados, mas que é um belo peixe é, e irei mantê-lo enquanto puder. Quanto ao Labeotropheus, consegues-me explicar como distingues o macho da fêmea? E por ventura não saberás quem tem desta espécie e que queira vender adultos ou juvenis?

 

Obrigado mais uma vez.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Labeotropheus, consegues-me explicar como distingues o macho da fêmea? E por ventura não saberás quem tem desta espécie e que queira vender adultos ou juvenis?

 

Obrigado mais uma vez.

Olá Tiago,

Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas.

O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui:

http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm

 

Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá Tiago,

Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas.

O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui:

http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm

 

Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...

Boas !! a mim parece_me um macho de Aulonocara stuartgranti nao me parece ser um hibrido!!!

Marco Bordalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais