Primeiro aquário - Projecto a iniciar


deepmanu

Recommended Posts

Boas.

 

É o meu primeiro tópico, embora já tenha lido muitos por aqui.

 

Apanhei o bichinho da aquarofilia e como tive acesso a um kit barato avancei para este projecto nano.

 

Este aquário tem C60xL30xA41 cm (cerca de 50 L utéis), cidro de 4mm

iluminação de 15 W,

termostato de 50 W,

bomba de água 260 L/h

e um filtro biologico com esponja de filtração mecânica 30 PPI.

 

Traz ainda 1 dose API Crystal 2 para tornar a água mais cristalina e eliminar odores.

 

Preparei o areão que já tinha estado no aquário de um amigo, limpei, fervi e coloquei no aquário.

 

Coloquei também dois xistos que já tinham estado num aquário, limpei, fervi e dispus da forma que achei mais conveniente no layout.

 

Por fim, comprei uma anubia nano e o dono da loja ofereceu-me outras 2 que eu não sei quais são. O estado das plants não é o ideal, mas acho que vão recuperar.

 

Estado geral do aquário.

 

AQP6r-93cfef43.jpg

 

Gostava que me pudessem ajudar a identificar as plantas.

 

Esta é a anubia nano

ecsxr-2af60fcf.jpg

 

Estas duas que se seguem não conheço

ecF09-ff75b020.jpg

ecOZJ-a1168739.jpg

 

Fotos tiradas ontem, hoje o aquário está muito mais limpo. Foi cheio à 1 dia e meio.

 

Estou a tratar o aquário com Nutrafin Cycle. Ontem coloquei 28 ml, hoje vou colocar 12 e amanhã a mesma coisa. Depois vão 5 ml por semana.

No principio de vida do aquário vou adicionar 5 ml por cada TPA a 15% que fizer (coisa que vai acontecer para já de 3 em 3 dias). Nos primeiros peixes vou adicionar 10 ml por cada introdução.

 

Para quem não sabe, este produto é um suplemento biológico que acelera os picos de amónia e nitritos e estabiliza por fim os nitratos.

 

Coloquei também API Stress Coat+ para eliminar o cloro, as cloraminas e o amoniaco da água da torneira que introduzi.

 

O que acham deste inicio de projecto?

O que fiz mal?

Quando poderei colocar o primeiro peixe?

Que género de peixes me aconselham?

Deverei colocar mais plantas?

Onde poderei arranjar testes baratos (os €€ são poucos) para testar o PH, as durezas da água e o nivel de amónia, nitritos e nitratos?

 

Obrigado a quem me puder ajudar neste inicio na aquarofilia.

Editado por deepmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, e muito bem-vindo ao fórum e ao mundo que é a aquuariofilia.

 

 

Na minha opinião, está a começar bastante bem, só não gosto muito da disposição dos elementos, julgo estar a dar um ar um pouco simétrico ao aquário. Contudo é só uma opinião, se gostares de como estão mantém assim pois não deixa de estar simples mas bonito.

 

Para começar o meu aquário, também usei um produto para acelerar o ciclo (não foi o mesmo, mas…) e coloquei os primeiro peixes passados 9-10 dias e não tive qualquer problema.

 

Quanto aos peixes acho que deves mesmo ser tu a escolher, pois se não gostares do que tens dentro do aquário, muito possivelmente vais ficar desinteressado e desanimar. E só deves escolher os peixes depois de saberes os parâmetros da água. (Não escolhas peixes muito grandes, não mais que 8 cm’s quando adultos)

 

Eu colocaria, umas plantinhas aquáticas (NÂO ERA AQUATICAS QUE QUERIA DIZER MAS SIM FLUTUANTES), mas nada mais para não encher muito.

 

Quanto aos testes, vê nos patrocinadores. (eu gosto da pet4you, mas convém escolheres mais do que um artigo para te compensar comprar online devido aos portes)

 

Podes usar este site para veres plantas e peixes, alguns dos seus requisitos básicos e experiencia de outros aquariofilistas com eles: http://www.aquahobby.com/

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

Coloca um fundo preto, realçaria a cor dos peixes e plantas.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, rafael.

 

Tentei ao máximo evitar a simetria, mas com o material de que dispunha fiquei limitado. Tentei com as pedras de um lado e as plantas de outro e não gostei.

 

Por acaso não sabes identificar as plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

A primeira é anubia nana ( e não nano).

 

Se olhares bem para a 1ª foto, vês que só tens luz no centro do aqua, logo deves colocar as plantas por baixo da luz ou arranjar outra iluminação.

 

O melhor site que eu conheço para ver plantas é tropica.com...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a conhecer esse areão!!!! ;)

 

falta ai um tronco, tens de arranjar um pequeno.

 

Se quiseres arranjo-te um feto de java, com as plantas que ai tens e com esta não precisas de grandes cuidados.

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta ai um tronco, tens de arranjar um pequeno.

 

Se quiseres arranjo-te um feto de java, com as plantas que ai tens e com esta não precisas de grandes cuidados.

 

Abraços,

 

Temos mesmo que tratar desse tronco pequeno, se calhar na parte traseira central, onde prenderei o feto de java (guarda-mo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei os peixes, pois não se destinavam a este aquário.

 

Fiz um TPA de 60%.

 

Comecei a refazer o layout colocando um tronco, com uma pedra em cima, porque flutuava.

 

E então começou a acontecer isto. Tenho o aquário em standby até saber como combater.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.