Malawi Dream 600


Valter Cardoso

Recommended Posts

Titulo:

Malawi Dream 600

 

Descrição:

Este projecto surge da necessidade melhorar as condições aos meus peixes e também na curiosidade de experimentar um sistema com SUMP.

 

Classificação:

Lago Malawi

 

Dimensões(CxLxA):

180x60x60

 

Volume Bruto/Util:

600Lt's Brutos

 

Filtragem:

SUMP - Eheim Compact+ 5000 (5.000 Lt's/h)

Para já:

1 AquaClear Powerhead 50 com pré-filtro (1.000 Lt's/h)

SunSun JVP-101 (3.000 Lt's/h)

Futuramente:

2 Bombas Criculação com 5.000Lt's/h (SunSun JVP-102 ou Hydor Koralia Evolution 5200)

Filtro UV 9w

 

Aquecimento:

Jager 300w

 

Alimentação:

Tropical Malawi Flocos

Tropical Cichlid Granulado

Sera Granugreen

Hikari Cichlid excel mini

New Life Spectrum Cichlid Formula

Courgette

(Jejum de 1 dia por semana)

 

Iluminação:

3 x 55 watts – T5 – SUN SUN (para já)

 

Substrato:

Areia Calcária 2/3 mm (Pó de pedra peneirado e lavado)

 

Decoração:

Basaltos rolados

 

Cenário:

Em principio será papel pintado e amarrotado a simular rocha

 

Temperatura:

26º

 

Ph:

8,5

 

Flora:

Vallisnerias Gigantea

 

Fauna:

1M+1F Aulonocara sp. "Stuartgranti Maleri" (Chidunga Rocks)

1M+2F Labidochromis Caeruleus

1M+2F Cyrtocara Moori

1M+2F Astatotilapia Calliptera

1M+2F Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"

1M+1F Sciaenochromis Ahli (electric blue)

1M+2F Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”

1M+2F Cynotilapia sp. "Hara"

1M+2F Metriaclima estherae "Minos Reef"

1M+2F Metriaclima sp. "Membe Deep"

1M+1F Maylandia sp. "patricki" Jalo Reef

1M+1F Labidochromis Zebroide

1M+2F Pseudotropheus sp. Williamsi North Makonde

1M+2F Labidochromis chizumulae "Chizumulu Island"

1M+1F Pseudotropheus sp. "Perspicax Orange Cap"

1M+1F Nimbochromis Livingstoni

1M+2F Tropheops sp. "Chilumba Orange-Mphanga Rocks"

 

1M+2F Ancistrus temminckii

(Ordenação decrescente por tamanho - não são todos adultos)

 

Vídeos:

Logo que possível

 

Outras informações:

TPAs quinzenais

 

Contacto do Autor:

valter.cardoso.pt@gmail.com

 

Ultima Actualização:

2010-09-25

 

Mais Fotos :

Logo que possível

Editado por Diogo Lopes

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, coloco aqui algumas fotos do novo projecto, para abrir o apetite.

 

aqua.jpg

 

CsecaInt-1.jpg

 

Cseca.jpg

 

estrutura.jpg

 

Novidades nos próximos dias/semanas :)

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Valter, isso promete...

Espero que corra tudo bem!

Manda mais fotos.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais detalhes:

 

A SUMP e o sistema de entreda e saída da água, será a do projecto seguinte:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159327

 

A madeira para forrar o móvel e o aro no topo do aquário é de Fenólico de 5mm

 

O projecto não é todo DIY, a estrutura de ferro e o aquário foi adquirida.

 

A estrutura de ferro foi adaptada para funcionar com portas de correr e o aquário foi adaptado para funcionar com coluna seca.

 

Para já é tudo.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai mais uns avanços do projecto:

 

 

Movel_1.jpg

 

Movel_2.jpg

As placas foram colocadas provisóriamente só para perceber se é preciso de alguns ajustamentos de medidas.

 

E infelizmente tenho 3 placas com 2mm a mais :D Mas mais vale a mais que a menos... :)

 

Lateral para perceber a saída e entrada da água:

Entrada-Saida_mang_0_2-1.jpg

Entrada-Saida_mang_1.jpg

Usei um saco de plástico na saída ladrão do aquário por ser mais maleável e assim nunca forço a junção ao mexer na bomba de circulação na SUMP, que fica mesmo por baixo das saídas.

 

A mangueira verde é para saida da água com o estrangulador na ponta ("manga plana flexível, reforçada com fio poliéster, muito leve e resistente"), vi agora no site que só aguenta "baixas pressões", será? vou ter que estar atento...

 

A coluna seca:

ColunaSeca_3.jpg

 

O pormenor do pente que é regulável em altura, o pente funciona dentro de uma calha e assim posso regular o nível da água no aquário.

Pente.jpg

 

Pormenor do interior da coluna seca com a saída ladrão:

ColunaSeca_1_2-1-1.jpg

 

A parte de trás do móvel:

Traseira_2-1.jpg

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimos, já está com peixes :arrow: :arrow: :animal_fish:

 

Antes das fotos fitais, mais alguns detalhes.

 

Para se perceber melhor como encaixa a calha de alumínio e o recorte para levar a ripa de madeira por cima:

 

Superior

Calha_aluminio_sup.jpg

Inferior

Calha_aluminio-1.jpg

 

Outro pormenor, a tiras de deslizamento por forma a elevar as placas e para que funcione o sistema de encaixe, ou seja, encaixa-se a placa/porta em cima e depois assenta na tira, dupla, porque a calha dupla tem 5/6cm de altura e cada tira tem 2mm. Vejam:

Calha_deslisamento-1.jpg

 

Outra invenção:

Caixa_fundo.jpg

Têm alguma ideia do que possa ser?

 

Primeiro passo, colocar o aquário no canto e começar a colocar o areão e encher:

Calha_areo.jpg

Aqua_enxer.jpg

 

Agora o melhor, o aquário cheio com a peixarada toda :D :D

 

Aqua-Geral.jpg

 

Aqua-Geral_1.jpg

 

Um video de apresentação:

http://www.youtube.com/watch_popup?v=jFwWvMrhUS8>

 

Agora o projecto da SUMP vai esperar um pouco, tenho que recuperar o fôlego. 8)

 

Espero que tenham gostado e possa servir de inspiração para muitos amigos.

 

Amanhã espero colocar umas fotos dos peixes.

 

Um abraço e um muito obrigado ao amigo Bruno pela grande ajuda.

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem, relativamente à invenção:

Caixa_fundo_peq.jpg

 

A estrutura de ferro já vinha com estas travessas de ferro mais subidas, ficando assim com 10cm do chão sem aproveitamento...

 

Na oficina do meu sogro tinha lá uma folha de alumínio bem grande e lembrei-me das caixas em inox que os mecânicos de automóveis usam para fazer a mudança de óleo e pensei, porque não colocar por baixo do móvel?

 

Esta caixa com as medidas 180x53x10cm com uma capacidade para 95lt's irá funcionar como reservatório para outra saída ladrão, mas da SUMP (furo lateral). Desta forma poderei ter a SUMP com mais água e maior capacidade de filtragem, já que não preciso de margem de segurança para o caso de falha da corrente eléctrica.

 

O acesso à caixa vai ser por cima, já que uma das placas não está colada e vai funcionar como alçapão.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Valter mais um belo projecto, acho que falta alguma madeira dentro do aquário, vamos ver como amadurece.

 

Se tivesse visto mais cedo quase acertava na finalidade do tabuleiro, o Fenólico é o que utilizo por baixo do meu aquário já que ele é mais largo que o móvel, só que com 8mm.

 

O próximo projecto é a sump e vais fazer uma maternidade ou vais utilizar algum do espaço da sump.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Valter mais um belo projecto, acho que falta alguma madeira dentro do aquário, vamos ver como amadurece.

 

Se tivesse visto mais cedo quase acertava na finalidade do tabuleiro, o Fenólico é o que utilizo por baixo do meu aquário já que ele é mais largo que o móvel, só que com 8mm.

 

O próximo projecto é a sump e vais fazer uma maternidade ou vais utilizar algum do espaço da sump.

Amigo Alfredo, a decoração não é a final, aliás, vai sair tudo, até mesmo o tronco, quero algo muito simples.

 

Em relação ao tabuleiro, os engenhocas entendem-se bem. :bs_quesexclaim::girlhitboy:

 

A Sump vai ter maternidade sim, vou alterar o projecto inicial, colocando toda maternidade na frente do aquário e na parte de trás todas as esponjas e cerâmicas.

 

Grande abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos ao melhor, fotos dos peixes:

 

Caeruleus

_CaeruleusJPG.jpg

 

Caliptera

_Caliptera.jpg

 

Caliptera e fêmea Minus Reef

_Caliptera_minusreef.jpg

 

Fryeri

_Fryeri.jpg

 

Hara

_Hara_.jpg

 

Hara juvenil

_HaraJ_.jpg

 

Chizumulae

_LChizumulae_M.jpg

 

Chizumulae fêmea de boca cheia a notarem-se as crias dentro da boca

_LChizumulae2.jpg

 

Livingstoni (estou apaixonado pela espécie, cores muito bonitas e os 4 estão sempre juntos, lindo de ver)

_Livingstone_7m.jpg

 

_Livingstone_6m.jpg

 

_Livingstone_4.jpg

 

Makonde

_Makonde_4.jpg

 

_Makonde_.jpg

 

_Makonde_3.jpg

 

_Makonde_6.jpg

 

_Makonde__apanhar_ar.jpg

 

Makonde - possível fêmea (as anteriores são todas do mesmo peixe, possível macho)

_Makonde_Fmea.jpg

 

Membe Deep

_MDeep.jpg

 

_MDeep_2.jpg

 

_MDeep_1.jpg

 

Moorii

_Moorii_.jpg

 

_Moorii.jpg

 

Minus Reef

_MReef_2.jpg

 

Minus Reef acrobata

_MReef_acrobata.jpg

 

Patricki Jalo Reef

_Patrick.jpg

 

Thumbi West

_TWest_2.jpg

 

Espero que tenham gostado.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes estão muito bonitos, fruto da tua dedicação e esse Livingstoni não conhecia, está espectacular na foto ao vivo ainda deve de ser mais.

 

Cump.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes estão muito bonitos, fruto da tua dedicação e esse Livingstoni não conhecia, está espectacular na foto ao vivo ainda deve de ser mais.

Amigo Alfredo, escolhi este peixe pela sua característica de predador, ou seja, em estado selvagem simula estar morto no fundo do aquário para apanhar peixes mais pequenos, vamos ver se fazem isso depois no meu aqua :D.

 

http://www.youtube.com/watch_popup?v=m6ZmK67t-8U

http://www.youtube.com/watch_popup?v=LJMu1...feature=related

 

Eles são mesmo muito bonitos e o seu comportamento também é muito engraçado, tens que passar por cá e discutirmos mais algumas ideias ;) ;).

 

Grande abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento esta muito engraçado, no primeiro vídeo parece na natureza mas já no segundo deu-me a impressão de ser num aquário.

Um dia destes passo ai para falarmos e levo a calha a ver se serve e o outro filtro com os encaixes.

cump.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Boas, possivelmente será uma sump, falta o teste.

 

Vejam as fotos:

DSC02094.jpg

 

DSC02095.jpg

 

DSC02096.jpg

Ainda faltam mais 3 sacos de leca e mais areão grosso de coral/cerâmica em cima destes.

 

Saída ladrão, para o caso de falha de electricidade: (no fundo do móvel tem uma caixa em alumínio - 95Lt's)

DSC02097.jpg

A areia grossa de coral/cerâmicas em cima da leca é para impedir que a leca levante.

 

O fundo da maternidade é inclinado para que não se crie bolhas de ar por debaixo do vidro:

DSC02103.jpg

 

DSC02102-1.jpg

 

DSC02101.jpg

 

DSC02099.jpg

 

DSC02108.jpg

Rasgo para limpar aquela zona por dentro, com as esponjas fora.

 

Volumes, 80Lt's na parte inferior até à altura da maternidade, e poderá ter mais 20/30Lt's para o caso da água atrás da maternidade atingir os 30/35cm de altura (20+10/15cm):

DSC02107_2.jpg

 

A Maternidade deverá ficar com 50Lt's de volume (80Lg x 27,5Al x 24Pf.).

 

Será que vai funcionar!? Aceitam-se apostas :shock: :D

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ensaio:

 

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Parece que funciona, outra coisa não era de esperar, pois deve ter sido pensada ao pormenor, só a leca é que devia ter sido partida pois a superfície exterior não é muito porosa em comparação com o seu interior e depois de estar encharcada algum tempo deixa de flutuar.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

projecto mesmo em grande.

 

aquela ideia de aproveitar o fundo do movel era uma ideia um bocado maluca. fizeste isso mesmo?

 

boa ideia para fazer na sump era por plantas, boas plantas para sump são Epipremnum Aureum e Dracaena sanderiana, mas no teu caso não estou a ver, melhor é encher o aquário de valisnerias... nada substitui a natureza.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

Aqui fica uma actualização do projecto, já concluído, versão final e a trabalhar:

 

 

Fiz umas pequenas alterações na saída da água da maternidade, não estava funcional e do ultimo teste tirei a conclusão que no sitio das esposas, no circuito da água, a água tem de entrar por cima e sair por baixo, porque se for ao contrário as esponjas levantam (pormenor que não pensei na altura).

 

Comprei uma manga mais pequena e transformei toda a saída, parecendo ficar assim mais funcional.

 

 

Foto geral do produto final:

_vista_geral_sem_mangas.jpg

 

A divisão (amovível) para os peixes não saírem da maternidade (lado direito):

_vista_cima.jpg

 

Nova divisão, onde leva as esponjas:

_manga_peq.jpg

 

Placa amovível para mais facilmente colocar as esponjas azuis:

_vidro_amovivel-1.jpg

 

Os encaixe no bordo do vidro para suportar a manga grande:

_manga.jpg

 

Vejam a quantidade de Leca que cabe dentro da SUMP:

_quantidade_leca.jpg

E ainda vai levar areão de coral grosso por cima da leca, pois como esta é muito leve levanta, por isso tenho que colocar peso, no teste tive que colocar umas pedras.

 

 

VIDEOS:

 

Teste à SUMP completa:

 

No final do video podem ver a água a sair da coluna, essa água será para o UV que vai ficar dentro da SUMP.

 

Circuito da água:

 

Já a funcionar no sitio:

 

Fotos:

__geral.jpg

 

__matgeral.jpg

 

__matesq.jpg

 

__matdir.jpg

 

__entagua.jpg

 

Pormenor do buraco no fundo para a saída ladrão da sump:

__furo.jpg

 

Como previsto inicialmente, ainda acrescentei a filtragem seco/húmido para finalizar a sump, com 800 Bio Ball's:

 

 

Filtro_secohmido_1.jpg

Coloquei duas portas de vidro no topo do vidro frontal da sump para diminuir o barulho da bomba e reduzir a humidade (ainda vou forrar esse vidro com película preta para tapar toda a tubagem, caixas e lampada).

 

Filtro_secohmido_2.jpg

 

Filtro_secohmido_3-1.jpg

 

Filtro_secohmido_4.jpg

 

Filtro_secohmido_5.jpg

 

Consegui só com uma bomba colocar a funcionar um filtro UV, um filtro seco/húmido e com isto sem fazer perder o caudal da bomba, pois ambos os filtros funcionam pela gravidade da água.

 

Espero que tenham gostado e que possam aproveitar algumas ideias para os vossos projectos.

 

Abraços,

VC.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

projecto mesmo em grande.

 

aquela ideia de aproveitar o fundo do movel era uma ideia um bocado maluca. fizeste isso mesmo?

 

boa ideia para fazer na sump era por plantas, boas plantas para sump são Epipremnum Aureum e Dracaena sanderiana, mas no teu caso não estou a ver, melhor é encher o aquário de valisnerias... nada substitui a natureza.

Olá Quo,

 

Eu já fiz um teste com Ceratophylum Demersum (submersas) e não resultou, pois também sou a favor do quanto mais natural possível melhor, mas o água tem um ph muito alto (8,5) e acho que isso não ajuda muito, eu tenho 3 canas de bambu/Dracaena sanderiana (todas submersas) e não está a funcionar muito bem, os peixes também não dão descanso. Mas essa ideia de um filtro/aqua externo aberto com plantas de fora, não é uma opção que já não tenha pensado, mas para já fico-me por aqui.

 

Em relação ao fundo, coloquei sim, podes ver numa foto em cima. Eu comprei assim a estrutura de ferro, e para não ficar um buraco no fundo vazio, ficou lá uma caixa vazia para o caso de algum azar. Mas já testei desligar todo o sistema, e a SUMP suporta toda a água que está acima do nível da coluna seca.

 

Um abraço,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter,

 

Está tudo bem pensado em termos de filtração, disso não há dúvidas! Agora em termos estéticos o teu aquário, perdoa-me a frontalidade, fica muito aquém da minha exigência. Com tanto espaço na sump, não percebo porque é que tens o termostato no aquário. Não gosto mesmo nada das canas e o layout podia estar bem melhor. O monte de pedras do lado direito está muito falso - é apenas um monte! Do lado esquerdo, aquele tronco, nada tem a ver como Malawi...

 

Tens tudo para ter um aquário exemplar! Acho que podes melhorar estes aspectos sem grande dificuldade e trabalho.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora em termos estéticos o teu aquário, perdoa-me a frontalidade, fica muito aquém da minha exigência. Com tanto espaço na sump, não percebo porque é que tens o termostato no aquário. Não gosto mesmo nada das canas e o layout podia estar bem melhor. O monte de pedras do lado direito está muito falso - é apenas um monte! Do lado esquerdo, aquele tronco, nada tem a ver como Malawi...

 

Tens tudo para ter um aquário exemplar! Acho que podes melhorar estes aspectos sem grande dificuldade e trabalho.

 

Olá Diogo, obrigado pela frontalidade, o que não tolero é a falta dela :)

 

Ao nível de exigência cada um tem a sua, e eu nisso também tenho a minha. Mas em relação a isso, o projecto ainda não está acabado, ainda falta muita coisa. A ideia da Sump foi para além de uma nova experiência, foi também para poder limpar ao máximo o aqua de acessórios, tais como os termostatos, tubagens dos filtros externos e maternidades e mais maternidades.

 

As canas de bambu foi uma brincadeira, mas já está mais arrumado, se fica ou não, logo se vê, em relação aos troncos não vou abdicar deles, adoro troncos, a ideia do tronco maior é fazer de árvore, pois com valisnérias gigantes nas costas parecerá uma árvore, o tronco menor fica e já está com fetos de java, e o outro tronco no canto esquerdo estava provisoriamente, já saltou há muito. Em relação às pedras, já pensei em as deixar cair no fundo para dar um ar natural, mas tive medo de partir o vidro :).Todos os tubos do lado direito vão sair.

 

Para finalizar, falta fazer a armação/moldura que ficará no topo do aquário/vidro, com o mesmo material do móvel, com a iluminação lá dentro, devo fazer uma mistura de T5 com led's.

 

Diogo, como podes ver, está tudo pensado ;)

 

A culpa até foi minha, pois escrevi que o projecto estava finalizado, mas ao que me referia era só mesmo à Sump.

 

Um abraço,

VC.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos tiradas à pouco:

DSC04411.jpg

 

Os tais troncos:

DSC04426-1.jpg

 

Deixo três fotos dos meus peixes, foram os que ficaram melhor:

 

Macho Cynotilapia sp. "Hara"

DSC04431.jpg

 

Macho Protomelas Taeniolatus Boadzulu Red:

DSC04449.jpg

 

Fêmea Copadichromis Copadichromis Borley Red Kadango:

DSC04452.jpg

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais