Problemas com NO2


Marco Alves

Recommended Posts

Boa noite, a todos.

 

Venho, pedir ajuda para ver se consigo resolver este problema. ;) Mas começemos, pelo inicio, decidi montar um aqário comunitário,acerca de 8 dias. Tive-o, esta semana toda a condicionar a água, para poder colocar hoje lá os peixes, pH = 7. Fui, a Mania dos Peixes, para fazer a compra dos peixes, e levei uma amostra da água que estive a acondicionar durante a semana, para espanto meu e do Nuno, os nitritos estavam altissimos. Ele aconselhou a mudar a água do aquario toda, foi o que fiz quando cheguei a casa.

 

Agora, a noite fui fazer o ensaio dos NO2, novamente, e eles estavam um pouco altos, ajudam-me com o que fazer desta vez. ;)

 

Obrigado, a todos.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Teres os nitritos altos é sinónimo de ciclo do azoto incompleto. Para o ciclo estar concluído, tem de existir um pico de amónia, seguido de um pico de nitritos e posteriormente um pico de nitratos. Considera-se o ciclo completo quando a amónia e nitritos estão a zeros. Os nitratos tendem a ser altos nos primeiros tempos mas os valores controlam-se com TPA's. Neste caso, 8 dias é pouco para o ciclo estar completo e substituír a água toda é fazer asneira pois assim mata-se a pequena colónia de bactérias nitrificantes que ainda se estão a formar.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Vang

 

Obrigado, pela resposta, mas o aquário ainda não tem peixes. Porque, só decidi, meter peixes de água agora.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas lojas só se compram peixes e plantas e produtos mais nada, não tentes esclarecer nada numa loja, é negócio pura e simples. Compra mas é um acelerador biológico tipo Safestart no jumbo ou no continente faz uma tpa de 15% (água devidamente tratada com aquasafe) e despeja a embalagem toda lá para dentro uma hora depois, ao fim de 48 horas volta a medir os nitritos (isto concluindo que já tens plantas lá dentro, se não tiveres aconselho vivamente uma Elodea e várias anúbias Nana para consumirem mais rápidamente a amónia em excesso quando tiveres peixes) e se os vcalores indicarem um máximo de 0,1 de nitritos compra dois peixes resistentes que gostes e mete-os no aquário, durante a primeira semana mantem só esses dois e dá uma vez por dia comida, o que comerem em 5 minutos, no final dessa semana podes começar a adicionar com calma mais peixes. Quanto aos peixes, sei por experiência que platys são muito bons e resistentes. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não metas peixes ai então! normalmente deves colocar bactérias, para acelerar o processo (é relativamente barato, praí 10€). Pelo menos 15 dias até o ciclo estar completo, mas só podes ter certezas com os testes. E como o Vang disse, não mudes a água pois estarás a retirar bactérias.

Existem muitos tópicos aqui no forum sobre o ciclo do azoto! dá uma vista de olhos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, a todos

 

 

Hoje, fiz uma TPA à água do áquario e coloquei novamente bacterias depuradoras. Logo, vou ver como se encontra os niveis de nitritos e o pH.

 

Aconselham- me a mudar a matéria filtrante?? :huh:

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, a todos

 

 

Hoje, fiz uma TPA à água do áquario e coloquei novamente bacterias depuradoras. Logo, vou ver como se encontra os niveis de nitritos e o pH.

 

Aconselham- me a mudar a matéria filtrante?? :huh:

Não, o filtro deve estar novinho, é só deixar as bactérias se estabelecerem no filtro, seja esponja ou cerâmicas etc... E no próprio aquário. Faz o teste de nitritos e se tiveres o de amónia faz também dentro de 48 horas (dois dias), se os nitritos não ultrapassarem a casa de 0,1, mete dois peixes lá dentro e aguarda mais uma semana. Desepja a embalagem de bactérias toda lá para dentro não guardes, não vale a pena e só pode perder qualidades o produto, nesses produtos é usar todo de uma vez para aproveitar tudo o que ainda tem de bactérias vivas lá dentro. Mete rochas vulcânicas no aquário, compra um Elodea que é de crescimento rápido para consumir amónia e nitratos com força, enche o aquário de anúbias, etc...

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o aquario tem 60x30x35, com filtro interno e ainda coloquei um tronco lá dentro, se meter mais plantas, não acham que fica carregado??????

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando puder colocarei fotos.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

como já indicado anteriormente, o cliclo do azoto demora 1 mês (aproximadamente) a estár concluido. Assim sendo, substituir a agua toda ou lavar o filtro só vai atrasar o processo.

 

Aconselho a não meteres peixes, não fazeres TPA, não lavares o filtro, não aspires o areão.

Todos os dias tens de meter um floco de comida na agua.

 

compra o teste do Ph e amonia, nitritos e nitratos. O dinheiro que gastas-te no acelarador do ciclo do azoto, se calhar tinha dado para comprares os testes.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Mainada...

 

Se conheces o Nuno (Mania dos Peixes) sabes que o 'negócio' dele depende de clientes satisfeitos para sobreviver.

Ele nem sequer tem esses aceleradores à venda, provavelmente por serem inúteis, ou então por não ser tão 'entendido' como o funcionário do Jumbo ou do Continente responsável pela logística...

 

Algo que ele tem e oferece é calma, o que precisas é de ter calma e aprender a esperar (não sei é se ele ensina gratuitamente).

Deves aguardar o fim do ciclo do Azoto, pois até ele estar completo não vais ter um biofilme bacteriano (podes fazer TPA's à vontade, são desnecessárias mas podes) que nitrifique essa Amónia toda.

As bactérias (úteis) colonizam superfícies formando biofilmes, não andam em suspensão na coluna de água, as que andam são das do tipo que queres retirar do teu Aqua.

 

As plantas de crescimento rápido ajudam bastante, não tanto como as flutuantes (que não posso vender aqui no fórum) pois estas fazem uso do CO2 atmosférico, mas o maior 'consumidor' de Amónia é a flora bacteriana.

 

Após o estabelecimento efectivo de uma colónia, tens nitrificação e desnitrificação, fechando dessa forma o ciclo de transformação de energia.

 

Se queres efectivamente desperdiçar gastar dinheiro, segue o conselho do Nuno Costa e compra é os testes (ou continua a mitrar o Nuno) para saberes quando terminou o ciclo do Azoto...

Não contes é com isso em menos de um mês...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, a todos e obrigado pelas dicas.

 

Babykhan,

 

Só fui á Mania dos Peixes, porque existem muitos bons feedback sobre a loja aqui no forum.

O Nuno, até foi porreiro, que quando cheguei lá no sabado com a amostra da água, ele foi fazer o teste. Como o resultado era pessimo, ele até confirmou a agua do aquario dele, não fosse o teste estar estragado.

 

Ele é que me disse para acondicionar a água durante 8 dias, só com as plantas. depois de verificar como estava a agua, é que podia meter peixes. Se ele quisesse só vender, não ligava ao teste. vendia e mais nada, se os peixes morressem no dia seguinte, já não era nada com ele.

 

Já agora, quais são as marcas de testes que usam??

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Eu uso os testes da Tetra.

No entanto, mais importante que a marcar é o modelo. Ou seja, existe testes em tiras (pequenos papeis que depois de introduzidos dentro de agua, mudam de cor) e existe teste de gotas (frascos com liquidos quimicos para misturar na agua e que mudam de cor).

 

Eu aconselho os testes de gotas porque são mais exactos.

 

Existe neste forum topicos com comparativos de testes. Ou pelo menos havia.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não batam mais no "funcionário do jumbo" LOL. Já montei alguns aquários com aceleradores biológicos e até hoje não me morreram peixes, enfim... Ter níveis de nitritos nunca superiores a 0,05/0,1 durante esse "1 mês" de ciclo se calhar deve significar que é realmente uma valente treta esses produtos, cada um com a sua, digo eu. Ah, e tenhoo aqui um platy mickey que já vai no terceiro aquário e ao fim de 48 horas já lá estava dentro nos 3, e pelo que parece o animal está quase morto LOL. Quanto a lojas existem para todos os gostos, mas também existem as que gostam de animais, sem dúvida quanto a isso.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, só um aparte, eu não sou "funcionário do jumbo". :)

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.