Equipamento para Aquario de 120L


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a recuperar um aquario, que estava parado há cerca de 10 anos.

 

É um aquario de aprox 120 litros (100x40x30).

 

É de agua quente e doce.

 

Parte do material, ainda consegui aproveitar:

-> Bomba de Ar OTTO Air Pump SA-8500

-> Termostato Tetra T100, 100w

 

Agradecia agora algumas dicas para a escolha de:

-> Iluminação

-> Filtro

-> Algo mais necessario?

 

Obrigado,

Tat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo

 

Iluminação:

 

Densamente plantado? Ou plantas mais delicadas e exigentes.

Pelo menos um rácio de mais de 0,8 watts por litro senão mesmo 1 watt por litro.

Repara que isto são apenas linhas orientadoras e existem excepções.

 

Quanto mais exigente for a iluminação mais cara te sairá. Se optares por construir, fica-te mais barato. Cuidado com a qualidade do material, porque `as vezes o barato sai caro.

 

Filtragem:

 

O filtro externo e´ sempre uma boa escolha não so´ pela sua manutenção facilitada (não tens que andar a meter as mãos no aquário) pela quantidade de filtração que podes fazer (la~ , bioballs, cerâmica, etc)

 

Outros:

Um substrato e´ sempre recomendável se estamos a falar de plantas.

 

Testes (os básicos) para saberes qual a composição da tua água e depois saberes que peixes poderás lá colocar, bem como saberes como esta´ a qualidade da água.

 

 

 

 

 

Nota: desculpem a qualidade do texto mas hoje o pc teima em não me escrever os acentos e tenho de estar a escrever as respostas no Word para correcção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Não vou ter plantas no aquario. Quero diminuir a necessidade de manutenção.

Aconselham algum equipamento de luz em particular? Quais as caracteristicas necessarias? Que marcas e onde comprar?

 

Relativamente ao filtro externo, agradecia também indicação de caracteristicas e modelos recomendados.

 

Obrigado

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem plantas qualquer iluminação que dê para observar os peixes serve.

 

Filtro dependerá sempre da fauna (quantidade e diversidade) que irá ser colocada. Mas aponta para 5X a litragem do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

para comprar o material aconselho os patrocinadores deste forum (estão em baixo, no fim do forum).

 

Marcas:

filtro externo: Eheim 2215 ou 2213 ou equivalente

 

iluminação: como não vais ter plantas, qualquer luz que dê para ver os peixes serve.

Caracteristicas: cascilhos estanque, com ligação "terra", calha fechada, lampada barata. (por exemplo calha Lifetech 1x30w)

 

Outro produtos necessário:

papel de fundo (para colar na traseira do aqua, para não se ver a parede)

testes: Ph, Nitratos

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

para comprar o material aconselho os patrocinadores deste forum (estão em baixo, no fim do forum).

 

Marcas:

filtro externo: Eheim 2215 ou 2213 ou equivalente

 

iluminação: como não vais ter plantas, qualquer luz que dê para ver os peixes serve.

Caracteristicas: cascilhos estanque, com ligação "terra", calha fechada, lampada barata. (por exemplo calha Lifetech 1x30w)

 

Outro produtos necessário:

papel de fundo (para colar na traseira do aqua, para não se ver a parede)

testes: Ph, Nitratos

 

Obrigado, em principio irei para o Eheim 2213. Parece-me uma boa opção.

Relativamente á iluminação ainda estou a ver.

 

 

Relativamente ao aquario em si, tal como tinha dito, é um aquario que esteve parado uns 10 anos . Antes disso, usei-o durante uns 4/5 anos.

Estive a lava-lo, mas infelizmente, nao estou a conseguir tirar boa parte das manchas, e de algum calcario acumulado. Existe algum produto miraculoso, para este tipo de situações?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, em principio irei para o Eheim 2213. Parece-me uma boa opção.

Relativamente á iluminação ainda estou a ver.

 

 

Relativamente ao aquario em si, tal como tinha dito, é um aquario que esteve parado uns 10 anos . Antes disso, usei-o durante uns 4/5 anos.

Estive a lava-lo, mas infelizmente, nao estou a conseguir tirar boa parte das manchas, e de algum calcario acumulado. Existe algum produto miraculoso, para este tipo de situações?

 

Boas,

 

 

Para tirares esse calcário convém usares um ácido, mas que não prejudique os peixes (pois depois se o lavares podes não conseguir tirar os resíduos todos e é uma chatice), eu costumo tirar o calcário da seguinte maneira:

 

Espremo algum sumo de limão para um copo ou taça, depois com uma daquelas esponjas de casa de banho que tem a parte áspera (uma nova, para te certificares que nunca levou químicos, existem umas que não riscam o vidro ou superfícies delicadas e essa indicação está sempre indicada na embalagem) embebo-a ligeiramente (pois não quero que cai-a uma grande quantidade de sumo na água), e vou esfregando o calcário. Ás vezes também corto um limão ao meio e esfrego mesmo assim no calcário e depois uso a esponja.

 

Como o teu calcário deve estar mesmo bem incrustado e não tens água no aquário (espero eu), podes mesmo embeber (enche-la mesmo de sumo de limão) a esponja no sumo e depois esfregar. (não vai sair logo á primeira passagem nem coisa que se parece se for uma camada bem grossa, mas começas logo a ver que a camada está a ficar menor)

 

 

Também já ouvi falar de pessoas, que usam vinagre quente. Eu nunca experimentei, também devido ao cheiro que aqui deve deixar.

 

 

Cumps, Rafael Silva.

 

 

PS:

Depois diz se resolveste o teu problema.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

como tens o aqua parado à muito tempo, aconselho-te a fazer um teste de estanquecidade.

 

enche o aqua completamente durante uma semana, se ele não partir nem tiver fugas, está bom.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Para tirares esse calcário convém usares um ácido, mas que não prejudique os peixes (pois depois se o lavares podes não conseguir tirar os resíduos todos e é uma chatice), eu costumo tirar o calcário da seguinte maneira:

 

Espremo algum sumo de limão para um copo ou taça, depois com uma daquelas esponjas de casa de banho que tem a parte áspera (uma nova, para te certificares que nunca levou químicos, existem umas que não riscam o vidro ou superfícies delicadas e essa indicação está sempre indicada na embalagem) embebo-a ligeiramente (pois não quero que cai-a uma grande quantidade de sumo na água), e vou esfregando o calcário. Ás vezes também corto um limão ao meio e esfrego mesmo assim no calcário e depois uso a esponja.

 

Como o teu calcário deve estar mesmo bem incrustado e não tens água no aquário (espero eu), podes mesmo embeber (enche-la mesmo de sumo de limão) a esponja no sumo e depois esfregar. (não vai sair logo á primeira passagem nem coisa que se parece se for uma camada bem grossa, mas começas logo a ver que a camada está a ficar menor)

 

 

Também já ouvi falar de pessoas, que usam vinagre quente. Eu nunca experimentei, também devido ao cheiro que aqui deve deixar.

 

 

Cumps, Rafael Silva.

 

 

PS:

Depois diz se resolveste o teu problema.

 

 

Boas,

 

Experimentei o vinagre quente. Funciona para tirar aquele calcario mais "grosso". Tira também uma outra mancha de sujidade mais acentuada.

 

No entanto, o manchado nao desaparece. Fartei-me de esfregar, mas o aspecto manchado não parece desaparecer. Estou a ficar sem ideias....

Se alguém se lembrar de um outro produto agradeço.

 

Nota: O aquario está sem peixes, claro :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.