tópico/diário Criação de Mikrogeophagus ramirezi


ricardinhorl

Recommended Posts

Boas!

Venho aqui criar este tópico/diário

Para tirar umas dúvidas para mim e para facilitar informação também a quem anda a tentar a reprodução desta espécie.

 

13-09-10

Neste momento tinha cerca de 30 e tal alevins que estão dentro de uma maternidade que tem uma pedra de ar(para circular a agua e criar oxigénio) e um pouco de musgo

Essa maternidade esta dentro de um aquário plantado(foi onde eles nasceram)

Dei 3x ao dia a comida liquida da jbl(1/2 gotas) juntamente com micro vermes de aveia.

 

14-09-10

Dei 3x ao dia a comida liquida da jbl(1/2 gotas) juntamente com micro vermes de aveia.

 

15-09-10

Faz hoje 3 dias que começaram a nadar e apanhei-os e meti eles na maternidade, ao passar destes dias já perdi uns 13 +/-

E ao desde os primeiros dias dei 3x ao dia a comida liquida da jbl(1/2 gotas) juntamente com micro vermes de aveia.

Também fiz uma tpa de 5L no aquário plantado de 54l onde esta a maternidade com os alevins

E hoje em relação a comida, ao 3º dia fiz ao contrario dei comida da jbl(1/2 gotas) 3x ao dia e nauplios de artémia 1x

Nota importante deste dia: já consegui ver eles com a barriguinha cor de laranja, só não sei se foi por ter dado nauplios de artémia

 

Duvidas e questões para quem anda nisto:

 

Será possível eles começarem a nadar e comer logo micro vermes de aveia e nauplios de artémia?

É que neste 3 dias so os vi a picar a comer mesmo não…

 

É normal eles na grande maioria do tempo passarem o na tona de agua?

É que os meus alevins na maioria passam a vida na zona da tona da agua e so uns 2/3 é que andam no fundo a picar…

 

Por hj é tudo espero ter respostas as duvidas e amanha digo qualquer coisa.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

16-09-10

Bem tive mais umas baixas, isto tudo me leva a crer que a grande causa é na alimentação! Ou comida a mais ou a menos!

O que me leva a crer é que a única comida que conseguem comer é a comida líquida! Artemia e Microvermes ainda são demasiado grandes para eles…

Vou continuar a fazer as 3x da comida da jbl liquida mas de maneira a que eles consigam aproveitar

 

Nota importante dia: Neste momento tenho parai uns 5/6 alevins, esses mesmo também já se nota uma diferença que aumentou ligeiramente(ate já csg ver a boca!) esses uns 5/6 alevins quando dou comer ficam com a barriga cor de laraja e já os vi também a fazer detritos, penso ser o bom sinal!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo.

 

Desde ja obrigado pela iniciativa de detalhares todo o processo para os membros ficarem com uma ideia de como se passa.

Assim que comecei a ler o topico, vi logo um problema que te pode estragar o projecto por completo.

Os alevinos nao podem ser mantidos em maternidade, mesmo que ponhas uma bomba de ar, a falta de circulacao de agua e a pouquissima quantidade de agua vai te matar os recem nascidos. O Ricardo Silva, ja tinha descrito a experiencia dele com esse metodo, e foi um desastre. Os ovos precisam da Mae, e embora o alevinos se possam safar sem ela (desconhecendo o que ela lhes ensina nos passeios que dao quando juntos), nao se safam em 0.5L de agua. Mesmo que troques a agua da maternidade diariamente, qualquer xixi ou coco pode intoxicar o cardume em tao pouca agua.

O melhor a fazer seria deixa-los com a mae, e tirar so o pai. Se corre mal com ela, deixa correr mal que na proxima vez corre melhor, eles aprendem a melhorar.

Os meus alevinos estao com os Pais num aquario de 45Litros, ja vao com 10 dias de idade e os numeros tendem a nao descer, conto cerca de 15. Tive sorte, pois resultou na segunda tentativa e so ao fim de 4 meses como sabes melhor que ninguem, sempre com processo natural, nunca meti uma mao dentro do aquario. Cuida dos teus animais como um cao ou um gato dotados de alguma razao/raciocinio, estes tambem aprendem com os erros e mostram sinais de sentimentos proprios, ja que o Pai, so intervem quando EU me aproximo do aquario. Aproximando-se do vidro, colocando-se entre mim e a Prol.

 

Boa Sorte

Cumprts

Jdias

 

PS. Se estao separados ha alguns dias, nao os juntes agora. Pois provavelmente serao vistos como filhos de outros e comidos sem demora.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites spaar e obrigado!

Como é uma criação ainda com pouca informação e de uma dificuldade mais elevada, decidi criar um tópico destes.

 

Em relação a maternidade acredito seriamente no que dizes, poderá ser também uma razão pela perda deles!

Apesar da maternidade ate ser arejada dos lados e com a pedra difusora a fazer também circulação e oxigenação! Sem falar que por exemplo o André silvestre também fazia numa maternidade e teve sucesso!

 

O que me levou também a fazer na maternidade foi para facilitar na alimentação a eles e para não serem comidos pelos pais, e a uns tempos tentei só com o pai e ate na altura duraram 15 dias! Só que pelo que me parecia tinham dificuldades em comerem devido ao tapete de e.parvula e acabavam por morrer…(nunca foram comidos pelo pai!)

 

Mas o que eu quero é sem os cuidados pelos pais, parece ter uma maior taxa de sucesso.

Em relação ao parâmetros da agua é 6.4/7.0 e temperatura a 28º(o verão é tramado)

Nitratos esta a 10ml que também poderá ser a causa das mortes!

 

O que consegui perceber hoje com a lupa é que eles comem mesmo a comida liquida, e pelos vistos, microvermes e artemia nas primeiras semanas é para esquecer se calhar so com duas semanas de vida é que começam a comer.

São 4 os sobreviventes.

 

Mas spaar, também tens alevins de ramirezis? É que Tinha ideia que nos teus tópicos era apistos…

É que nos apistos a mãe cuida melhor que o pai, já nos ramirezis é ao contrário! quem cuida da prol é o pai!

 

 

Amanha já dou mais noticias!

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

17/09/10 Os 4 alevins cá andam, hoje por falta de tempo dei 2 x comida liquida jbl… 2/3 gotas,

Espero em breve meter fotos mas esta difícil!Já se nota mesmo a boca quando estão a comer!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo.

 

Boas noites spaar e obrigado!

Como é uma criação ainda com pouca informação e de uma dificuldade mais elevada, decidi criar um tópico destes.

 

Em relação a maternidade acredito seriamente no que dizes, poderá ser também uma razão pela perda deles!

Apesar da maternidade ate ser arejada dos lados e com a pedra difusora a fazer também circulação e oxigenação! Sem falar que por exemplo o André silvestre também fazia numa maternidade e teve sucesso!

Talvez uma maternidade em rede permita que a água circule ao mesmo tempo que impossibilita que os pais os comam. Teve sucesso numa maternidade, com ciclideos? quantos sobreviveram?

 

Mas o que eu quero é sem os cuidados pelos pais, parece ter uma maior taxa de sucesso.

Em relação ao parâmetros da agua é 6.4/7.0 e temperatura a 28º(o verão é tramado)

Nitratos esta a 10ml que também poderá ser a causa das mortes!

Se o parente encarregue pela prol se sentir ameaçado, e dada a situacão enclausurada a que está sujeito, instintivamente comerá os alevinos. Na minha opiniao, o melhor caminho passa por interferir o minimo possiveol e deixá-los aprender a melhorar. São ciclideos, e devem ser tratados como tal.

Amigo, a temperatura a mantenho os meus está sempre perto dos 29Cº, é sabido que a estas temp. os parasitas não proliferam e dificilmente sobrevivem.

Nitratos a 10, não é grave mas pode dificultar, já pensaste em comprar agua de Osmose?

Boa Sorte nisso.

Abraço

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18/09/10

 

Boas!

 

Bem spaar, pormenores da maternidade não sei, nem sei qual a taxa de sucesso dele…

Resolvi a situação de outra maneira, como tinha aqui em casa um aquário com as medidas de 35x30x30 e um filtro de esponja optei por passar eles para lá com a mesma agua do aquário de onde estavam, e com bocados de musgo. Ficou a mesma temperatura. Assim esta a facilitar as tpa´s e a vida deles (e tpa de pouca quantidade e se calhar dia sim/ dia não, o quer achas?)

 

Vamos lá ver daqui para a frente devia ter feito isso desde o inicio mas vamos lá ver no que vai dar…

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ricardinhorl, eu tenho mantido alguns alevins ciclideos (cacatuoides) em maternidades sem problemas, não são ramirezi mas penso que seja semelhante, tenho ideia que os progenitores são importantes para a eclosão dos ovos e nos primeiros dias após isso os pequenos aguentam bem sozinhos, no meu caso retiro-os da mãe ás 2 semanas que coincide com a perda de interesse dela em relação aos alevins, das vezes que não os retirei da mãe morreram todos. Neste momento tenho 2 maternidades no aqua uma com um de 7 semanas e outra com 5 de 2 semanas e meia da penúltima postura e mais 2 ou 3 escondidos nas zonas mais densas do aqua (não se deixam apanhar) a alimentação tem sido exclusivamente Artemia recém eclodida(para estes últimos) desde o 1º dia em que aparecem.

Boa sorte com os teus rams.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ricardinhorl, eu tenho mantido alguns alevins ciclideos (cacatuoides) em maternidades sem problemas, não são ramirezi mas penso que seja semelhante, tenho ideia que os progenitores são importantes para a eclosão dos ovos e nos primeiros dias após isso os pequenos aguentam bem sozinhos, no meu caso retiro-os da mãe ás 2 semanas que coincide com a perda de interesse dela em relação aos alevins, das vezes que não os retirei da mãe morreram todos. Neste momento tenho 2 maternidades no aqua uma com um de 7 semanas e outra com 5 de 2 semanas e meia da penúltima postura e mais 2 ou 3 escondidos nas zonas mais densas do aqua (não se deixam apanhar) a alimentação tem sido exclusivamente Artemia recém eclodida(para estes últimos) desde o 1º dia em que aparecem.

Boa sorte com os teus rams.

 

Ola nautilex.

Tanto quanto sei, os filhotes podem ser separados da Mae passado 1 mês de começarem a nadar, que é quando esta começa a demonstrar menos intresse na sua protecção. O Teu testemunho é muito intressante e tenho pena que não partilhes melhor as tuas experiências comnosco nos teu tópico. Conta lá isso melhor, da vezes que não os separaste ao fim de quanto tempo ela os comeu? será que se sentiu ameaçada? e como sabes se foram comidos e não morreram ?

Como são as maternidades que usas, que água usas e como controlas os seus paramêtros?

 

Obrigado

Abraço

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola nautilex.

Tanto quanto sei, os filhotes podem ser separados da Mae passado 1 mês de começarem a nadar, que é quando esta começa a demonstrar menos intresse na sua protecção. O Teu testemunho é muito intressante e tenho pena que não partilhes melhor as tuas experiências comnosco nos teu tópico. Conta lá isso melhor, da vezes que não os separaste ao fim de quanto tempo ela os comeu? será que se sentiu ameaçada? e como sabes se foram comidos e não morreram ?

Como são as maternidades que usas, que água usas e como controlas os seus paramêtros?

 

Obrigado

Abraço

Jose.Dias

 

 

Boas Spaar, a mãe nunca os comeu, simplesmente vai perdendo o interesse neles à medida que o nº dos mesmos vai diminuindo e eles vão ficando espalhados pelo aqua, noto também que os pequenos vão ficando mais desconfiados com ela e não se deixam apanhar, das vezes que não interferi na 1ª e na 3ª postura ao fim de +- 1 semana e meia tinha um pequeno grupo 3 ou 4 que ela continuava a dar assistência embora de uma forma mais leve e alguns espalhados pelo aquário (os tais desconfiados) que acabavam por desaparecer. Quando interferi na 2ª e 4ª postura, retirei os alevins ao fim da semana e meia coloquei-os na maternidade onde podia controlar melhor a alimentação. Da 1ª vez consegui apanhar 4 e alimentei-os com o Nobil Fluid da JBL, só consegui 1 sobrevivente. Desta ultima vez apanhei 5 estou a alimenta-los com a Artémia recém eclodida 3 ou 4 vezes ao dia e crescem a olhos vistos.

Fica aqui uns pics para veres o tipo de maternidade.

 

Aqui o puto mas velho

 

29218548.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Os 5 gordos

 

63676558.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

e por fim para teres uma ideia de como os tenho no aqua

 

80031709.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Em relação aos parâmetros da agua dentro da maternidade nunca fiz um controle especifico penso que serão os mesmos da agua do aqua, apenas limpo as mesmas de 3 em 3 dias.

Só mais 2 apartes a fêmea assim que se vê sem a referencia dos pequenos passado 1 ou 2 dias faz uma nova postura.

Nos pequenos é engraçado observar que comportamentos territoriais e feitios marcadas desde muito cedo.

 

ricardinhorl desculpa estar a usar este tópico com isto bem sei que não são Rams mas pode ser que algumas destas situações também se apliquem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl!

 

Nautilex É sempre bom partilhar as tuas experiencias, ainda por cima com fotos! Obrigado, quanto mais informação melhor!

Em relação a alimentação só posso discordar ou acrescentar um factor muito importante!

Os Alevins cacatuoides ao fim da 1 semana ou mesmo na primeira semana já conseguem comer Artémia recém eclodida! Ou microvermes…

Os Alevins Ramirezi não conseguem comer, só comida liquida! São sempre ligeiramente mais pequenos que os alevins cacatuoides.

Boas sorte para os teus também, é incrível como em duas semanas os cacatuoides ficam desse tamanho.

 

19-09-10

Estão no cubo a umas boas horas!

Estão todos bem, 2/3 gotas de comida liquida 3x dia!

Amanha já faço uma tpa!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom malta, Esta aqui um topico muito intressante da familia Cichlidae.

Obrigado aos Dois, e aqui deixo a minha contribuicao dos Apistogramma Agassizi que consegui recentemente, com fotos tiradas hoje.

dscf2371.jpg

 

dscf2365bu.jpg

 

Obrigado

Cumprts

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl!

É sempre bom termos e relacionarmos estas experiencias com ciclideos anões!

Parabéns pelos teus exemplares também Spaar, boas fotos! Essas folhas são aquelas da amendoeira da índia?

 

20/09/10

Estão todos bem, sempre de um lado para o otro a picar... 2/3 gotas de comida liquida 3x dia!

E uma tpa de 1L(foi reposta a conta-gotas)

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mais uns novos updates!

26/09/10

Tenho boas e más noticias, se calhar começo pelas más lol, infelizmente perdi dois alevinos porque tiveram a infeliz ideia de entrar no filtro de esponja(tenho que arranjar um melhor! Os orifícios da esponja deste filtro eram do mesmo tamanho que eles e aconteceu e eles como são curiosos…)

 

As boas noticias é que ainda tenho um alevino e com 2 semanas(14 dias) record lool

Tpa de 2l dia sim/dia não e 2/3x de comida liquida e micro vermes

 

No aquário do casalito ouve uma nova postura e mais uns 6/ 7 dias e já tenho mais!

No aquário onde tenho o casal de cacatuoides, também tenho alevins com 2 dias e na maternidade… ainda não tive tempo para os contar! Comecei a dar comida liquida 2x por dia e um pouco de micro vermes.

 

Nautilex, tu nas tuas maternidades onde tens eles não tens uma pedra a oxigenar?

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nautilex, tu nas tuas maternidades onde tens eles não tens uma pedra a oxigenar?

 

 

Boas ricardinhorl,

não coloco oxigenador na maternidade, como fica à superfície e perto da saída do filtro há sempre movimento/renovação de agua.

A ver se esse Ram escapa.

Os meus Cacatuoides estão imparáveis, tenho 2 maternidades com peixes de posturas diferentes e mais uma nova prol cerca de 40/50 com 3 dias a nadar no fundo do aqua.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardinhorl,

não coloco oxigenador na maternidade, como fica à superfície e perto da saída do filtro há sempre movimento/renovação de agua.

A ver se esse Ram escapa.

Os meus Cacatuoides estão imparáveis, tenho 2 maternidades com peixes de posturas diferentes e mais uma nova prol cerca de 40/50 com 3 dias a nadar no fundo do aqua.

Cumps

 

Boas!

Nautilex, mal eles começaram a nadar deste logo comida para cima deles?

Eu pelo menos experimentei em dar microvermes e parece que começaram logo a comer.

Eles já contam com 3 dias de vida

Em relação ao ram, esta de dia para dia a crescer mas pelos vistos vai demorar… é dar tempo ao tempo!

27-09-10

Microvermes 2 x e uma gota de comida liquida.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Nautilex, mal eles começaram a nadar deste logo comida para cima deles?

Eu pelo menos experimentei em dar microvermes e parece que começaram logo a comer.

Eles já contam com 3 dias de vida

 

 

Boas,

ao fim de uns momentos fora da toca foi logo a primeira dose de alimento, desta vez improvisei uma ementa especial, juntei numa seringa Artémia recém eclodida viva 2 gotas de fluido da JBL e desfiz uns grãos da ração dos adultos, ficou uma solução aquosa com muitas partículas em suspenção, eles parece que apreciaram. Se eles vierem para a frente do aqua ainda coloco aqui uma foto.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Aqui venho com umas fotos dos apistos já com 4 dias(desculpa pela qualidade foi tirado pelo telemóvel…)

 

Imagem0774.jpg

Imagem0775.jpg

 

hoje foi um pouco de artemia para cima

 

em relação aos ram´s esta foto diz tudo heeh:

Imagem0770.jpg

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardinorl, nova postura é esperar que ecluda e comida para cima. Quanto aos apistos quando tiverem idade temos de trocar uns. Ficam aqui uns pics das ninhadas que tenho em crescimento.

 

Os mais novos

1000855i.jpg

 

Aqui em mair e de barriga cheia

10008552.jpg

 

Os do meio, os cinco fantasticos

1000837q.jpg

 

O mais velho, já está a ficar demasiado grande para o espaço da maternidade

1000834z.jpg

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Boas pic ai dos teus apistos hehhe barriguinha cheia, os 5 fantasticos já tem quanto tempo?

Ya podes crer temos que fazer umas trocas! biggrin

E vamos lá então as novidades! ;)

30/09/10

Os alevins da 2ºpostura começaram hoje a nadar(são bastantes mesmo, talvez a maior ate agora!)

O Ram lá anda no cubo também

E os apistos também, ate agora não houve baixas e já la vai 6 dias.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

01/10/10

 

Tive as primeiras baixas dos alevins de cacatoides, penso que foi por excesso de comida(artemia recem ecolodida…) calculei mal… vou continuar a apostar nos microvemes por enquanto… banana rock

Já lá vai uma semanita vamos lá ver…

Da próxima postura que houver vão todos para o cubo 35-30-30, é muito mais fácil para manutenção e espaço para os alevins sem falar que hoje comprei um bom filtro de esponja da marca eheim!

Hoje também apanhei uns alevins rams da 2º postura e meti na maternidade que tinha aqui vamos lá ver…

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Então vamos lá ao ponto da situação:

 

O ram já lá leva 29 dias!

Tpa´s dia sim dia não, e artemia reçem eclodida e microvermes para cima dele.

(ainda não consegui tirar uma foto de jeito, ele foge sempre lol!)

 

Em relação aos cacatoides tenho 3 na maternidade com +/- 16/17 dias

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho partilhar a minha exp. na reprodução de apistos, neste caso Viejita! Segundo o criador (Paulo - DiscuCentro um tipo impecavel......) ensinou-me que para criar qualquer tipo de Apisto, é necessario nos primeiros 4 a 5 dias apenas musgo Java, só apartir dai é que se começa a dar comida viva.

 

A partilha de informação que tem feito comigo, tem resultado em ter num aqua de criação cerca de 50 alevins da especie que acima mencionei!

 

Não noto qualquer morte e já lá vão cerca de 15 dias que nasceram.

 

Se precisares de partilha de informação apita!

 

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais