tópico/diário Criação de Mikrogeophagus ramirezi


ricardinhorl

Recommended Posts

Olá a todos!!

Para não abrir um tópico só para esclarecer uma duvida resolvi escrever aqui, já que se trata do mesmo assunto.

O meu casal de ramirezis para espanto meu(é que a femea ainda é pequenina ainda não deve ter 4cms) acabou de fazer uma postura, nem pôs muitos ovos a volta de 20 ou 30, mas meteram-nos no pior sitio do aquario, por baixo do meu filtro interno, tenho medo se algum avelin decidir nada até lá e ser sugado :S

Qual será a melhor opcção retirar o filtro? Meter alguma protecção a volta do filtro? Ou apenas tirar os ovos

 

Cumprimentos, André Mira

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos cmmt´s ppl

 

Olá a todos!!

Para não abrir um tópico só para esclarecer uma duvida resolvi escrever aqui, já que se trata do mesmo assunto.

O meu casal de ramirezis para espanto meu(é que a femea ainda é pequenina ainda não deve ter 4cms) acabou de fazer uma postura, nem pôs muitos ovos a volta de 20 ou 30, mas meteram-nos no pior sitio do aquario, por baixo do meu filtro interno, tenho medo se algum avelin decidir nada até lá e ser sugado :S

Qual será a melhor opcção retirar o filtro? Meter alguma protecção a volta do filtro? Ou apenas tirar os ovos

 

Cumprimentos, André Mira

 

boas se conseguires meter uma protecção no filtro era o melhor penso eu e deixares andar porque ainda é das 1º´s posturas...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se conseguires meter uma protecção no filtro era o melhor penso eu e deixares andar porque ainda é das 1º´s posturas...

 

Obrigado pelo ajuda, mas a postura correu mal, o casal começou a comer os ovos, tirei alguns e meti-os na maternidade, agora só espero que se safem.

Boa sorte com os teu pequenos!

 

Cumpimentos, André

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! obrigado

 

Das lhes tempo AndreMira, se tiveres possibilidade arranjas um filtro cascata ou externo que é melhor para a sua manutenção.

Em relação aos ovos que apanhas te boa sorte! A ver se isso vinga!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo ajuda, mas a postura correu mal, o casal começou a comer os ovos, tirei alguns e meti-os na maternidade, agora só espero que se safem.

Boa sorte com os teu pequenos!

 

Cumpimentos, André

 

Viva pessoal.

 

Convem que o Casal nao se sinta ameacado durante a fase larval, evitar aproximacoes ao aquario, muito menos introduzir objectos ou maos..

Se o casal come os ovos so pode significar que se sentiram ameacados ou Falta de experiencia em posturas, de forma geral nunca corre bem na primeira vez, mas evita ao maximo aproximar-te do aquario no arranque do processo.

Boa continuacao

 

Cumptrs

Jose.Dias

 

Edit- Se a femea colocou os ovos nesse local, talvez devas pensar em lhe oferecer outro melhor, ainda que seja pouco aconselhavel alterar o Layout e provocar nova adaptacao do Casal ao meio.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Convem que o Casal nao se sinta ameacado durante a fase larval, evitar aproximacoes ao aquario, muito menos introduzir objectos ou maos..

Se o casal come os ovos so pode significar que se sentiram ameacados ou Falta de experiencia em posturas, de forma geral nunca corre bem na primeira vez, mas evita ao maximo aproximar-te do aquario no arranque do processo.

Boa continuacao

 

Cumptrs

Jose.Dias

 

Edit- Se a femea colocou os ovos nesse local, talvez devas pensar em lhe oferecer outro melhor, ainda que seja pouco aconselhavel alterar o Layout e provocar nova adaptacao do Casal ao meio.

 

O casal durante o tempo em que teve a postura eu nao mexi no aquario e estiveram sempre sozinhos no aquario, até quando vi a femea e o macho a limpar o local apressei-me para tirar logo as duas ampularias que andavam para lá.

 

Mas agora tenho umas quantas anubias noutro lado do aquario onde nao tem equipamento nenhum, as plantas propocionam uma especia que gruta, espero que eles prefiram esse local agora do que ao pé das cabombas.

 

Quanto aos ovos na maternidade, cometi um erro gravissimo por falta de atencão, do qual me arrependo bastante, no dia em que meti os ovos na maternidade, vlotei a meter as ampularias no aquario, como os ramirezi ja nao guardavam os ovos, pensava que ja não havia problema. Meti uma tampa em cima da maternidade, para as ampularias nao entrarem lá e comerem me os ovos. Mas no dia seguinte vejo a tampa da maternidade no fundo do aquario e uma das ampularias dentro da maternidade....nem tinha acreditado que tinha perdido os ovos dos meus ramirezis desta forma :D

 

Uma pessoa aprende com os erros, espero que da proxima não seja assim.

Obrigado por me terem aconselhado Spaar e ricardinhorl.

Cumprimentos

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O casal durante o tempo em que teve a postura eu nao mexi no aquario e estiveram sempre sozinhos no aquario, até quando vi a femea e o macho a limpar o local apressei-me para tirar logo as duas ampularias que andavam para lá.

 

Mas agora tenho umas quantas anubias noutro lado do aquario onde nao tem equipamento nenhum, as plantas propocionam uma especia que gruta, espero que eles prefiram esse local agora do que ao pé das cabombas.

 

Quanto aos ovos na maternidade, cometi um erro gravissimo por falta de atencão, do qual me arrependo bastante, no dia em que meti os ovos na maternidade, vlotei a meter as ampularias no aquario, como os ramirezi ja nao guardavam os ovos, pensava que ja não havia problema. Meti uma tampa em cima da maternidade, para as ampularias nao entrarem lá e comerem me os ovos. Mas no dia seguinte vejo a tampa da maternidade no fundo do aquario e uma das ampularias dentro da maternidade....nem tinha acreditado que tinha perdido os ovos dos meus ramirezis desta forma ;)

 

Uma pessoa aprende com os erros, espero que da proxima não seja assim.

Obrigado por me terem aconselhado Spaar e ricardinhorl.

Cumprimentos

 

Boas andre!

Se tiveres oportunidade de meter uma pedra lisa junto ao termóstato e com plantas para ficar escondido era bom e não te preocupes que vais ter mais posturas

Boa sorte!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trago boas e más noticias

As boas é que o meu casal está neste momento, passado uma semana e um dia, a fazer a sua 2º postura, mas o pior é que apesar, de eu ter feito mudanças no aquario para oi ramirezis meterem me os ovos noutro local, eles voltaram a meter por baixo do filtro. O pior é que encomendei um filtro de esponja, e só chega por volta de 2 dias....

Será de deixo os ovos com os ramirezis sem intreferençias?( penso que será melhor mesmo não mexer neles).

Ou mudo o fitro quando o de esponja chegar? Tenho receio que eles entrem em stress, com a mudança e comam os ovos...

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andre!

Deixa essa postura por conta deles, evitas o stress. Não te preocupes que eles acabam por mudar os ovos de sítio.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sim é melhor não mexeres mesmo e como te disse eles podem mudar varias vezes de sitio.

 

Bem um update 20/10/10:

38 dias de vida, já perdeu o medo e adora artemia reçem eclodida lol

 

É realmente espectacular acompanhar o crescimento desta espécie, depois de ter varias tentativas sem resultados mas o importante é nunca desistir! help

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus rams vao fazendo posturas mas sem nenhuns resultados....

Mas ainda bem que ontem quando fizeram a postura ja mudaram de sitio, ja nao meteram os ovos debaixo do filtro, mas sim no meio do aquario em cima que uma pedra que esta tapada por uma anubia barteri nana.

Não tenho mexido no aquario quando eles tem as posturas, mas eles acabam sempre por comer os ovos, espero que seja por falta de experiencia.

 

Só espero que com a mudança de sitio esta postura(3ºpostura) consiga se safar, se não conseguir, tenho de ter paciencia e continuar a espera de bons resultados.

 

Continua a actualizar aqui o topico com os teus rams, é uma inspiraçao vir aqui e ver o quao magnifico é conseguir ver os pequenos a crescer.

 

Obrigado por toda a tua ajuda e boa sorte com os rams.

PS:(A femea ramirezi está a por ovos 7 em 7 dias)

 

Cumprimentos,

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl!

 

Andre obrigado é sempre bom saber que este tipo de tópicos ajudam e são uma fonte de inspiração.

e com calma que isso vai ao sitio!

Aqui vai mais uma actualização 01-11-10 (50 dias):

 

 

DSCF2588.JPG

 

DSCF2598.JPG

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho partilhar a minha exp. na reprodução de apistos, neste caso Viejita! Segundo o criador (Paulo - DiscuCentro um tipo impecavel......) ensinou-me que para criar qualquer tipo de Apisto, é necessario nos primeiros 4 a 5 dias apenas musgo Java, só apartir dai é que se começa a dar comida viva.

 

A partilha de informação que tem feito comigo, tem resultado em ter num aqua de criação cerca de 50 alevins da especie que acima mencionei!

 

Não noto qualquer morte e já lá vão cerca de 15 dias que nasceram.

 

Se precisares de partilha de informação apita!

 

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

 

 

então seria botar, o musgo de java como? a planta do lado dos peixes como funciona? se tiver fotos só pra eu saber como por no meu :)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardinhorl, o puto Ram está espectacular, e os teus Cacatuoides nada?

eu neste momento tenho no aqua cacatuoides de 4 posturas diferentes. Ontem foi dia de TPA e fiz umas pics de uns que devem ter mais ou menos a idade do teu Ram, dizem que os apistos só são sexaveis aos 4 meses mas tenho aqui dois que com +- 2 meses já dá pra ver que são uns machinhos.(estes são aqueles 5 gordos que postei no inicio do teu tópico)

 

1000897n.jpg

 

1000901xl.jpg

 

1000899.jpg

 

1000900oj.jpg

 

Nota: desde +- um mês que já não estão nesta maternidade estão numa com muito mais espaço foram colocados aqui para a foto.

 

Continua o teu tópico e força nisso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

epa... tenho os meus Apistos, no caso viejita, no meu comunitário... e até terão uma postura tenho em conta o seu comportamento... mas tendo em conta este tópico vou definitivamente arranjar mais um aqua só para os colocar em reprodução! deve ser fascinante observar os pequenos em crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas!

 

Depois de estar afastado uns anos da reprodução voltei outra vez!

 

IMG_9357.JPG

 

video:

http://www.youtube.c...h?v=9UQ1SgLNrY8

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardinhorl, tive mais alguns projectos com alguns casais de apistogramas mas neste momento está parado, estou tentado em montar um biótopo num cubo de 40cm, vamos ver. O forum está cheio de bons projectos! cumps. rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais