Nano do Rocha


pjorgerocha

Recommended Posts

Olá a todos.

Depois da experiência com o nano de 20 litros chegou a altura da mudança para um aquario com mais alguns litros.

Deixo aqui o setup e algumas fotos tiradas ontem.

 

Setup:

Data da montagem - 28-08-2010

 

Aquario - 65x50x40 com coluna seca externa, tubo ladrão de 25mm e esgoto de 32mm

Sump - 60x30x40

Iluminação - Calha Blau com 4x24w

Circulação - Tunze 6025 + Hidor Koralia nano total circulação 3400 litros/Hora

Retorno - Bomba EHEIM Compact+ 3000 Caudal: 1500-3000L/h

Escumador - TMC V2 Skim 400 Protein Skimmer

Para aquarios até 400 litros 2400l/hr

Aquecimento - 2 Termoestatos Eheim 150w

Rocha morta - 10 Kilos

Rocha viva - 5 Kilos - 2 kilos estão no aquario e o resto está na sump

Areia - BIO-ACTIVE - SAMOA PINK areia viva - 9KG - Natures Ocean

 

 

Testes - 14-09-2010

Amónia - 0

Nitratos - 0

Fosfatos - 0

Ph - 8.4

Kh - 7

Silicatos - <0.1

Cálcio - 380

Magnésio - 1100

 

Fotos tiradas apenas com as actinicas ligadas

 

Pic_19244_1.jpg

 

 

 

Pic_19244_2.jpg

 

 

 

Pic_19244_3.jpg

 

 

 

Pic_19244_4.jpg

 

 

 

Pic_19244_5.jpg

 

 

 

Pic_19244_6.jpg

 

 

 

Pic_19244_7.jpg

 

 

 

Pic_19244_8.jpg

 

 

 

Pic_19244_9.jpg

 

 

 

Pic_19244_10.jpg

 

 

 

Pic_19244_11.jpg

 

 

Cumprimentos

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Paulo,

 

Gostei do upgrade. Está com um aspecto simples e limpo.

 

Olhando para o layout, não posso deixar de reparar ( e comentar ;) ) a pedra do lado esquerdo que colocaste na diagonal...

 

Uma vez que as duas rochas centrais estão todas chegadas para trás e bastante verticais, o que achas de usar a rocha da esquerda ( que até tem bastante volume) para fazeres um apontamento mais horizontal, proporcionando mais área para corais e tornando o layout um pouco mais tridimensional? Por exemplo, deixando a ponta que está virada para cima descair ao nível da areia, continuando a fazer comunicação com as de trás e apontando a ponta da frente para a quina do aquário... Mesmo que ficasse muito volume nessa posição, há sempre a opcção de trabalhar a pedra, partindo-a. A julgar pela forma e porosidade da mesma, ficarias com formas bastante naturais em ponto pequeno...

 

Fica a ideia.

 

De resto, 5*. Vai actualizando.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Gostei do upgrade. Está com um aspecto simples e limpo.

 

Olhando para o layout, não posso deixar de reparar ( e comentar ;) ) a pedra do lado esquerdo que colocaste na diagonal...

 

Uma vez que as duas rochas centrais estão todas chegadas para trás e bastante verticais, o que achas de usar a rocha da esquerda ( que até tem bastante volume) para fazeres um apontamento mais horizontal, proporcionando mais área para corais e tornando o layout um pouco mais tridimensional? Por exemplo, deixando a ponta que está virada para cima descair ao nível da areia, continuando a fazer comunicação com as de trás e apontando a ponta da frente para a quina do aquário... Mesmo que ficasse muito volume nessa posição, há sempre a opcção de trabalhar a pedra, partindo-a. A julgar pela forma e porosidade da mesma, ficarias com formas bastante naturais em ponto pequeno...

 

Fica a ideia.

 

De resto, 5*. Vai actualizando.

 

 

Abraço,

André

olá André

obrigado pelas tuas dicas, vou tentar fazer o que dizes para ver o resultado :thumbup3: .

as rochas que estão no fundo estão colocadas dessa maneira para tapar a tubagem que está na coluna seca, que eu estupidamente e depois de tanto planeamento me esqueci de tapar :transport027:

depois ponho aqui as fotos com a alteração do layout para veres o resultado.

mais uma vez agradeço-te os conselhos que me deste :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola a todos

Aqui vai mais uma actualização do aquario.

Afinal as algas que estão a embelezar o meu aquario :coradoeol são Dinoflagelados e são bem chatos de combater.

Mas com a ajuda do André Silvestre a quem eu mais uma vez agradeço yb677 elas têm vindo lentamente a morrer.

O que fiz foi desligar 2 lampadas e deixar apenas as actinicas ligadas, carvão activado e não fiz mais nenhuma Tpa, moderação na alimentação, deixei de dar comida congelada e apenas tenho dado flocos, espero que assim as algas consumam todos os nutrientes que estavam disponiveis. Mas continuo sem saber de onde surgio o problema.

Outra medida que vou tomar é a substituição de todas as lampadas por novas lampadas, como estas já têm 7 a 8 meses de uso pode ser uma das causas.

Não querendo alongar mais deixo aqui um video fresquinho feito ontem.

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo,

Podes ajudar a erradicar essas algas, aspirando-as. A diminuição de nutrientes leva a que as algas morram e exportem de novo esses nutrientes para a coluna de água. Se fores aspirando, as novas algas que forem aparecendo vão consumindo os nutrientes e têm que ser retiradas antes de mandarem de volta os nutrientes para a àgua. Assim, quando deixares de ter algas naturalmente, é porque tens a àgua estabilizada.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo,

Podes ajudar a erradicar essas algas, aspirando-as. A diminuição de nutrientes leva a que as algas morram e exportem de novo esses nutrientes para a coluna de água. Se fores aspirando, as novas algas que forem aparecendo vão consumindo os nutrientes e têm que ser retiradas antes de mandarem de volta os nutrientes para a àgua. Assim, quando deixares de ter algas naturalmente, é porque tens a àgua estabilizada.

Abraço,

Paulo

 

olá Octopus

apesar de não estar a efectuar TPAs tenho estado a tirar as algas com a ajuda de uma pinça e as que ficam em suspensão na coluna de água retiro com um camaroeiro.

obrigado pela tua atenção.

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá a todos

Depois da luta contra os dinoflagelados que tomavam conta do meu aquario, venho aqui deixar umas fotos de como está o aquario neste momento.

Espero os vossos comentários e opiniões.

 

Pic_19244_12.jpg

 

Pic_19244_13.jpg

 

Pic_19244_14.jpg

 

Pic_19244_15.jpg

 

Pic_19244_16.jpg

 

Pic_19244_17.jpg

 

Pic_19244_18.jpg

 

Pic_19244_19.jpg

 

Pic_19244_20.jpg

 

Pic_19244_21.jpg

 

Pic_19244_22.jpg

 

Pic_19244_23.jpg

 

Pic_19244_24.jpg

 

Pic_19244_25.jpg

 

Pic_19244_26.jpg

 

Pic_19244_27.jpg

 

Pic_19244_28.jpg

 

Pic_19244_29.jpg

 

Pic_19244_30.jpg

 

Pic_19244_31.jpg

 

Pic_19244_32.jpg

 

Pic_19244_33.jpg

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

 

O aquário esta com excelente aspecto parabéns..

 

Gosto particularmente dos zuanthus que tens, continua a mostrar coisas bonitas :thumbup3:

 

Olá Hugo

Agora o aquario está bem encaminhado, mas já esteve com um aspecto horrivel á conta dos malditos dinoflagelados, mas consegui tratar deles :medieval_mace:

obrigado pelo teu comentário.

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Paulo.

 

O aquário parece que entrou finalmente no eixo. O que fizeste para eliminar os dinoflagelados?

olá Pedro á quanto tempo.

Tive aqui uma grande batalha com os malditos dinoflagelados, até dava dó olhar para o aquario, estava tudo dominado por eles areão, rochas, bombas e até os turbos que tenho andavam com a casca cheia de algas.

Felizmente tive a ajuda de algumas pessoas deste forum e do reefforum que me deram algumas dicas e conselhos a quem agradeço muito.

As medidas que tomei foram estas:

- Desliguei 2 lampadas e deixei apenas 2 actinicas ligadas.

- Introdução de carvão activado.

- Deixei de dar comida congelada, apenas dei flocos.

- Deixei de fazer TPAS até as algas terem desaparecido.

Já não me lembro mas acho que ao fim de 1 mês a 2 meses mais coisa menos coisa os dinoflagelados desapareceram completamente.

Agora está bem encaminhado, alga coralina a crescer com força, valores da água certinhos e os vivos com boa saúde.

Apenas um problema com 2 palhaços que morreram misteriosamente. 1 tinha um mes de aquario e desapareceu durante a noite e o outro 2 meses depois tambem desapareceu.

Não sei se é coincidencia mas foram os 2 comprados na mesma loja no mesmo dia, voltei a comprar mais 2 mas numa loja diferente e estão porreiros.

Cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico contente que tenhas feito o tratamento "natural". Existem alguns produtos que resolvem o problema temporariamente, depois fica tudo igual ou pior.

O problema dos palhaços pode ter a ver com a loja ou não. Como sabes já estive envolvido no negócio da aquariofilia e tive peixes e peixes à venda, desde bons a maus, e todos da mesma proveniência (fornecedor e de aquacultura).

A qualidade deles depende de muita coisa e nem sempre é da loja, podendo existir algumas que por más práticas de manutenção possam prejudicar o peixe.

Conta lá as próximas mudanças!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.