Aqua Low-Teck iluminado a Leds


barman_dani

Recommended Posts

Boas

 

Aqui vai um dos meus aqurios low-tech

 

Aqua: 100*40*50

Iluminação: leds

Filtragem: JBL crystalprofi 500

Fauna: red cherrys

Flora:

Anubias nana

Rotala Sp. Green

Heteranthera Zosterifolia

Eleocharis Parvula

Ludwigia Arcuata

Valisneria

entre outras.....

 

Temperatura: 26ºC

Testes: não faço...

TPAs: somente reposição de agua, ocasionalmente um pequena TPA de 20%

Fertilização: nenhuma

Co2: não uso

 

Este aqua foi montado somente para o desenvolvimento de plantas provenientes de podas e afins, no entanto adicionei uns reds somente para irem limpando alguns detritos de folhas velhas e para ajudar em algumas algas que sempre vão aparecendo

 

O aqua actualmente de notar que as fotos foram tiradas a noite só com iluminação a leds e as fotos foram tiradas com o telemovel, pelo que a qualidade não é grande espingarda...

 

gallery_21830_1384_39821.jpg

 

Algumas das plantas foram recentemente plantadas (centro do aqua), podas vindas de um outro aqua e também o tapete de parvula foi recentemente plantado para se desenvolver para uma nova montagem. Tenho também uns troncos de molho a serem preparados para a nova montagem

 

gallery_21830_1384_583393.jpg

 

gallery_21830_1384_668502.jpg

 

De notar que as vaslinérias as cryptos, HZ e a rotala forma as primeiras plantas a entrar neste novo aqua, tem-se desenvolvido bem e com a grande vantagem de que as poucas algas que se devenvolvem, tem um crescimento tão lento que consigo controla-las perfeitamente, recordo que não realizo qualquer tipo de fertilização o substrato também não tem qualquer aditivo especial, TPAs ocasionais sendo que na maioria dos casos é só reposição de agua evaporada...

 

É certo que não tenho plantas ditas dificeis mas as que tenho desenvolvem-se relativamente bem como se pode ver pelas fotos....

 

Agora finalmente o que esta na calha o mais high-teck que tenho no aqua que são as lampadas T5 de Led que comprei na Luzaquatica à um ano atraz para teste.

 

gallery_21830_1384_27721.jpg

 

Quatro lampadas T5 de leds smd com o tamanho standart das convencionais lampadas T5 de 39w, mas com a vantagem de gastar somente 4w cada lampada (se bem me recordo, mas não tenho a certeza), para a adaptação foi somente retirar os balastros que vinham na calha colocar um balastro externo de 24w e fazer as ligações, até que foi bastante simples...

 

e pronto aqui está um dos meus aqua que considero Low-teck, espero que gostem....

 

Cumprimentos

Daniel Correia

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante do aquário. Só não entendi muito bem uma coisa...essa calha de leds, equivale a quantos watts por exemplo? E a quantos kelvins?

 

Bem isso já é outra questão muito mais tecnica... mas tenho na calha 4 lampadas 3 de 8000K e uma de 6400K tem a volta de 800 a 900 lummes cada lampada e supostamente uma lampada equivale a uma lampada de 39w T5, mas na verdade diria que equivale a 2/3 em termos de luminusidade.

 

No entanto já uso estas lampadas à mais de 1 ano e posso dizer que para um aqua que é só praticamente agua e plantas sem manutenção estas tem se desenvolvido bem, principalmente as crytos que estão fantásticas com um verde intenso mesmo as que estão em vasos, as rotalas tem se desenvolvido bem e as pontas apresentam tons de vermelho, as valisnérias estão verdinhas apesar de estarem num canto em que não tem tanta iluminação...

 

No fundo como estou a mudar todos os aquas para um estilo low-teck e certamente que vou continuar a apostar nos leds e substituir a iluminação destes por este genero de lampadas.... o consumo é extremamente baixo e para plantas de baixo consumo já tenho mais que provas que estas lampadas servem a sua função perfeitamente...

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@barman_dani, Boas

 

Gostei principalmente dos leds.

 

Tens que explicar direitinho essa questão da calha assim e assado porque é um assunto que me interessa bastante.

 

Tens que nos fazer um wokshop!

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A questão da calha não tem muito que explicar, era uma calha normal com 4 lampadas T5 de 39w, numa encomenda de lampadas normais a Luzaquatica o Sergio Caneca falou-me destas novas lampadas de leds smd, estas tem as mesmas dimensões da lampadas convencionais T5 de 39w só que são leds mais concretamente 96 leds smd, consomem somente 4w (se não estou em erro) e existem em varios tipos de K neste caso como referi anteriormente tenho 3 de 8000K e 1 de 6400K com aprox. 900 lummens cada lampada.... na adaptação da calha para as novas lampadas somente tive de retirar os balastro fazer as ligações e colocar um transformador de 24v exterior, foi coisa simples sem grandes complicações.

 

A grande vantagem destas lampadas é que consomem muito pouco e tem um prazo de vida de em utilização normal garantidos de 5 anos mas pode chegar as 10 anos.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os leds não só por serem novidade como por terem um periodo de vida muito mais longo os preços são superiores às convencionais lampadas T5, uma lampada de leds custa o preço de 5 T5 normais, mas não esquecer que as T5 por norma tem de ser substituidas todos os anos e como os leds tem garantia de duração de minimo de 5 anos o investimento fica pago no periodo de 5 anos.

 

Depois tens os consumos, digamos 4 lampadas T5 de 39w a funcionar 10horas por dia ao final do mês pode representar um custo de energia de 6€ calculado a valores médios, as 4 lampadas de leds num mês nem chega a 1€ sendo que ao final de 5 anos podemos ter uma poupança de 300€.

 

Logo o meu raciocinio foi em vez de comprar todos os anos lampadas novas compro as de leds que duram 5 anos no minimo e ainda tenho como recompensa uma poupança no custo de EDP de 5€ por mês.

 

O investimento inicial é consideravel mas a longo prazo tem um retorno muito maior.

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

900 lumens / 4W = 225 lumens / watt

Isso teria um rendimento de quase o dobro dos melhores superleds da CREE.

Não quero desmentir ninguém mas parece-me que essas lâmpadas para produzirem esses valores têm de ter um consumo um pouco mais elevado.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

900 lumens / 4W = 225 lumens / watt

Isso teria um rendimento de quase o dobro dos melhores superleds da CREE.

Não quero desmentir ninguém mas parece-me que essas lâmpadas para produzirem esses valores têm de ter um consumo um pouco mais elevado.

 

Boas

 

Diogo como referi no primeiro post "mas com a vantagem de gastar somente 4w cada lampada (se bem me recordo, mas não tenho a certeza)" sei que era um valor ridiculo em termos de consumo, mas pronto que seja 10w por cada lampada continua ser um consumo muito baixo...

 

De qualquer forma vou contactar o Sergio Caneca para confirmar.... sendo que o que realmente interessa é que as lampadas já estão a ser usadas a mais de um ano e tem provado que cumprem a sua função...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas

 

Visto que já a bastante tempo que não actualizo este post aqui vai umas fotos novas, apesar de serem de baixa qualidade...

 

O aqua tem se desenvolvido bem com a rotala a ser a planta que melhor crescimento tem evidenciado, sendo que todas as semanas faço uma poda e replanto até ter a moita toda feita... As valisnerias também tem se desenvolvido bem andando a trilhar caminhos menos próprios como o crescimento no centro do aquario, mas também como não me preocupo muito deixa andar...

 

Bem chega de paleio e aqui vai as fotos...

 

gallery_21830_1384_24626.jpg

 

gallery_21830_1384_465007.jpg

 

gallery_21830_1384_531514.jpg

 

Quando tiver um tempinho vou tentar tirar umas fotos de melhor qualidade....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Barman Dani,

 

O teu aquário está muito giro, só tem um pequeno problema, quanto a mim.

O problema é que o teu áquário está a ficar QUASE tão bonito como o meu. :yahoo:

Por isso, temos aqui dois aquários bonitos. Um grande problema!!

Agora falando sério, estou a seguir atentamente a evolução, como podem ver (isto é para os mais cépticos), é muito possível ter aquários com plantas porreiras, sem grandes tecnologias. As tuas crypto estão fantásticas, «repolhudas», muito encorpadas. (Já tiraste os vazos, certo? Elas estão mesmo plantadas na areia?)E as rotalas estão fabulosas. As minhas crescem mais do que engrossam, às vezes ficam escuritas...

O que falta mesmo são os peixes!!!!!!! :animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish:

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado Helder e Majo pelos comentários...

 

Pois é o aqua está a desenvolver-se bem é pena a qualidade das fotos que não mostram a verdadeira beleza deste aqua... tenho que tirar o pó a canon para tirar uma fotos como deve de ser...

 

As crypto já estão plantadas como deve de ser e notou-se uma boa evolução no crescimento das mesmas, estão impecaveis... A rotala é que deu um salto no crescimento, como disse no meu ultimo comentário, todas as semanas faço uma pequena poda tirando cerca de 15 a 20 podas de rotala com cerca de 15cm que volto a replantar até ter a moita da parte de tráz do aquario completa... Majo relativamente as tuas rotalas experimenta fazer umas podas por forma a obrigar o caule a engrossar e a produzir novos rebentos...

 

O tapete com Lilaeopsis brasiliensis e parvula é que está dificil de crescer os 3 botias que tenho neste aqua levantavam as plantas todas, mas agora parece que vai lá já vejo novos rebentos a surgirem, pode ser que consiga fechar o tapete nos próximos tempos...

 

Este aquario para mim em parte, é uma verdadeira incognita, pois sempre foi o aquario que sempre esteve na garagem/cave, nunca tive grandes cuidados com o mesmo, TPAs só quando o rei faz anos, só reponho a agua evaporada a cada duas semanas, algas são praticamente residuais, uma green spots nos vidros mas nada de alarmante, não leva qualquer tipo de fertilização e mesmo assim consegue estar melhor que o meu aquario principal da sala onde tenho andado as voltas com uns problemas com as algas... As plantas desenvolvem-se bem apesar de mais lentamente, mas isso até é bom pois representa menos manutenções...

 

Em conclusão para mim os leds neste aquario resultaram e comprovaram a sua eficiência...

 

Quanto aos peixes tenho andado a ver se escolho a especie certa,ainda não me decidi... tem de ser uma especie que não ataque os reds que são as centenas neste aqua... e por incrivel que pareça os 3 botias de quase 10cm que tenho também não atacam os reds...

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, de facto o aquário vai com um desenvolvimento muito bom...diga-me uma coisa, esse aquário não tem substrato fértil pois não? Já agora, as rotalas não são plantas um bocadinho mais para o "difícil"? É que estão ai que é um espanto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Helder

 

É pá trata-me por tu...

 

O aqua não tem substrato fertil, para dizer a verdade comprei este substrato a mais de 2 anos já usado por outro membro logo de fertil pouco ou nada deve ter... As plantas devem estar a conseguir os nutrientes da alimentação que dou aos redes e botias, 4 pastilhas de fundo por dia...

 

A rotala supostamente é uma planta que tem necessidades médias mas neste caso tem se desenvolvido relativamente bem, chegando mesma a ganhar tons vermelhos nas folhas mais junto a superficie pois recebe mais luz, também esta na parte central do aquario onde recebe mais luz... já por exemplo tenho dois rebentos de HZ num canto do aquario visivel na segunda foto que teima em não se desenvolver como deve de ser, tem o caule muito fino despenado de folhas na parte inferior da planta e somente folhas novas na parte superior...

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...

As minhas higrophylas estão "estagnadas", enquanto que a ludwigia repens até cresce bem...a bacopa vai crescendo e as sagitarias parecem-me estar a passar por uma fase de adaptação (as folhas estão a "morrer" e nota-se outras já a aparecer). A montagem tem pouco mais de um mês, ainda ando a dar uns ajustes aqui e ali para ver como a coisa fica. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nos primeiros tempos as plantas demoram sempre algum tempo a adaptar-se mas isso vai ao sitio... da-lhe tempo...

 

é o mesmo que compara as primeiras fotos deste aquario para agora, no inicio parecia que as plantas estavam condenadas e agora estão um mimo...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Helder

 

Muito obrigado... mas mesmo assim nas fotos não demostra o verdadeiro numero de reds no aqua é que estão por todo o lado, na altura de alimentar duas pastilhas de fundo desaparecem num apice...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh, imagino. Apesar das fotos não terem aquela qualidade toda xpto, dá para perceber muito bem a beleza do aquário. As cryptos dos cantos estão fabulosas também!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.