Plantas a morrer. (FOTOS)


Rfab

Recommended Posts

Boas pessoal, venho pedir ajuda urgente sobre 2 plantas que, creio, me estão morrer.

Depois de começar mal com um aquário de 60L, decidi montar um Nano para servir de apoio ao grande.

Entretanto descobri este maravilhoso forum e tentei fazer as coisas melhor da segunda vez.

Montei há uma semana um nano de 22L (é um cubo da Blau de 30x30x31).

As plantas que coloquei são algumas Vallisnerias, uma Anúbia e umas Hemianthus micranthemoides (creio que é este o nome).

O Aqua está a fazer o ciclo há 9 dias e não tem qualquer peixe.

O setup é o seguinte:

 

Aqua: Blau 30x30x31 - 22Lts.

Iluminação: Blau 18w. Ligado 12h por dia.

Aquecimento: Eheim 25w

Filtro: cascata Niagara 190l/h (dizem eles... :medieval_mace:) com esponja azul, lã de vidro e cerâmicas da Boyu). Este filtro é para trocar brevemente por um da Eheim. Depois troco as cerâmicas para o outro.

 

Base fertilizante: JBL Aquabasis

Areão grosso por cima do fertilizante na parte de trás do aqua,

Areia fina à frente (separada do areão com pedras)

 

PH: 7,5

Temp: 26º

 

Logo vou fazer os testes todos (Nitritos, Nitratos, NH3/NH4).

 

O problema: Estive fora desde quinta-feira. Durante a ausência, a minha mulher tratou de ligar sempre a luz e verificar a temperatura rigorosamente. Não houve alterações algumas a este nível. Ontem quando cheguei deparei-me com as Vallisnerias a ficar moles e acastanhadas e as Hemianthus com um ar muito estranho também. Parece que se estão a desfazer. Logo à tarde quando chegar a casa coloco fotos para verem.

A única que parece estar-se a aguentar é a Anubia. Creio que até cresceram as raizes e tudo (tenho-as agarrada a uma pedra vulcânica. As outras estão plantadas).

 

Pelo que li aqui, suponho que o problemas será falta de Potássio e de fertilizante. :)

 

Mas achei melhor criar um tópico especifico para pedir ajuda sobre este problema especifico, a qual desde já agradeço, pois gostaria de salvar as plantas, se possível.

 

O que vos parece que se passa e o que aconselham?

 

img1001f.jpg

 

img0995dc.jpg

 

img0994ca.jpg

 

img0993t.jpg

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que te esta acontecer de certeza e falta de nutrientes para as plantas ......... tens algum substrato por baixo desse fundo??

simplesmente as plantas nao tem o que comer e estao a morrer

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho JBL Aquabasis. Se reparares na última foto vê-se por baixo do areão. Cerca de 2cm.

Será melhor meter também umas pastilhas de fertilizante no areão, ou já não será possivel recuperá-las?

 

Obrigado pela ajuda.

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez pouca iluminação.. quantos watts e a o numero de litros tens?

 

Abraço

 

 

22Lts - 18watts (está logo no inicio do post :D)

 

Abraço

 

Entretanto meti umas bolas de fertilizante JBL. Espero que ainda sejam recuperáveis as plantas... :thumbup3:

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que o aquário tem nove dias, as plantas passam por um período de ambientação, não dei se estão assim devido a isso...

Como estavam quando as colocaste no aquário?

Colocaste algum químico no aquário?

E já agora acho que tens um período muito grande de luz, eu baixava para 8 ou 9 horas.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem estar no período de adaptação as plantas.

 

A mim parece-me que tens muito substrato inerte por cima do fértil (diz quantos cm's de inerte tens pff), se tiveres de mais talvez as plantas não estejam a ter acesso aos nutrientes do fértil.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha modesta opinião o que se passa é que as plantas estão a passar por um processo dito normal chamado "melting" processo este as plantas que são transplantadas de um aquario para outro podem resentir-se devido a vários factores, desde parametros de agua diferentes, falta de raizes (no caso de podas), paramentros de iluminação diferentes, entre outros. Durante este processo as plantas perdem algumas das folhas, em que estas ficam amareladas/acasatanhadas e começam a desfazer-se, no entanto não se deves ficar alarmado com este processo, pois normalmente as plantas passado o periodo de ambientação começam a desenvolver novas folhas.

 

No entanto alerto para o facto de não teres o teste de PO4 essencial para avaliar a quantidade de fosfato existente na coluna de agua, sendo que na ausência deste as plantas podem igualmente resentirem-se.

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, agora já estou mais tranquilo... entretanto estive a ler sobre o fenómeno melting.

Vou comprar esse teste que aconselhas.

 

*Tankado: tem cerca de 2 cm também.

 

Estou a pensar adicionar uns Red Cherry no fim de semana. Será demasiado cedo?

 

Obrigado a todos pela ajuda! :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

para começar a ver pela tua descrição tens iluminação a menos

parece que também não tens dióxido de carbono para as

plantas poderem se desenvolver e de certa maneira

respirarem e produzirem oxigénio, aumenta a iluminação

para 22W a 6500K e mete dióxido ce carbono (CO2)

 

 

 

cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tens algumas dicas para solucionar o problema, mas tens de te aperceber dos principios base de uma nova montagem:

 

1º As condições ideais para as plantas que escolhes-te ( pH, temperatura, dureza, iluminação, fertelização e posição no aquário e por fim se necessita de co2 ou cabono na coluna de água), isto requer estudo sobre as plantas que se escolhe para fazer o layout.

 

2º Para se ter sucesso com plantas mais ou menos exigentes é necessário um bom substrato ( parte fertil e parte inerte ), é o que irá sustentar o crescimento das raizes e aporte de nutrientes básicos para as plantas.

 

3º Existe o ciclo do azoto que tens de respeitar, porque não vale apena colocar animais lá dentro porque correm sérios riscos de não resistir aos picos de nitratos, nitritos e amónia. Tens formas de acelarar este processo mas leva sempre uma 3 semanas para estabilizar.

 

Boa sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tenho que ir comprar os testes que me faltam e talvez pensar em meter CO2 no aquário.

A questão das plantas deixa-me preocupado pois foram compradas e pensadas para este Aqua precisamente por serem pouco exigentes, tendo em conta as características do aqua, iluminação, etc.

 

Que outras plantas seriam adequadas para este aqua na V/ opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para uma aqua desta dimensão parece-vos a receita caseira de CO2 demasiado (refiro-me à mais famosa com a garrafa de 1,5l) ou o ideal?

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para começar a ver pela tua descrição tens iluminação a menos

parece que também não tens dióxido de carbono para as

plantas poderem se desenvolver e de certa maneira

respirarem e produzirem oxigénio, aumenta a iluminação

para 22W a 6500K e mete dióxido ce carbono (CO2)

Seja qual for a razão, a falta de luz não é de certeza. 18W para 22 litros de água é uma relação muito boa mesmo!! Amalta ouve o chavão de "1w por litro" e depois desata a debitar como se fosse um dogma irrefutável...

Quanto à falta de CO2, poderá dificultar o crescimeto das plantas mas não é motivo para definharem assim tão depressa.

 

Uma das plantas é uma valisnéria, cuja única necessidade é não ter peixes que a comam...

Sóa acho é que está enterrada demais. Devia ter as raizes ligeiramente à mostra

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, estive a fazer mais uma fotos para vocês verem.

Desculpem ser chato, mas isto custa ver as plantas neste estado... :D

Peço aos membros mais experientes que me digam, se possível, se isto realmente será um fenómeno de "melting" ou se estão as pobres plantas num estado irrecuperável.

A Anúbia tem uma espécie de pó acastanhado por cima. Não sei se foram os sedimentos que quando assentaram, depois de ter enchido o aqua, ficaram nas folhas ou se poderá ser outra coisa qualquer. Ainda não experimentei limpá-las sinceramente.

As Vallisnérias estão que metem dó... e as outras estão verdes em cima, mas em baixo parecem estar todas a desfazer-se.

 

img0165g.jpg

 

img0183j.jpg

 

img0180fg.jpg

 

img0181kyh.jpg

 

img01801.jpg

 

img0182xk.jpg

 

img0173ih.jpg

 

img01731j.jpg

 

:) PLEASE! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK...

Isso não parece fase de ambientação.

Antes de montares limpaste o aquário com algum químico?

A experiência que tenho não é muita mas isso é tudo menos normal.

Tens de ver tudo o que utilizaste no aquário ver se contêm algum produto que seja tóxico para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK...

Isso não parece fase de ambientação.

Antes de montares limpaste o aquário com algum químico?

A experiência que tenho não é muita mas isso é tudo menos normal.

Tens de ver tudo o que utilizaste no aquário ver se contêm algum produto que seja tóxico para as plantas.

 

Apenas passei o aqua por água, nada mais.

Quando montei meti o JBL Aquabasis, mais ou menos 2 dedos como me foi indicado na loja, as pedras de basalto para separar da areia fina (bem fervidas primeiro, depois de terem sido apanhadas numa nascente que tenho aqui ao pé de casa) e por fim o areão por cima do Aquabasis.

de seguida muito lentamente meti 6 lts de água e plantei as plantas, excepto a Anúnia que amarei a uma rocha vulcânica.

Depois enchi lentamente e meti o filtro a funcionar... :P

 

O que é que terei feito mal neste processo?

A Anubia inclusivamente foi plantada no mesmo dia que outra (vieram do mesmo sitio) que meti no aquário maior, que tem menos luz que este, e que está impecável.

 

Será das pedras de basalto? Há outro pessoal que utiliza sem qualquer problema.

 

Ou do filtro que é insuficiente? Amanhã vou comprar um Eheim Liberty 200.

 

A nivel de químicos meti apenas o Bio Nitrivec e Aquatan. Nada mais...

 

Já agora, alguém me sabe dizer o que é esta espuma que surge na zona da queda de água? É normal?

 

img1003er.jpg

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as plantas estão com mau aspecto e não vão vingar. Reparei que tens algumas fotos que mostram a altura de areão, que me parece demasiada se não fizeres uma plantação correcta. As raizes precisam de chegar ao substrato fertil caso contrário é mais dificil a absorção de nutrientes quer nas raizes quer da coluna de água.

Outro aspecto muitas vezes negligenciado é a qualidade das plantas, onde estavam, em que condições, por vezes em água fria, com pH neutro a alcalino, quase sem luz e nutrientes ( num estado de quase ibernação) e quando se plantam a sua adaptação é muito mais dificil.

 

Para ser sincero nunca tive esse tipo de problemas nos meus aquários, e sempre tive plantas exigentes, mas o meu cuidado em 1º lugar era sobre a qualidade das plantas, a empresa que as produz e a que fornece, para assim ter o resultado esperado.

 

Tenta novamente com plantas de outra casa, poderás ter os resultados esperados.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as plantas estão com mau aspecto e não vão vingar. Reparei que tens algumas fotos que mostram a altura de areão, que me parece demasiada se não fizeres uma plantação correcta. As raizes precisam de chegar ao substrato fertil caso contrário é mais dificil a absorção de nutrientes quer nas raizes quer da coluna de água.

Outro aspecto muitas vezes negligenciado é a qualidade das plantas, onde estavam, em que condições, por vezes em água fria, com pH neutro a alcalino, quase sem luz e nutrientes ( num estado de quase ibernação) e quando se plantam a sua adaptação é muito mais dificil.

 

Para ser sincero nunca tive esse tipo de problemas nos meus aquários, e sempre tive plantas exigentes, mas o meu cuidado em 1º lugar era sobre a qualidade das plantas, a empresa que as produz e a que fornece, para assim ter o resultado esperado.

 

Tenta novamente com plantas de outra casa, poderás ter os resultados esperados.

 

Boas pessoal, este fim de semana fui comprar uma coisitas, entre elas uma pinça para plantar convenientemente, um tronco, alguns testes e um starter kit CO2 da aquagro.

Lá para o meio da semana deve chegar o filtro novo.

Entretanto tive a tirar as folhas mortas, as Vallisnerias estavam que pareciam gelatina, pelo que tirei-as por completo do aquário. Deparei-me no entanto com uma coisa curiosa para a qual peço a V/ opinião:

- As outras plantas que tinha têm as folhas todas mortas em baixo, como se vê nas fotos, mas em cima têm folhas novas das quais estão a sair o que parecem ser raízes.

Retirei as partes mortas e experimentei prendê-las no areão... até agora mantêm-se verdinhas (fiz isto ontem de manhã).

 

Deixo duas fotos para verem se serão raízes:

 

img1004l.jpg

 

img1012h.jpg

 

E uma geral do Nano com o tronco e as novas plantas:

 

img1005w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais