Livros recomendados


JP

Recommended Posts

Oi pesoal!

Estou a começar a estudar o aquario marinho e estava interresado em comprar um livro para iniciantes. O meu problema é que sei que há livros que não são grande coisa e não estou para pagar um livro que depois no futuro vou descobrir que foi um mau investimento! Que livros é que recomendam para um principiante neste tipo de aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Benvindo! :wink:

Acho uma optima ideia começares por ler e recolher informação antes de começar...

Livros para montagem e informação existe um muito bom que se chama:

Forum Aquariofilia

Este é muito bem e concerteza nunca entre em desatualização ... he he he

Agora a serio, é isto mesmo. Para aprenderes a montagem, material necessario e isso tens os forums como este e a internet. Se comprares um livro pode conter tecnicas que já não se usam ou vão deixar de se usar...

Agora se quiseres mesmo investir, opta por um livro de corais e/ou de peixes pois o livro será sempre uma referencia...

 

Tens o Corals do Bonerman Excelente, e o Reef Fishs do Scott Michael... também escelente...

 

Uma grande enciclopedia e com muita informação incluindo montagem são os volumes do Nielsen e do Fossa que também são muito bons mas muito caros também...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Marco,

 

Já aprendi muito sobre equipamentos e manutenção de um aquario reef aqui no forum, mas tenho muita dificuldade com os nomes dos peixes e dos corais.

Logo estou muito interessado em livros.

Podes me dizer onde posso adquirir livros como os que descreveste?

 

Obrigado,

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco, isto é que foi rapidez em responder :(

Estive na amazon a procura do que aconselhas-te, deixa-me só avisar o pessoal interresado do que acredito ser uma gafezita do teclado... é Nilsen sem o "e" e é Borneman...o r estava no sitio errado :?:

Tinhas razão e os volumes do Nilsen e Fossa são muito caros, mas vi outra edição deles "Reef Secrets: Starting Right, Selecting Fishes & Invertebrates, Advanced Biotope Techniques" com 240 paginas, por um preço interresante... e parece um livro para iniciantes que está actualizado! Parece uma boa compra, o que dizes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi nestes que aprendi mais e são considerados por muitos, os melhores:

 

The Modern Coral Reef Aquarium Vol.1 Fossa and Nilsen

 

The Reef Aquarium Vol.1 Julian Sprung and Charles Delbeek

 

Também tenho os Vol. 2 de cada um deles mas para começar o vol1 é mais que suficiente.

 

O preço realmente não é o melhor, mas vale bem a pena.

 

Os livros que o marco indicou, embora não os tenha lido, são também uma referencia neste campo. Não substituem os que indiquei mas para quem não pode/quer pagar o preço dos primeiros, são uma excelente escolha.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jp os livros que o manklit referiu são impecaveis.o modern é para mim o melhor no que respeita a montagem de um aquario.mas o marco disse muito bem que o melhor é o forum.sem duvida .cada caso é um caso .percebes?se queres conhecer especies fica o link.

www.liveaquaria.com

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Mais um voto para a serie de livros "Modern Coral reef Aquarium". Tambem tenho o de peixes do scott michael que acho excelente.

Mas o melhor mesmo acho que e pesquisar na net em foruns como este e afins...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

E para quem não pesca muito de inglês e que é também um grande livro e em Português é o de Sérgio Gomes "O aquário marinho e as rochas vivas" já li e gostei.

Mas como já muito foi citado acima o grande livro é nem mais nem menos o nosso fórum

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais