Aquario para iniciação 90x35x45


JDom

Recommended Posts

Boas tardes

 

Sou novo ao hobby e ao fórum, tendo já, no entanto lido muitos dos tutoriais que por aqui existem e na net em geral...

Estou a pensar montar um aquário para fazer uma espécie de plantado, nada de muito complexo visto que é a minha primeira vez...lol

 

Tendo feito alguma investigação decidi-me pelas medidas 90cm comprimento, 35cm largura e 45cm altura... e aqui surge a primeira dúvida: qual a espessura aconselhada para o vidro tendo em conta que penso construir um aro para a base e outro para o topo? 6mm ou 8mm?

 

Qual a melhor solução para colar os vidros? por cima da base, ou à sua volta? Quais os prós e os contras?

 

Para já estas são as dúvidas mais urgentes...

 

Agradeço desde já as respostas

 

Cumps

JDom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os 6 mm são os recomendados, mas pessoalmente ia para os 8 mm sem travessas.

 

Dá uma vista de olhos aqui:

 

http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta João Paulo Viegas.

 

Vou optar então pelos 6mm com aro superior e inferior, que pretendo fazer com um perfil discreto, apenas como reforço para que os vidros não tenham tendência abrir ou flectir com a pressão da água.

 

E em relação à posição para colagem, alguém me dá uma ajudinha?

 

Outra coisa...peço ao vidraceiro para lixar/facetar todas as arestas ou só as que não vão ser coladas?

 

Cumps

 

JDom

Editado por JDom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

 

Sou novo ao hobby e ao fórum, tendo já, no entanto lido muitos dos tutoriais que por aqui existem e na net em geral...

Estou a pensar montar um aquário para fazer uma espécie de plantado, nada de muito complexo visto que é a minha primeira vez...lol

 

Tendo feito alguma investigação decidi-me pelas medidas 90cm comprimento, 35cm largura e 45cm altura... e aqui surge a primeira dúvida: qual a espessura aconselhada para o vidro tendo em conta que penso construir um aro para a base e outro para o topo? 6mm ou 8mm?

 

Qual a melhor solução para colar os vidros? por cima da base, ou à sua volta? Quais os prós e os contras?

 

Para já estas são as dúvidas mais urgentes...

 

Agradeço desde já as respostas

 

Cumps

JDom

 

Amigo antes de mais bom dia

nao te queria desiludir mas ao preço que tao os aquas achas que vale a pena o risco de uma montagem caseira?

a colagem tem muito que se lhe diga

a colagem e sempre em cima da base colocando cola no topo dos vidros onde vai assentar na base e depois colocar o cordao entre os dois, cola no topo porquê perguntas tu:

porque assim fica com 2 pontos de fixação entre topo e base e laterais

mas atenção nao popes no selicone compra o adequado

e boa sorte com o projecto

mas doute um conselho nao e para desanimar mas se comprares ja feito popas dinheiro e e so montar

abraço

Editado por portugal29
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas respostas.

 

Optei por montar eu o aquário porque posso escolher as medidas, pelo baixo preço relativo a aquários com as mesmas medidas nas lojas, e porque para o sitio onde vai tem de ir todo desmontado.

 

Quanto ao vidro penso que vidro comum de 6mm com os reforços que penso fazer sejam o suficiente.

Só tenho de descobrir o silicone adequado.

 

Cumps

 

JDom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas respostas.

 

Optei por montar eu o aquário porque posso escolher as medidas, pelo baixo preço relativo a aquários com as mesmas medidas nas lojas, e porque para o sitio onde vai tem de ir todo desmontado.

 

Quanto ao vidro penso que vidro comum de 6mm com os reforços que penso fazer sejam o suficiente.

Só tenho de descobrir o silicone adequado.

 

Cumps

 

JDom

 

 

Boas.

Não sei se vai adiantar alguma coisa, mas vou dar a minha opinião pessoal.

Eu a fazer um aquário com essas medidas, utilizava vidro de 8mm, como já foi referido. (tenho um de 100x40x50 com vidro de 10mm sem travessas)

O silicone é só procurar, pois os preços variam muito.

Quanto ao sitio, eu não colocava um aquário num local que depois não pudesse tirar. Por ex. Se mudares de casa, alguma limpeza geral, alteração de local.

Tens de pensar bem onde o vais colocar e ter atenção as janelas, para não apanhar luz solar directa.

Cumpts

"Comunitário" e "The World of Red Cherry´s"

doisg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais