Atyaephyra desmaresti


pbizarro

Recommended Posts

Ola a todos!

Tenho umas fêmeas de Atyaephyra desmaresti ovadas no meu aqua.

Existe a possibilidade da reprodução ser bem sucedida? Quais as necessidades para isso?

 

Deixo uma foto ilustrativa.

Obrigado desde já.

 

dsc08046e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

 

um pouco fora de epoca ter femeas ovadas. mas boa sorte. camaroes de ordem inferior nao sao faceis.

 

os ensifera acho que sao de ordem superior , esses pelo tamanho/massa de ovos sao de ordem inferior.

 

 

pbizarro podes por mais fotos, para confirmar a especie ? ou se os apanhaste , entao nao haverá duvidas.

 

cumps

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram apanhados no Mondego!

Acho que isso não deixa duvidas sobre a especie :)

 

Em relação as femeas ovadas fiz o seguinte:

 

- Separei 4 femeas ovadas e um macho para um aqua daqueles redondos (era o que tinha) com um pouco de substrato e plantas.

Tem uma pedra difusora e uma lampada 10h dia

Objectivo: simplesmente testar um ambiente diferente e ao mesmo tempo evitar o filtro

 

- Deixei outras femeas ovadas e machos no aqua principal (60l)

Tem filtro interior 250l/h, lampada 10h dia

So agora coloquei musgo de java

Parametros medidos hoje à tarde:

pH: 7 / 7,5

kH: 4º dkH

gH: 6º dgH

Temp: 24ºC

 

Duvidas e preocupações:

 

- quanto tempo leva a gestação, ou seja, ate às femeas começarem a ovar?

- sei que a melhor opção é um filtro de cascata. É possivel remediar com este filtro interior envolvido numameia de vidro?

- gostava de saber as vossas opiniões sobre os parametros da agua.

- qual a frequencia com que devo fazer TPA's e que volume?

- há mais algumas sugestões que queiram fazer?

 

Tive a ler o link que o carlos couceiro partilhou e percebi que é realmente muito dificil de reproduzir esta especie, não por ser esta espécie em particular, mas por como o labutes diz, por serem de ordem inferior. Sou um novato em aquas e principalmente em camarões, e por isso parto com poucas expectativas para que se reproduzam de facto, mas ficava muito contente se isso acontecesse. :confused4:

 

Obrigado a todos.

Pedro

Editado por pbizarro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

se as femeas ja têm os ovos nas "patas" o macho nao esta ai a fazer nada, ja estao fecundados. ( eu tenho desmeretis a anos e ainda nao destingo os machos das femeas excepto quando ja estao com sela ou ovadas, gostava de saber como o fazes )

 

esquece o filtro de cascata, as larvas sao plactonicas ... ou seja andam a flutuar na agua, é certinho que sao sugadas pelo filtro, mesmo com uma meia na entrada do filtro, as que nao passarem , ficam coladas pela corrente da agua e morrem. uma pedra difusora é suficiente ... e mesmo assim dobra o tubo ou usa uma torneira, demasiado movimento na agua tb as pode matar, pois nao se conseguem alimentar e batem contra o vidro, tipo 1 ou 2 bolhas por segundo. nao uses nada de pedras nem plantas, no maximo uns fios de musgo de java no fundo, e musgo é so para lhe dar ambiente pq nao serve para nada as larvas.

se chegarem a nascer, vais ficar espantado como sao minusculas. é dificil ve-las a olho nú. e nadam de cabeça para baixo, parece que estao a pairar no espaço.

 

os parametros da agua nao sao importantes, pois encontram-se desmeretis em varios tipos, acidas ou alcalinas. deves no entanto fazer trocas de agua, pois sao sensiveis a amonia, nitratos e derivados. agua limpa é fundamental, como para quase todos os camaroes.

 

um aqua redondo é pouco ... elas as vezes comem as larvas. se as larvas nascerem tira as femeas. uma femea grande pode produzir mais de 1.000 ovos, varias vezes durante uma estaçao ( a reproduçao é sazonal )

 

a lampada para ja nao tem serventia. so quando nascerem. e ai serao 24h/dia. á imagem dos amanos. mantem-se a nadar e a alimentar sempre.

 

saber quando vao nascer é impossivel. pois se ja as apanhaste ovadas , nao sabes á quanto tempo estao prenhas, lol. mas pode ir de 17 dias a 30 dias. depende muito da temperatura da agua. nao uses termoestato para acelarar o processo. tens de ter paciencia ...

 

alimentaçao é mais complicado. agua verde. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155157

 

apanhar agua verde num rio ou lago corres o risco de ser poluido ou trazer doenças para o aqua.

 

o que eu puder ajudar ... pergunta. eu respondo na medida do que sei.

 

boa sorte.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora ... nao ha informaçoes na net sobre a reproduçao de desmeretis, mas pesquisa reproduçao de amanos / caridina japonica. é muito semelhante , mas os nossos ibericos criam só em agua doce , em quanto os amanos, as larvas crescem em agua salgada.

 

de resto é muito identico, sao ambos de ordem inferior.

 

ps: os nossos camaroes sao de agua fria, evita o termoestato.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Labutes!

 

Adivinha??

Fui agora dar umas pastilhas aos ibericos para eles se entreterem, e começo a ver em suspensão uns pontinhos pretos... ;) deixa ca ver melhor: são mesmo os MINUSCULOS descendentes que andam a pairar no aqua :)

É no aqua principal e é impossivel conta-los... desliguei o filtro (so tenho la os camaroes)... deixei a pedra difusora no minimo... mas está longe de ser agua verde para eles se alimentarem :) achas que deixar assim faz sentido ou nao vale a pena?

 

Em relação aos que separei para o aqua redondo e que disse serem femeas e macho, esquece... de facto nao faço a minima ideia se é macho ou femea a nao ser por estar ovada ou nao... portanto será mais correcto dizer que coloquei um camarão que nao está ovado e 4 que estão. Referiste o facto de ser pequeno, mas nao tenho mais nenhum aqua para os colocar. Nestes ainda nao ha nada microscopico em suspensao :) quando houver vou separa-los.

 

Agua verde: será que da para fazer em garrafoes? :) E coloco lá as femeas ovadas ne? é impossivel apanhar os pequenos...

 

TPA's: como é que faço agora a TPA's sem eles virem sugados na mangueira??

 

Se achava que tinha muitas duvidas, parece que agora é que elas estão todas a surgir... :)

Se por um lado nao tenho grandes condiçoes para me dedicar a reproduzi-los (aquas, espaço, tempo...) por outro também gostava de os ver a crescer com a disponibilidade que tenho... Mas é melhor nao alimentar grandes esperanças...:)

 

Mais uma vez

Obrigado pela ajuda,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua verde: será que da para fazer em garrafoes? dá para fazer em garrafoes, mas agora ja deve ser tarde ... ja devias ter feito isso. devias ter lido o topico que o carlos couceiro deixou, com muito mais atençao.

podes procurar nas lojas da especialidade, comida liquida para alevins, ou comida para artemia recem nascida ( pó , desfazes num copo com um pouco de agua e depois poes no aqua, uma colher chá de cada vez é sufeciente ) deves alimenta-los 5 ou 6 vezes por dia

 

 

E coloco lá as femeas ovadas ne? é impossivel apanhar os pequenos... nao poes la as femeas ... tiravas a agua verde do garrafao ( se tivesses agua verde ) com uma pipeta ou um conta gotas ou uma palhinha ( metes a palhinha e tapas a parte de cima com o dedo ) e juntavas no aqua onde tens as larvas.

 

se vais fazer agua verde agora, nao te des ao trabalho, as larvas vao morrer de fome antes de teres aguma coisa verde nos garrafoes.

 

 

TPA's: como é que faço agora a TPA's sem eles virem sugados na mangueira??

durante a noite e no escuro poes uma luz num dos lados do aqua, as larvas sao atraidas pela luz, quando estiverem todas do lado da luz tiras a agua do lado contrario, que em prencipio nao terá larvas.

ve o link ...

 

http://s358.photobucket.com/albums/oo21/la...lv&newest=1

 

boa sorte.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais