Principiante com Betta problemas


s|n

Recommended Posts

Oi pessoal comecei à 1 mês com uma aquário 60Cm; 69L e já tenho alguns peixes, entre eles um casal de Bettas, mas o macho morreu pouco tempo depois de o comprar (2 dias). Ele na loja estava em água fria e ela em água quente, será que foi a mudança de temperatura que o fragilizou? Eu fiz um tempo de adaptação à temperatura de cerca de 45min, alguma sugestão de como fazer para não matar o próximo macho que comprar?

 

Qual o tamanho mínimo (mínimo mesmo,senão a minha mãe passa-se) de aquário para reproduzir os Bettas (apenas reprodução visto que no resto do tempo podem tar no aquário comunitário) e qual o material, basta um filtro pequeno e um aquecedor?.

Tinha pensado comprar um aquário daqueles de plástico maiores (30/35Cm) para este efeito e tb para servir de creche de guppies/enfermaria (em alturas separadas óbvio) o que me dizem?

 

Muito Obrigado

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário que tens serve para reproduzires os Bettas.

 

Procura na net que tens muita informação sobre reprodução de bettas.

 

E aqui neste forum já foi discutido, mas se tiveres duvidas reabre o tópico

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário que tens serve para reproduzires os Bettas.

 

Procura na net que tens muita informação sobre reprodução de bettas.

 

E aqui neste forum já foi discutido, mas se tiveres duvidas reabre o tópico

 

Obrigado, acho que não vale a pena reabrir o tópico sem antes ter pesquisado na net.

 

Em relação à adaptação do Betta de água fria para quente, alguma sugestão? :?:

 

Obrigado

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O querer fazer criação é por uma questão de gosto.

Como não posso ter aquário maior, se conseguir reproduzi-los dou a um amigo que tem um aquário maior quase vazio, posso vendê-los facilmente e como eles têm capacidade de viver em "água fria" e com pouco espaço posso pôr um num aquário pequeno de bola que eu tenho.

 

Por isso acho que não há grande problema.

 

Fica bem

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

quem te disse que os bettas podem viver em água fria?

Ou onde é que leste isso?

 

Queres um conselho? Lê, e muito, antes de pensares em fazer reprodução de bettas.

 

não se reproduz ou têm um peixe só porque ele é bonito, é preciso dar-lhe condições para viver e só quando ele vive bem nessas condições é que o reproduzes.

 

Se tás a pensar em por os alevins de betta num aquário bola pensa duas vezes, e se tás a pensar que lá porque os livros dizem que ele põe cerca de 400 ovos, não penses que todos vão sobreviver.

 

Por favor lê um pouco mais sobre os bettas.

 

Atenção não estou a brigar contigo, não tenho essa autoridade nem nunca quererei tê-la, apenas como pessoa que gosta de bettas, dou-te um conselho, se o queres seguir ou não, essa é a tua decisão.

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :?::(

 

A ideia da agua fria para os Bettas vem do Brasil, pois usam frascos, copos, garrafas, etc para ter os bettas.

Mas no Brasil a temperatura ambiente é alta logo o frio é relativo.

Eu moro no Alentejo e tentei por um betta num aquário Bola passado algum tempo morreu.

Bettas em agua fria não ( 15º a 30º).

 

Abraços

 

Neves

 

Tenta este saite: www.geocities.com/clubedobetta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pus água fria entre aspas porque tanto quanto sei os bettas conseguem viver em águas entre 15/18º e 30 e poucos graus.

Mas também eu próprio disse mais num dos primeiros posts que ainda precisava de ler mais.

 

Qualquer das maneiras obrigado e percebo o teu ponto de vista

 

Fiquem bem.

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu não diria que os bettas podem viver a 15/18º ou a mais de 30º, diria antes que sobrevivem, da mesma maneira que um monte de gente te pode dizer que este verão teve os aquários a 32º graus e nenhum peixe morreu. Isto porque se não for por um longo periodo de tempo eles até "aguentam".

 

eu também, no inicio, tive kinguios com espadas e guppies e tudo a 28 graus (desculpem-me os amigos dos kinguios e carpas) e eles sobreviviam, não se pode dizer exactamente que viviam :?::(

 

se tiveres o betta num copo é claro que ele sobrevive, é tipo ter alguém num quarto pequeno onde se dá de comer por baixo da porta, essa pessoa também sobrevive, mas não se pode dizer que mantenha a saude mental e fisica.

 

As lojas dão uma imagem errada dos bettas e por vezes são informações erradas também. Os tailandeses não são melhores com as suas exposições e criações industriais.

 

o betta é um peixe como qualquer outro e gosta do seu espaço e da sua liberdade de movimentos também.

 

Anda não conheci nenhum criador respeitável que disse-se que os bettas podia estar em aquários com uma temperatura inferior a 20º ou superior a 30º.

 

Desculpem a extensão do meu post, ams dá-me uma dor de alma em ver as condições a que são expostos os bettas, e às vezes vou a lojas onde só me apetece comprá-los a todos porque ao menos eles estariam em melhores condições

muitas vezes olho para os peixes e dá-me pena saber que eles vão morrer no máximo em uma semana por falta de condições.

 

peço desculpa pelo meu desabafo, mas digam não ao sofrimento dos animais.

 

Saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Concordo contigo em quase tudo, mas já que estamos numa de esclarecimentos acerca das capacidades dos Bettas, tenho curiosidade em saber se isto é verdade:

 

Os Bettas selvagens (que são muito diferentes dos de venda eu sei!) não são peixes que vivem frequentemente em charcos estagnados temporários de baixa profundidade, e por isso é que são peixes labirinto com capacidade de respirar mesmo em águas pouco oxigenadas, e são capazes de saltar fora de água para apanhar alimento (se necessário), sendo também por isso que apreciam água "velha" (atenção tá entre aspas). Só estou a dizer o que li num livro.

 

Então á partida não podemos humanizar tanto os peixes como tu fizeste. Concordo que devemos manter os peixes tão bem como nos for possível, mas não podemos personificá-los. Eu também odeio ver Bettas dentro de copos, sem se mexerem, e por isso é que tinha hesitado em comprar ou não porque parece sempre que estão a morrer. No entanto penso que é perfeitamente possível mantê-los num nano com aquecimento.

 

O que eu acho que por vezes se cai no erro de fazer é humanizar os animais (peixes, cães, gatos, pássaros etc) o que é nitidamente incorrecto. As pessoas e até os mamíferos têm poucas crias e cuidam delas, nos peixes é ao contrário, têm um numero enorme e é ver quantos sobrevivem, os pais comem os filhos (ora isto numa perspectiva humanizada é cruel, mas nos peixes é selecção natural).

 

Resumindo o que eu quero dizer é que por vezes nós os aquariofilistas (se é que eu me posso chamar de tal, sou só um principiante) por gostarmos tanto dos peixes caímos no exagero.

 

Mas não te preocupes, se vier a comprar um Betta para fazer companhia à fêmea, não o vou tratar mal, vão viver os dois no meu aquário comunitário (onde aliás sempre estiveram, só que omacho que eu tinha morreu)

 

Criou-se uma ideia errada, eu apenas perguntei qual era o menor aquário para reproduzir Bettas porque estou a pensar comprar um nano para servir de creche/maternidade/enfermaria e queria saber de que tamanho comprar. E na eventualidade de os conseguir reproduzir não terei problemas em escoá-los, é só dá-los a um amigo que tem aqua de 80 quase vazio ou a outro que tem 1 de 80 e outro de 90.

 

Desculpem tb pelo comprimentom do Post.

 

Fiquem bem

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os Bettas selvagens (que são muito diferentes dos de venda eu sei!) não são peixes que vivem frequentemente em charcos estagnados temporários de baixa profundidade, e por isso é que são peixes labirinto com capacidade de respirar mesmo em águas pouco oxigenadas, e são capazes de saltar fora de água para apanhar alimento (se necessário), sendo também por isso que apreciam água "velha" (atenção tá entre aspas). Só estou a dizer o que li num livro.

 

mas vais concordar que eles não passam o ano inteiro nestas condições, quanto mais não seja porque existe uma coisa chamada estação das chuvas.

 

quanto à humanização dos animais, concordo contigo no geral, mas os bettas que nos conhecemos são apenas e exclusivamente criação humana e quase já não têm caracteristicas selvagens. (quando digo caracteristicas selvagens, são as cores e as capacidades, excluido a questão de respirar com auxilio a labirintos)

 

não saltam, têm muito mais cores, e para além disso tudo vivem numa maior variedade de condições

portanto mais humanizado que ele já tá so mesmo se falar :wink::):wink:

 

força com o hobbie

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, em relação a serem peixes que se mantêm em água fria, é totalmente falso, em cima isso já foi dito, pode manter-se sem termóstato mas a nossa temperatura média ambiente penso que seja de 23°, é muito baixa para eles, minimo de 25°. Nós vemos estes peixes dentro de copos mas dentro de uma casa onde a temperatura média ainda é mais alta um pouco. Aliás se queres fazer criação terás de aumentar a temperatura para 28°. Abaixo dos 25° eles podem ter problemas de ictio nas longas barbatanas.

 

O que posso dizer em relação a experiência de ter criação de bettas, é que a sua reprodução é muito fácil, já a criação... em primeiro lugar o nível de água tem que ser reduzido, pois os alevins não suportam as pressões da água abaixo dos 15 cm de água. Depois terás no minimo 150 alevins (minimo mesmo), ora se tiveres um aqua pequeno que terá de ter pouco volume de água, imagina os níveis de nitritos. O ideal é ter muitos aquas pequenos e desta forma separar os alevins o mais individualmente possível.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais