Crias (AJUDA!) + diário de bordo ;)


gdesign

Recommended Posts

Ola pessoal, tenho tentado me desenrrascar mas...agora tenho muiiiitas duvidas!

 

tenho um aqua de 300Lt com 2 filtros externos, comunitario, e em julho passado os 2 meninos abaixo resolveram procriar no tubo do filtro mas os ovos não tinham ficado fecundados...quando chego de férias, la tenho os "bébés" agarrados ao tudo do filtro externo (medo), desta vez gostaria que desse então comprei uma esponja eheim e separei o aqua para ficarem so o casal com as crias, desliguei o filtro e coloquei uma bomba de oxigénio...faço TPAs diárias nesse lado do aqua...

 

Agora as minhas duvidas são:

 

1 - Bomba de Oxigénio sim ou não? movimenta a agua para libertar CO2 uma vez que desliguei o filtro externo

2 - As Crias têm +- 3 dias ainda andam energéticas no tubo do filtro, com que tempo ("idade") se juntam á mãe?

3- Não consigo ver a tal "goma" que servirá de alimento em nenhum dos progenitores...será normal?

 

Peço desculpa se esta confuso mas todas as ajudas são mmuiiitttooo bem vindas!

 

Aqui vai umas fotos:

 

 

casalii.jpg

 

crias.jpg

 

familian.jpg

Editado por gdesign
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela experiençia que eu próprio já tive em um casal de discus num comunitario, fiz o mesmo que tu dividi o aqua ao meio ficando somente o casal e as crias, não coloquei nenhuma bomba ou filtro, fazia era uma muda de 10l todos os dias ( tentava ter a agua a mesma temperatura) elas devem de estar quase a deixar o tubo do filtro, a maneira que eu tinha de ver se estavam prontos a alimentar os filhotes era pela cor, os pais ficam mais escuros. convei é colocares já artemia a ecludir para ires dando artemia aos pequenitos.

 

um abraço

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as crias ja sairam do tudo...e passaram o dia com o progenitor a alimentar-se...mas hoje de manha fiquei meio assustado pois as crias andavam pelo aqua...e andavam os pais a apanha-los mas eles teimavam em andar pelo aqua...será normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como o meu casal era novo na primeira vez que nasceram os filhotes sobrou somente um, depois verifiquei que eles passavam de um lado do aqua para o outro por uma ranhura muito pequenina, depois de resolvido este problema na segunda vez consegui 17, eu dava artemia até eles ficarem ai com 2/3 cm isto já fora dos pais pois só os deixava cerca de um mes com os pais, se não quiseres dar artemia ou se não conseguires fazer existe uma comida de artemia para alvins que é um liquido eu dava artemia viva e umas gotas desta mistura e eles adoravam. em relação a eles não ligarem aos pais ve se não tens nada muito escuro no aqua pois eles podem confundir isso com os pais.

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado franguito pelas dicas... aparentemente esta tudo a correr bem...a proxima duvida é saber quando será altura para dar artemia aos alevins...tens alguma idiea??

 

Seguem fotos da evolução

 

img3067w.jpg

 

 

img3069q.jpg

 

img3074.jpg

 

img3043q.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal agora siiiimm preciso de ajudinha

 

Os peixes ja estao a ganhar forma...actualmente têm +- 1 / 1,5 cm, penso que esta na altura de os por num aqua á parte...mas as duvidas são:

 

- Não tenho tempo para ciclar 1 aqua novo...agua de garrafão + agua do aquario principal pode ser solução?

- Um aqua de 40L é suficiente?

 

Agora parece que esta a complicar a coisa :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente tem havido baixas e muitas :music_singguitar:

 

Optei por tirar a esponja que acumulava muita "porcaria" e trocar por 1 acrlicio que furei para circular um pouco mais de agua...limpar e ligar o filtro biologico.

 

Os pequenos ja começam a ganhar forma...

 

Vamos ver quantos sobrevivem no final...estou com fé! :shock:

 

img3177y.jpg

img3172f.jpg

img3168o.jpg

img3166r.jpg

img3162jd.jpg

img3176v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais