Composição quimica do 'Flourish Excel'


mpvieira

Recommended Posts

Não sei ao certo mas pelo que encontrei pelo Google aquilo tem uns compostos que não são reproduzíveis em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo mas pelo que encontrei pelo Google aquilo tem uns compostos que não são reproduzíveis em casa.

 

Boa noite.

Podes colocar os elementos quimicos e as percentagens, ou o endereço do site?

Obrigado

Editado por mpvieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, basicamente é isso. Mas parte do composto pelo menos não dá mesmo para fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais parecido com o excel é Glutaraldeído. Aparentemente a seachem tem uma variação proprietária que dizem que o torna menos tóxico e logo mais seguro para aquarios.

Se procurares no google encontras alguns testemunhos de pessoas que o usam como substituto; Pelo que me lembro aquilo é muito tóxico e, a ser usado, em concentrações na ordem dos 2% mas confirma. Tem propriedades semelhantes ao excel tanto como algicida como fonte de carbono mas como é altamente tóxico acho que não é boa ideia arriscar; É que um pé em falso e matas tudo dentro do aquario.

Tanto quanto sei, ninguém conseguiu fazer um "reverse engineering" ao excel propriamente dito para ver exactamente o que aquilo contém.

 

Abraço

 

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Maoria dos fertilizantes da Seachem são do mais simples que há em termos químicos. São basicamente fertilizantes caseiros numa embalagem caseira. Dai o seu preço ser mais em conta.

 

Pelo que tenho visto o Flourish Excel, é composto por iões K+ e por iões CO3(2-), com mais qualquer coisa, se não for mesmo só aquilo, basicamente estamos a falar de Carbonato de Potássio. É bioquímica básica, e basta-te apenas pensar nela, e nos processos fisiológicos que ocorrem na corrente sanguínea dos animais superiores, para saberes qual é o composto mais provável.

 

Ao dissolver o Carbonato de Potássio solido em água destilada vais conseguir uma solução de iões K+ e iões CO3(2-). Esses irão reagir com as moléculas de água formando KO+H2CO3.

O K+ vai aumentar o metabolismo das plantas dai, que seja um bioactivador. O CO3(2-) é a forma que o nosso corpo tem de transportar o CO2 através da corrente sanguínea. O CO3(2-) é facilmente decomposto pelas plantas em 2 CO2+1 O2 Dai que o Flourish Excel seja praticamente inócuo na química do teu tanque, pois o Carbonato que é uma base, é decomposto pelas plantas em CO2(que é prontamente utilizado) e O2 ou mais simplesmente H2O, não havendo aquele desvio do GH e KH como se fosse usado o Carbonato de Cálcio, ou Carbonato de Magnésio

 

Como disse é bioquímica 101, uma vês que este é basicamente o sistema de Buffer de Kh que existe no sangue Humano, e na maioria dos animais com sangue e hemoglobina.

 

Podes ler:

Biological significance

 

It works as a buffer in the blood as follows: when pH is too low, the concentration of hydrogen ions is too high, so you exhale CO2. This will cause the equation to shift left, essentially decreasing the concentration of H+ ions, causing a more basic pH.

 

When pH is too high, the concentration of hydrogen ions in the blood is too low, so the kidneys excrete bicarbonate (HCO3−). This causes the equation to shift right, essentially increasing the concentration of hydrogen ions, causing a more acidic pH.

 

 

There are 3 important reversible reactions that control the above pH balance.[1]

 

1. H2CO3(aq) <---> H+(aq) + HCO3-(aq)

 

2. H2CO3(aq) <---> CO2(aq) + H2O(l)

 

3. CO2(aq) <---> CO2(g)

 

Exhaled CO2(g) depletes CO2(aq) which in turn consumes H2CO3 causing the aforementioned shift left in the first reaction by L'Chatlier's principle. By the same principle when the pH is too high, the kidneys excrete bicarbonate (HCO3-) into urine as urea via the Urea Cycle (aka the Krebs-Henseleit Ornithine Cycle). By removing the bicarbonate more H+ is generated from carbonic acid (H2CO3) which has ultimately come from inhaled CO2(g); a shift right in equation 1.

 

É simples de entender se tiveres umas noções de química e biologia.

 

A meu ver penso que e tenho quase a certeza que se trata de Carbonate potássico. Pois esta molécula irá provocar os sintomas que a embalagem anuncia, bioactivação do crescimento das plantas e é uma boa fonte de CO2 químico. Agora quais são as concentrações que eles usam, não faço a mínima ideia.....

 

Usar aldeidos num aquário? Não sei bem, como disseste aquilo é altamente tóxico, e cancerigeno, mesmo em concentraçoes baixas, mesmo com alteraçoes a nivel molecular para reduzir a sua toxicidade.

Editado por gervas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

só para ser mais preciso:

de acordo com o MSDS do Seachem Excel aquilo é: "Aqueous solution of polycycloglutaracetal"

e citando o tech support do forum deles : "Polycycloglutaracetal is an isomeric form of glutaraldehyde... however it is less reactive and more easily utilized by plants as a carbon source. Once we have patented the product we would then be in a position to release detailed scientific studies (for trade secret reasons until then of course)."

 

Abraços!

 

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei, ninguém conseguiu fazer um "reverse engineering" ao excel propriamente dito para ver exactamente o que aquilo contém.

 

Houve uns senhores indianos que mandaram o Excel para analisar. O resultado foi que continha 2,5% de glutaraldeido em conjunto com uma grande mistura de outras moléculas orgânicas similares. Portanto o dito polycycloglutaracetal é efectivamente uma mistura de vários isomeros de glutaraldeido.

 

E sim, o glutareideido é tóxico!

 

Mas a água oxigenada também o é, e é super efectiva na eliminação de algas, só que não tem esta vantagem de poder ser convertida enzimáticamente em compostos de 5 carbonos com entrada directa no ciclo de Calvin.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice!

 

Não fazia ideia que já o tinham mandado analizar e chegado a essa conclusão. Vou dar uma vista de olhos no topico!

 

Abraço!

 

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Nice!

 

Não fazia ideia que já o tinham mandado analizar e chegado a essa conclusão. Vou dar uma vista de olhos no topico!

 

Abraço!

 

 

Bruno Branco

 

Já há uma loja no Porto que vende um composto com o mesmo principio activo do que o Excel, agora eu queria era saber qual é a composição de forma a poder mandar vir para mim... eheh alguem sabe?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Resolvi desenterrar este tópico porque andava à procura de algo para fortalecer as minhas plantas e tropecei no glutaraldeído.

Entretanto encontrei este site com a explicação direitinha da sua utilização:

 

http://www.prirodni-akvarium.cz/en/index.php?id=en_glutaraldehyde

 

Alguém já experimentou?

Eu vou experimentar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Só venho referir que tenho utilizado 1,5 mL/dia de uma solução de 1,5% de gluteraldeído com bons resultados.

Podem encontrar aqui uma boa calculadora para aprender a fazer e dosear:

 

http://glut.petalphile.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais