filtro de esponja


Recommended Posts

Alguém me sabe explicar o que é exactamente um filtro de esponja?

E como trabalha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. O filtro de esponja é um filtro que faz a água circular atravéz de uma esponja com "poros" bem abertos. Tem apenas a função de separar particulas grandes da água do aquário (como pedaços de plantas, comida em exceço que começa a cair para o fundo, dentre outros).

 

Desempenha o papel da filtragem mecânica. Alguns filtros de esponja são acoplados a um compressor de ar, fazendo juntamente com a filtragem da água, a liberação de oxigênio. Você deve se lembrar que este filtro não desempenha o papel de filtro biológico nem de filtro químico, apenas faz a aeração da superficie e meio da água, de particulas grandes em suspenção.

 

Aconselho-te a usar (caso esteja pensando em usar) um filtro de esponja que tenha apenas 2/3 de L/H em relação a litragem bruta do seu aquário. Por exemplo, se ele tiver 100L, use um filtro mecanico de esponja 60L/H. Juntamente com um filtro quimico de 600L/H e um biologico de sua escolha (FBF, ceramica, etc...)

 

Espero ter ajudado. Aguarde outras respostas para mais informações.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos, se percebi bem é um filtro só mecanico, mas então e os aquarios com discus? funcionam só com esses filtros ou tem um outro filtro externo/sump ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

O filtro de esponja faz também filtragem biológica, na esponja também se podem alojar colónias de bactérias, faz tipo o que fazem rochas porosas, como as vulcânicas por exemplo, entre outros dentro do aquário, e com a ajuda de bomba de ar que faz uma pequena corrente, pode ainda apanhar partículas na água que se fixam na esponja, só não serve como filtro principal, ou para se ter só o filtro de esponja sem mais nenhum, claro. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No caso do pessoal que tem discus, e filtros de esponja, hás-de reparar que não têm mais nada dentro do aquário! Discus, filtro de esponja, aquecedor e cone de desova. Estão assim exclusivamente para criação! Fazem Tpa´s diariamente, daí não necessitarem de outro tipo de filtragem.

 

Pessoalmente detesto esse tipo de aquários. Manter um casal de Discus num cubículo com água, apenas com o intuito da reprodução, e respectivo lucro? Isso não é aquariofilia! É negócio, puro e simples. Mas esta é a minha opinião, e tenho de respeitar a opinião dos outros, assim como eles têm que respeitar a minha.

 

Também se pode utilizar esse tipo de filtro, de esponja, em pequenos aquários de alevins, peixes ou camarões. Pouco caudal, mas uma filtragem delicada. Claro está que as Tpa´s num aquário com esse tipo de filtro terão de ser efectuadas com maior frequência.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Isto é considerado um filtro de esponja não é?

 

Filtro

lgbk061d.jpg

 

A minha pergunta é: Como é que o coloco a funcionar? Será preferível ter dois num aquário para de vez em quando limpar um deles e não afectar assim de forma tão drástica as bactérias?

 

É para usar num aquário de Killies e li nalgum lado que as preferências deles recaem nas águas paradas pelo que se calhar um filtro interno para um aquário de 33 Lts provoca demasiada corrente é?

 

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um filtro de esponja Boyu com bomba de ar num aquário de água fria com cometas, apenas porque estes peixes de água fria são peixes grandes e por conseguinte fazem maior quantidade de sujidade que mais pequenos, até porque os cometas esgravatam muito o fundo libertando muito porcaria, nesse caso o filtro de esponja pode ser um auxílio interessante para filtros externos ou de cascata. Os filtros de esponja também fazem filtragem biológica visto as esponjas destes terem as mesmas características das dos restantes filtros, mas não são tão eficientes, como funcionam com bomba de ar são mais ou menos cegos no que diz respeito à corrente entre a esponja, que é igualmente mais ténue. Na minha opinião, pode-se ter dois filtros de esponja mas a filtragem não vai ser exemplar, o melhor seria um filtro de esponja auxiliado por bomba de ar mais um filtro externo ou de cascata. Também se podem usar os filtros de esponja como pré filtragem na entrada de um externo ou de cascata. Sim, esse é um filtro de esponja comum. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta,

 

Como os killies não gostam muito de águas mexidas será que posso usar antes um filtro interno mas de potência inferior tipo um filtro para um aqua de 18 Lts para um de 33 LTs?

 

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

 

Pessoalmente detesto esse tipo de aquários. Manter um casal de Discus num cubículo com água, apenas com o intuito da reprodução, e respectivo lucro? Isso não é aquariofilia! É negócio, puro e simples. Mas esta é a minha opinião, e tenho de respeitar a opinião dos outros, assim como eles têm que respeitar a minha.

 

Completamente de acordo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Isto é considerado um filtro de esponja não é?

 

Filtro

lgbk061d.jpg

 

A minha pergunta é: Como é que o coloco a funcionar? Será preferível ter dois num aquário para de vez em quando limpar um deles e não afectar assim de forma tão drástica as bactérias?

 

É para usar num aquário de Killies e li nalgum lado que as preferências deles recaem nas águas paradas pelo que se calhar um filtro interno para um aquário de 33 Lts provoca demasiada corrente é?

 

Cumprimentos :)

 

 

Boas,

eu tb tenho um filtro desses e confesso que nao sei como se faz para a agua circular por ele pois nao tem bomba. penso que essa é a grande duvida a que se refere este topico e que ainda nao foi respondida.

se alguem puder detalhadamente explicar como se fazem as ligações ou como se coloca a funcionar (se tem que se ligar uma bomba de agua para fazer passar a agua pelo filtro, ou se tem que se ligar bomba de ar).

Resumindo: fixa-se o filtro no aqua tal como vem na caixa e pronto já está a funcionar ou existem alguns procedimentos?

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montagem é muito simples.

Fixa-se com ventosas no interior do aquário e liga-se a uma bomba de ar.

Se reparares, no lado esq do tubo vertical que está entre as duas esponjas, tens um pequeno tubo com a abertura para cima. Aí é ligada a mangueira de ar.

A entrada forçada de ar leva a que ele depois suba pelo tubo que se encontra ao centro, obrigando assim a água a passar pelas esponjas e depois pelo tubo central, saindo pelo topo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.