Aquario 120x60x60


Recommended Posts

Boas.

 

Por diversas vezes que ja recorri a este forum para ajudas e sempre me dei lindamente. Mais uma vez aqui estou, como vou trocar de aqua uma evolução em tamanho e qualidade espero eu, para um de 120x60x60. Já tenho uma calha de 4x39 de 100cm, termometro jager 125, filtro caseiro com bomba de 1000 litros mas este ultimo penso substituir. Estava a pensar num Jbl e900 que vi numa promoçao a 59.90 num site ingles, acham que sozinho se aguenta neste aquario, basicamente vou ter comunitarios, pra ja tenho 4 barbus pontius ( gostava de aumentar para uns 10 adoro este peixe) varias coys, um ancistrus albino um anito , um limpa vidros com amesma idade nao sem o nome ja médio uns 10 cms, um "tubarao" com pontas vermelhas um anito tb (esqueco-me do nome certo) neons pretos, cardinais e dois kribs com 6 meses, alem de querer aumentar alguns cardumes pois no outro aqua pouco mais cabia, que peixes mais aconselham. É melhor comprar um termometro de 300 ou comprar um segundo de 150 +/- para por um em cada canto?

Substracto fertil pensei em 10 kgs de jbl aquabasis e 10 kg de jbl manado , gostava de ter um plantado melhorzito do que tinha mas nada de abusado como tenho visto pois acho nao ter tempo para isso. Quanto a disposiçao do mesmo como vai ficar a dividir a sala da casa de jantar apenas com um dos topos encostados a parede apostava num layout com duas ilhas pois acho que fica agradavel para ver dos dois lados.

Depois deste testamento que acham? Que sugestões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a única coisa que te eu sei dizer é que esse aquecedor não vai dar. um aqua com essas medidas vai para uns 400 litros úteis +/- , esse aquecedor se não me engano é indicado para uns 170L.. quanto ao adicionar um de 150 n sei se compensa os preço são muito idênticos pelo que tenho visto e dizem muito bem deles..

Filtro acho que deves optar por um que faça 1500/2000 litros por hora (não procurei o que falaste, mas se andar por esses valores é bom )

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhava-te a comprar dois termostatos eheim de 300w porque sao bom material, e como sao mais potentes aquece mais rapido a agua = menos energia gasta.

 

e se tiveres o termostato k tens vais ter o aquecedor sempre ligado. logo haverá mais desgaste do aquecedor e mais pagas de luz ao fim do mes :animal_fish:

 

mete o aquecedor junto ao fluxo de agua que sai do filtro para uma melhor distribuição do calor pelo aquario.

 

espero ter-te ajudado....

 

ps: eu tenho um aquecedor da eheim de 150 wts no meu aqua de 60 litro e e uma maravilha. nas TPA's em quanto com o que tinha de 50w dos baratuchos demorava quase 3 horas a aquecer totalmente a agua o eheim de 150w aquece-me a agua do aquario em 30min +/-

Editado por telmo vale

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Mantive num 120x60x60 precisamente, um termoestato de 300W da Jagger. De um lado colocava a bengala de sucção de Água e do outro, a flauta que faz o retorno da Água Filtro/aquário e ao lado o termoestato.

 

Usava 3 termometros, 2 á frente sendo que tinha um em cada ponta, e um ao lado da bengala de sucção, media em média 3 vezes a temperatura por dia e os termometros marcavam sempre igual, tive o cuidado de comprar os 3 termometros iguais também.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhava-te a comprar dois termostatos eheim de 300w porque sao bom material, e como sao mais potentes aquece mais rapido a agua = menos energia gasta.

 

e se tiveres o termostato k tens vais ter o aquecedor sempre ligado. logo haverá mais desgaste do aquecedor e mais pagas de luz ao fim do mes ;)

 

(...)

Isto não é verdade e já foi demonstrado várias vezes.

 

 

ps: eu tenho um aquecedor da eheim de 150 wts no meu aqua de 60 litro e e uma maravilha. nas TPA's em quanto com o que tinha de 50w dos baratuchos demorava quase 3 horas a aquecer totalmente a agua o eheim de 150w aquece-me a agua do aquario em 30min +/-

Mas se por acaso o termostato cola ficas com peixe cozido... não há meio de dissipar essa energia toda, a não ser com temperaturas muito elevadas.

 

Quanto ao termostato de 150W, até pode dar... depende muito da temperatura da casa e da temperatura a que o aquário tem de estar. Eu num aquário de 840 L brutos só tenho uma resistência de 210W, noutro de 240 também tenho o mesmo - corresponde à resistência dos termofiltros, recomendados para aquários de 600L... se o fabricante diz que 210W é suficiente para 600L... obviamente que depende sempre da temperatura da casa e do que se pretende para os aquários.

 

Caso já se tenha comprado o de 150W e se verifique mais tarde que não é suficiente, ter 2 também pode ser boa solução (o inconveniente é ser mais uma coisa no aquário, mas tem a vantagem de ser menos grave se um avariar e colar ligado).

 

No entanto, com bons termostatos é possível que nunca aconteça.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigado pela ajuda, como o aqua divide a sala da casa de jantar vou optar por um de 300w para por tudo no mesmo canto.

ja agora tenho uma calha de 100 cm com 4 lampadas t5 , quais aconselham colocar ?? gostava de ter um plantado jeitoso mas pra ja nao penso por co2.

 

obrigado novamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Quanto ao aquecedor concordo com o AGA e discordo prontamente do Telmo. Tudo bem que até pode estar mais tempo ligado mas tem um menor consumo. A Lei de Joule estabelecesse a relação entre a potência dissipada/consumida e a quantidade de calor transferida para a água.

 

"O físico britânico Prescott Joule confirmou, experimentalmente, que para um condutor metálico a energia eléctrica transformada em calor por unidade de tempo é proporcional ao quadrado da corrente que o percorre."

 

Se o sistema (aquário) estivesse isolado (sem perdas de calor para o exterior), toda a energia dissipada por Efeito de Joule no aquecedor seria fornecida sob a forma de calor ao sistema elevando assim a sua temperatura.

 

Quero com isto dizer que o aquecedor deve ser capaz de transferir tanto calor para a água como aquele que ela perde para o exterior. Repara que se o aquário estiver numa divisão cuja temperatura seja permanentemente de 26 graus e se quiseres a temperatura da água a 26 graus nem precisas de aquecedor. Como o aquário, pelo que percebi, irá estar na sala e a temperatura das nossas casas por norma estará sempre acima dos 20 graus até que os 150W podem ser suficientes. Um segundo de 150W não é má ideia mas se fosse eu experimentava antes de adquirir um novo. Não vás nessa do "gasta mais energia" se quiseres fazemos as contas e vês que isso não é verdade.

 

Mais importante é o filtro. Esse que sugeres não será suficiente, na minha opinião. Talvez e modelo a seguir, o JBL Cristalprofi 1200. Também irá depender da fauna que queres colocar.

 

O substrato seria melhor fazeres as contas em litros. Para esse aquário se quiseres uma camada uniforme de substrato com a altura de 5cm vais precisar de mais ou menos 35l. O material da JBL é bom mas acho exagerado uma relação de 50/50 para fértil/inerte. talvez uns 5 a 10l de JBL Aquabasis e 25l de JBL Manado.

 

Desculpa o testamento.

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

tou com uma duvida, consigo arranjar um jbl e900 por 59.90 novinho na net , enquanto o e1500 fica por 109.90. a minha ideia e comprar um e900 pois fica bem mais barato e se for preciso comprar outro, pois dois fica apenas 10 euros mais e tenho mais espaço para materias filtrantes e mais litragem ( volume 7.6 lts x2 materias filtrantes 4.7lts x2 900lts/h x2 ; contra 12lts de volume 8 lts de materias filtrantes e 1500 lts/h )

 

que acham é preferivel dois pois a nivel de potencia, filtragem é maior e fica apenas 10 euros mais, ajudem-me.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses teus cálculos não me parecem nada mal feitos, acho que estás a raciocinar bem.

 

Se achas que a tubagem de 2 filtros não incomoda, opta por essa solução. Se tiveres problemas com um dos filtros o outro aguenta-te o aquário, podes limpar um de cada vez, por exemplo.

 

Parto do princípio que a qualidade é idêntica, mas só conheço o e900.

 

Não fui ver os consumos, para verificar se 2x e900 consomem muito mais que 1x e1500

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não é nada mal pensado. A opção dos dois filtros, se as tubagens não atrapalharem, é melhor. 2 JBL Cristalprofi e900 tem mais volume de matérias filtrantes, mais caudal, menos potência consumida e possibilita manutenção individual. O consumo energético do e900 é de 15W e o do e1500 é de 35W por isso a escolha mais económica é 2xe900. Mas 5W quando comparados com a energia gasta por um aquário deste calibre em aquecimento e iluminação não me parecem muito significativos. De qualquer maneira esses e900 estão a um preço muito bom! Lembra-te que apenas um não dá para o teu aquário pois faz cerca de 2 vezes o volume total quando o mínimo recomendado estará acima das 3 vezes. Se puderes compra já os dois e terás certamente um arranque com mais hipóteses de sucesso.

 

 

O JBL Manado é chamado de Substrato Principal, pode ser aplicado individualmente (sem nada por cima e/ou por baixo) ou sobre uma camada de Substrato Fértil, JBL Aquabasis Plus por exemplo. Não faz sentido colocar areão por cima do JBL Manado.

 

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez obrigado pela ajuda, só tenho pena de nao ter euros para comprar ja dois vou ter de me aguentar com para já, achas que chega minimamente?? e lampadas que acham que devo usar tenho uma calha de 100 cm com 4 t5 a altura nao é 60 mas sim 50..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O filtro pode aguentar durante uns tempos assim. Tens que ter atenção que não podes abusar na quantidade de vivos que vais meter pois não tens filtro que chegue. Evita peixes que sujem muita a água e mete muitas plantas logo ao inicio pois vão consumir-te nutrientes em excesso na coluna de água.

 

A calha também chega desde que não queiras fazer um plantado todo xpto. Já percebi que não é essa a tua intenção por isso vai em frente e não gastes dinheiro nisso agora. Se fosse eu, nessa calha, usava 4 lâmpadas T5 HO de 39W duas de 6500K, uma de 8000k e uma 4200k.

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Já chegou a primeira vaza de material. Filtro jbl 1500 (que verdadeira besta grande e com materias filtrantes todas ) , termostato jagger 300w , 10 lts de jbl aquabasis, jbl topclean , ja tenho 10 lts de substracto inerte preto mas ainda tenho de comprar mais.

Agora vou encomendar o aqua de 120x60x50. Tive um orçamento de 135€ 1200x600x500 em vidro de 10mm com travamentos franceses e tampas de correr. Que acham ??? Eu achei bom, o mais em conta ate agora. ja tenho movel feito por mim branco em mdf de 19mm peças laterais e traseira (peça unica) apoiam numa placa de mdf de 19mm tb e tampo igualmente com uma placa a meio a dividir depois posto fotos . Acham que aquele co2 caseiro faria algum efeito no meu plantado ou seria preferivel poupar e arrnjar um de botija ??

 

Obrigado pela ajuda que têm dado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes ter CO2 de botija é outra coisa... não compres menos de 2 kg, pois recarregar 500g custa quase tanto como recarregar 2kg.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.