MORTES CRYSTAL RED


MOX

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Venho partilhar o que me aconteceu esta semana.

Uma ou duas mortes por dia de várias raças, CR´s, cherry´s e camarão cardinal. Tudo no mesmo aqua.

 

aqua de 60l

testes tudo bem amonia/nitratos/ph

 

Para tentar combater a praga de bichos pequeninos que tinha nos vidros sempre a passear, coloquei este sábado 4 otocinclus, já depois de varias mortes de camarões.

 

Reparei já algum tempo que também tinha planárias não liguei, pois no meu entender não via assim tantas e os camarões estavam bem e a reproduzirem bem.

 

Mas começaram a morrer cada vez mais

Sempre fiz tap´s de 1 garrafão de 5l de água engarrafada e outro da agua da torneira, tratados com aqua safe, sempre 1 vez por semana.

 

Hoje acordei e retirei mais uma baixa. Fui trabalhar e aproveitei para pesquisar um pouco e decidi comprar "Fluvermal".

 

Quando cheguei a casa mais uma morte de um adulto e depois reparei em mais 2 pequenotes.

 

Passei-me!!! retirei todos do aqua e coloqueios num aqua hospital que tenho. Retirei troncos e pedras e reparei em mais 5 cadaveres de 2 pequenotes 1 medio e 1 adulto e uma gravida.

 

Deitei o remédio e agora vou aguardar por resultados.

 

Agora uma pergunta, depois de ler varias coisas aqui no forum sobre as planárias, tenho uma duvida o que origina o aparecimento das planarias?

 

 

Desde já obrigada pelas respostas.

 

Abraços fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fluvermal em principio não irá matar os camarões....

 

Há coisa piores no aquário.

 

Uma ou duas mortes por dia de várias raças, CR´s, cherry´s e camarão cardinal. Tudo no mesmo aqua.

 

Tens 3 espécies de camarões que pelo menos duas precisam de condições completamente diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel mata essencialmente caracóis, claro que camarões mais sensíveis não devem tolerar com facilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, até é dos casos, ainda por cima se estão a morrer, podem já estar debilitados, e qualquer pequena coisa pode fazer a diferença.

Eu também não percebo nada de camarões, só mesmo que são bons na grelha, mas lembro me de me dizerem que podia fazer mal aos inverts.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, sem os parâmetros, torna-se algo complicado, e como o Hugo disse tens aí espécies de ph's completamente distintos.

Quanto ás planárias, não me parece que sejam capazes de todo de matar camarões com esse rapidez e facilidade, aliás, as planárias só conseguem matar camarões adultos, funcionando em grupo, lançando um ataque em conjunto, e mesmo assim é coisa que para levar o seu tempo

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ja tive a mesma situaçao, com sulawesis e cristal. morriam que nem moscas e nunca soube porque. em aquas separados , com todos os valores correctos. pessoalmente suspeito de alguma doença. todos os dias retirava camaroes mortos. depois desaparecia e os restantes voltavam a criar ... e depois começava tudo de novo ... :)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já agora podes dizer o valor do ph e da temperatura..

 

cumps

 

Boas o ph 7 a temperatura 27º

Mas por incrível que pareça todos se reproduziram menos os cherrys (não tinha machos), até os cardinal se reproduziram tive 5 agora nem 1.

Crystal red só 1 para já. Tinha 7,entre esses 2 fêmeas ovadas que se foram.

Cherrys tinha 5 tenho 2.

Cardinal 0.

Agora só tenho uns 10 "Castanhitos"

 

Acho que foi doença.

 

Abraços depois vou dando noticias.

 

Obrigada

 

boas.

 

ja tive a mesma situaçao, com sulawesis e cristal. morriam que nem moscas e nunca soube porque. em aquas separados , com todos os valores correctos. pessoalmente suspeito de alguma doença. todos os dias retirava camaroes mortos. depois desaparecia e os restantes voltavam a criar ... e depois começava tudo de novo ... :)

 

 

Boas.

 

O que fizeste para parar com isso desmontaste tudo? lavaste tudo? e recomeçar do zero né?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. ja tive a mesma situaçao, com sulawesis e cristal. morriam que nem moscas e nunca soube porque. em aquas separados , com todos os valores correctos. pessoalmente suspeito de alguma doença. todos os dias retirava camaroes mortos. depois desaparecia e os restantes voltavam a criar ... e depois começava tudo de novo ... :character0050:

 

Viva,

 

Labutes lembro-me que ha uns tempos mtos users se queixaram do mesmo.

O que era desconfiado era realmente qq doença ou fungo que afectava principalmente os Sulawesi encomendados. Os Harle eram mesmo quase impossiveis de conseguir manter ja os Cardinal eram mais resistentes mas pessoalmente acho que mto do que aconteceu era derivado às condições dos aquarios mas nunca tirando essa hipotese da doença na das colónias encomendadas.

 

@Mox - penso que seja tudo derivado as condições do aquario que isso aconteceu. As planarias são originadas por excesso de nutrientes (alimento por exemplo) no aquario e alguma materia orgânica também. Os castanhinhos que falas devem ser ja uma variante Wild dos Red´s.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, se tivesse de arrsicar talvez arriscava na temperatura,

27º já é bastante alto por si só, e com o calor que se faz sentir, é capaz de ultrupassar bastante os 30º.

 

Certifica-te que não têm existido picos durante o dia na temperatura da água.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Labutes lembro-me que ha uns tempos mtos users se queixaram do mesmo.

O que era desconfiado era realmente qq doença ou fungo que afectava principalmente os Sulawesi encomendados. Os Harle eram mesmo quase impossiveis de conseguir manter ja os Cardinal eram mais resistentes mas pessoalmente acho que mto do que aconteceu era derivado às condições dos aquarios mas nunca tirando essa hipotese da doença na das colónias encomendadas.

 

@Mox - penso que seja tudo derivado as condições do aquario que isso aconteceu. As planarias são originadas por excesso de nutrientes (alimento por exemplo) no aquario e alguma materia orgânica também. Os castanhinhos que falas devem ser ja uma variante Wild dos Red´s.

 

Abraço

 

João

 

Hello, mais uma pergunta.

 

Depois do tratamento posso usar o substracto ou tenho de lavar tudo e colocar outro?

 

O que tenho com 3 ou 4 meses no aqua é 1 produto chamado "Proflorastar" da JBL não é o mais indicado, pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O substracto não precisa de ser substituído, quando o tratamento for concluído pode ser usado carvão activo, para remover vestígios do mesmo da água.

O proflorastar não conheço, mas não vejo problema algum relacionado com invertebrados, tem claramente é de levar uma camada de areão por cima ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labutes lembro-me que ha uns tempos mtos users se queixaram do mesmo.

O que era desconfiado era realmente qq doença ou fungo que afectava principalmente os Sulawesi encomendados. Os Harle eram mesmo quase impossiveis de conseguir manter ja os Cardinal eram mais resistentes mas pessoalmente acho que mto do que aconteceu era derivado às condições dos aquarios mas nunca tirando essa hipotese da doença na das colónias encomendadas.

 

boas.

nos sulawesi isso faz sentido , ja nos cristal nao faz. aquas separados, camaroes de origens diferentes.

 

os sulawesi que mantenho hoje sao descendentes dessas colonias,excepto os harlequim, sobreviveram sempre alguns. ja os cristal comprei por varias vezes para compor a colonia que ficava reduzida a poucos individuos.

 

nao sei explicar o sucedido. tinha as condiçoes dos aqua optimas para cada especies. e os cristal tiveram tambem origens diferentes e o resultado foi o mesmo.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mox se já estavas a ter mortes não devias ter colocado o fluvermal, pois o tratamento destrói com a colónia de bactérias do filtro e do aquário, apenas devias ter feito tpa's. Deves ter tido um pico de amónia. Já agora qual é o aspecto e comportamento dos camarões antes de morrerem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mox se já estavas a ter mortes não devias ter colocado o fluvermal, pois o tratamento destrói com a colónia de bactérias do filtro e do aquário, apenas devias ter feito tpa's. Deves ter tido um pico de amónia. Já agora qual é o aspecto e comportamento dos camarões antes de morrerem?

 

 

Boas

 

Os camarões começam por ficar parados, mas as cores mantêm-se reparei que pelo menos num caso ele movia-se mas quando pousava, cai de cabeça meio descontrolado, e passado umas horas estava morto.

No aqua o que fiz, mudei quase toda a água coloquei o carvão activo e agora vou fazer o testes para ver o parâmetros todos.

No aqua onde estão os sobreviventes, continuam a morrer mas menos, 1 de 2 em 2 dias. vou ver o que acontece.

 

Obrigada

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

nos sulawesi isso faz sentido , ja nos cristal nao faz. aquas separados, camaroes de origens diferentes.

 

os sulawesi que mantenho hoje sao descendentes dessas colonias,excepto os harlequim, sobreviveram sempre alguns. ja os cristal comprei por varias vezes para compor a colonia que ficava reduzida a poucos individuos.

 

nao sei explicar o sucedido. tinha as condiçoes dos aqua optimas para cada especies. e os cristal tiveram tambem origens diferentes e o resultado foi o mesmo.

 

cumps.

 

os crystal red são uns bichos estranhos.

ofereci uma colonia à minha namorada, ela teve-os juntamente com ampularias num aqua de 60cm, durante um ano ela teve criação, até a colonia rondar os 40 individuos, de pois começaram a morrer as ampularias junto com os CRS... foi um massacre de causa idiopática!

nunca houve alterações em relação aos cuidados, a água sempre dea mesma nascente, td igual! de um momento para o outro simplesmente começaram a haver baixas, poucas de inicio e a cada dia a aumentar o numero de fatalidades dia, nem tpa de 2 em 2 dias de 30% se resultaram!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta

 

Mais uma vez preciso das vossas opiniões e experiências.

 

Depois de algum tempo de espera, e mudanças de agua só fiquei com 15l de agua velha e tratamento com fluvermal, voltei a comprar mais 6 Crystal red.

 

Os parâmetros da agua estavam todos muito bons, condições perfeitas.

 

Tudo bem até 2 dias depois de os introduzir no aquário, mais mortes começam por ficar muito parados e morrem já só tenho 2.

 

O que penso fazer, tratamento com "EHS 2000" acho que é assim que se chama. Mudanças de água com agua engarrafada, e outra parte da torneira devidamente tratada.

 

Derradeiro teste antes de desfazer tudo e começar de novo.

 

Abraços fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os crystal red são uns bichos estranhos.

ofereci uma colonia à minha namorada, ela teve-os juntamente com ampularias num aqua de 60cm, durante um ano ela teve criação, até a colonia rondar os 40 individuos, de pois começaram a morrer as ampularias junto com os CRS... foi um massacre de causa idiopática!

nunca houve alterações em relação aos cuidados, a água sempre dea mesma nascente, td igual! de um momento para o outro simplesmente começaram a haver baixas, poucas de inicio e a cada dia a aumentar o numero de fatalidades dia, nem tpa de 2 em 2 dias de 30% se resultaram!

 

 

O que te aconteceu foi simples...morreu uma ampularia contaminou toda a agua, tives-te um pico de amonia e pronto la começou a bola de neve...;)

 

Viva,

O substracto não precisa de ser substituído, quando o tratamento for concluído pode ser usado carvão activo, para remover vestígios do mesmo da água.

O proflorastar não conheço, mas não vejo problema algum relacionado com invertebrados, tem claramente é de levar uma camada de areão por cima :P

 

 

Se não conheces o proflorastar como podes afirmar que não vez algum problema?Se não conheces não podes aconselhar em nada, né? ;)

 

Mox não adianta esperares 14 dias..sem fazer testes à água e ver se tudo ja normalizou, como estavam os nitritos?Se não colocares aqui todos os dados e testes dificilmente te conseguimos ajudar.

Depois de teres tido tanta morte não achas pouco tempo para colocar novos camarões, especialmente Crystal?

 

Com os Crystal red só te posso dizer um coisa, a pressa é inimiga da perfeição, e com os crystal basta um descuido para morrerem.

 

No que te aconteceu como até os red cherrys morreram isso foi um pico de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ja tive a mesma situaçao, com sulawesis e cristal. morriam que nem moscas e nunca soube porque. em aquas separados , com todos os valores correctos. pessoalmente suspeito de alguma doença. todos os dias retirava camaroes mortos. depois desaparecia e os restantes voltavam a criar ... e depois começava tudo de novo ... :P

 

Boas! Tinhas os Sulawesi e os Crystal? Para nos iniciarmos em certas espécies, devemos dar mais valor a parâmetros que são básicos mas muito importantes. O Ph. Sulawesi necessita de PH alcalino, os Crystal Red PH ácido. Logo não devem conviver.

 

Outra coisa, o Fluvermal pode ser mais que suficiente para arrasar uma colónia inteira de Crystal Red.

 

E não sou apologista de água engarrafada, pode alterar os valores de PH, é instável. Agua da torneira tratada com anti-cloro (desde que não tenha niveis altos de Nitrato,etc) é mais que suficiente.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te aconteceu foi simples...morreu uma ampularia contaminou toda a agua, tives-te um pico de amonia e pronto la começou a bola de neve...:D

 

 

 

 

Se não conheces o proflorastar como podes afirmar que não vez algum problema?Se não conheces não podes aconselhar em nada, né? :D

 

Mox não adianta esperares 14 dias..sem fazer testes à água e ver se tudo ja normalizou, como estavam os nitritos?Se não colocares aqui todos os dados e testes dificilmente te conseguimos ajudar.

Depois de teres tido tanta morte não achas pouco tempo para colocar novos camarões, especialmente Crystal?

 

Com os Crystal red só te posso dizer um coisa, a pressa é inimiga da perfeição, e com os crystal basta um descuido para morrerem.

 

No que te aconteceu como até os red cherrys morreram isso foi um pico de certeza.

 

boas malta

 

cheguei agora a casa e mais 1 morto, estou a fazer o tratamento a água com esha2000.

 

Parametros da água hoje

 

aqua de 40l (o da fotografia anterior)

 

No2 - 0,0

PH - 7,5

KH - 4

GH - 5

NH4/NH3 - 0,2

 

Já só tenho 1 crystal sozinho, o que acham junto com os outros no aqua pequeno?

 

Será que não é uma doença qualquer?

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

No meu pequeno de 18l com fauna 4 camaroes cereja, 3 red fire e uns 10 ou 12 abelha 2 troncos pequenos, musgo de java substracto areia preta e areia de rio

 

Parametros de hoje

 

No2 - 0,5

PH - 7,5

KH - 4

GH - 7

NH4/NH3 - 0,2

 

Por incrivel que pareça não morre nenhum a mais ao menos 1 mês, no aqua pequeno.

 

 

Obrigada

Editado por MOX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tinhas os Sulawesi e os Crystal? Para nos iniciarmos em certas espécies, devemos dar mais valor a parâmetros que são básicos mas muito importantes. O Ph. Sulawesi necessita de PH alcalino, os Crystal Red PH ácido. Logo não devem conviver.

 

Outra coisa, o Fluvermal pode ser mais que suficiente para arrasar uma colónia inteira de Crystal Red.

 

E não sou apologista de água engarrafada, pode alterar os valores de PH, é instável. Agua da torneira tratada com anti-cloro (desde que não tenha niveis altos de Nitrato,etc) é mais que suficiente.

 

Boas

 

Pois isso eu sei, agora já não tenho nenhum.

 

Quando fiz o tratamento com o Fluvermal foi sem nenhuma fauna.

 

Pois água engarrafada usei para tentar descer o ph pois a minha agua da torneira sai com ph de 7,5 (acho eu)

 

Outra coisa tenho grande dificuldade em perceber os valores do ph com os testes uso os da sera. Será que sou o unico?

 

Quando montei o aqua pela 1ª vez coloquei agua da torneira devidamente tratada e duraram uns meses tive várias criações de camaroes abelhas em que o pai era um abelha e a mae uma crystal red. Depois começou a morrer tudo.

 

Uma pergunta

 

Como baixar o PH de modo natural e duradouro?

 

como é que conseguem medir o Ph ao ponto de dizerem "6.2" ou "6.7" eu mal consigo dizer o que sai no teste.

 

obrigada

Editado por MOX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais