Pedras apanhadas na Arrábida


PedroAntunes

Recommended Posts

Boas Pessoal!

 

ontem fui ao Portinho da Arrábida, praia da anixa, e colectei alguns seixos uns pequenos, outros maiores, atrairam me bastante, mas estou bastante receoso ao colocá los no meu aquario, que está a precisar de uma mudança..

 

Que tratamento lhes devo dar? ..

 

tenho um aqua de agua quente, com rammirezi, botia, amano, kuhli ..

 

qualquer ajuda ou dica que me puderem dar agradecia!!

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o tratamento é relativamente simples. Primeiro uma escovadela e uma lavagem, depois vês se são calcárias (ou experimentas com vinagre ou limão ou então pra ser mais fiável metes dentro de um recipiente com água, medes o ph e uns dias depois voltas a medir, este ultimo processo é o mais fiável mas o mais lento), se não forem calcárias ferve mais que uma vez e usa sal numa das fervuras. Depois é deixar arrefecer, lavar em água corrente e aquário com elas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o tratamento é relativamente simples. Primeiro uma escovadela e uma lavagem, depois vês se são calcárias (ou experimentas com vinagre ou limão ou então pra ser mais fiável metes dentro de um recipiente com água, medes o ph e uns dias depois voltas a medir, este ultimo processo é o mais fiável mas o mais lento), se não forem calcárias ferve mais que uma vez e usa sal numa das fervuras. Depois é deixar arrefecer, lavar em água corrente e aquário com elas.

Cumps

 

 

Se forem calcárias o que posso fazer?

 

Se Nao forem calcarias fervo com sal, é isso?

 

mas depois o sal na pedra nao irá afectar o aquario?

 

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferver com sal não me parece que seja muito importante.

Normalmente isso faz-se para eliminar colonias de microorgansmos que não toleram o sal. COmo apanhas-te no mar, e sendo seixos deviam estar na linha de água, logo em contancto com a água salgada e as colonias serem resistentes ao sal. Mas também não perdes nada.. por isso força!

 

Agora, tenho quase a certeza que são calcáreas. COnheço bem a zona e é bastante provavel. No entanto faz o teste.

 

Se fôr calcária vai-te subir muito o pH do aquário, e se tens ramirezis deves querer ter um pH ácido.. Se introduzires as pedras isso não vai acontecer e colocas em risco as espécies que manténs.

 

O melhor é fazers o teste.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Atenção,para fazeres o teste ás pedras,têns que deixar secar

as pedras,depois delas estárem secas,ai sim,colocas um pingo

de vinagre,ou limão,para mim e melhor o limão,depois se ferver

e calcaria,se não ferver,tudo bém,podes pola dentro do aquário.

Mas se quizeres,e demora e uns dias,fazes o seguinte,tiras água

do aquário,colocas num resepiente,colocas lá as pedras,e deixas

uns três,ou quatro dias,depois medes o PH da mesma água e vez

se subiu o PH,se subiu,são calcarias,se não,tudo bem.

Espero que tenha ajudado.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A probabilidade de serem calcareas é elevada.

 

O teste do vinagre pode dar falsos negativos (o ácido é fraco, o ideal seria com HCl).

 

A subida de pH, nuns dias, devido a pedras calcareas, pode não ser significativa para se poder percepcionar num teste colorimétrico.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.