Aquários de parede (tipo moldura)


elsasmc

Recommended Posts

Estou bastante seduzida por este tipo de aquário. Não tenho espaço na casa para um aquário normal em móvel e tenho lido sobre isto. Alguém tem mais informações e reviews já que não encontrei nada? Apenas encontrei 2 sites portugueses que vendem este tipo de aquários.

 

Lá fora os mais vendidos são

 

http://www.aquavistainc.com/products_wallmounted.html

http://www.aussieaquariums.com/concave.html

 

 

Minhas perguntas:

acham que os peixes têm qualidade de vida?

acham que é assim tão simples a manutenção?

 

Aqui ficam alguns videos

 

Aquavista 500

 

Aquavista panoramic

 

Aussie

 

Gosto especialmente do Aquavista 500 e do Aussie concave.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho espetacular mesmo, pode dizer-me quais os sites portugueses?

 

http://www.quadrovivo.pt

http://www.aquarios-panoramicos.com/index.html

 

Quando digo que gostei especialmente daqueles dois, claro que gosto dos maiores e xpto, mas não quero ir para aí pelo que estou interessada nos que referi.

Opiniões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Elsamc! Tanto quanto percebi, o site que indicaste do QuadroVivo, é diferente dos outros. No QuadroVivo, os aquas têm dimensões normais, e pelo que me parece a empresa providencia o material e faz o layout.

 

Nos outros, naquelas molduras, a história é diferente. Quanto a mim isso não se pode chamar aquário, é um mostrador de peixes para ter na sala, não tendo quanto a mim condições para ter peixes.

 

Os peixes que mantemos querem certas condições, como água limpa e com o PH e restantes parâmetros correcto de acordo com a Fauna, plantas (se os peixes forem de zonas que as tenham), companheiros da mesma espécie se for um peixe de cardume, e é necessário também saber que peixes podemos colocar juntos, e modo a que não tenham stress. Outro factor tão importante como qualquer outro é o espaço.

 

E estes pseudo-aquários não dão espaço para o peixe deambular como faz na Natureza. 15cm no máximo de largura é bastante insuficiente para o peixe, e quanto a mim tornasse monótono para nós que gostamos de observar os nossos peixes a nadar livremente num aqua com espaço. Uma coisa é olhar para a aquariofilia como um desafio para nós mesmo, em que nos propomos em dar as melhores condições à Fauna e Flora, condições que possam "ludibriar" o peixe de modo a que ele se pergunte se está na Natureza, para que não sinta que está entre 4 paredes. Outra forma é a oferecida por estas molduras, em que as condições da Fauna estão limitadas para ir de encontro à conveniência do Homem. Mas para isso existem telas, com uma bela pintura, e não envolvem vivos.

 

O conselho que te dou Elsamc, é arranjares um aquário com dimensões apropriadas para a(s) espécies que pretendes manter, de modo a contemplares todo o explendor deste hobby.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Vasco.

 

De facto não pretendo envolver-me demasiado nem andar em aventuras a montar e desmontar nem prevejo que ambicione grandes aquários de futuro. Percebo que seja uma paixão e leve sempre a ambicionar mais mas tenho outras prioridades e acho pouco provável que isso aconteça. Queria um aquário bonito que os peixes vivessem bem.

 

Obviamente que quando falo deste tipo de aquários penso em peixes minúsculos e poucos escolhidos após ver como ficava a água. Teria os cuidados com os parâmetros da água e faria TPAs obviamente. Parece-me que não ficariam assim muito mal pois teriam espaço perfeitamente para dar a volta.

 

Já achava o Aquavista 500 pequeno não gostava muito, mas entretanto encontrei da marca Aquatlantis os modelos Aquaplasma Elite e Aquaplasma Evolution (têm molduras amovíveis) e gostei muito.

 

Existem à venda em lojas portuguesas online e por exemplo o Aquaplasma Elite 86 86x16x56 cm e 60 litros de volume parece-me bastante bem. O mais barato que encontrei foi 388€. Acredito que outro tipo de aquário é mais versátil na decoração e no que se pode plantar sem dúvida. E talvez até mais barato para a litragem que é. Mas estou verdadeiramente inclinada para isto...

 

Encontrei aqui no fórum um tópico de um user que tem o Elite 86. Está aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158073

vou perguntar-lhe o que acha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se não me engano um destes users JMMS ou CMMJ tem um aqua desse genero.

Peço desculpa de não saber exactamente qual mas sei que um deles o tem.

Tenta falar com ele para saber preços e lojas.

 

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se não me engano um destes users JMMS ou CMMJ tem um aqua desse genero.

Peço desculpa de não saber exactamente qual mas sei que um deles o tem.

Tenta falar com ele para saber preços e lojas.

 

 

Abraço

 

João

 

Exactamente é o link no meu post atrás. Já teve com peixes mas depois pôs camarões. Está engraçado o dele e com peixinhos pequeninos dá um efeito bem giro no meu entender!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo que para quem está habituado a grandes aquários e tem gosto em planear, montar, desmontar, variar de espécies possa ser esquisito este tipo de aquários. Sem dúvida que é limitativo. No entanto eu pretendo para montar e manter tal como está, não prevejo tempo nem disponibilidade para estar sempre com mudanças, apenas quero fazer a manutenção necessária e o que eu tenho em mente é um aquário plantado e decoração não volumosa com tetra cardinal, camarões crystal red e só a partir daí decidir depois de lá estarem um ou outro peixito maior até um máximo de 5 cms. Há vários que gosto e tenho visto mas só depois de ter estas espécies decidia. Não me parece que fiquem mal instalados e tenho ouvido algumas opiniões que concordam.

 

Bem sei que é um aquário mais dispendioso e talvez menos prático que os comuns mas estou disposta a isso.

 

Além da falta de espaço o principal motivo prende-se com os gatos. Vários gatos e que não são sempre os mesmos pois tenho uma associação e uns saem outros entram. Tendo um aquário em cima de um móvel, prevejo que mesmo que conseguisse teimar com um para não se aproximar, o próximo que viesse lá tinha eu de andar em cima a ralhar para se afastar ou desistir de tentar abrir o aquário. Tudo que entra cá em casa tem de ser pensado por exemplo deixei de ter plantas e tenho redes mosquiteiras nas janelas.

 

Vasco Matos a sua opinião referia-se ao Aquaplasma e realmente eu própria achava pequeno demais, que acha deste Aquaplasma que referi acima e já tem outras medidas e litragem superior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco Matos a sua opinião referia-se ao Aquaplasma e realmente eu própria achava pequeno demais, que acha deste Aquaplasma que referi acima e já tem outras medidas e litragem superior?

Desculpa Elsasmc, referes-te ao de tamanho 86x16x56? A litragem em si não representa nenhum problema, são 60 Litros. O problema é a largura de 16cm, que faz com que a Fauna esteja muito limitada em termos de espaço. Se olharmos para o modo dos Cardinais nadarem, vemos que eles sentem-se bem em nadar livremente, para todos os lados, e assim vemos a sua beleza, nesse aqua com 16cm de lado vais vê-los a nadar para cima e para baixo.É preferível que um aquário tenha menos altura, mas mais largura e comprimento.

 

Acredita no que te vou dizer: vais comprar essa moldura, vais ganhar o "bichinho" da aquariofilia, e vais arrepender-te amargamente de tê-lo comprado, pois vais depressa pô-lo de lado e comprar...um aquário!

 

Outra coisa, eu tenho um aqua plantado que tem as medidas 80x35x40. Acredita que os 35cm de lado fazem com que eu tenha dificuldades em fazer um "layout" como deve ser, 45cm seria o ideal. Com 16cm... um verdadeiro plantado no verdadeiro sentido da palavra...vai ser terrivelmente dificil!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, é semelhante a viver num corredor, podemos correr para frente e para trás, mas que felicidade é que isso nos traz? Para camarões ainda funciona, mas concordo com o Vasco, para peixes é muito limitado, e nem sequer ias conseguir apreciar a beleza de um cardume a passear pelo aquário nem o reflexo conjunto de quando dão a volta. Já para não falar que para fazer uma coisa bonita com plantas é apertadinho, mas não é impossivel!

Brevemente te vai saber a pouco, e o dinheiro que gastaste não vai valer nada a pena...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elsasmc, se conseguirmos demover-te e convencer-te a comprar um aqua, mesmo de 60L mas com outras medidas, eu ofereço-te as plantas para começares.

 

Se não conseguirmos demover-te... pelo menos podes ter a certeza que tudo faremos para te ajudar a fazer dessa moldura ;) o melhor habitat possivel. (Só não levas é as plantas...) :P:P

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.