Scalare 160L


Tozé Nunes

Recommended Posts

Setup:

 

Aquario -Scalare 72X45X50 - 160 Lts

Background - Vinil Prateado

Filtros- Tetratec EX 600 e Eheim 2213

Termoestato - Jäger 200W

termometro

Iluminacão - Calha DIY 4X18W T8 2x 6500K, 1x 8500K e 1x 10000K, reflectores Arcadia e balastros electrónicos 8h/dia

CO2 - Sistema de escadinha da Nutrafin, co2 de fermentação

 

Hardscape:

 

Substratos

Tetra Complet Substrate

Red Sea Flora Base

Areão de rio

3 basaltos

Troncos apanhados na praia de Caxias

 

 

 

 

Flora:

 

Musgo de Java

Heteranthera Zosterifolia

Limnophila sessiliflora

Rotala rotundifolia

Vallisneria americana

Sagittaria subulata

Hygrophila polysperma

Egeria Densa

Salvinia Natans

Limnobium Laevigatum

1 grande ao meio(não sei o nome)

 

Fauna :

 

 

2 Pterophyllum Scalare

1 Colisa Chuna

10 Hemigrammus Rhodostomus

6 Paracheirodon Axelrodi

2 Microgeophagus Ramirezi

2 Tanichthys Albonubes

4 Otocinclus Vestitus

2 Otocinclus Affinis

2 Pseudo Gertrudae

4 Iriatherina Werneri

? Pomacea Bridgesi

 

Fertilização semanal com Sera Florena

TPA semanal de 30L

PH 6.8/7.0

Alimento em flocos Sera Vipan

 

 

 

e agora peço desculpa mas tem que ser uma geral para poderem perceber o porque do subtitulo

brancaman2010front.jpg

 

 

peço-vos a vossa ajuda para me orientarem na busca de qualquer coisa parecida com um aquario :roflroll2:

Editado por brancaman
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, será que consegue colocar mais fotos? Em relação a ajuda para tornar isso num aquário, parece-me que não necessita de muita pois eu gosto bastante. Penso que, através de um estilo próprio, consegui criar algo diferente e interessante. De momento só colocava um fundo escuro para aumentar o contraste e mais uns escalares (poucos) para fazer companhia a esse 2. Aguardo novidades.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajuda... :evilbat: ..em quê?? é como já foi dito, só se quiseres mais cor.. um planta vermelha/castanha.. só se for isso porque está muito bonito, eu também gosto.. tá parecido com o meu.. :?

 

coloca mais fotos.. please :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, será que consegue colocar mais fotos? Em relação a ajuda para tornar isso num aquário, parece-me que não necessita de muita pois eu gosto bastante. Penso que, através de um estilo próprio, consegui criar algo diferente e interessante. De momento só colocava um fundo escuro para aumentar o contraste e mais uns escalares (poucos) para fazer companhia a esse 2. Aguardo novidades.

 

Cumprimentos

olá, obrigado pelo apoio moral, mas eu preciso mesmo de ajuda, tanto a nível de plantas, como de fauna, como de arranjo paisagístico ou material técnico, eu sei lá, só me sinto um pouco perdido quando olho para o aqua. Posto isto. desculpem-me o desabafo, e respondendo à tua questão do fundo preto, eu antes de montar o aquário fiz diversos testes com cores (tenho possibilidades para isso já que trabalho no ramo) e decidi-me pelo prateado/espelhado por ser aquele que me dava mais profundidade, ao contrario do preto que me "encolhia" os vidros. Pessoalmente preferia não ter nada atrás, mas por enquanto ainda não há termostatos wireless e as lily pipes são um balúrdio. Hoje mesmo que eu quisesse mudar, o aquário está encostado a uma parede, nem pensar em mexer!

Em relação à fauna, eu também gosto muito de escalares, mas será que cabem 4 neste local? O maior ocupa 2/3 do sitio e corre com o outro sempre que o vê. Eu depois ponho fotos dos meninos.

 

ajuda... :evilbat: ..em quê?? é como já foi dito, só se quiseres mais cor.. um planta vermelha/castanha.. só se for isso porque está muito bonito, eu também gosto.. tá parecido com o meu.. :?

 

coloca mais fotos.. please :?

olá, obrigado por gostares, plantas vermelhas/castanhas tipo quais? e achas que com 72W e co2 doméstico me safava, não te esqueças que o aquário tem 50 cm de altura, o que me aconselhas?

Vou colocar umas fotos depois, ok?

um abraço

 

olá, primeiro queria agradecer aqueles que me ajudaram desde que me meti neste mundo:

ao choco e ao tugz pelas plantas,

ao zikon pelas ampulárias,

ao jorgehcosta pelo aquario e pelas dafnias,

ao t1ago por me voltar a meter neste vicio,

ao canito e ao krypticall por me darem uma aula ao vivo,

e a todos os foristas e administradores por fazerem deste fórum o que ele é,

a todos o meu obrigado, mas por favor ajudem-me a melhorar este meu penico de agua doce,

e agora algumas fotos...

 

tetracardinal.jpg

yscalare.jpg

colisachuna.jpg

whitespot.jpg

neonchines.jpg

amp.jpg

rotala.jpg

sessiflora.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo isto.. http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=072B ou isto.. http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=035A

é só escolheres as que gostes mais.. dá uma vista de olhos no site da tropica.com tens muitas a escolha.. ;) até tem uma secção só de plantas vermelhas.. :);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo isto.. http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=072B ou isto.. http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=035A

é só escolheres as que gostes mais.. dá uma vista de olhos no site da tropica.com tens muitas a escolha.. ;) até tem uma secção só de plantas vermelhas.. ;):)

obrigado, gostei muito das que escolheste, e ao contrario daquilo que eu pensava, até não são dificeis de manter, vou começar a procurar nas lojas a ver se encontro e se cabem no meu bolso ;)

Se por acaso alguem tiver destas plantas e mas quiser ceder por um preço justo digam qualquer coisa:

Echinodorus 'Rosé' (072B)

Ludwigia glandulosa (035A)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

obrigado :)

os escalares são sempre um espectáculo, aconselho vivamente a quem possa ter condições que os adquira.

Tens que ter um aquário com litragem suficiente, a altura também é importante, são muito pedichões, adoram comer!

E vê-los a por posturas é fantástico, um dia hei-de conseguir levar uma postura até ao fim #cool

quanto ao comportamento com o resto da fauna têm dias, mas só defendem o seu território do colisa,

aos pequenos não lhes ligam peta, só de vez em quando vão mordiscar os cornos das ampulárias :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá o gato tem cara de mafioso, vão-te desaparecer neons e vais dizer que os escalares andaram na limpeza :techi:

Quanto ao aquário eu sinceramente gosto, A Natureza não tem que ser organizada, apenas "ela" própria. No meio dessa "confusão" tens um aquário agradável de ver.

 

Cumprimentos e continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sacana de vez em quando anda a por as patas nos vidros, mas só se manda aos grandes, ehehehe :flick_tongue:

é por causa dele que mantenho o aquário fechado

Eu gosto do que vejo, mas sinceramente acho que devia mudar de plantas, ou pelo menos mudar algumas de sítio,

mas disso não percebo patavina, eu que fico tipo parvo a ouvir falar nas fertilizações :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também devo de começar brevemente com as minhas fertilizações, e também fico meio "burro a olhar pró palácio" com aquilo. Por mais que leia parece que tenho sempre uma dúvida ou outra. Lá vou ter que chatear o Rui com isso de novo:D

Quanto às plantas dá um olho ao catálogo da tropica e idealiza mais ou menos o que queres e como ficaria. Eu sinceramente gosto, mas acima de tudo quem tem que gostar és tu :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, se eu pudesse fazer como o faoo no workshop da aquahobby, era só ir buscando as plantas ao interior da loja e siga que a conta ficou para o Luis pagar, o meu problema é mesmo a visualização da coisa, não sei se me percebes :techi: agora se alguma alma caridosa me fizesse o obséquio de me orientar eu agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Brancaman.

 

Eu acho que esta muito bem, principalmente a frente do aquario. A estranheza que sente ao olhar deve-se, a meu ver claro, ao Caos em que se encontra o fundo. A ausencia de um fio condutor, de uma ideia ou forma que organize o fundo impossibilita o olhar (intrinsecamente ligado ao sentido estetico) de criar sistemas / relacoes visuais intressantes ou agradaveis. Nao temos uma Ciencia Exacta que defina um layout, mas de forma geral todos gostamos mais ou menos do mesmo.

 

O que eu acho que deveria fazer, ja que tem o tronco posicionado dessa maneira, era organizar a Flora para ambos os lados deixando o meio vazio. Se carregar no CO2, acertar as fertilizacoes e Podar as plantas com maior frequencia tem ai algo com potencial. Gosto bastante da Heteranthera Zosterifolia e do seu posicionamento. Cuidado com o CO2 e aquarios Tapados, se nao tiver forma de medir a quantidade CO2 nao exagere e use um Sistema Venturi com um filtro interno para Oxigenar a agua durante a noite.

 

Boa Sorte

Cumprts

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Pessoalmente sempre fui entusiasta do caos em layouts de aquários, todos os aquários que tive nunca tiveram grande estética, e se olharmos para um rio, riachos etc... Também não vamos ver uma perfeição absolutamente incontestável:

 

mergulho_09.jpg

 

Basicamente comigo é como dá na "telha" e até acho o teu bem giro.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Brancaman.

 

Eu acho que esta muito bem, principalmente a frente do aquario. A estranheza que sente ao olhar deve-se, a meu ver claro, ao Caos em que se encontra o fundo. A ausencia de um fio condutor, de uma ideia ou forma que organize o fundo impossibilita o olhar (intrinsecamente ligado ao sentido estetico) de criar sistemas / relacoes visuais intressantes ou agradaveis. Nao temos uma Ciencia Exacta que defina um layout, mas de forma geral todos gostamos mais ou menos do mesmo.

 

 

!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sem palavras, este forum é frequentado por pessoal de alto nível! :bs_quesexclaim:

 

era organizar a Flora para ambos os lados deixando o meio vazio. Se carregar no CO2, acertar as fertilizacoes e Podar as plantas com maior frequencia tem ai algo com potencial. Gosto bastante da Heteranthera Zosterifolia e do seu posicionamento.

Ora ai está uma ideia, colocava as sessiflora do lado esquerdo e as rotalas e as valisnérias do lado direito? :smile2:

Cuidado com o CO2 e aquarios Tapados, se nao tiver forma de medir a quantidade CO2 nao exagere e use um Sistema Venturi com um filtro interno para Oxigenar a agua durante a noite.

O aquário tem tampas de vidro mas existe 2 cantos cortados nas extremidades para passagem de cabos, e tenho bastante movimento à superfície,

obviamente que gostava de adquirir um sistema de CO2 com válvula solenoide mas falta-me o tempo :bs_quesexclaim:

Boas... Pessoalmente sempre fui entusiasta do caos em layouts de aquários, todos os aquários que tive nunca tiveram grande estética, e se olharmos para um rio, riachos etc... Também não vamos ver uma perfeição absolutamente incontestável:

 

Basicamente comigo é como dá na "telha" e até acho o teu bem giro.

 

epah, mas que foto lindíssima, obrigado por partilhares, obrigado por gostares, e já agora acredito que sairá melhor coisa quando usas o teu instinto do que quando tentamos copiar algo já feito. Eu nunca quis fazer desta montagem um caso de aquascaping, somente sinto que a nível da flora podia melhorar, ler a mensagem do spaar - ele entendeu-me perfeitamente. Gosto muito dos troncos e das pedras, só o verde é que me lixa a vista.

Fiquei curioso de ver os teus "caos"

 

Cuidado com esse gato. Não me inspeira confiança... :D
Epá o gato tem cara de mafioso, vão-te desaparecer neons e vais dizer que os escalares andaram na limpeza :D

Mas afinal o que é que se passa com o gato?

Ele é o como o cão que guarda o rebanho, ou não?

Ele é a seguir a mim, o ser vivo que mais olha pelos peixes, a t e n t a m e n t e :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Só para acrescentar as novidades no aquário.

Comprei a um user aqui do fórum um filtro Eheim 2213 e coloquei-o em funcionamento. Resultado: pararam as mortes aqui. Pelos vistos o outro filtro - o Tetra EX600 - não dava conta sozinho do recado.

Finalmente adquiri os reflectores Arcadia para a calha DIY, e só posso dizer maravilhas, a olho nu nota-se o aumento de claridade dentro de agua, e no sentido inverso, diminuiu a luz que passava para fora e iluminava um pouco a sala! Resultado, as plantas crescem à parva, as podas estão a aumentar de ritmo, quem se lixa são as minhas costas.

Ultimamente apareceram-me uns green spots, o que me obrigava semanalmente a esfregar os vidros, e no entanto eles voltavam logo de seguida.

Solução, fui à Aquahobby e a conselho do Luís, adquiri 6 ottocinclus vestitus, a ver vamos se valem o investimento. Lá andam todos satisfeitos dum lado para o outro, parecem-me insaciáveis, além de muito giros.

A ver se arranjo uma maquina para postar os meninos.

Não se acanhem em comentar, dêem lá uso aos vossos teclados, ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, fotos só quando trouxer maquina do work, em relação aos valores que me pedes :), não tenho os testes, só fertilizo com sera florena semanalmente e é a olhometro que faço as doses, ou seja, tudo do mais básico e amador, tenho que me aperfeiçoar neste aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois era bom ter testes de nitratos, fosfatos e ferro. para um melhor controlo das algas. Pelo menos era o que eu fazia.

 

porque assim nunca sabes os parametros e não sabes o que as tuas plantas consomem. a nivel de nutrientes.

Com os melhores cumprimentos

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha smoot, tens razão, quando comecei comprei a um user aqui do forum os testes do ph, nitritos, nitratos, durezas e amonias, para controlar o ciclo do azoto e o ph. Após algum tempo deixei-me disso, fiz mal e reconheço, sobretudo com as plantas. Mas aconselham-me alguma marca em particular ou qualquer uma serve? E em relação à fertilização, o florena serve ou devo usar outro?

Agradeço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, quanto as marcas ha imensas, geralmente o preço reflecte-se na precisão dos dados. eu por acaso na altura comprei da marca prodac, não é das melhores mas consegue realizar a sua função.

Quanto a esse fertelizante nc utilizei, isso sao micros e macros?

 

cumps

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.