Um lago NÃO precisa de filtragem artificial!


Recommended Posts

Tem 10cm agora mas depois..., mas eu optava por espécies trópicais que aguentem o inverno em Portugal.

Pois eu sei que depois elas crescem muito, espécies tropicais? Tipo o quê?

Desculpa mas eu de espécies tropicais não percebo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê aqui http://www.aquariofi...howtopic=122071

 

Eu acho mais interessante.

Desculpa mas nisto das espécies tropicais eu sou mesmo um leigo, a água tem de ter algum tratamento diferente dos de água fria? Ou é tudo igual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho este na imagem abaixo,

http://desmond.imageshack.us/Himg825/scaled.php?server=825&filename=07012010673.jpg&res=landing

E tenho um igual a este, mas todo laranja, com o tamanho desse, esse também era meu, mas morreu.

http://desmond.imageshack.us/Himg833/scaled.php?server=833&filename=07012010671.jpg&res=landing

 

Tentei colocar as imagens mas disse que não estou autorizado a usar este formato, como faço para as colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei colocar as imagens mas disse que não estou autorizado a usar este formato, como faço para as colocar?

 

Já somos dois acontece-me o mesmo.

Editado por rodasaquarium

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pelas fotos pareceme um kinguio normal e o todo laranja com barbatanas grandes kinguio de veu.

Eu queria tentar criar com esses kinguios, daí as perguntas sobre colocar-los no lago.

Já criei o tópico sobre peixes tropicais para lagos, o link é o seguinte,

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200763

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco aqui uma questão e desde já agradeço a quem me conseguir ajudar, tenho em minha posse estes dois tipos de "plásticos" se é que lhes posso fazer isso, o que eu queria saber era se dava para os usar no meu lago, estava a fazer umas arrumações na garagem agora ao fim da tarde quando dei com eles.

Abaixo deixo o link das fotos que eu mesmo tirei a pouco aos "plásticos"...

 

http://desmond.imageshack.us/Himg835/scaled.php?server=835&filename=img0853eg.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg853/scaled.php?server=853&filename=img0855ze.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg16/scaled.php?server=16&filename=img0857qj.jpg&res=landing

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

 

É uma questão de opção.

 

Num lago de manutenção natural não vais usar bombas mas, se quiseres ter elementos altamente decorativos como cascatas, então és obrigado a recorrer a elas, prescindindo de parte da sustentabilidade.

 

Mas a não ser por exigencias decorativas, não precisas de oxigenar artificialmente a água. A superficie e, durante o dia, as plantas oxigenadoras, executam bem dessa tarefa.

 

Deves ver a superficie do lago como o seu pulmão: se deixares as plantas flutuantes (incluindo nenufares) ocupar esse espaço então o lago deixará de "respirar", com más consequencias para os peixes. Além disso, se tiver um pulmão pequeno (ou seja, uma superficie pequena) então não irá respirar tão bem.

 

Finalmente, deves ter atenção ao tipo de fauna que escolhes. Se optares por um grupo de carpas de meio metro em poucos milhares de litros dificilmente um lago de manutenção natural será suficiente, aí precisas mesmo de pensares no lago como um aquário ao ar livre: com oxigenação, com filtragem artificial, com alimentação para os peixes e talvez até com mudanças de água.

 

 

Miguel

 

Estou fascinada :)

Vou iniciar a montagem de um pequeno lago e seguir os conselhos do Sr. Miguel.

 

 

Mas uma duvida: Se introduzir uma bomba apenas para cascata e consequente circulação de agua estarei a prejudicar o ecossistema??

 

O Sr Miguel disse: Num lago de manutenção natural não vais usar bombas mas, se quiseres ter elementos altamente decorativos como cascatas, então és obrigado a recorrer a elas, prescindindo de parte da sustentabilidade.

 

Será que me pode explicar esta parte?

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Se se colocar uma bomba, irá alterar os gradientes de temperatura do lago o que vai fazer com que a temperatura no lago fique mais homogénea.

 

Acho que o que o sr. Miguel quer dizer com a parte de se perder a sustentabilidade, significa que o lago irá ter um elemento consumidor de energia eléctrica, em vez de ser puro e simplesmente natural, sem qualquer tipo de intervenção mecânica.

 

Espero ter ajudado!

 

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que também tem a ver com o facto de essa movimentação e bomba poderem matar organismos que poderiam contribuir para a alimentação dos peixes adultos e alevins.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada, marco_nsa e casilhas :)

 

Vou então avançar sem bomba.

 

Ao longo destas semanas a minha maior dificuldade tem sido encontrar plantas de lago, sobretudo Vallisneria.

 

conhecem alguém que venda? ou algum local onde se possa encontrar?

 

Muito obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Muito bom esse tópico. Meu pai recentemente decidiu pela construção de um lago artificial aqui em casa, mas agora estamos às voltas com a proliferação de algas

 

O lago tem por volta de 14 mil litros, é pra criação de carpas. Embora as carpas pareçam estar crescendo bem e saudáveis, o lago em pouco tempo ficou uma sopa de ervilhas.

 

Ele tem usado um filtro UV e está prestes a comprar uma bomba com filtro. Não desativarei filtro ou bomba, mas vou procurar forrar o lago com plantas e ver como evolui.

 

 

 

Aqui o lago assim que foi feito

 

 

http://imageshack.us/photo/my-images/819/lago1i.jpg/

 

 

E uma sopa de ervilha uns poucos dias depois

 

http://imageshack.us/photo/my-images/6/20130428163846.jpg/

 

 

 

 

 

Editado por Taiguara Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Preciso de ajuda urgente!!! já começei a fazer o meu lago e stou com algumas duvidas:

 

1-tipo quando se diz para cobrir o fundo com as oxigenantes, visto que o meu lago é feito de cimento, tenho de meter terra no fundo? ou areia grossa do rio serve para plantar as flores?? ou tem de estar dentro de um vaso no fundo???

2-vou optar por passar um impermeabilizante no acimentado antes de por lá meus peixinhos, algum que recomendam? (na mistura do cimento mesmo não vou meter nada, me falaram de um impermeabilizante que é como tinta, por isso só vou meter depois do lago estar acimentado)

3-Que tipo de peixes posso usar em simultaneo sem correr o risco de um comer o outro? e que aguente estar mais ao sol visto que ainda não tenho arvores grandes que façam um bocado de sombra no lago.

4-Que tipos de flores posso meter a volta do lago? ouvi falar nas bromélias mas gostaria de saber de mais éspecies...

 

Em principio devo comprar areia grossa que vi no AKI em sacas pequenas, tenho medo de ir buscar no rio Tejo e aquilo vir contaminado já que aqui perto, em Valada o rio não é assim muito limpo, depois meto algumas pedras no fundo, apesar que com as flores nem vai se ver as pedras, por isso a minha dúvida quanto as mesmas, se deve meter terra no fundo ou basta a areia...

 

Espero que alguém responda as minhas dúvidas, são mesmo urgentes! e quero agradescer ao sr. Miguel que me ajudou indiretamente em muitas duvidas que tinha, e não só ele, ve se aqui muitos membros intendidos da matéria ;) Obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é necessário colocar um tipo de substrato para as plantas! Eu sugeria areia, que é o mais simples, a terra iria turvar a água. Os vasos também são uma boa opção, mas seria mais indicado para colocar nenúfares ou outro tipo de planta diferente, visto que o objectivo é cobrir o fundo, o ideal seria areia.

A maioria dos peixes são pacíficos, mas para ter algo diferente optava por não ter carpas nem kinguios, e povoar o lago com ciclideos (gymnogeophagus meridionalis, por exemplo), tetra Buenos-Aires, corydora paleatus, peixes paraíso, e assim.

 

Já agora, qual a dimensão do lago?

 

Em torno do lago pode por as plantas que quiser, deste que elas não sejam venenosas e não deixem cair muitas folhas para o lago!

 

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Marco! mas no caso a areia pode ser mesmo a de rio?? aquela que tem no tejo por exemplo? no caso também quero meter nenufares, então tenho de as deixar no vaso entre a areia e as oxigenantes? com terra ou também dá com areia?

Esses peixes que tu me disse, pode estar entre eles sem problemas? não se matam? e se tiver tartarugas e rãs também não as vai matar?

 

Ainda nao sei bem qual a dimensão que o lago vai ter, mas em principio até vai bastante agua e até é mediano para o grande...

 

Da parte das flores, gostaria se possivel que me desse alguns nomes, pois não sei qual são venenosas muito menos as que caem folhas :/

 

Desde já agradesço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se estiver bem lavada, pode ser areia de rio.


No caso de quereres meter nenúfares, é melhor colocar em vaso, mas pode ser com a mesma areia, é só pelo facto do rizoma do nenufar se maior e, por isso, ter que estar bem enterrado para as raizes da planta não flutuarem.



Os peixes dão-se perfeitamente uns com os outros, visto que a maioria provem da mesma região! Apenas os peixes paraíso poderão ser mais agressivos e dever manter-se apenas um casal no lago! Outro peixe interessante e fácil de encontrar é o falso neon chines (Tanichthys albonubes)!



Se houver tartarugas pode ocorrer predação, mas rãs não há grande problema!



Em torno do meu lago tenho tomilhos, sardinheiras e crassulaceas!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Marco, não sabes o quanto esta a me ajudar ;) já andei a pesquisar um site (Tortuga em Alverca) onde tem muitas especies de peixes e plantas, e já vi que alguns peixes que me disse-te consta lá na lista deles ;)

 

Agora a areia, também vi uma no AKI em sacas, não sei se da para lago, mas um dia desses tenho de ir lá e perguntar sobre isso.

Vc diz predação da parte das tartarugas de matar os peixes? não sabe de alguma raça que eu não corra esse risco e que sejam pequeninas?

 

Obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada, marco_nsa e casilhas :)

 

Vou então avançar sem bomba.

 

Ao longo destas semanas a minha maior dificuldade tem sido encontrar plantas de lago, sobretudo Vallisneria.

 

conhecem alguém que venda? ou algum local onde se possa encontrar?

 

Muito obrigada :)

 

Pode encontrar plantas aquáticas para lagos no seguinte site:

 

http://ameliplant.wix.com/amelaqua

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais