Um lago NÃO precisa de filtragem artificial!


Recommended Posts

Se alguma coisa aprendi após mais de uma década de manutenção de lagos foi a NÃO USAR filtros.

 

O pessoal, como tem experiencia nos aquários, fica com a ideia que os filtros são essenciais...

 

Tenho visto esta situação repetir-se muitas vezes:

 

O principiante começa por instalar um filtro e uma bomba que, embora sejam POTENTES em aquariofilia, são insignificantes para o volume do lago...

 

Filtro e bombas passam então a vida a entupir, até que o aficionado se farta e os desliga de vez!

 

Isto foi precisamente o que aconteceu no meu primeiro lago
:doofywave:

Vejamos, se usamos bombas de 1000 litros numa sump de um aquário de 120 litros deveriamos então, proporcionalmente, usar uma bomba de 100 000 litros num lago de 12 000 litros. De facto, como o lago é um sistema aberto, onde diariamente caiem folhas, pó, insectos, etc ., poderia até ser desejável uma bomba ainda mais potente, em especial se quisermos alimentar uma cascata realmente boa.

 

Mas sejamos poupados e admitamos que uma bomba 10 vezes menos potente estará no limite mínimo do aceitável. Ora, uma bomba de 10000 a 20000 litros sai CARA e não apenas na compra: irá consumir centenas de watts, 24 horas por dia. Torna-se também necessária uma sump de dimensões correspondentes e materiais filtrantes.

 

É ainda preciso não descurar a manutenção: É necessária a limpeza regular dos pré-filtros para que o caudal não caia drasticamente, uma operação que deve ser feita semanalmente. Finalmente, o próprio material filtrante deve ser limpo ou substituido, duas ou três vezes por ano.

 

Mais tarde, descobre-se que mesmo uma filtragem de potencia razoável não evita as algas verdes unicelulares e a água torna-se numa sopa de ervilhas - obrigando a comprar mais equipamento dispendioso: um filtro UV.

 

Após muito dinheiro gasto, após o esforço adicional de construção e após muito trabalho de manutenção o que é que se tem?

 

Se o equipamento foi bem dimensionado e a manutenção está em dia, têm-se a água transparente.

 

Mas não se tem uma boa carga de zooplanction livre (pequenos crustáceos, protozoarios e outros seres) porque as bombas matam-nos, quer mecanicamente quer através da radiação UV. Estamos a destruir um dos elos mais importantes na cadeia alimentar, útil no crescimento dos alevins e na alimentação dos peixes adultos, ao comerem crustaceos e larvas de insecto que por sua vez se alimentam do zooplancton.

 

Não teremos também o importante benefício da extratificação térmica do lago porque as bombas, ao movimentarem a água, equalizam a temperatura: na prática, para os seus habitantes, o lago torna-se mais frio de inverno e mais quente de verão.

 

Finalmente, não teremos um verdadeiro lago, ou seja, não criámos realmente o biótipo correspondente a uma pequena área alagada, comum na natureza e preferido por muitas espécies de animais e plantas.

 

Aquilo que teremos é simplesmente um aquário ao ar livre.

 

A alternativa é gastarmos menos dinheiro, com menos esforço de construção e com pouca manutenção:

Um lago sem qualquer aparelho eléctrico, onde filtragem biológica é assegurada por uma grande biomassa de plantas, incluindo o fundo coberto por oxigenadoras, como elodeas e vallisnerias, além das plantas marginais e dos nenúfares.

Neste caso, teremos que aceitar o seguinte:

A água só ficará transparente de inverno, de verão estará sempre mais turva, devido ao normal aumento do fito e zooplanton, porém nunca se apresentará opaca ou "sopa de ervilhas".

Se acha que pode viver com isso, instale REALMENTE um lago, assente em princípios naturais e esqueça tudo quando é filtragem artificial.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 2
  • Votar + 8
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou completamente de acordo com a sua opinião, um lago é algo natural e autónomo.

O que tenho em casa é um lago natural vai para cinco anos, evito ao máximo mexer no que quer que seja, tento dar-lhe toda a liberdade.

 

Um bem aja para todos os amantes da natureza.

 

José Coelho

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ás.de me dizer que tamanhos de lagos e que tens para dizeres isso...

digo apenas isto porque dizem lagos e se for preciso são pequenos tanques...olha assim não precisa é de nada

 

tenho um lago com 30.000/40.000 nao sei ao certo talvez mais porque tem zonas mais baixas e mais altas tenho filtro e nao vejo nada de problemas alias tenho centenas de peixes bebes a nascerem imensas vezes

 

Quando ao mexer ou remexer a unica coisa que faço e lavar o filtro 1x por semana ou de 15 em 15 dias e a agua esta clara ou seja consigo ver os peixes todos e nao entope nem nada disso

 

PS: Apenas tenho um filtro que por si deveria necessitar de um auxilio mas só com este filtro(um bom filtro) tenho a agua e o lago bem porreiros

 

Digo isto tudo porque vi aqui no forum em lagos e oque vejo sao tanques e coisas do genero... como e obvio isso de cuidados nao precisa nada

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom texto. é nessesentido que estou a ir mas ainda com bomba e uv... o uv vai ser desligado agora assim que a temperatura baixar a ver o que dá.

 

Mas a bomba não pode ser desligada ou fico sem cascata.

 

sao paus de 2 gumes pois fico com menos oxigenio na agua se desligar a bomba ,em especial de verão. no lago de 500l da criaçao desliguem a bomba durante 2 dias e numa das manhas andavam todos a de cima tentar respirar e ja tinha 2 a boiar.. será que foi amomia? os testes disseram que não.. coloquei a bomba a trabalhar e foi tudo na direcão da agua que vinha do filtro e nao voltaram a andar á de cima de agua.

Ao que parece pouca agua com muitas plantas fica sem oxigenio durante a noite?? e a agua sempre esta cristalina,sem uv.somente plantas.

 

 

em pouca agua é facil criar um equilibrio. mas em lagos maiores ja se torna dificil, ou se gasta uma fortuna em filtros ou é sopa verde. a unica hipotse parece ser realmente deixar o lago encontrar o proprio equilibrio mantendo as coisas como estão,não criando desequilibrios ou falsos equilibrios articiais. pois se um equipamento falha,fica-se com agua verde... um ou outro peixe doente..etc..

 

mas depois e a cascata?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fico com menos oxigenio na agua se desligar a bomba ,em especial de verão. no lago de 500l da criaçao desliguem a bomba durante 2 dias e numa das manhas andavam todos a de cima tentar respirar e ja tinha 2 a boiar..

Sim, isso são sintomas de falta de oxigenio. 500 l é um nano-lago, convém manter muito menos peixes que num aquário correspondente e ter uma grande superfície em contacto com o ar.

 

De qualquer modo, é perfeitamente possivel seguirem-se princípios naturais em qualquer poça de água no exterior. Por mim, mantenho desde um lago de 15000 litros até nano-nano-lagos, com 70 litros (são simplesmente grandes vasos com água, plantas e pequenos peixes).

 

As oxigenadoras são um dos componentes mais importantes: o fundo deve estar completamente coberto dessas plantas. Então podem-se observar inúmeras pequenas correntes de oxigénio a encaminharem-se para a superficie.

 

Porém, deves sempre evitar que as flutuantes cubram mais que 1/4 da água... à medida que as flutuantes se espalham, o lago deixa de ter oxigénio e, se for completamente coberto, acaba por "morrer" (torna-se aneróbico).

 

Ao que parece pouca agua com muitas plantas fica sem oxigenio durante a noite?? e a agua sempre esta cristalina,sem uv.somente plantas.

Sim, os níveis de oxigénio vão decrescendo durante a noite. Nesse periodo as plantas consomem oxigénio em vez de o produzirem e, embora os peixes à noite precisem de menos oxigénio, é importante que haver uma boa parte da superfície exposta ao ar.

 

em pouca agua é facil criar um equilibrio. mas em lagos maiores ja se torna dificil, ou se gasta uma fortuna em filtros ou é sopa verde. a unica hipotse parece ser realmente deixar o lago encontrar o proprio equilibrio mantendo as coisas como estão,não criando desequilibrios ou falsos equilibrios articiais. pois se um equipamento falha,fica-se com agua verde... um ou outro peixe doente..etc..

 

Em termos biológicos, é muito mais fácil conseguir um equilibrio em grandes espaços.

 

Artificialmente é ao contrário, é muito fácil controlar pequenos espaços e passa a ser difícil (e dispendioso) controlar grandes espaços.

 

mas depois e a cascata?

 

Sim, esse é, para mim, o grande defeito dos lagos naturais: uma cascata fica realmente bonita, porém, se a usarmos, estaremos a matar o zooplanction livre a destruir a estratificação térmica.

 

Há possiveis soluções para isso, mas nenhuma delas é satisfatória:

  • Para manter a estratificação térmica, pode-se fazer a água circular num espaço mais pequeno: A bomba capta a água mesmo no final da cascata, evitando a circulação no lago.
     
    Esta técnica provavelmente não será aplicável na maior parte das situações mas pode ter sucesso em alguns casos. Em geral, é implementada criando um fundão onde cai a cascata (e onde está a entrada da bomba de água), seguido de um baixio para o resto do lago. Ou seja, implica que o lago tenha sido construido assim de raiz mas pode preservar uma boa parte da estratificação témica e do zooplancton.
     
     
  • Elevar a água com bolhas de água de forma a ser "zooplancton-friendly". Este é um truque por vezes visto nos aquários de recife, para alimentação natural os corais.
     
    Nunca será uma solução muto eficiente mas talvez, em certos casos, possa ser viável. Há actualmente compressores poderosos no mercado, por preços acessiveis, serão provavelmente capazes de elevar milhares de litros, a algumas dezenas de cm de altura. Um óbvio beneficio é não ser necessária electricidade próxima do lago, basta passar uma tubagem para o ar, com muito menos requisitos de segurança.

 

Contudo, em geral e infelizmente, as cascatas não serão compativeis com os lagos naturais. :(

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo completamente com o teu ponto de vista! Muito elucidativo....

Um lago sem filtragem artificial até se torna muito mais interessante,conseguir criar um pequenino ambiente em equilíbrio natural é deveras proveitoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb tive igual problema com o entupir do filtro e desiti mas este ano e pela primeira vez morreram-me carpas. O lago super plantado, os nenúfares deitam muito lixo e quando comecei a debastar o fundo libertava bolhas com cheiro a esgoto. Por isso no Verão com o calor quando o O2 é menor, acho bom fazer tpa's para quem tem água de furo ou ter um repuxo ou qualquer coisa que à superfície crie algum movimento e oxigenação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

O lago super plantado, os nenúfares deitam muito lixo e quando comecei a debastar o fundo libertava bolhas com cheiro a esgoto.

 

Se tiveres muitas folhas de nenúfares estás a tapar a água à superficie. Não esqueças a regra de ouro, nunca deixar que as plantas flutuantes (neste caso, as folhas flutuantes) ocupem mais que 1/4 da superficie.

 

O que precisas é alcatifar o fundo do lago com oxigenadoras. Atenção a esses nenufares, estão provavelmente a roubar a luz às plantas de fundo...

 

O cheiro "a pantano" significa que tens pouca oxigenação no leito do lago - é o cheiro da matéria organica em meio anérobico. Um lago em equilibrio cheia a rio, não cheira a pantano.

 

Tens pouca oxigenação porquê? Provavelmente porque não chega a luz ao fundo. Certamente não terás um manto de vallisnerias ou sagitarias?

 

 

Abraço,

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num lago de kois é difícil manter plantas de fundo... as kois revoltam muito e desenterram-nas.

 

não sei quantos minutos duraria uma valisneria no meu lago...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens pouca oxigenação porquê? Provavelmente porque não chega a luz ao fundo. Certamente não terás um manto de vallisnerias ou sagitarias?

Pois, basta ver, é pequeno e está demasiado atafulhado, tudo o que tenho a mais de plantas nos tanques das tartarugas vai para ali. Já fiz um desbaste mas aquilo cresce mais rápido. As valisnerias tenho de ter em vasos devido às raizes dos nenufares que se espalham por todo o lado.

Ch2Fr.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, basta ver, é pequeno e está demasiado atafulhado

 

Pedro, nem se vê a água! É claro que o lago fica completamente anérobico. Até estou admirado como os peixes resistem.

 

Eu tiraria as plantas flutuantes... e controlaria os nenufares. Se houver LUZ a chegar às vallisnerias não precisas de as proteger com vasos, pelo contrário, elas serão perfeitamente capazes de vencer os nénufares.

 

De qualquer modo as tuas plantas marginais estão muito bonitas, vejo um inhame lá ao fundo mas que planta é aquela que dá uma flor violeta? É realmente bonita.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Muito esclarecedor,

E vem bem a calhar visto que irei construir um lago em breve...

 

Parabéns. :character0050:

 

Aqui vai o link do meu filmado há dias: http://www.facebook.com/profile.php?id=158...v=1362666638526

40000 litros em dois lagos ligados por queda de nivel, a bomba é de 6000 litros hora, serve para alimentar a cascata e oxigenar um pouco a agua dando ao mesmo tempo o efeito de ribeiro entre os dois lagos, o filtro é biologico e submerso e serve apenas para impedir que as alhetas da bomba destruam o que quer que seja, a agua é transparente (95% no verão).

Tenho neste momento cerca de duzentos peixes entre pequenos e grandes (orandas, sonasas e Kois alguns com mais de 25 cm).

Se quiserem ver ao vivo eu mostro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As esponjas normais(de sofá) apodrecem dentro de agua.. mas se funciona e no teu caso não se estragam melhor. tens fotos do filtro? como é que uma esponja tão fina não entope logo?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As esponjas normais(de sofá) apodrecem dentro de agua.. mas se funciona e no teu caso não se estragam melhor. tens fotos do filtro? como é que uma esponja tão fina não entope logo?

 

 

podes ver tudo aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36927

 

as esponjas estao la desde que construi o lago e nao apodreceram

por serem tao finas, apanha, as microalgas todas :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC02039.jpg

 

ha ok . ja encontrei .a tua bomba tem menos caudal. pois uma bomba de caudal maior... a agua passava logo toda por cima em vez de através. mas quero ir a uma casa de estofar sofás e cadeiras pedir uns pedaços da que mais grossa. porque a azul mesmo de lagos custa um balúrdio para ser uma misera esponja

 

o que está no compartimento do meio? lã de vidro?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC02039.jpg

 

ha ok . ja encontrei .a tua bomba tem menos caudal. pois uma bomba de caudal maior... a agua passava logo toda por cima em vez de através. mas quero ir a uma casa de estofar sofás e cadeiras pedir uns pedaços da que mais grossa. porque a azul mesmo de lagos custa um balúrdio para ser uma misera esponja

 

o que está no compartimento do meio? lã de vidro?

 

Também podem usar manta de geotextil enrolada, para fazer a filtração o resultado é o mesmo que as esponjas e é muito mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel

Bom topico e vem bem a calhar com o que pretendo fazer .

 

Sou do Brasil e há oito anos atras necessitando de terra acabei ao mesmo tempo fazendo um reservatorio aberto para a coleta da agua de chuva .

 

Por falta de conhecimento e informações temos inumeros erros mas agora tentar consertar.

O reservatorio é para aproximadamente 120.000 litros cheio.

 

O revestimento foi feito com lona 150 micras em plastico leitoso , desses de cobertura de estufas e já vai para oito anos .

Tirei a ideia de meu vizinho produtor de flores .

 

Durante seis meses a agua vinha muito barrenta devido ainda nao possuir gramado e cobertura vegetal em toda a area mas a agua apos sedimentação sempre clara .

 

No verao evidente vieram o tapete na superficie de algas e adicionei sulfato de cobre , um copo americano. A agua se manteve quase um ano limpida mas nao sabia que era tao venenoso , afinal por aqui se usa nos reservatorios de abastecimento de agua .

 

Na proxima adicionei cal virgem e por ai foi .

Essa agua seria para uso em gramado , horta , etc... pois nao tenho nascente .

hoje entendo que mais mal fiz as plantas com agua de ph inadequado e substancias diversas.

 

Como disse acabamos desistindo .

Agora lendo o topico se puderem ajudar e digo que estou aos pouco lendo alguns topicos .

 

Não tinha intençao de peixes mas como eliminar mosquito da dengue e outros?

 

Assim a primeira pergunta seria :

 

Não convem o uso da agua da chuva? ela vem de telhado da casa e da grama .

 

Seria conveniente tentar dividir o reservatorio em dois ? um para receber a agua da chuva , trata-la e enviar ao outro?

 

Ou seria ideal apenas enche-lo na primeira vez , trata-lo e apenas completar com agua de poço e desviar a agua da chuva ?

 

A profundidade é de 1metro e já tentei colocar algumas plantas mas morrem todas

e a insolação é total ,literalmente .

desculpem tantas perguntas

 

Strada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC02039.jpg

 

ha ok . ja encontrei .a tua bomba tem menos caudal. pois uma bomba de caudal maior... a agua passava logo toda por cima em vez de através. mas quero ir a uma casa de estofar sofás e cadeiras pedir uns pedaços da que mais grossa. porque a azul mesmo de lagos custa um balúrdio para ser uma misera esponja

 

o que está no compartimento do meio? lã de vidro?

 

 

neste momento tem 2 bombas de 2000l/h a funcionar.

o que esta no compartimento do meio é uma especie de lã de vidro que comprei numa casa de tecidos e que é baratissima.

as esponjas tirei de um sofá velho que vi abandonado :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

estou completamente de acordo com o miguel (o lago é um ecossistema)

 

miguel,quando disses-te que no verão fica sempre um bocado verde, e que teriamos que viver com isso se quizer-mos ter um lago sem filtro, quanto a isso eu acho que com bastantes plantas até no verao fica transparente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais