Impermeabilização de vaso


Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente para alegrar o meu espaço exterior idealizei uma fonte que também seja casa de alguns peixes e de algumas plantas aquáticas. Sendo assim preciso de ajuda para me orientarem em algumas questões:

 

- O meu vaso é de barro. Perde assim bastante Àgua pela transpiração das paredes porosas. Qual o vosso conselho sobre impermeabilização das paredes interiores? Que material usar? Estava a pensar em cimento da Weber.dry KF mas vem em sacos muito grande e algo caros (irei gastar pouco!) Outra hipótese era Super Aralcin mas um contacto da CIN disse-me que não era adequada para piscicultura... Sendo assim o que recomendam?

 

-Outra das minhas dúvidas é relativamente aos peixes. Quais os adequados? Já ouvi falar em pimpão e outros que andam pelos nossos rios mas o que eu gostava mesmo era de carpas. Aconselham? Se não, o que acham mais adequados?

 

-Em relação às plantas que me aconselham? Onde encontro? Posso ir buscar aos rios? Não poderá ser uma que cresça muito...

 

-Deduzo também pelas minhas leituras aqui no fórum que irei ter problemas com algas (a fonte está ao sol 4 ou 5 h por dia), sendo assim que aconselham? Um algicida? e presumo também que algo contra o cloro certo?

 

 

Deixo-vos o vídeo da fonte para verem o tipo de projecto.

 

Agradeço desde já toda a ajuda prestada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! caro amigo.

Não sou muito expriente em relação a esse açunto, mas aqui vái uma dica.

em relação á impremiabilisação, podes sempre por plastico daquele preto que se compra

no aki que é proprio para fontes e lagos,mas antes disso se foce ati colocava este post no sub forun de: LAGOS, CARPAS E PEIXES DE ÁGUA FRIA .

Pode ser que lá consigas máis algumas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O plástico é complicado (parece-me! nunca experimentei!) nas dobras tenho medo que passe sempre alguma água!

Vou mudar de forum!

 

~Boas

refere medidas e volume

podes usar tela asfáltica preta líquida, mas aconselho-te a dares várias demãos, compra uma lata de 5 kg, que não é cara.

 

PS: alguém já reparou na quantidade de erros ortográficos que o pessoal dá neste fórum? E não são erros por escrever depressa, são, claramente, erros de quem não sabe... É preocupante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O volume não faço a mais pequena ideia! Talvez com o vídeo possas ter uma ideia melhor. Mas de altura terá por volta de 90cm e de diamêtro uns 70cm.

Uma dúvida, essa tela com o asfalto não será tóxico para os peixes?

 

Umas das preocupações (que não tinha mencionado) era o facto de ficar muito escuro e por isso preferia que o que quer que fosse impermeabilizar o vaso fosse mais claro... Se possível é claro! :(

Editado por verdura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há uns sacos de impermiabiilizante que usei no meu lago que salvo erro é de 5kgs. das 2 ou 3 demãos e fica bom. acho estranho o vaso de barro deixar passar agua sem estar roto ou rachado .Contaste com a evaporação?

 

não sei a marca exacta mas é só para dizer que existe e custa a volta de 20/25€. nas lojas de materiais de construção existe isso.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tmaster,

 

Obrigado pela resposta. Esse material não será o cimento da weber? Será esta imagem? http://www.weber.com.pt/uploads/pics/weber_dry_kf.jpg

 

O que reelmente acontece é a água evaporar/transpirar pelas paredes do vaso. Segundo me apercebo perco bastante água por lá...

 

P.S. - Esqueci o video: http://www.youtube.com/watch?v=xEE7_Q16q20

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é uma marca muito conhecida.como já não tenho já não me lembro bem.

 

mas essa fonte também salpica muito e tudo mais , e dado a espessura da parede de barro duvido muito que passe agua assim sem estar estalado.logo quase de certeza que é evaporação devido ao calor e sol.aguarda pelo inverno a ver se perde tanta agua. eu em 6000 litros perco em 2 dias de calor uns 3/4 cms de agua. por isso não te admires. se perdesse agua vias no chão a água.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a impermeabilização acho que já te responderam,

 

em relação á fauna, carpas nem pensar, para essa dimensão acho que umas gambuzias serão o peixe ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá terei mesmo de gastar dinheiro com esse cimento...

A questão da evaporação é pertinente. Claro que também perco pela evaporação à superfície mas também pelas paredes exteriores do vaso e isso é que queria minorizar.

 

Em relação às plantas: posso recolher em rios não poluídos?

Terei de usar um algicida e um produto para o cloro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais