TPAs com magueira? 11 metros de distância


Recommended Posts

Boas,

 

A foto não foi possivel, mas fica prometida.

 

Fiz este esboço espero que ajude a ter uma ideia do processo

 

gallery_7131_1121_3216.jpg

 

Mais, embora eu só utilize 5 metros de mangueira, para quem utilizar comprimentos maiores pode ligar o filtro no passo 2, só para vencer a inercia inicial

 

Outra vantagem, não ando com mangueiras dentro do aquario (o que no caso dos Discus, eles agradeçem)

 

Abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pelo esquema!

 

Agrada-me a ideia, desagrada-me o resultado.

 

Uma dúvida: Tens forma de evitar que a água que repões corra em direcção ao filtro?

 

O que me desagrada é que, fazendo TPAs de 30 ou 40% como eu faço, ao repor água vai haver uma grande diferença de altura entre a minha 'flauta' (que como no teu desenho se encontra na lateral direita) e a superfície da água, algo que resultará num levantar de substrato.

 

Caso isto se verifique, acho que preferirei estar com a mangueira na mão e controlar o volume e respectivo angulo de entrada da água no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou tentar responder às duvidas colocadas

 

Tens forma de evitar que a água que repões corra em direcção ao filtro?

Temos duas formas de o evitar, fechando a torneira de saída do filtro (que é o que eu faço) ou montando o "Y" de forma a utilizar a 2ª torneira para esse efeito

 

O que me desagrada é que, fazendo TPAs de 30 ou 40% como eu faço, ao repor água vai haver uma grande diferença de altura entre a minha 'flauta' (que como no teu desenho se encontra na lateral direita) e a superfície da água, algo que resultará num levantar de substrato.

Percebo o que queres dizer e preocupou-me no inicio. Embora a minha preocupação não fosse tanto o eventual levantamento do substrato, mas essencialmente a potencial perca de CO2 (pois faço injecção), pois teoricamente poderia ter uma perca brutal com uma queda de água por vezes superior a 20cm.

 

Por cautela, enchia o aquario gradualmente e lentamente (cerca de 1 hora ou +). Só que, durante esse processo tinha de ter o filtro (e aquecimento) desligado durante todo esse tempo, e não conseguia manter a temperatura (tenho os discus normalmente a 29º C e com este processo a água descia cerca de 2ºC) porque com a água a correr lentamente da torneira o esquentador não disparava. (se tiveres termo-acumulador não tens este problema).

 

Cheguei então à conclusão que, era preferível acelerar o processo e passei a introduzir a água no aquario com um caudal praticamente equivalente ao do filtro a funcionar, só que utilizo um pequeno "truque" (tenho as minhas flautas furadas dos dois lados para dispersar mais a água) que consiste em colocar as mãos á frente da flauta permitindo a suavização da queda de água enquanto o desnivel é acentuado (> 5 cm) o que demora cerca de 2 ou 3 min. (coloco as mãos apenas nos furos virados para a frente, pois os restantes fazer a água escorrer suavemente pelo vidro do aquário)

 

Resultado? o pH além de não subir, que seria o sinal evidente da perca de CO2, ainda consegue descer ligeiramente (vejo facilmente porque tenho controlador de pH) o que é sinal que não devo estar a perder CO2. Digo que, "não devo" porque a água da rede tem um Kh muito baixo e as contas teriam de ser feitas para tirar uma conclusão mais rigorosa, mas seja como for comigo o processo resulta e já não o imagino de outra forma (claro que existe processos melhores, mas envolvem tubagem permanete e esgoto junto ao aquario).

 

Fica aqui a minha experiência, espero ter ajudado com alguma coisa.

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ J_Rosado: Obrigado pelos esclarecimentos!

 

Bom, quanto à minha situação, parece estar tudo pronto para a TPA de amanhã.

Ficou assim, depois de muito monta e desmonta, mete teflon, enrrosca, tem fuga, desenrosca, mete teflon outra x, etc, etc. Meu rico linho... :(

 

img211.jpg

 

Tenho uma caixa de plástico por baixo para ver se não há surpresas mas parece estar ok.

Vamos ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa montagem.

Depois actualiza para ver se correu bem.

 

Ontem mudei a água ao meu e experimentei o sifão que tenho para as limpezas de fundo.

 

Desengatei a ponteira da mangueira liguei lá o mesmo e aquilo correu bem.

 

Utilizei igualmente a curva que falei num post anterior e foi só chupar um pouco e a gravidade fez o resto com a água a descarregar directamente na sanita.

 

Com este sistema fiquei com as mãos livres para ir limpando o aqua enquanto a água vai saindo.

 

Ainda não atinei com uma coisa se tenho muita pressão na mangueira (quando meto a água no aqua) tenho de ter atenção para regular a ponteira, senão ou tenho molha ou o areão fica revoltado se coloco muito fundo.

 

Estou a considerar retirar a ponteira tendo apenas a mangueira a sair directamente. Vou experimentar para a proxima.

 

plisboa: depois conta como correu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem não fiz a TPA mas de hoje não passa!

Darei novidades mais logo! AB!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme havia dito, hoje foi a estreia da coisa :character0050:

 

Correu bem, fiz tudo devagar para não cometer erros porque isto de 'brincar' com a água dá maus resultados!

 

Tirar não foi tão fácil como no primeiro teste.

Ainda não domino a técnica da sucção e o fluxo é lento...

Lembrei-me de uma jiga-joga que tinha guardada e que aumentou muito o fluxo da água. Liga-se à mangueira, aperta-se o berbequim no veio e mete-se a funcionar. Não fosse o barulho que faz, era uma boa ideia mas não a estas horas LOL

Aqui ficam as imgs:

img221.jpg

img220.jpg

 

Depois de tirada a água, tratei de repor.

Estava com receio pois não sabia bem como usar a ponteira da mangueira. Aquilo, quando se começa a abrir, manda água em chuveirinho, mas continuando a abrir, fica com um fio consistente e forte de água que é tanto maior quanto mais abrirmos.

Comecei devagar por causa do substrato mas, com o tempo, fui abrindo um pouco e experimentando diversas forma.

Acabei como mostra a img abaixo. O dedo obriga a água subir e não provoca tanta corrente (que já me estava a inclinar as plantas mais altas!)

Consegui assim aumentar o ritmo de entrada da água e será assim que continuarei a fazer:

img215.jpg

 

A terminar, o processo tem uma falha onde antevia que acontecesse.

É que, quando se retira o encaixe da mangueira da torneira que montei junto ao autoclismo, cai um pouco de água para o chão mas nada que não se resolva bem.

 

Aqui fica o report. Agora aguardo críticas e/ou sugestões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois atenção com a ponteira da mangueira. Joga com a pessão na abertura da torneira.

 

Quanto a retirares a água, não tens por aí uma aparafusadora? Daquelas pequenas, poderás adaptar e substituir pelo berbequim.

 

Podes sempre "antecipar" a muda de água, ou seja, em vez de teres tudo pronto e só depois te dedicas a retirar a água, porque não, montares a mangueira, pois a retirar a água enquanto prepraras outras coisas: limpar os vidros, fazer uns testes, sei lá. enquanto fazes outras coisas vais retirando a água.

 

Bem vejo que está tudo automatizado. Coloca lá as pedras, trata das algas e peixes aí pra dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado este tópico e é sem duvida um daqueles com muito boa informação.

 

Partilho a minha simples solução.

 

Já utilizo há algum tempo a mangueira para repor a água no aquário, ligada a uma torneira na casa de banho. Cerca de 10m.

Para minha felicidade a madame lá de casa já tinha trocado a "ponta" de uma das torneiras do WC (tenho dois lavabos) para ligar lá a mangueira de lavar a varanda por traz do WC (ela coloca a mangueira pela janela).

Sendo assim, apenas encaixo na torneira a mangueira (com os acessorios normais de jardim presentes em algumas fotos que colocaram) e do outro lado encaixo a mangueira numa mini-flauta que vinha com o meu reactor de CO2 e que não estou a utilizar. Essa mini-flauta tem duas ventosas que prendo no aquário (completamente dentro de água para não agitar a superficie pq injecto CO2).

Como a miniflatura tem, não só o fundo aberto, mas também aberturas a meio, a força da água nunca é em exagero.

Portanto a reposição é fácil e "barata"... o problema é jogar com a temperatura da água. Para isso começo com a torneira a meio, para vir água relativamente morna e tenho o termometro mesmo à saída da tal flauta para ter rapidamente uma leitura da temperatura. Não quer dizer que a não baixe um ou dois graus, mas com o termostato ligado isso não me parece grave. O que tenho muito cuidado é para não entrar demasiado quente.

Trocao cerca de 60-80l.

 

Para tirar a água ainda é mais simples. Coloco a mangueira até à banheira, um ligeiro chupão e está feito! No lado do aquário fica a tal mini-flauta que depois desprendo e aspiro o aquário com ela.

MAS faço sempre isto para a banheira e com ela fechada pq se for algum peixe ou camarão, posso sempre ir à pesca antes de deitar tudo fora :character0050:

Não quero colocar nada na ponta da mangueira pq deixo de ter aspiração de bocados de plantas ou outros detritos do género.

A unica desvantagem é haver refilanço lá em casa de que a banheira fica com lixo :) Nada que não se lave rapidamente.

 

Custo: nenhum :D A mangueira já tinha e a tal mini-flauta tb.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ pmgsr: ob pela partilha de experiência. Agrada-me essa ideia da flauta. Tanto para tirar como para repor. Vou pensar seriamente nessa solução.

Confesso que não me preocupo muito com a temperatura da água. Não tenho peixes 'delicados' e julgo que a variação não será grande. Faço TPAs de aprox 40% num aqua de 180L. Hei-de ver numa prox TPA

 

@João Paulo Viegas: A aparafusadora não será solução. Eu não tenho nenhuma mas estou convencido que aquilo não terá binário suficiente para conseguir por a peça a rodar. Teria de experimentar para ter a certeza...

Btw... as algas parece que já desapareceram. A ver se dou uso aos xistos que tenho lá em casa parados há um monte de tempo!!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em vez da jiga-joga e do berbequim, podes usar uma bomba externa, existem algumas baratuchas e não te fazem barulho quase nenhum.

 

Mas sinceramente, embora não esteja aqui para "vender" nada, continuo a achar que o esquema que utilizo é bem mais simples, e que até podes utilzar a bomba do filtro para acelerar o escoamento se assim o desejares.

 

Quanto à suavização da queda de água lembrei-me de uma coisa, mais tarde ponho aqui o esquema

 

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que não me preocupo muito com a temperatura da água. Não tenho peixes 'delicados' e julgo que a variação não será grande. Faço TPAs de aprox 40% num aqua de 180L. Hei-de ver numa prox TPA

 

No Inverno pode ser muito grave, dependendo das zonas do país.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não vou usar a jiga-joga e o berbequim!!!! ;)

Foi só um teste eehhehehe

 

Usar o filtro, é mais uma coisa para ligar, para pingar ;)

A bomba seria uma solução interessante mas significaria a morte de qualquer animal que fosse sugado...

Acho que vou continuar à mão, por assim dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fico satisfeito que a maquina ja esteja em funcionamento.

 

Por norma passo sempre a esfregona no fim para limpar qualquer residuo de agua que fique no chao no final (é muito engraçado ter um aquario grande mas quem manda la em casa é a Sr.ª Norby).

Editado por norby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O prometido é devido, por isso quanto à suavização da queda de água deixo aqui o esquema opcional (eu não utilizo, pois com as mãos faço o mesmo e vou verificando a temperatura da água), que consiste em colocar uma placa de acrilico pressa ao spraybar para forçar a água a escorregar pelo vidro em vez de cair bruscamente, suavizando-se assim a sua queda sobre a superficie.

 

gallery_7131_1121_38721.jpg

 

Este acessório tanto pode ser aplicado apenas aquando das TPA's ou ser montado de forma a rodar para cima quando não está a ser necessário, não afectando oa circulação normal da água.

 

Abraços

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puxa este tópico está a ficar com umas belas de umas dicas.

A ideia da flauta até está muito bem esgalhada. Vou experimentar, pois tenho lá a minha montada e irei experimentar a reposição da água assim...

 

De facto no inverno o choque da água poderá de facto afectar todo o conjunto, a questão passará por acertar no caudal da água suficiente para que o esquentador possa "disparar"/ligar e termos a água quente.

 

É claro que com um termoacumulador, não haveria problemas, mas com um esquentador...até acertar na medida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo recorde pessoal: 35 minutos para fazer tudo :thumbup3:

 

TPA de 65 litros sem molhar nada! (excepto aquelas pingas que não consigo evitar quando desligo a mangueira da torneira debaixo do autoclismo)

 

Desta vez consegui ferrar bem a mangueira para sacar a água e foi um instante.

A repor água ainda aproveitei para a oxigenar bem, graças à força com que a água estava a entrar, numa diagonal ligeiramente a subir.

 

Zero dores de costas, mil sorrisos! chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em poucas palavras... não faço :)

 

Na verdade (isto não vai ser fácil de explicar mas...) uso a força com que a água sai da ponteira da mangueira para agitar e trazer oxigenação à água.

Coloco a ponteira da mangueira MESMO junto à superfície. A força da saída de água puxa água de todos os lados à volta da ponteira. Como por cima tem muito pouca água, acaba por puxar ar também, o que cria muito movimento à superfície.

 

Mas, confesso, é algo com que não me preocupo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em poucas palavras... não faço :)

 

Na verdade (isto não vai ser fácil de explicar mas...) uso a força com que a água sai da ponteira da mangueira para agitar e trazer oxigenação à água.

Coloco a ponteira da mangueira MESMO junto à superfície. A força da saída de água puxa água de todos os lados à volta da ponteira. Como por cima tem muito pouca água, acaba por puxar ar também, o que cria muito movimento à superfície.

 

Mas, confesso, é algo com que não me preocupo.

 

 

Mas não te preocupas? nunca tiveste problemas? é que eu gasto €€€€ em aditivos para retirar o cloro.... e tenho medo de colocar a agua directamente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comecei, deixava a água a repousar de um dia para o outro.

Depois, passei a só ter o cuidado de a meter dentro do balde com grande pressão abrindo ao máximo o chuveiro da banheira.

Agora estou a meter directo da mangueira para lá.

Desde que vi malta dos discus a fazê-lo que disse para mim: se não faz mal aos discus, também não há-de fazer aos meus peixinhos 'banais'...

 

Mas nota, não digo que o cloro não seja prejudicial. Não digo que a minha água sai com muita ou pouca concentração de cloro, não sei que percentagem de água mudas em cada TPA, não sei que peixes tens, etc, etc... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo tb correu muito bem este fim de semana... continuei a fazer como descrevi antes e dura pouco tempo, sem molhar nada :)

 

Quanto ao cloro que o "ef70" pergunta, eu coloco na tampa medidora o anti-cloro para a quantidade de água a mudar e vou despejando a pouco e pouco sobre o local onde tenho a água a entrar no aquário. Simples!

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comecei, deixava a água a repousar de um dia para o outro.

Depois, passei a só ter o cuidado de a meter dentro do balde com grande pressão abrindo ao máximo o chuveiro da banheira.

Agora estou a meter directo da mangueira para lá.

Desde que vi malta dos discus a fazê-lo que disse para mim: se não faz mal aos discus, também não há-de fazer aos meus peixinhos 'banais'...

 

Mas nota, não digo que o cloro não seja prejudicial. Não digo que a minha água sai com muita ou pouca concentração de cloro, não sei que percentagem de água mudas em cada TPA, não sei que peixes tens, etc, etc... :)

As minhas desculpas se estou a ir off topic e se assim o entenderem avisem que eu não o faço aqui. A minha experiencia como aquarofilista é curta e tenho feito algumas asneiras. Sem grandes conversas tenho um aqua de 120 litros com filtro interno de decantaçao. Ora, este filtro não é grande coisa e obriga-me a fazer TPA's de 50% de duas em duas semanas. Também a fauna e flora não é muito exigente, tendo guppys e 3 peixes de agua fria que ainda não os consegui oferecer... de flora tenho anubias e um feto de java que já estiveram mais para lá do que para cá, mas têm-se aguentado. A questão da água da torneira é que me deixou curioso, pois sempre li que devia ter muito cuidado com o cloro.... tenho 2 garrafões de agua daqueles de 18 litros, em que um serve para retirar a agua nas tpas e outro que encho e fica ao ar 4 a 5 dias. quando faço a reposição tenho de colocar e 2 garrafoes da reposição o aditivo anticloro. Por isso a minha pergunta de saber se colocam directamente a agua da torneira.... Acho que na próxima vez vou fazer uma experiencia... e depois vejo o resultado...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.