Melhor substracto


João Ricardo

Recommended Posts

Tudo depende dos orçamentos...

 

Á pouco tempo fiz uma pergunta em algo semelhante á tua e obtive um leque geral de respostas. Ora, existem substratos férteis mais económicos e outros mais dispendiosos. Começo pelos mais económicos que conheço

 

1º- Sera Floredepot ( nunca usei mas dizem bem dele. Há casos de sucesso em plantados com este substrato)

2º- JBL Aquabasis Plus (tenho ali um saco por abrir para colocar no meu aqua na 3ºa feira. Disseram-me que em qualidade/preço é excelente.)

 

Nos mais dispendiosos tens:

 

*Ada

*Elos

*Red Sea

*...

existem mais mais não sou um expert nesta matéria.

 

Estes que mencionei são férteis. Existem inertes que se usam normalmente para colocar por cima destes que mencionei.

Eu uso o JBL manado como inerte e vou agora colocar o aquabasis por baixo...vamos ver como corre.

 

Há quem use areão, akadama como inertes, mas espera por mais opiniões.

 

Cumprimentos e bem vindo ;)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei Sera FloreDepot, meti cascalho de 3-6 mm por cima e as plantas estão a crescer... Daqui a um mês coloco pastilhas

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei Sera FloreDepot, meti cascalho de 3-6 mm por cima e as plantas estão a crescer... Daqui a um mês coloco pastilhas

 

Acho que fizeste uma boa escolha. Depois vai dando notícias acerca do desempenho do Floredepot para futuros membros que pensem adquirir esse substrato.

 

Cumprimetos :)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantei E. parvula a 20 de Agosto. Já está a crescer consideravelmente. Vamos ver o que vai dar.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Eu estou a arrancar agora um plantado e estou a experimentar um mix de Floradepot + AquaLight Super ActiveGreen cerca de 2,4 Kgs de Floradepot e 2Kg de AquaLight Super ActiveGreen. Isto com 15 litros de akadama shohin em cima.

 

 

Vamos ver como corre :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer que já esperimentei um pouco de tudo, sera, jbl, ada, elos e tenho de ser sincero, não há nada como elos, podem dizer o que quiserem mas quando tiverem de remexer no layout por alguma razão, é uma dor de cabeça com os outros substratos, já o da elos, fácil e eficaz, na relação duração vs capacidade de fertelização penso que está mais que aceite que elos é muito superior, realmente perde na hora de pagar mas a médio e longo prazo é o unico que se pode reutilizar sem problemas e por isso mais económico que os anteriores numa análise mais eficaz.

 

Realmente qualquer um oferece qualidade minima para desenvolver as plantas num modo gereal, aqui temos muitas variáveis a ter em conta para além do substrato, por isso, depende da carteira no momento. Mas para mim mais vale atrasar a montagem 1 ou 2 meses e ter um produto de qualidade garantida para várias montagens sem ser preciso substituição do fertelizante.

 

PS: Não estou aqui a promover a marca mas uma opinião em base de experiência própria.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais