No Rio: caça aos lagostins


casilhas

Recommended Posts

Oi hoje vou a um rio perto da minha casa. Aí há imensos lagostins. É possível tê-los em cativeiro? Se sim que medidas tomar? Dá para reproduzi-los?

 

 

 

 

Obrigado pela atenção.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não queremos acabar com eles do seu habitat natural

 

Ou não estão a falar do mesmo ou esse comentário foi com pouco conhecimento de causa!

Julgo que os lagostins de agua doce que o outro membro se refere são os malvados Procambarus clarkii

Apesar de actualmente já não haver tantos, foram uma praga introduzida pelos nuestros hermanos com fins económicos, na década de 70! Que rapidamente se tornaram praga e evadiram, julgo que, toda a península ibérica!

As intenções eram criar para produzir patês e delicias do mar mas, rapidamente os malandros se escaparam das albufeiras onde foram introduzidos, invadindo tudo o que tinha agua, inclusive plantações de arroz!

Este erro foi e está a ser bem pago por eles (bem feita) e por nós!

Julgo que em Portugal a espécie se encontre extinta mas na vizinha Espanha, abundava outra espécie de lagostim, este sim autóctone! Actualmente encontra-se em risco de extinção!

Portanto, não devem de estar a falar do mesmo!

 

Para os mais interessados, basta procurar pelo festival gastronómico " Se não os podes vencer, vamos come-los", de Ferreira do Zêzere!! lol

Bom apetite!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas atenção e continuando a explicação, trata-se de uma espécie "proibida de manter" em Portugal! Mas pessoalmente ninguém te vai multar nem muito menos prender por os teres em casa! Atenção apenas a três aspectos, aquário apenas para eles, sem plantas ou outros seres; aquario tapado, pois adoram saltar e o mais importante, se criarem, onde vais largar os pequenos??? Não o deves fazer na natureza!

 

Reflecte em relação a esse ultimo problema antes de os apanhares para meter no aquário! Se for para comeres, ai sim, não tens nem metade dos problemas! E olha que são bem bons!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E olha que são bem bons!

 

Eu já apanhei bastantes. Usei um método engraçado, eheh. E confirma-se, são bem bons :discuss_gathering:

 

Mas pessoalmente eu não os manteria em aquário. Teria de ser um aquário com dimensões razoáveis e depressa se reproduziriam bastante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma malta, eu nao disse que não podias apanhar, o que está aqui em causa nao é a guerra entre portugal e espanha mas sim seres vivos que nao tem culpa de nada e só acho que não deve ser feita uma colheita de seres vivos do seu habitat em grande escala, temos por exemplo as lapas nas praias os emigrantes que vinha fartavam-se de apanhar lapas e mexilhão por exemplo agora é raro vermos grandes concentrações destas especies todas elas tem uma função na natureza pequena ou grande mas têm.... foi so isso que quis dizer penso que percebem o meu ponto de vista

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois o q é o mais certo é ele tar a falar desse lagostim praga q nao esta extinto em portugal.

aqui no rio cavado existe disso e bastantes.o problema é q eles nao se encontram so nos rios.em lagoas e charcas e ate tanques existem desses lagostins .basta haver um ribeirozinho com pouquinha agua q eles sobem por ele ate encontrar um tanque ou uma lagoa.o q vale é q ha gente q os apanha pra comer e penso q conseguem controlar a populaçao mas extintos eles naoe stao e penso q deve ser dificil extingui-los.

 

break

 

sendo uma especie invasora ate é bom apanha-los em grande escala .neste caso a funçao da natureza desta especie e acabar com outras especies.

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso q deve ser dificil extingui-los.

 

Tens toda a razão. Ainda para mais é uma espécie predadora que destrói as criações nativas. Já vi vários lagostins a destruir "ninhos" de carpa, tornando bastante dificil a proliferação destas em meios pequenos (pequenas charcas/barragens).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda assim as pessoas quando os apanham não estão a pensar em controlar o numero de especies é assim que algumas especies acabam por desaparcer todos pensam que apanham so um ó dois e que não tem mal nenhum mas todos pensam assim e rapidamente deixam de haver determinadas especies, a pesca por exemplo é um desporto cada vez com mais adeptos eu quando saio para peniche aveiro ou nazaré consigo ver que cada vez mais são o numero de adeptos e menos as capturas, as leis que tratam do tamanho minimo para as capturas muitas vezes não são respeitadas e é notável o fraco numero de peixe existente junto aos portos de abrigo em relação à algum tempo atrás e penso que ha muito pessoal de acordo.... é claro que pragas de detreminadas especies devem ser controladas e é ai que a lei e os governos deviam tomar decisoes e coisas feitos com conhecimentos e estudos e não a populção a controla-las, as especies em extinção muitas delas foram mortas e capturadas pelo o homem em grande escala e por isso é que estão nacionalmente protegidas eu estou a falar em geral não propriamente em lagostins

 

 

Abraço e não me levem a mal é a minha opinião

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem aqui te está a levar a mal! :P

Julgo que estamos todos a esclarecer uma duvida, que pelos vistos não era apenas do membro inicial!

 

Esta especie foi introduzida pelos espanhois! O seu habitat natural é na Luisiana, dai lagostim da luisiana!

No seu habitat existem muitas especies de peixes vorazes predadores que simplesmente, mantem a especie com niveis razoaveis!

Aqui por Portugal, a unica especie predatoria desses meninos são os Achigãs, Micropterus Salmoides, que só por acaso foi outra especie americana (O achigã é originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América e foi introduzido na Europa no final do século XIX.) introduzida nas nossas aguas!

Como encontraram poucos predadores (a nossa fauna autoctone não contempla muitas especies predadoras, lembro-me apenas do Lúcio) a especie propagou-se a um ritmo alucinante! Apenas travado mais uma vez por interesses economicos de nuestros hermanos! No final do seculo passado (porra parece bue mas final da decada de 90) os moços de espenha vinham para as albufeiras portuguesas! Capturavam peixe com rede (a maior parte carpas, quando apanhavam achigã, vendiam ou consumiam), deixavam-no apodrecer ao sol (imaginem o cheiro e as moscas), para posteriormente coloca-lo dentro de cestos para que esses terriveis fossem capturados. Agora vê, captura de peixe (tratando-se de carpas até não foi muito mal pois tambemse trata de pragas pelo alentejo), poluição do ar, propagação de moscas e finalmente poluição de albufeiras! Acredita que em pequenas albufeiras a qualidade da agua degradou-se bem. E para finalizar a historia, os bichinhos (coitadinhos, lol) eram vendidos a 5€ o Kilograma que chegasse vivo ao aeroporto de Faro! Os que chegassem vivos eram transportado por avião [segundo relatos dos proprios (os espanhois claro) todos os dias ia uma carrada para espanha] para posteriormente serem transformado nos deliciosos patês de marisco/camarão e nas tão apetitosas delicias do mar!

 

 

Bonita esta historia!!!

 

Como vês e para concluir, apanhar 100, 200 ou 1000, não irá (infelizmente) extinguir a especie e se isso acontecer, dou um tiro na cabeça :) a quem for buscar mais as americas! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, infelismente não á predadores para os lagostins visto estes serem os unícos habiantes deste rio. Mas a culpa não é só dos lagostins (Que foram culpa dos humanos...) 3 esgotos no rio. Penso que todos os lagostins adultos morreram :medieval_mace: . Mas os pequenos... Há aos milhares.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade estava mesmo a generalizar as especies que são apanhadas em grandes quantidades e ao fim de uns anos desaparecem... mas se a policia maritima ou guarda fiscal vir pescadores a este niveis é capaz de implicar e talvez pedir uma licensa de pesca, este tipo de policia está cada vez mais exigente pelo menos na minha "zona" são varias as pessoas que vejo a verem o seu carro e material de pesca apreendido e acompanhamento à esquadra por falta de licensas de pesca...

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os lagostins vermelhos são uma praga terrível,em muito pouco tempo destroem a fauna e flora de ribeiros inteiros...Ficam só eles e o cascalho...Por isso não se podem de todo reproduzir em cativeiro se não for para alimentação,como alguém disse,creio,e com tudo bem vedado. E mesmo assim não é recomendável,há tantos por aí...Manter espécies invasoras em cativeiro comporta um grande risco.

Além dos achigãs quem faz com eles grandes festins são as lontras,e aqui também os saca-rabos...

É avassalador observar a quantidade de espécies invasoras existentes por aí,muitas nem imaginava até há não muito tempo,como as canas que se vêem tão comummente à beira de qualquer curso de àgua...Cobrem tudo e as espécies nativas não têm onde crescer. Perdem-se verdadeiros paraísos à conta destas coisas. As pessoas precisam mesmo de ser esclarecidas neste sentido,há quem faça disparates com grande impacte por falta de informação. Há tempos descobri que algém plantou numa das ribeiras que corre perto de mim canas de bambu...Bem bastam as ameijôas,os lagostins e os canaviais invasores tão cerrados...Custa-me muito ver estas situções...

Enfim,isto foi mais um desabafo...

Editado por G.Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so um off topic. Quem quiser licensa de pesca basta dirigir-se ao multibanco mais perto, só têm que ter o vosso numero de BI. Para pesca em rio o preço por zona deve de ser uns 4€. O pais ta dividido em 3 zonas, se nao me engano, norte, centro e sul. Dá pra comprar as 3 zonas de uma vez.

 

Por isso não vale a pena irem pescar sem licensa, uma vez que se obtem em qualquer comum multibanco (nas proprias opçoes do mesmo, em pagamentos, se bem me lembro) e o preço para uma só zona de pesca fluvial é relativamente pouco e poupa possiveis problemas com a autoridade.

 

Fica aqui o link com as instruçoes e promenores

 

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/p...pescadesportiva

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, infelismente não á predadores para os lagostins visto estes serem os unícos habiantes deste rio. Mas a culpa não é só dos lagostins (Que foram culpa dos humanos...) 3 esgotos no rio. Penso que todos os lagostins adultos morreram :medieval_mace: . Mas os pequenos... Há aos milhares.

 

 

os nossos tao famosos cágados , comem-nos. é pena é haver poucos cagados... a destruiçao do seu habitat , nao lhes dá hipoteses de recuperarem.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais