Cópia vs Criação


Fernando Freire

Recommended Posts

Li tudo assim muito de relance mas quero referir umas coisas .

O Aquascaping não é dispendioso , eu nunca comprei um tronco nem uma pedra que fouce, nem substrato nem nada, apenas alguns elementos de fertilização, que são caros mas se bem escolhidos duram muito tempo . As plantas só comprei um exemplar de cada e tenho vindo a mantê-las desde á alguns anos, nunca perdi nenhuma, mais uma vez é um investimento que se faz uma vez na vida, desde que se disponibilize um aquário onde mantê-las.

A parte técnica , iluminação, filtros etc. é realmente a parte mais cara mas em lugar de querermos tudo em grande, porque não um aquário de tamanho médio ,.. já repararam que são sempre os que tem melhor resultado !!?

Quanto as copias, é difícil cada vez mais termos uma ideia e não ter havido já alguém com algo parecido e sermos acusados de copiar mesmo sem nosso conhecimento, mas vão sempre ser diferentes , não a 2 iguais é impossível, um vai sempre ser melhor que o outro , a evolução parte sempre deste conceito .

Acrescento ainda , á muito bom Aquascaper em Portugal alem dos já referidos temos ainda os que não dão a cara, por convicções próprias não querem mostrar os seu trabalhos a publico, mas posso garantir que eles andam ai e eu já conheci alguns e mais tarde ou mais cedo vamos velos nas tabelas do IAPLC , este ano já lá vi um acho que sabem que é , não tem o trabalho dele no fórum mas é um user do Aquarofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem,

Como o speedguppy, apenas li o tópico muito de relance porém, deixo a minha opinião pessoal,

Desde que iniciei no hobby que tento manter o máximo de originalidade possivél, nos meus projectos, de montagem para montagem, admito que sim, procuro inspiração, tanto apartir de paisagens naturais, como de aquários que posso visitar em blogs, consursos, sites, fórums, etc. Ao seja uma série de fontes á minha disposição, que talvez não estivessem á disponibilidade de anteriores aquascapers.

Ou pensam que o Takashi Amano nos seus 20 anos tinha o aquariofilia.net ou o aquascapingforum.net ?

E quem sabe, se tivesse, talvez não teria chegado onde chegou hoje, através da sua originalidade.

Não acho errado de todo existir membros, iniciados no hobby, a procurarem layouts de famosos AquasScapers e basearem-se por tal, para a montagem do seu 1º aquário.

Eu próprio já o fiz na minha 1º montagem, lembro-me de chegar ao Sr. Empregado da fishplanet, começar-lhe a falar no que queria, e ele perguntar-me se me ia basear em algum aquário que tinha visto...

Ora, nisto saco eu a bioaquaria, abro a revista e aponto para o lyout do Felipe Oliveira Syrah Planura, claro, o sr. fez-me o favor de me desmotivar e dizer que devia ir para o básico 1º.

Ora com isto não concordo, tendo eu como aquele objectivo, havia que tentar atingi-lo o melhor que soube-se ou de certa maneira, falhar, e aprender com os meus erros.

Mas um aquariófilo, dedicado ao hobby com várias montagens já no seu currículo, penso que já deva ter a "maturidade" no hobby para poder esboçar e montar um layout da sua autoria e original. é claro, mais que sabido que um AquaScaper vai melhorando a sua técnica através das suas montagens e dos seus erros e não pela montagens e erros de outros AquaScapers e das suas montagens... :)

Só a minha opinião,

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos. tenho seguido com algum interesse este topico e gostava de colocar aqui também a minha opinião. Como é evidente concordo com certas coisas e outras discordo. Eu ja tenho aquarios desde alguns anos e a minha evolução foi, desde o pequeno com peixes de agua fria, depois aumentou o tamanho do aquario e peixes de agua quente. Fiz comunitarios, e desde á 1 ano, mais ou menos que descobri os plantados e agora finalmente o aquascaping. Isto serve para dizer unicamente que apesar de achar espetaculares certos aquarios que vejo, ainda não tenho maturidade sufuciente para conseguir ser original. Então o que faço? Tiro uma ideia aqui, outra ali, de varios aquarios que me agradam para fazer o meu proprio layout. Ora eu não considero isso copia, simplesmente porque no inicio nao tenho "imaginação" suficiente para fazer uma coisa 100% pessoal. Isso, penso eu, é uma coisa que se adquire com o tempo e experiencia. Agora o que no fim distingue aqueles que um dia vao ser realmente bons ( que eu espero no futuro fazer parte desse grupo), dos outros que nunca irão conseguir passar um certo nivel é isso mesmo: a capacidade de no futuro fazerem layouts quase personalizados. Onde quase que se ve a sua assinatura. É a minha modesta opinião. Peço desculpa pelo texto longo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas. Já que este é um tópico aberto e depois de o ler todo venho colocar a minha opinião. Eu, que recentemente montei o meu primeiro aquário, passei cerca de uns bons 4 ou 5 meses (para aí desde que pensei montar um aquário de água quente) a pesquisar, tanto layouts como espécies, tendo tirado ideias de 1001 montagens, desde as do "Zé da Esquina" até as do Amano. E porque o fiz? Porque queria encontrar algo que aos meus olhos funcionasse, em que me pudesse sentar no sofá com o assassino Marlboro nos lábios e pensar:"f#### que paz que isto me traz, o stress e as chatisses ficaram mesmo à porta de casa". Agora se copiei trabalho alheio ou não, sinceramente já não sei, fiz à vontade uns 20 esboços do que queria, e do que imaginei que poderia resultar até chegar àquele pensamento que tanto desejava. Portanto quanto à parte da cópia não penso que não esteja de mãos dadas com a criação, porque basicamente ao dispor o material no aquário toda a gente dá dois ou três passos atrás e vê o que está bem ou está mal, e toda a gente muda alguma coisa, logo a partir daí deixa de haver cópias, porque houve alteração, passando apenas a existir uma criação mais pessoal, ao gosto de cada um. Sem querer ofender ninguém nem mandar balas para o ar à espera que caiam em alguém, penso que há sempre algum medíocre que condena, porque simplesmente parece não conseguir viver com a satisfação de alguém, que como no meu caso, procura um pensamento em concreto quando olha para o seu aquário.

Quanto ao capítulo da criação, todos são criadores no seu meio, havendo no entanto excepções em que quando tocam no material para a montagem, tem o toque de Midas, virando a montagem puro ouro. No entanto os grandes criadores de hoje não se inspiraram nas montagens de ontem? Quando falamos nos mesmos raramente sabemos de onde vieram, apenas falamos nas suas criações e condenamos as dos que apenas agora chegaram.

 

Mas isto é apenas a minha opinião, algo difusa e confusa, mas é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para mandar mais umas achas para a fogueira, e falando com a ignorância assumida de que sempre preferiu ter layouts mais naturais (leia-se: mais abandalhados) devo dizer que, mais do que as inspirações emprestadas, irritam-me as imitações baratas.

Só para dar um exemplo, um dos aquascapers amplamente citados neste "post" lembrou-se, há uns anos (não sei se também inspirado em alguém), de fazer uma espécie de "ribeira" a cortar o substracto a meio, usando areia branca. Pessoalmente, não gostei, porque me pareceu demasiado artificial, mas sou capaz de reconhecer o mérito técnico da coisa. Infelizmente, depois disso, apareceram dezenas de aquários com o mesmo "conceito", como se subitamente aquela composição tivesse passado a ser obrigatória. Obviamente, alguns eram tão desastrosos que quase faziam bonitas as montagens tipo "anfiteatro romano" cercado por plantas de plástico, com peixinhos dourados a nadar alegremente ao lado de ciclídeos africanos.

 

Também me faz alguma confusão ler comentários em que os seus autores dizem que copiam porque ainda não têm "imaginação suficiente" para desenvolver os seus próprios conceitos, como se a imaginação fosse uma qualidade dependente da experiência ou adquirida com as ideias dos outros. Pegando no exemplo das artes plásticas, se todos pensássemos assim ainda estaríamos a fazer pinturas rupestres.

 

Saudações.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bullseye! :character0050:

 

A "ribeirinha" da moda realmente irrita completamente.... Assim que vejo uma ribeirinha, corto logo para canto.... Fazer ribeirinhas só porque é da moda, é um desperdicio de espaço tão grande, sejam originais, metam lá uma couve um calhau ou um cepo, isso ou então façam uma parede de plantas de um lado ao outro como nos holandeses.

 

Mas lá está...É da moda ser-se um Weabbo na aquariofilia, por isso bora todos ser Hirohitos de olhos em bico, e fazer ribeirinhas, e everests subaquaticos...

 

Não podia estar mais de acordo contigo PST=) Faço tuas as minhas palavras. A realidade é que como em tudo na vida quotidiana, o zé portuga, isto é, todos nós como povo e individuos, somos virtualmente incapazes de inovar, pelo que como sempre, partimos numa de ser cabula, então vai de copiar conceitos já existentes, vai de copiar, só porque pensar dá dores de cabeça, e afinal de contas, em equipa vencedora, porquê mexer? É verdade meus amigos, os portugueses são mentalmente perguiçosos, e preferem que sejam os outros a pensar por eles, dai que vejas com excedente frequencia, esse argumento do "ah e tal, não tenho prática, por isso não tenho imaginação, por isso inventei assim uma esfarrapadissima desculpa para a minha falta de empenho e reduzida utilização da minha cabeça" Mas deixa estar que não é só na aquariofilia, é em todas as areas da vida, inclusivamente emprego, por isso é que o pais está como está... Quando até o governo já se permite borregar á frente do seu povo sem qualquer vergonha, que esperas do povo? Neste pais não temos uma cultura da excelencia, o que se reflecte nisto mesmo que falaste=S É triste mas é real...

 

Mas a culpa não é só nossa, é fruto de décadas de mediocridade nacional que começaram com o Regicideo (afinal de contas viva a regicideo! Fazendo com que o Homicidio seja correcto pela republica desde 1910), e que se agravou severamente com todos aqueles anos de mediocridade e decadencia social imposta por um regime que queria o povo estupido e ignorante... Diz-se que pessoas que sabem usar a cabeça são dificeis de controlar...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custa-me um bocado perceber o que é uma cópia de um aquário. É recriar um layout em V ou qualquer outro? É colocar os mesmos tipos de Fauna, de pedras e de Fauna, de um aqua que vimos e gostamos? E ficará igual? Ou cada aqua toma rumos diferentes, sendo por isso qualquer aqua original? Inovar inovamos todos um pouco ao fazer com que planta X não definhe, ao conseguirmos dominar a arte da poda. Muitos estão preocupados com tipos de layout quando nem conseguem manter a Flora viva e saudável...

 

A aquariofilia, e o aquascaping, é um mundo em que evoluimos lentamente, ao longo dos anos. Obviamente com o objectivo final de criar algo só nosso, com a nossa impressão digital. Mas primeiro vem um longo caminho de aprendizagem.

 

E Gervas, Portugal é um país de criadores, estás enganado. Muitas das grandes ideias e invenções, feitos no campo da arte, desporto, etc, que aparecem actualmente partem de Portugueses. Basta comparares: nós temos 10 milhões de habitantes, muitos países têm largas centenas de milhões. Se fizeres as contas o nosso saldo é positivo.

 

O principal obstáculo dos Portugueses é pensarem que não prestamos para nada, nada do que é Nacional é bom. Eu tenho orgulho em ser Português.

 

E quanto ao Regicidio... sou contra qualquer tipo de crime, mas também sou contra a existência de uma família Real em Portugal que só iria chular mais este povo, apenas porque derivam de uma linhagem. República sempre! Sangue real uma ova... sangue real têm as peixeiras a apregoar o seu peixe, os vendedores de lotaria e entoar o seu pregão, e os sapateiros, carpinteiros e qualquer desconhecido que se farta de trabalhar para ganhar o pão de cada dia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vasco Matos, estive mesmo para comentar fervorosamente o comentário do gervas (gervas cada um com a sua opinião e respeito a tua), mas Vasco, eu não conseguiria dizer melhor! biggrin

Com diz o outro, "Bem dizida!" :alberteinstein:

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto ao Regicidio... sou contra qualquer tipo de crime, mas também sou contra a existência de uma família Real em Portugal que só iria chular mais este povo, apenas porque derivam de uma linhagem. República sempre! Sangue real uma ova... sangue real têm as peixeiras a apregoar o seu peixe, os vendedores de lotaria e entoar o seu pregão, e os sapateiros, carpinteiros e qualquer desconhecido que se farta de trabalhar para ganhar o pão de cada dia.

 

Orientações e sistemas políticos à parte - até porque, como se vê pela Coreia do Norte, isto anda meio confuso - , não posso deixar de comentar esta alusão poética à classe operária, ganhando o seu pão de sol a sol. Não me leves a mal, mas esse mundo já não existe: o que temos hoje são ucranianos explorados na "Bota Minuto" a pedirem-nos 30 euros para colar uns sapatos e a dizer que não engraxam, porque não vale a pena; O Ikea para comprar móveis, porque fazê-los por medida é só para ricos (e alguns malucos da aquariofilia); e peixarias que vendem pelo quádruplo do que compram por atacado aos pescadores e o dobro do que custa nos supermercados.

 

Dito isto, concordo contigo quando dizes que os portugueses têm muito do que se orgulhar. E essa constatação é extensível à aquariofilia nacional e a este fórum em particular. Aqui podemos ver diariamente algumas das boas qualidades dos portugueses, como a imaginação e a solidariedade.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey não se enganem não defendo os devaneios monarquicos que ultimamente têm andado á costa... Referia-me apenas á enormidade da hipocrisia que se vive actualmente. Quer dizer um gajo que mete 3 balas no bucho a um gajo qualquer é um assassino, se ataca uma imagem da pop é subitamente um monstro, mas os gajos que metem 3 balas no bucho de um rei (que por sinal até tinha sido o melhor monarca que tivemos por cá em séculos), é subitamente um acto heroico que até tem que ser comemorado com honras na televisão? É uma enorme hipocrisia. Sim a Monarquia tinha que cair, e sim inicialmente foi proveitoso, mas sejamos honestos, o regicideo não é de forma alguma heroico, ou algo que devamos comemorar como o melhor acontecimento em Portugal da primeira metade do século XX....

 

Quanto á chulice monarquica, sim é real, mas então e a chulice republicana? E a Chulice dos tempos do Sidónio e companhia? E a Chulice do Estado Novo? E a Chulice dos tempos da Nova Républica? Mudam os nomes, e os regimes, mas a chulice é sempre a mesma. No fundo para o zé povinho nada mudou, apenas a ideia vã de que somos "livres"... Mas e como um dos meus idolos sempre dizia "You are free to do as we tell you! Go back to bed america, your government is in control again!" O mesmo nos acontece. Somos calcados pela bota governamental, clamamos, e choramos, mas não nos manifestamos, temos medo da Manif, algo que tem sido subtilmente cultivado em nós ao longo dos anos desde o 25 de Abril... Antigamente eles usavam a GNR para nos suprimir...Hoje no tempo da Ditadura Cientifica, eles usam televisão, desinformação e mensagens sublimares... Os métodos mudaram, mas os resultados são fundamentalmente os mesmos, um povo altamente descontente com os seus governantes, mas sem "tomates" (passe-se o termo) para bater o pé, manifestar-se e se necessário paralisar COMPLETAMENTE, o pais. Os Espanhois fizeram-no, os Gregos fizeram-no, os Franceses volta e meia fazem-no, só nós é que temos medo de o fazer...

 

Mas também não me tomem como um comuna, muito pelo contrário, tanto vejo com desdém os monarquicos e seus devaneios, como vejo os comunas com desprezo pelas suas mentiras atrocidades e manipulações... Triste sina a minha 3 partidos dos 5 principais serem de indole comunista, e o pior é que os dois maiores partidos, as pessoas nem sabem que são comunistas.... Afinal só os que têm comunista no nome, e a cor vermelha estampada é que são comunistas.... :):popcorn::drool3: E nem me façam começar a falar dos fascistas que isso ia dar muito que escrever...

 

Quanto á falta de originalidade refiro-me ao graçar da existencia ribeirinhas, e do mesmo tipo de layouts pouco imaginativos que se vê actualmente. Basta olhares, a maioria dos tanques com raizes.... Onde achas que a maioria delas no tanque vai estar? Adivinhas-te! Vai estar ao cantinho na diagonal! Raros são os que os metem ao meio num arranjo mais "épico" E esses quando aparecem, são em regra bons realmente bons.

Depois tens o pessoal da ribeirinha, e o pessoal da areia branca...."Munto Bonito munto bonito". Quer dizer, ás vezes é, mas estes dois tipos de elementos, tornaram-se de tal maneira um chavão na aquáriofilia nacional, que aparecem que nem cogumelos, e isso ao fim de algum tempo é irritante. Quer dizer, usar duas cores de areão ainda vai, desde que haja razão para tal e que se veja no layout, uma lógica para tal, mas agora meter areia branquinha, e ribeiras só porque sim? Tenham juizo=P

Felizmente nem tudo é mau, e o pessoal mais dado ás pedras lá vai fazendo mais original, embora aquela santa trindade do calhau grande, médio e pequeno em triangulo (o triforce como eu jocozamente lhes chamo) vinda lá dos hirohitos de olhos em bico sejam também igualmente convulsivantes ao fim de algum tempo.

 

O grande problema a meu ver com a nossa aquariofilia é que a maioria dos que percebem mais qualquer coisa em termos de layout, só vão beber aos dos olhos em bico, ou principalmente lá aos lestes longincuos, descorando as montagens tipicamente mais ocidentais, e os principiantes, que não sabem nem o que vêm, e que apenas raramente primam pela coragem de enveredar por algo mais original, vão invariavelmente copiar os nomes grandes nacionais. O que resulta numa enorme falta de vozes dissonantes, alternativas em termos de tipos de layouts, e visuais dos layouts partilhados pelo pessoal dos forums nacionais percebes?

 

O meu rant lá atrás não é acerca das plantas utilizadas, não irei tão longe quanto isso, mas sim em relação á tristeza que é ver sempre os mesmos tipos de elementos utilizados, sempre os mesmos conceitos, sempre o mesmo arquétipo de disposição dos inertes.

 

Faz assim, vai ver todos os posts de aquários ao longo dos dois ultimos meses, vê todas as fotos, e no final vais ter bem presente na tua mente que existem apenas 2 ou 3 arquétipos utilizados, sendo os bravos corajosos que se arriscam em coisas mais diferentes, apenas uma mera meia duzia proverbial. Percebes?

 

Irrita-me ver ribeiras, dá-me convulsões a colocação das raizes sempre no mesmo sitio e da mesma forma, e enche-me de pena que as pedras sejam sempre em triforces. Podem usar pedras diferentes, cepas diferentes, areoes e areias diferentes, mas no fundo, os arquétipos são sempre os mesmos... Volto a dizer ,peixes e plantas para mim pouco me importa, pois afinal de contas o mercado nacional de plantas e fauna, não prima ainda pela especialização, nem pela existencia consistente de especies mais raras( uma pessoa pode sempre sonhar). Mas de facto de a maioria dos aquários por principiantes, e gente já experiente, serem todos muito parecidos incomoda-me profundamente, não digo que vá tudo para o estilo mais alemão, holandês, e polaco, não, nem tanto á terra nem tanto ao mar, mas gostava de ver uma maior diversidade nas propostas, e nos resultados.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em certos pontos concordo em absoluto contigo, não há dúvida.

 

Eu a esmagadora maioria das vezes não comento aquas, porque teria de ser sincero e isso ia desmotivar quem começa, e quem começa compreendo que não consiga criar um layout apelativo (só não comprendo quando matam a Funa em massa, e compram de novo até acertar). Eu também comecei com aquas muito pouco apelativos, a diferença foi que se calhar não os coloquei aqui no fórum...só comecei a colocar quando vi que estvam no minimo giros, e hoje em dia deixai de inserir fotos de aquas meus, pois não tenho nenhuma máquina de jeito, está para ser comprada.

 

Em 20 aquários que veja aqui no fórum, tenho de ser sincero, só aprecio verdadeiramente uns 2. Mas que há muitos talentos por ai, isso há. Talvez a aquariofilia de topo não esteja suficientemente divulgada em Portugal como está noutros países.

 

E PST, é claro que esse mundo já não existe... mas quem trabalha no duro podemos encontrar sempre, em qualquer época, só os nomes mudam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tudo se resume a modas, agora é moda das ribeiras, eu não gosto e não farei mas não me choca que outros as façam.

 

@ Vasco concordo contigo, uma critica que leio com alguma frequência é que não se comentam os tópicos mas por vezes vai-se comentar o que?

 

Gostos são gostos e mudar aquários para os colocar ao nosso gosto em vez do gosto dos donos não é comigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver. Há ribeiras... e há boas ribeiras!

 

Um aquário dividido exactamente ao meio por uma faixa de areia de sílica, dividido do resto do substrato por uma fiada de pedras de cores e feitios dispares é das piores coisas que se podem ver. Só lá faltavam os castelos e as plantas de plástico.

 

Um aquário onde a "ribeira" é colocada a cerca de 2/3 do aquário, com uma boa inclinação, cuja divisão de substratos é realizada por pedras com boa textura, com uma disposição a lembrar uma linha de costa ou um rio na zona de rápidos, criando um efeito "caynon" e se tem o cuidado de escolher uma areia "natural" (sílica é demasiado branco e inclusivamente no IAPLC é considerada sujeita a dedução de pontos), então estaremos perante um efeito visual altamente apelativo. Ou pelo menos é assim para mim.

 

E a historia de que as "ribeiras" não são "naturais" não é de todo verdade. As más ribeiras são artificiais. As boas ribeiras imitam a natureza na perfeição (Exemplo em baixo). Agora que não se goste de "ribeiras", esse é um direito de qualquer aquariofilista ;)

 

rainbowriver-300x225.jpg

 

Um conselho aos iniciantes: se quiserem mesmo fazer uma ribeira, saiam ao campo primeiro, observem as formações rochosas, o modo como as pedras se encaixam umas nas outras e sobre o terreno envolvente, se tiverem oportunidade vejam uma verdadeira ribeira ou em alternativa a linha de costa e o modo como a erosão faz a natureza parecer tão natural :D

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo claro que há boas e más ribeiras, há quem goste de boas ribeiras e há outros como eu que simĺesmente não gostam de ribeiras mesmo que as considerem boas ribeiras.

 

Assim como não gosto de aquários com areão claro mas sei que existem belos aquários com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Eu ando a começar a interessar-me a sério pelo aquascaping. É uma arte. Em qualquer tipo de arte existe uma tendência para copiar um bocado o trabalho dos outros, até porque na maioria das vezes é a única fonte de inspiração disponível. Mas tenho que dar a razão ao Fernando Freire, existe uma grande diferença entre "fazer o trabalho como X fez" e "fazer o trabalho que X fez". Gostaria de aproveitar e sugerir a consulta de livros/artigos/etc de arquitetura paisagística, afinal de contas é a base do aquascaping.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

como estava sem nada pra fazer estive a ler este topico...tendo em conta que a ultima publicação foi em Maio xD

 

gostaria de deixar a minha opinião

 

sou um completo nobb em aquarios...não tenho tempo disponibilidade e a maria mata-me se molho o chão...

 

mas gostava de dizer o que penso (o que normalmente é asneirada)

 

1º se formos aprefundar bem as coisas todos os aquarios são copias...

da natureza? sim mas no fundo de outros porque infelizmente nada é novo debaixo do ceu...e se eu estou a fazer ja alguem fez primeiro...pode não ter ficado igual, pode ter algumas variações mas a isso chama-se o toque artistico...existem mestres de pintura que a sua obra é feito em copias, apenas copiam as grandes obras de grandes mestres...deixam de ser mestres? não são muito bons naquilo mas mesmo assim deixam sempre o seu proprio toque artistico, porque alem de se crime copiar (não estou a falar de restauros) é algo neles que os impele...mais que não seja uma maniera diferente de dar a pincelada (o que em pintura quer dizer muito).

Nos aquarios o mesmo...copia-se, sim a meu ver são todos copias, por uma razão ou outra, mas os artistas têm sempre o seu toque e isso é que o torna seu...

 

2º alterações ou modificações não são bem vindas

ou seja se uma pessoa não utilizar todas as regras, os materiais, as disposições não é aceite pela comunidade, dizemos que lhe falta o jeito e tentamos comque ele modifique o seu conseito para aquilo que NOS achamos belo...

roda a pedra, coloca o troco mais de esguelha, põem estas plantas, não metas coliseus...

enfim se não for uma copia exacta do NOSSO modo de ver está errado e feio...e o desejo de pertencer a comunidade provoca que no fim os conselhos dados pelos mais experientes se entrenhem e acabamos por fazer uma copia...mais que não seja do sentido de belo de outro...

 

creio que ja escrevi demais e ja deve ter erros ortograficos para ficarem umas horas a criticar... :D

 

no fundo quero dizer divirtam-se...todos os aquarios pertemssem aos donos e são eles que têm de olhar para eles :d

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só da mesma opinião que tu eliezer.

não metas coliseus...

 

Também não gosto de coisas artificiais mas se gostas faz como gostas pois o aquário é teu. Muita gente no forum tenta moldar os aquários dos outros como se o aqua fosse deles e isso está errado.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.