Identificação de arco-iris/ Melanotaenídeo Glossolepis sp.


Quo

Recommended Posts

Recentemente adquiri duas espécies de Glossolepis, uma já identifiquei é o glossolepis incisus, que foi fácil devido ao brilho metálico central e não tanto pela cor. Mas esta outra espécie está complicada, sofrem de hiperactividade e é extremamente dificil fotografar, mas lá consegui.

 

Gostaria de receber sugestões de alguém que tenha mantido ou conheça bem espécies de melataenídeos, como são animais jovens e ainda não totalmente ambientados pode ser dificil de identificar. Quero saber, para ver se tenho femeas e machos, e completar o cardume.

 

glosso1.jpg

 

glosso2.jpg

 

glosso3.jpg

 

glosso4.jpg

 

 

A minhas ideias vao para:

Glossolepis pseudoincisus

Glossolepis multisquamata

Glossolepis dorityi

Melanotaenia parva

Chilatherina bleheri

etc. sei lá!

 

andei a ver no fish base: http://www.fishbase.us/identification/spec...4&areacode=

neste site: http://members.optusnet.com.au/rainbowfishes/Melano.htm

e outros mas está dificil. Pois há as questões da forma da cabeça, das barbatanas e da coloração.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo comentario! sabes que apelido dão a esse hibrido para poder comparar?

 

a mim me parece cada vez mais a Chilatherina bleheri pois começo a notar uma diferença cromatica na parte posterior e anterior do peixe, mas tb noto mais semelhanças com a Melanotaenia parva.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A Melanotaenia parva não é. Há bastantes anos um croador holandês criou três tipos de hibridos e deu-lhes nomes mas já não me lembro quais eram. Ocasionalmente aparecem cá. Não é tambem a Chilatherina bleheri.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas como podes dizer que é o hibrido? é preciso saber como são. fui falar com o vendedor e ele garantiu-me que não é, por causa do fornecedor em questão e dele não querer hibridos. E, eu muito menos. Para quê ter uma mula, quando se pode ter um cavalo?

 

tenho quase a certeza que é a Chilatherina bleheri juvenil. Mantiveste essa espécie em aquário?

 

isto é importante saber, pois algumas especies sofrem uma mutação, tenho os glossolepis (arco-iris vermelho) que são muito diferentes em juvenis e quando os comprei eram ainda mais, de tal forma que eu pensava que era um hibrido e não a queria. Não é raridade a existencia de hibridos nos arco-iris... é algo comum acontecer e eu sabia disso à partida. o vendedor temou comigo a falar da cor e da raridade à venda e de como era o peixe em adulto. e estao a ficar vermelhos e consegui indentificar sozinho a especie certa com recurso à coloração central densa metalica (sabia o genero de antemao).

 

Nesta espécie também noto uma linha azulada central, que não apareceu nos primeiros dias, como acontece na C. Bleheri, além do corpo, cabeça e barbatanas serem iguais. Tal como nos glosso a corcunda deve-se acentuar conforme fique mais velho.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As lojas vendem o que lhes vendem a eles e raramente sabem se aquilo que têm à venda é hibrido ou não. Só dá para ter a certeza quando forem plenamente adultos e com a coloração completa. Diria que as probabilidades são de hibrido=75%, Não hibrido= 25%.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse não é de certeza.

 

Quanto ao ser hibrido nao vejo grande probabilidade. Seria provavel se fosse um peixe com alguma coloração berrante, que vendesse, mas nao se trata de um peixe excepcional nesse aspecto. A nao ser um hibrido acidental vendido para descartar.

 

Achei outro parecido.

http://en.wikipedia.org/wiki/Glossolepis_wanamensis

 

Glossolepis wanamensis

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

match perfeito:

Chilatherina cf. fasciata "Kali Biru" :techi:

 

Lamento desapontar-te mas se realmente acreditas que tens aí Chilatherina fasciata "Kali Biru" então tens mesmo a mula em vez do cavalo...

 

Essa não é mais que um Hibrido derivado de Ch. sentaniensis (extinta no habitat natural) e Ch. bleheri. Cientificamente provado com exames de ADN.

Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Qual o link para isso? Por outro lado vi a G. fasciata "Pagai" que é ainda mais identica, mas é dificil ter 100% certeza, visto que sao povoações e a coloração depende da alimentação e do aquario. De qualquer forma um hibrido de um peixe extinto não é bem uma mula igual ás outras.

 

actualmente os meus Glossolepis fasciata não são tão vermelhos como quando os comprei, pelo contrário ganharam tons de azul.

 

 

chilatherina_fasciata_pagai_1.jpg

 

por vezes ganham uma coloração escura igual à da foto do Glossolepis wanamensis e a corcunda é igual ao que está na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Glossolepis_wanamensis

220px-Glossolepis_wanamensis.jpg

 

Resumindo e concluindo não sei, é um desses dois ou 3. Estou contudo interessado em trocar estes peixes por arco-iris vermelho salmão (aumentar o cardume desses), ficou lindo!!, ou arco-iris de Boeseman (também para aumentar cardume) e conjugar com arco-iris anão, ja me deram garantias que me trocavam. queria é trocar outros peixes de cardume por mais arco-iris, fica caro um cardume destes, cada um custa 4,20 a bom preço... e reduzir o povoamento para aumentar o numero de arco-iris. no momento estão 11 arco-iris no mesmo aquario, tenho os salmão como cardume à parte, pois como sao vermelhos ficava parolo no meio dos outros. Mas que peixes lindos, ao alimentá-los fico ciderado pela beleza destes peixes (no geral). ou seja os arco-iris no geral ficaram-me por quase 70 euros. Além do mais tiro o fantasma de ser um hibrido, se bem que nesse caso é diferente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais