Recife396


arty77

Recommended Posts

A rocha eu lavava bem em água corrente e deixava-a dentro de um balde com água de osmose algum tempo... e ir trocando por água nova. Isto para retirar a maior parte da lixeira e dos fosfatos que possam estar presentes.

 

Se o substrat pro veio de um aqua doce pode está a fazer "leeching" de nutrientes também... eu colocaria novo, mas nunca usado.

 

Podes e deves aspirar as ciano sempre que possível... mas aspira mesmo para fora do aqua. Não vale aspirar através de sacos ou outros filtros mecânicos porque são bactérias... elas separam-se e voltam a juntar-se depois de passar o filtro mecânico. Para aspirar diariamente podes sempre ter um pouco de água salgada sempre à mão para ir repondo aquilo que tiras juntamente com a ciano.

 

Ao retirares a ciano estás a exportar nutrientes com elas... por isso é sempre boa ideia.

 

A questão dos nitratos está muito relacionada com a quantidade de comida que dás e a quantidade de peixes que tens por m2. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o substrat pro veio de um aqua doce pode está a fazer "leeching" de nutrientes também... eu colocaria novo, mas nunca usado.

 

O substrat pro ou o siporax usado, não poderá ser limpo (ex: em água doce, com lixívia, ou fervido) e ficar como novo? Por acaso lembro-me que coloquei o substrat pro já com o problema de nitratos elevado. Então não foi a causa, pelo menos a única...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou apenas a falar dos nitratos mas também dos fosfatos...

 

Talvez possa ser limpo com água de osmose... colocar de molho até conseguir obter água com testes de nutrientes a 0... lixivia nem pensar e fervido não sei se não alterará a estrutura dessas substâncias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou apenas a falar dos nitratos mas também dos fosfatos...

 

Talvez possa ser limpo com água de osmose... colocar de molho até conseguir obter água com testes de nutrientes a 0... lixivia nem pensar e fervido não sei se não alterará a estrutura dessas substâncias.

 

Ok, então acho que será boa ideia retirar o substrat pro. Talvez compre algum siporax novo para colocar.

 

Muito obrigado pelas dicas :character0050:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.