Tropheus e Simochromis


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Abro este novo tópico uma vez que o meu aquário da sala volta a ter novidades. Agora o aquário tem a seguinte população:

 

8 Tropheus moorii "mpulungu" - 6 adultos e 2 juvenis

8 Petrochromis tembwe silver - 5 adultos e 3 juvenis

8 Simochromis diagramma Isanga - 1 macho adulto e 7 juvenis

 

Depois de ter apanhado os 16 tropheus juvenis, e ter retirado quase todas as pedras, refiz o layout. O resultado foi uma luta de toda a família dos tropheus...

 

Picture1-104.jpg

 

As 3 espécies toleram-se bem, embora os tropheus, já mais à vontade, por vezes darem uma corrida, principalmente os simos e aos petros mais jovens. Ao fim de 2 dias, os reis do aquário são sem dúvida os petros, que pelo seu tamanho se destacam.

 

Aqui ficam algumas fotos (filmes só em meados de Setembro, quando voltar de férias).

 

O Simo macho adulto:

 

Picture8-17.jpg

 

Picture2-90.jpg

 

Picture3-74.jpg

 

Picture4-61.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Os simos já começaram o ataque às valisnérias! Estive fora 1 semana e voltei hoje e a razia foi considerável!

Entretanto os tropheus continuam a criar. Durante esta semana tive mais uma postura e hoje fiz mais um parto - são mais 10 putos!

 

Picture2-92.jpg

 

Picture1-106.jpg

 

 

Os petros estão cada vez mais bonitos - o macho tem agora cerca de 12 cm. Aqui ficam algumas fotos... (todas sem flash):

 

Picture6-47.jpg

 

Picture5-54.jpg

 

Picture4-63.jpg

 

Picture3-76.jpg

 

Do simo macho...

 

Picture7-32.jpg

 

E uma geral...

 

Picture8-19.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Estive duas semanas de férias mas os peixes aguentaram-se todos muito bem. As cores estão a melhorar a olhos vistos e noto em duas semanas um bom crescimento. Aqui ficam algumas fotos:

 

Os simos - têm uma enorme tendência de se manterem mais próximo das rochas e são mais dificeis de fotografar...

 

Picture5-55.jpg

 

Picture4-64.jpg

 

A única foto onde consegui apanhar o macho com as barbatanas abertas...

 

Picture6-48.jpg

 

Os petros que estão com mais cor...

 

Picture3-77.jpg

 

Picture1-107.jpg

 

Picture2-93.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No aquário continua tudo bem. Os tropheus continuam em boa forma, os petros já começam a "dançar" e os simos mais jovens crescem de uma forma impressionante. Os juvenis estão agora com perto de 8/9 cm e penso ter pelo menos 3 fêmeas.

 

Hoje deixo-Vos um vídeo.

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Os simochromis têm me surprendido bastante pela sua evolução!

Deixo-Vos algumas fotos que fiz hoje (mais uma vez sem flash, o que dificulta bastante...):

 

Picture4.jpg

 

Picture6.jpg

 

Picture5.jpg

 

Picture7.jpg

 

Picture3.jpg

 

Picture2.jpg

 

Picture1.jpg

 

Picture8.jpg

 

Picture1-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bom, =D já tens quantos peixes no total? Quantas posturas já foram feitas?

 

Tenho o mesmo número de peixes que tinha quando comecei este tópico! São 8 simochromis, 8 petrochromis e 8 tropheus.

Tanto os simos como os petros ainda não criaram. Dos primeiros, tenho apenas um macho adulto - os restantes são todos juvenis. Alguns já estão bastante maiores, mas ainda não criam. Quanto aos petros, tenho 5 adultos (1 macho e 4 fêmeas) e esses sim, devem estar quase a criar.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje deixo-Vos fotos dos petrochromis. É incrivel como mudam de cor de acordo com o seu estado de espírito.

 

Fotos sem flash:

 

Picture5.jpg

 

Picture4.jpg

 

Picture3.jpg

 

Picture2.jpg

 

Com flash:

 

Picture3_edited.jpg

 

Picture2_edited.jpg

 

Picture1_edited.jpg

 

E por fim fotos mais gerais:

 

Picture7.jpg

 

Picture6.jpg

 

Picture8.jpg

 

Picture9.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje fui verdadeiramente surpreendido com isto...

 

Picture1-2.jpg

 

Picture2-1.jpg

 

Um dos juvenis de simochromis com papeira - trata-se de uma fêmea de 7/8 cm! Ontem de facto, reparei que o macho adulto andava muito agitado... não cheguei a perceber porquê!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como seria de esperar a fêmea de simochromis perdeu a postura. No entanto, ao fim de 22 dias fiz mais um parto a uma tropheus. Desta vez foram 13 putos bem desenvolvidos. Aqui ficam duas fotos:

 

Picture1-108.jpg

 

Picture2-94.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Nos últimos dias, devido ao trabalho, não tenho dado muita atenção ao aquário. No entanto hoje consegui fazer uma TPA e, para meu espanto não consegui ver os dois tropheus macho. Na verdade o terceiro macho era já rei entre as fêmeas. Com uma breve inspeção no meio das rochas, descobri os 2 peixes mortos. Admito que tenham, como é costume, andado à luta e que isso os tenha deixado de alguma forma magoados...

 

Além deste bizarro episódio tenho também um dos petrochromis fêmea com algo muito estranho. Está inchada e nada com dificuldade. Parece que tem um problema de equilibrio. No entanto, come bem (embora com dificuldade por estar com dificuldades motoras), o que faz com que não me pareça um caso de bloat. Aqui fica uma foto:

 

Picture8-1.jpg

 

Todos os outros peixes estão muito bem. Aqui ficam algumas fotos dos simos (em que alguns dos juvenis têm já perto de 10 cm - crescem muito depressa).

 

Picture7-1.jpg

 

Picture6-1.jpg

 

Picture5-1.jpg

 

Picture9.jpg

 

Picture1.jpg

 

Picture2-1.jpg

 

Picture3-1.jpg

 

Picture4-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, lamento a perda dos dois Tropheus.

 

Esse macho na 4ª foto está 5* (simochromis?)

Esta coloração só aparece quando são machos alfa?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esse macho na 4ª foto está 5* (simochromis?)

Esta coloração só aparece quando são machos alfa?

 

Sim é um simochromis e a cor é por vezes até mais forte, com a cabeça toda preta e com o vermelho ainda mais forte e vivo. Fica também com uma mancha vermelha por trás dos operculos.

 

Esta é a cor que ele tem normalmente - quando fica mais excitado fica como descrevi acima. Para já so tenho um macho adulto.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Durante o fim-de-semana a fêmea de simochromis que tinha já feito uma postura, voltou a fazer (foram cerca de 20 dias após a primeira). Hoje sou surpreendido pelo macho a acasalar com mais duas fêmeas, uma de cada lado do aquário!!!!

 

Consegui filmar uma delas (desculpem o barulho de fundo, mas eles insistem a fazê-lo à hora do jantar):

 

 

Ficam as fotos também da primeira...

 

Picture3-1.jpg

 

Picture2-2.jpg

 

Picture1-3.jpg

 

E da segunda...

 

Picture6-2.jpg

 

Picture4-1.jpg

 

Picture5-2.jpg

 

E o resultado final...

 

Picture8-1.jpg

 

Picture7-2.jpg

 

Apesar destas boas notícias, os últimos dias não têm sido famosos. Depois de ter perdido os 2 machos de tropheus mpulungu, acabei de perder uma fêmea e alguns juvenis. Não si o que se passou, porque aparentemente está tudo bem.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apenas para Vos dizer que as 3 fêmeas de simochromis mantêm as posturas.

 

Aproveito também para fazer um ponto de situação em relação aos tropheus - na verdade, apesar de aparentemente tudo estar bem no aquário (prova disso são as posturas dos simos), tenho tido algumas perdas nos tropheus. Aparentemente está tudo agora mais calmo, mas neste momento, dos 6 adultos, depois da morte dos 2 machos, e na semana passada de duas fêmeas, já só tenho 1 casal. Além destes, tenho ainda os 2 juvenis com 6/7 cm e dos 13 pequenotes só sobraram 5...

 

Não sei o que se passou - sei que não foi ou é bloat, porque os peixes estiveram sempre a comer, e pura e simplesmente de um dia para o outro morrem.

 

Em principio vou vender os restantes mpulungu e colocar uma colónia de red moliro. Curiosamente filhos dos primeiros que mantive...

 

Picture4_edited-47.jpg

 

Picture4_edited-26.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tenho os tropheus moliro - são 7 fêmeas e 5 machos adultos (enormes e muito bonitos). Para já deixo-vos as fotos da identificação dos sexos.

 

As Fêmeas:

 

Fmea7.jpg

 

Fmea1.jpg

 

Fmea2.jpg

 

Fmea3.jpg

 

Fmea4.jpg

 

Fmea5.jpg

 

Fmea6.jpg

 

Os Machos:

 

Macho5.jpg

 

Macho1.jpg

 

Macho2.jpg

 

Macho3.jpg

 

Macho4.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como prometido aqui ficam algumas fotos dos moliro. O macho dominante é um animal impresionante - tem cerca de 13 cm e um porte incrivel:

 

Picture3-78.jpg

 

Picture2-95.jpg

 

Os restantes é o que se pode ver:

 

Picture4-65.jpg

 

Mais incrivel é que menos do que 24 horas depois de terem entrado, fizeram a primeira portura!!!

 

Picture5-56.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica um vídeo dos moliro, agora que partilham o aquário apenas com os simos (os petros já foram vendidos e os mpulungu sairam para um dos aquas do fishroom).

 

 

E algumas fotos tiradas ontem sem flash:

 

Picture4-66.jpg

 

Picture5-57.jpg

 

Picture7-33.jpg

 

Picture8-20.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje coloquei mais 25 kg de areia, fazendo alguns socalcos no aquário. Gostei do resultado! que acham?

 

Picture1-4.jpg

 

Picture2-3.jpg

 

Picture3-2.jpg

 

Entretanto as 3 fêmeas simo continuam com as posturas. Estão agora com 15 dias. Pelo que julgo saber, serei dos primeiros a criar esta espécie. Não sei quantos dias são as incubações! Será que alguém sabe?

 

Picture6-3.jpg

 

Picture4-2.jpg

 

Picture5-3.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os teus peixes são magnificos.tenho seguido os teus topicos e estou rendido.como quero remodelar o meu aquario por completo.fiquei farto de plantados de ciclideos sul americanos,desde anôes até aos monstros.

agora quero um aquario sem plantas só rocha.que areia é a mais aconcelhada?as rochas podem ser todas?mas o mais importante é onde posso comprar tropheus?já agora quis acham que são os mais faceis para iniciar nos tropheus?desculpem tanta pergunta,esta é a ultima,por agora,porque é que se tem de fazer o parto ás femeas?não se podem deixar todos no mesmo aquario.

 

abraço

 

valdemar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Fico contente que o teu primeiro post seja sobre o interesse em teres tropheus! Isso é prova que vale apena partilhar as nossas coisas.

 

agora quero um aquario sem plantas só rocha.que areia é a mais aconcelhada?as rochas podem ser todas?mas o mais importante é onde posso comprar tropheus?já agora quis acham que são os mais faceis para iniciar nos tropheus?desculpem tanta pergunta,esta é a ultima,por agora,porque é que se tem de fazer o parto ás femeas?não se podem deixar todos no mesmo aquario.

 

Bem... a areia, pode ser da praia, mas tens que ter a certeza que não está poluida. Eu costumo usar areia de silica, já lavada e compro a um membro do fórum. É branca e inerte. Quanto às pedras, eu uso basaltos (podes encontrar na Ericeira) mas podes usar outras.

 

Os tropheus podes comprar aqui no fórum ou importar. Para isso tens a Fixexotic e a Primefish.

 

Quanto às fêmeas e aos partos - podes deixar que tenham no aquário, mas o mais provavel é que tenhas algumas perdas. Eu opto sempre por tirar, não só pelo que descrevo anteriormente, mas principalmente para poupar as fêmeas. Ao fim de 20 dias os putos estão mais que desenvolvidos, mas o que acontece se deixares é que a fêmea os mantem muito mais tempo e até os largar de vez, come pouco, ficando assim fraca e à mercê da investida dos outros...

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas diogo

 

obrigado pelas respostas ás minhas perguntas.tenho aqui mais um conjunto de outras para te fazer.

ao tirares os putos ás fêmeas isso implica ter outro aquario,não tenho sump.quando fazes o parto a uma fêmea,e colocas os putos nesse 2ºaquario,no caso de teres outra fêmea que tenha os putos mais tarde podes colocar esses junto com os 1º?

os putos quando passam a adolescentes podem-se misturar com os adultos?

tenho um aquario de 1.20 quantos peixes achas que posso ter?só queria ter uma especie.gosto muito dos mpulungo.

 

por agora é tudo

 

abraço

 

valdemar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais