Pterapogon Kauderni


afonso321

Recommended Posts

Olá a todos

embora já estivesse desconfiado, ontem para meu espanto vi o macho abrir a boca e despejar os filhotes cá para fora consegui apanhar três que coloquei num pequeno refúgio e espero conseguir criá-los.

os outros desapareceram devem ter sido comidos pois com apenas um ou dois milímetros cabem na boca de qualquer um.

fica um pequeno vídeo , mais tarde darei notícias

cumprimentos

afonso

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São lindos, que pequena maravilha da natureza e do seu aquário (sendo de água salgada que não é nada o meu forte nem sei se é costume ou não).

 

Boa sorte e vá dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários, de facto estou muito satisfeito, isto é o que faz estar horas a olhar para o aquário ah! ah! se assim não fosse não teria dado pelo nascimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar não ser maçador com a descrição

foi de facto aliciante ver os minúsculos filhotes Kauderni a nadar e esconderem-se de tudo.

Em Novembro 2009 cumprei um Kauderni e sempre pensei ser macho, em Junho 2010 comprei aqui neste forum a um colega nosso um Kauderni segundo ele fêmea, depois de os juntar reparei que de facto eles eram ligeiramente diferentes nomeadamente as barbatanas dorsais um tinha-a mais comprida do que o outro e a fêmea a que comprei em Junho a barbatana dorsal do meio para o fim dividia-se em duas, todo o resto são iguais, assim fiquei com um casal por pura sorte.

o resto é o normal depois do respectivo roçar amoroso o macho guardou os ovos na boca até á eclusão .

na verdade eu só dei por isso quando vi que o macho parecia ter a cabeça maior que o normal, já não larguei o aquário e reparei que quando o macho abria a boca tinha lá dentro qualquer coisa a mexer, foi quando percebi que afinal sempre eram um casal e iam ter filhotes. o resultado está no vídeo, se houver próxima vou estar mais atento e tentar salvar o máximo possível da postura.

 

Resumidamente o meu setup:

montagem em Setembro 2009 - 125x55x50 (cm)

aquário + sump + refúgio = 400 litros - sal sintético + água osmose

Rocha viva +- 40 Kg

cercade 3cm de aragonite +- 37 Kg

Escumador JAD 1520

filtro exterior (carvão + anti-fosfatos)

4 cabeças de circulação (três SunSun e uma Tunze c/controlador)

ATC 800+

Osmoregulador tunze

Chiller Hailea 250A

retorno Nirox 3500 l/h ( a passar pelo chiller)

 

vivos entre pequenos e médios cerca cerca de 15 peixes

invertebrados 5

equipa de limpeza

e corais 4 duros e vário moles

 

 

Obrigado pelo interesse demonstrado

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá boa noite anexo um pequeno vídeo com os pequenotes agora com quinze dias de vida.

 

 

 

 

o macho está com a nova postura na boca desde o dia 2 estou a ver que tenho de montar outro aquário só para a postura.

bom vou dando notícias.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico deveras muito feliz com esses desenvolvimentos.

 

Boa sorte e que consiga safar mais nesta vez.

 

Saudações cordiais

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia obrigado pelo vooso apoio.

Não estou preparado para fazer reproduções mas, não consigo resistir a tentação, vou montar um pequeno aquário de 60 litros com um pequeno escumador e vou transferir o macho para ver se consigo desta vez salvar mais alguns, vai ser divertido.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que vai ser divertido.

Espero um dia conseguir fazer o mesmo com essa espécie.

Ainda estou no inicio do meu salgado, mas também acho um absurdo os preços de venda desta espécie nas lojas, sempre a rondar os 50 €, dado que, pelo que tenho lido, a grande maioria que está em comercialização já são criados em cativeiro.

 

Um abraço e sorte para este desafio :character0050:

 

 

 

Olá bom dia obrigado pelo vooso apoio.

Não estou preparado para fazer reproduções mas, não consigo resistir a tentação, vou montar um pequeno aquário de 60 litros com um pequeno escumador e vou transferir o macho para ver se consigo desta vez salvar mais alguns, vai ser divertido.

um abraço

afonso

You pay peanuts, You get monkeys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá cá está mais um pequeno vídeo , agora para celebrar o 1º mês de vida dos pequenotes, pois, faz hoje um mês que saíram da boca do pai.

 

 

 

 

De princípio só darei notícias dentro de um mês ou então se hover nova postura.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Nasceram novos Bangais hoje dia 30 nasceram esta madrugada 3 filhotes mas o macho ainda tem mais na boca, não sei por quanto mais tempo, pois isto para mim é uma nova experiencia.

Resumindo, montei um aquário á parte do comunitário e coloquei lá o macho quando descobri que ele já tinha uma postura na boca, coloquei uma divisória no meio para evitar que ele quando terminar a postura vá atrás das crias para as comer.

dentro de pouco tempo postarei aqui um vídeo do acontecimento.

Não tenho condições para grandes criações, mas que isto dá gozo dá e muito.

um abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Sr. Afonso.

 

Claro que dá gozo, então se dava gozo nos Guppies, Espadas, Mollys, etc. Quanto mais na água salgada.

 

Eu gostava de fazer de Clarkii, mas o meu está tão bem comportado sozinho.

 

Quanto tempo será necessário para as crias crescerem e entrarem no comunitário?

 

Abraço e que tudo corra bem.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vodka7

Sem querer precisar muito, penso que dentro de 6 meses deverão estar em condições de entrar, vamos ver.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para continuação das notícias aqui está mais um pequeno vídeo desta postura que rigorosamente começou no dia 29 com um filhote, no dia 30 com mais três e esta madrugado já nasceram vinte e o macho ainda tem mais na boca, é absolutamente intusiasmante o gozo que isto dá.

espero que sobrevivam, embora com poucas condições tentarei tudo para o conseguir.

um abraço

afonso

 

 

th_DSCF2264.jpg

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu não estou de todo por dentro dos aquarios de agua salgada mas sei que isso foi um grande feito

muitos parabéns e muito boa sorte

 

Isso é um verdadeiro espectáculo

 

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

Do dia 2 ao dia 5 fui á Corunha e por isso estive ausente, pedi ao meu filho para tomar conta dos aquários, e parece que correu tudo bem.

Bem deixei todos os aquários marcados com letras de "A" a "F" e dentro do frigorífico ficou também separada em involucros a comida congelada para eles, de modo que parece que resultou.

Bom posto isto quero aqui deixar mais um pequeno vídeo dos pequenos Kauderni com sete dias de vida, e parece-me que estão de boa saúde comem bem e andam felizes.

O vídeo como sempre é de fraca qualidade, pois é feito com a câmara fotográfica e o operador de joelhos.

Os outros dois Cardinais continuam bem, quando fizerem os dois meses darei notícias.

O macho estou a pensar dentro de uma semana voltar a colocá-lo no aquário principal.

obrigado pelo vosso tempo

um abraço

afonso

 

 

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Afonso,

 

É sempre um gozo enorme ver esses videos de sucesso.

A dedicação continua a dar frutos.

 

Qual é a comida que está a usar para alimentar os pequenos?

 

Continuação de boa sorte.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite André

Tenho dado artémia recém eclodida, e comida congelada (parecem ovos de artémia mas não sei o nome).

Além disso tinha neste aquário uma centena de minúculos camarões que foram comidos pois deixei de os ver.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Antes de mais, os meus PARABÉNS com esse sucesso!!

 

A tal comida de que falas, provavelmente poderão ser rotíferos.

 

 

Li algures que daqui a uma semana voltarás a colocar o macho no aquário... se puderes, pespera pelo menos mais uma semana, para ele se restabelecer... senão, daqui a algum tempo ainda ficas sem ele, devido a subnutrição... por não comer nada durante a época de incubação.

 

Também cheguei a fazer criação no comunitário... mas os habitantes do meu chegaram primeiro que eu aos pequeninos... :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais