Movel em MDF 19 mm Aquario de 1,20


Recommended Posts

Boas!o móvel tá a ficar bom mas não te esqueças dos "buracos "para os fios da electricidade e dos filtro (e se fôr filtro externo tens os tubos)etc....

Eu fiz um com estrutura em ferro e forrei com mdf e fiz Três Furos (rodelas) atrás para a passagem dos cabos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E num feriado só deu para fazer isso? Por aqui os feriados são de 24 horas! É para trabalhar, é para trabalhar :medieval_mace:

 

 

Depois de passado o tapa poros, e bem lixado, com uma tinta preto brilhante isso fica quase com o mesmo acabamento de uma lacagem! Tenta informar-te com se faz uma lacagem nesse tipo de "madeira", antes de aplicar qualquer produto! Pode ser que não seja assim tão difícil!

 

 

 

Cumps.

 

 

Pois mas para mim o feriado só tem 12 horas lololololol...Devo usar uma lixa grossa ou fina??

 

Tenho que me ir informar sobre o tipo de acabamento do movel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!o móvel tá a ficar bom mas não te esqueças dos "buracos "para os fios da electricidade e dos filtro (e se fôr filtro externo tens os tubos)etc....

Eu fiz um com estrutura em ferro e forrei com mdf e fiz Três Furos (rodelas) atrás para a passagem dos cabos...

 

Boas

 

Claro que não me esqueco...ainda faltam muitos pormenores.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Em relação ao tapa-poros acho que não é o mais aconselhado porque o mdf tem cola na sua constituição e pode reagir com o tapa-poros.

Se for fazer a aplicação a rolo e trincha deve utilizar um primário aquoso e finalizar com esmalte acrílico aquoso ou um esmalte sintético (brilhante, acetinado eu mate), se for aplicar a tinta a pistola então hexistem materiais próprios para lacagens (primários e tintas de 2 componentes), mais caro é certo, mas com acabamento superior.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Bem eu ja tenho escrito aqui alguns post´s, e desta vez tenho que fazer um movel para o meu aqua de 1.20, tou a pensar numa estrutura em madeira (barrotes de 5x5 cm) conforme imagem abaixo.

 

 

gallery_22079_2459_31987.jpg

 

 

 

Acham que esta estrutura aguenta o penso do aqua,areiao etc etc etc??'

 

Abraços

O meu aqua de 120 cms tá numa estrutura como esta, mas os barrotes são de 7x7 , os acabamentos foram feitos por um carpinteiro conhecido que me disse que aguentava mais de 1200 kgs!!!

O que é certo é que já cá está há 3 anos !!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Em relação ao tapa-poros acho que não é o mais aconselhado porque o mdf tem cola na sua constituição e pode reagir com o tapa-poros.

Se for fazer a aplicação a rolo e trincha deve utilizar um primário aquoso e finalizar com esmalte acrílico aquoso ou um esmalte sintético (brilhante, acetinado eu mate), se for aplicar a tinta a pistola então hexistem materiais próprios para lacagens (primários e tintas de 2 componentes), mais caro é certo, mas com acabamento superior.

Espero ter ajudado.

 

 

Boas

 

É mesmo isso que vou fazer...devo lixar depois de aplicar o primário aquoso???

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode lixar,mas se não lixar não tem problema uma vez que o primário serve como promotor de aderência portanto a lixadela só deve ser superficial.

Deixo-lhe 2 exemplos de primário:

-Aqua Primer da CIN

-Classidur da ROBBIALAC

Independentemente do primário a usar, deve sempre deixar secar 24 horas para repintura com tintas de base solvente (p.x. esmalte sintético), se o acabamento for esmalte aquoso bastam 12 horas.

Cumprimentos.

cabecadura

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@julioferre

 

Viva. Esta é a minha 1ª participação neste forum, mas vi este tópico e fiquei com uma dúvida que se calhar pode responder:

 

1. No caso de se fazer um movel com painéis de MDF vamos ter sempre topos e "costuras" ou junções para disfarçar.

 

Vi no site da CIN ou da Robbialac a aplicação de um betume antes do primário. Isto vale a pena para tapar os topos para evitar a absorção exagerada de esmalte? e disfarça bem as juntas?

 

2. Já agora falou em acabamento melhor à pistola... Se quizer um acabamento do tipo lacado "piano" o que é preciso em termos de equipamento? basta uma pistola simples com um "assoprador" :thumbup3: , sem ser aquelas com compressor?

 

3. Já li na net que é preciso "lacar" com tinta de puliuretano e polir entre várias demãos. É mesmo assim, ou há alternativa?

 

Peço desculpa pelas numerosas questões e pelo "highjacking" do tópico, mas contribui para o conhecimento do tratamento do MDF...

Editado por TEEZR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@julioferre

 

Viva. Esta é a minha 1ª participação neste forum, mas vi este tópico e fiquei com uma dúvida que se calhar pode responder:

 

1. No caso de se fazer um movel com painéis de MDF vamos ter sempre topos e "costuras" ou junções para disfarçar.

 

Vi no site da CIN ou da Robbialac a aplicação de um betume antes do primário. Isto vale a pena para tapar os topos para evitar a absorção exagerada de esmalte? e disfarça bem as juntas?

 

2. Já agora falou em acabamento melhor à pistola... Se quizer um acabamento do tipo lacado "piano" o que é preciso em termos de equipamento? basta uma pistola simples com um "assoprador" :rolleyes: , sem ser aquelas com compressor?

 

3. Já li na net que é preciso "lacar" com tinta de puliuretano e polir entre várias demãos. É mesmo assim, ou há alternativa?

 

Peço desculpa pelas numerosas questões e pelo "highjacking" do tópico, mas contribui para o conhecimento do tratamento do MDF...

 

Olá,

Em relação à questão do betume, o betume da CIN (36-090) é um dos melhores, mas não permite que seja pintado com poliuretano.

Quanto ao ponto nº2 o Lacar é obtido com tintas de poliuretano de 2 componentes, quanto ao polir só é necessário no final por forma a disfarçar irregularidades, eliminar riscos e dar mais brilho (só quando é necessário).

A aplicação é feita à pistola (com compressor) portanto o "assoprador" não funciona porque não tem pressão suficiente.

Qualquer dúvida é só mandar um MP

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Como prometido aqui vais umas fotos do movel com a 1 demão....

 

Nota-se bem na zona aonde o MDF foi cortado (as laterais que esta bem mais claro)

 

gallery_22079_1588_96780.jpg

 

uma beca tremida mas enfim, são os meu dotes de fotografo :medieval_mace:

 

gallery_22079_1588_96780.jpg

 

 

 

:medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, André,

 

Está porreiro! Bem sei que ainda vais na 1º demão, mas estás a gostar do aspecto desse acabamento ?

 

Pergunto porque estou a forrar uma estrutura em metal de um aquário meu com 2 metros e, para as portas, vou ter de as pintar de preto!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, André,

 

Está porreiro! Bem sei que ainda vais na 1º demão, mas estás a gostar do aspecto desse acabamento ?

 

Pergunto porque estou a forrar uma estrutura em metal de um aquário meu com 2 metros e, para as portas, vou ter de as pintar de preto!

 

Boas Filipe

 

sim ta a ficar com bom aspecto apesar de esta 1ª demao ter sido dada com trincha, ja tenho aqui um rolo especial corrida para as restantes demaos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...