Ajuda com algas, não sei o que fazer


Imparavel

Recommended Posts

Aquario juwel vison 260

- Calha dupla de 2*38w

- 1 lampada 38w warm light

- 1 lampada 38w day light

- Termoestato de 200W juwel

- Eheim exterior 2217 1000 l/h

- JBL microtec

- Almofada Azul

- Lã de vidro

- Substracto JBL proflorastart

- Areia Tahitian Preta e Branca

 

 

Flora:

 

- Um tronco que comprei numa loja de aquariofilia mas n sei o nome da madeira

- Umas pedras pretas e brancas

- Uma pedra de lava grande

- Pedras de xisto

- Anubias nana

- Musgo de java

 

Tinha outras plantas que ja morreram todas devido as algas se terem apoderado delas

 

Fauna:

 

- 5 corydoras albinas

- 4 SAE´s

- 2 L. nao lembro numeros

- 2 Bótia

- 5 Viuvas negras

- 11 Neons

- 5 Tetra pristella

- 4 Tetra phanton

- 1 Tubarao labeo color

- 1 Peixe faca

- 2 Tetra buenos aires

- 5 Discus

- 11 Rasboras arlequim

 

os testes que tenho sao so ao PH, Amonia, Nitritos, Nitratos

 

PH - 6.6

Nitritos - 0

Amonia - 0

Nitratos - 0

 

Alimentação:

 

De manhã e á tarde Granulado Nutrafin para discus

A noite 1 cubo de comida congelada para discus

 

 

eu ja cheguei a por so 5h por dia de luz, e elas propagaram-se ao mesmo ritmo...

 

eu tb ja as tirei a mão, mas voltaram logo a crescer, isso notou-se principalmente no tubo verde do filtro, que tirei para limpar, e voltei a coloca-lo sem uma unica alga, e passado 15 dias está neste estado das fotos...cheio de algas com cerca de 4 cm

 

 

As lampadas são aquelas mais gordas, não sei distinguir o t5 do t8, co2 não tenho, substrato é o jbl proflorastart, fertilizações não faço, mudanças de agua 20% semanal, as algas são verde seco, não são castanhas

 

 

23082010012.jpg

23082010011.jpg

23082010010.jpg

23082010009.jpg

23082010014.jpg

23082010015.jpg

Editado por Imparavel

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

olha, nunca tive essas algas, mas achei isto:

 

Black brush, or BBA, algae can be one of a number of specific genera of “red” algae in the Rhodophyta family. Most of the algae in this family are actually marine, but a few freshwater species exist that particularly target our planted aquariums. This algae may be black, brown, red, or green in coloration, and can quickly coat your plants and hardscape if not kept in check.

 

Cause:

 

* Nutrient Imbalance – potentially excess N, P, Fe. Strive for the following nutrient levels: N (10-20ppm), P (0.5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (.1ppm).

* Low pH – Neil Frank observes that African Rift tanks never have BBA. It’s believed that BBA thrives in acidic environments, which is unfortunately what most plants prefer.

 

Cure:

 

* Increase CO2 – This will stimulate plant growth, which should :) the plants out-compete the algae for resources.

* Excel/H202 treatment – Use a syringe to spot treat problem areas. Then manually remove when BBA turns grey/white.

* Manual removal – Use toothbrush to remove as much as possible.

* Bleach treatment – Dip affected hardscape items/hardy plants in a bleach/water solution using a 1:20 ratio of bleach to water. Before putting them back into the tank, make sure the item is free of bleach odor.

* OxiClean treatment – Dip affected hardscape items in a OxiClean solution, making sure you only use the original OxiClean with no other additives.

* Maintain proper water change/dosing schedule – weekly / bi-weekly changes.

* Algae Crew – Siamese Algae Eaters (SAE) and Amano shrimp are known to eat this algae.

* Copper (not recommended) – There are commercial algaecides containing copper that will kill BBA, but they will mostly likely also kill your plants.

 

(http://www.guitarfish.org/algae)

 

espero ter ajudado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

estou espantado com o artesanal de algas que ai tens :)

Acho que o teu problema é um desequilíbrio ao nível dos nutrientes, pois tens os nitratos a zero e os fosfatos devem ser superiores

Tens que fazer o teste ao PO4 e começão a equilibrar respeitando a proporção 10NO3:1PO4:20K ou então 5NO3:0,5PO4:10K

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que pelo o que tenho lido, o melhor mesmo será desmontar o aquario e voltar a montar tudo do zero, depois de limpar tudo muito bem limpinho... o meu problema é se os peixes, principalmente os discus , iram aguentar 2 ou 3 dias num alguidar grande, mesmo com a bomba a circular agua e o termoestato ligado..

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha humilde opinião tu tens um desiquilíbrio que pode ser corrigido. Resta saber se tens tempo e vontade para tal.

Eu não tive e desmontei e voltei a montar. Agora tou outra vez com cianobacterias e, como não posso mandar o investimento que acabei de fazer para o lixo, estou a lutar contra elas.

 

Tens mais de 50 peixes e uma alimentação que deve deixar montes de nutrientes para as algas se alimentarem...

Como as anubias e a o musgo pouco consomem, os nutrientes estarão a ser absorvidos pelas algas.

 

A minha sugestão é frequentes TPAs (o mais possível) e colocação de plantas de crescimento rápido ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes e Lemnias são "mel" para o efeito porque as algas não lhes conseguem apanhar as folhas uma vez que estas estão fora de água ;)).

 

Isto é o que eu penso. Se estiver errado, há-de haver quem me venha corrigir!

 

Boa sorte com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O mika deu uma ajuda importante para se perceber o que se passa, realmente tens um desiquilibrio de nutrientes na coluna de água, e com discus é muito dificil de se acertar sem experiência "por exemplo com um plantado". Deves fazer testes frequentes "por exemplo numa semana todos os dias um teste até ao dia da tap, vais vereficar o que acontece, se são os nitratos em excesso vs fosfatos, e sabes o dia em que se dá o pico dos excessos", para solucionar o problema tens duas formas:

 

1ª Tap´s mais frequentes ou maior percentagem de água na renovação, os discos gostam de agua nova em vez da madura.

2ª Fertilizações para equilibrar as deficiências dos macros, de acordo com um plano de fertelização e regras de manutenção de macros e micros num aquário com plantas.

 

Depois do problema resolvido podes utilizar o método da àgua oxigenada ou utilizar o sacheam excel nos locais com algas BBA

 

Boa sorte e muita paciência

 

Agora tou outra vez com cianobacterias
, tens uma solução simples e eficaz eritromicina (ESE 1000). Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cianos já foram!!! :girlhitboy: Resolvi a coisa com TPAs, introdução de mais plantas, fertilização e muita paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Isso são Black Brush Algae (BBA), aparecem por falta de co2, se não quer injectar co2 no aquário pode sempre adquirir seachem excel ou easylife carbo e dobrar a dose recomendada pelo fabricante. Nas zonas mais afetadas pode sempre usar uma seringa e aplicar um dos produtos acima referidos diretamente, atenção é que as folhas muito afetadas convém serem podadas porque a aplicação deste produto vai fazer com que a folha acabe também por ser destruída.

 

Cumprimentos, Luís.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

após ter tido alguns problemas com essas algas apenas te posso recomendar uma coisa.

Seacham Flourish Excell... mesmo usando a dose recomendada acaba com elas... os lojistas podem afirmar que não está relacionado mas acredita que se com uma seringa injectares o excel directamente num foco de BBA vais notar passado umas horas que as mesmas começam a mudar de cor e eventualmente passados uns dias a morrer...

as minhas passaram de preto a vermelho vivo e a cinzento e por fim a alimento para os meus peixes...

Editado por psi20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais