Filtro biológico e oxigenação: 2 em 1


Visitante

Recommended Posts

Boas noites!

 

Gostaria de solicitar, mais uma vez, a vossa ajuda e o vosso conhecimento para uma pequena questão:

 

Tenho o filtro interno biológico FLUVAL 2 plus, a funcionar da seguinte maneira:

 

esquemafiltro.jpg

 

tenho, como podem ver, aquela aplicação que "sai fora" da água, para ajudar a OXIGENAR a mesma. no entanto, não sei até que ponto isto não estará com "força a mais", pois por estar tão proximo do cimo da água, o fluxo de água, existem muitas gotas a saltarem até às luzes, mas penso ser normal pois este aqua deve ter sido feito a pensar nisso...

 

Já desactivei a pedra difusora e a bomba (só tive nos primeiros dias no aqua, depois tirei - não fazia sentido nenhum ter "bolhinhas" a mais), e tenho medo de meter o filtro mais baixo em termos de "força" pois tenho medo de roubar o oxigénio aos meus peixes...

 

As questões que eu coloco são:

 

1- A água está limpa, claro, mas a olhar "de frente" com as luzes ligadas, vê-se bolhas de ar muito pequenas, MESMO muito minúsculas. É normal certo?

 

2- se diminuir a força do filtro, ele continua a fazer os 400l/h, mas com a água a saír em menos jacto, ou de facto reduz a LITRAGEM/ HORA?

 

3- como é que sei se, por exemplo, meter o filtro no mínimo, estou a dar oxigénio aos meus peixes?

 

 

obrigado! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se reduzires e claro que a litragem hora desce.

o que podes fazer e vereficar se essa peça por onde entra o ar roda para controlar o fluxo de ar. Se nao rodar podes colocar uma magueirinha dessas de ligar a pedra difusora, e colocar tipo um t daqueles com regulador, depois regulas a entrada de ar por ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a peça roda, sim, (é uma tampinha de borracha) mas a questão é o excesso de bolhas de O2 minusculas que tenho no aqua (se calhar é normal, eu é que acho inestético). Se se olhar sem ser ao nivel dos olhos, ou seja, se estiver a olhar na oblíqua para o aqua, não se veem bolhinhas nenhumas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não encontro necessidade nenhuma de teres esse difusor de ar na saida do filtro. As trocas de ar são feitas à superficie, normalmente respeitando um equilibrio entre a percentagem de oxigénio existente no ar e na água, a simples movimentação de água na superficie resultante da saida do filtro é suficiente para oxigenar a água. Tudo o resto é exagero e não serve para muito. Essas pequenas bolinhas que vês é apenas ar ( oxigénio e muitos outros gases ) que simplesmente não se dissolvem na água e vão andar por ai até chegarem à superficie.

O mesmo se passa com as bombas de ar com pedra difusora, a oxigenação que elas provocam é a agitação da superficie da água quando as bolhas chegam lá.

 

Podes muito bem tirar isso que continuas com bastante oxigénio para os peixes.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK :( então se calhar vou tirar aquilo e tapar o buraco, e baixar talvez o filtro, pois da maneira que ele está, faz muitos SALPICOS para a tampa/ lâmpadas...

 

Então, resumidamente, se eu vir agitação ao topo da água (tipo bolhinhas a formarem-se e rebentarem lá) quer dizer que é suficiente para peixes/ plantas, por mais pequena que seja a agitação?

 

Obrigado :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá!

 

finalmente, depois de muito pensar, decidi arriscar e retirei a tal CHAMINÉ...

 

 

movimentaguaaqua.jpg

 

Agora percebo o que eram as bolhas irritantes às quais já me tinha habituado de ver quando olhava para o aqua de frente: parecia agua suja, de tantas bolhas de O2 que circulavam o aqua! agora já não faz bolhas, já não salpica a tampa, e a água está cristalina tanto visto de cima, como visto de frente!!!

 

Mas não há bela sem senão...

 

Digam-me se assim tenho à mesma assegurado Oxigénio para:

 

6 danios

3 guppy´s

1 corydora

1 pleco

1 synodontis

2 comedores de algas chineses dourados

2 molly´s

 

e que sintomas podem demonstrar os peixes por falta de O2?

 

p.s. por favor vejam este vídeo para verem a movimentação da água:

http://pwp.netcabo.pt/nuno.m.a.m/movimentagua.avi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

Digam-me se assim tenho à mesma assegurado Oxigénio para:

 

6 danios  

3 guppy´s  

1 corydora

1 pleco

1 synodontis

2 comedores de algas chineses dourados

2 molly´s

 

e que sintomas podem demonstrar os peixes por falta de O2?

 

 

No que respeita aos sintomas de falta de oxigénio são fáceis de identificar:

 

- respiração ofegante

- perto da superfície da água

- em casos extremos, perda de pigmentação

 

Quanto à oxigenação, quanto maior for a movimentação de água à superfície, maior ela será, não são as bolhas em si que se vão "desfazer" e oxigenar a água. Se alguma vez denotares os sintomas acima descritos o problema está na insuficiencia das trocas gasosas.

 

Cumprimentos

 

Ricardo

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok! :wink:

 

ao que me parece, estão na mesma, ou seja, respiração calma, andam por todo o aqua, sem irem à superfície (só de vez em quando, tudo normal, e não é para respirar), e a água assim é muito mais limpa e bonita!!! ah, claro, e é muito bom ver que as lâmpadas já não levam com salpicos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.