Ajuda


maria da fe

Recommended Posts

Olá a todos!

Sou nova aqui e no mundo dos peixes por isso preciso de ajuda, pelos vistos muita.

Tenho um aquário de 60 Litros e tem os seguintes peixes: beta guerreiro, 3 guppies machos, coridora albina, otocinclus affinis, molly branco e preto, 2 de água fria e outro que ainda não descobri qual é.

Já sei que há muita mistura e disseram-me para os manter na mesma e fazer biotopos mas que é isso? Que peixes deverei comprar?

Qual o melhor site para ver imagens de peixes e com essas informações?

Desculpem a ignorância e obrigada :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Penso haver por aí algumas confusões.

 

Tens peixes incompatíveis, peixes de água fria com água quente, peixes que precisam de grandes volumes de água e outros menos (água fria muita água), peixes que chateiam outros, as caudas dos guppys são apetitosas para os bettas.

 

As coridoras são peixes de cardume, devem estar pelo menos 6.

 

Biótopo com essas variedades todas não será nunca possível. :/

 

 

Tens um tópico aqui no fórum com alguns biótopos, do utilizador João Pedro Palma, penso que te poderá ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Muito obrigada no entanto que poderei fazer? Em relação ao beta ele é calmo, aliás parece impossivel mas dão-se todos bem.

Ainda não percebo bem este site mas vou tentar pesquisar esse tópico

Obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Não sei quais as ideias que tem para este hobby, se é para levar avante, se é só para manter peixes ou dar-lhes as melhores condições (isto não é uma critica, a meu ver não são todas as pessoas que estão preparadas para dar as melhores condições pois precisam de se livrar de alguns conceitos e ideias).

 

Por exemplo para condições ideais teria que se desfazer de alguns peixes, está preparada para isso? Se sim pode tentar da-los, vende-los aqui no fórum, a conhecidos ou em lojas e tentar trocar por produtos por exemplo.

 

Se não está preparada para isso é manter o melhor possível o que já tem. Que passa por boa qualidade de água e alimentação adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero levar avante mas perceber quais poderei ter e que tipo de plantas poderei ter, etc...eu tive um limpa fundos agressivo e dei numa loja, não me importo de os dar desde que tenha um bom ambiente entre os peixes.

Estou encantada com os guppies e disseram que nã fazia mal tê-los tal como mollys, platis e espadas...é verdade? Que outros poderei ter?

O melhor será comprar um manual...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal será perder algum tempo a ler e informar-se aqui no fórum ou em qualquer outro lado, o importante é ler e achar as respostas às suas perguntas.

 

Aqui no fórum acho que tem respostas para as suas dúvidas e as que não encontre pode ser perguntar que há-de haver quem responda.

 

Para começar e tendo em conta que pretende ficar com os guppys, acho que deveria se desfazer dos peixes de água fria, precisam mesmo de muita água, precisam de temperaturas diferentes dos outros.

 

Depois para ajudar quanto às plantas precisa indicar o que tem, medidas do aquário, iluminação...

 

Entretanto pode e deve dar uma vista de olhos na área de AQUASCAPING que resume os melhores aquários existentes no fórum e a área FOTOS E VÍDEOS que tem outros tb bem interessantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá maria da fé, sê bem-vinda.

 

Não precisas de comprar manuais. Basta um pouco de paciência porque está tudo cá no fórum, é só uma questão de procurar e ler.

 

Começa pela secção de Primeiros passos.

 

Aqui ficam um link que te pode ser útil: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Começa por aqui que já tens muito que ler.

 

Assim à partida eu diria para começares a pensar em novos donos para o Betta e os peixes de água fria. Só para começar.

 

Ah e se puderes posta também detalhes sobre o teu aquário, dimensões ao certo, plantas que já tenhas, o que estás a usar como fundo que filtro tens, termostato...

 

Assim todos podemos ter uma noção melhor do que tens e por onde partir para teres um aquário bonito e equilibrado.

 

Quanto a biótopos e grandes montagens, uma coisa de cada vez, começa por ler e depois a partir daí parte-se para outros voos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, muito obrigada!Estou a ver que isto é tudo mais complicado do que eu pensava...será que vou conseguir?Vou juntar em anexo imagens do meu aquário que por acaso é de 54L porque o comprimento é 60 cm, largura 30 cm e altura 30 cm.Por baixo do areão não meti nada, disseram na loja que não era preciso e tenho 2 conchas que também me disseram que não fazia mal.Tenho apenas uma planta que em princípio será uma Echinodorus Bleheri mas estou a pensar renovar tudo ou quase tudo.O "castelo" é adorado pelos peixes principalmente pelo Beta mas será prejúdicial?O filtro e o termostato vieram com o aquário tal como a luz...Não sei adicionar aqui fotos porque estão no meu pc

Editado por maria da fe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é complicado, parece mais do que realmente é... o que é preciso é paciência e gostar de ler, a partir disto é como andar de bicicleta, só custa ao inicio.

 

Para as fotografias...

 

[faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

 

Sobre as conchas, se são verdadeiras cuidado que fazem subir o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Obrigada a todos os que me estão a ajudar a ter um aquário saudável

Junto envio fotos para saber os erros... e o nome do peixinho prateado, disseram-me espada...

 

Pic_19167_1.jpg

 

Pic_19167_2.jpg

 

 

Pic_19167_3.jpg

 

 

Pic_19167_4.jpg

 

 

Pic_19167_5.jpg

Editado por maria da fe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Maria, os peixes gostam do castelo porque lhes dá refugio. Consegues criar esconderijos para eles com, por exemplo, pedras. Assim acaba por ficar mais natural e eles apreciam na mesma ou até mais.

 

Como o Hugo R. Silva disse não é complicado, parece muita coisa mas acaba por ter tudo a sua lógica, é preciso é calma e ir aprendendo aos poucos. Por isso claro que vais conseguir. Já tens a primeira coisa importante, querer aprender e não dispensar os conselhos dos outros.

 

Já agora aqui ficam umas opiniões em relação ao teu aquário.

 

O castelo tal como já disse trocava por pedras. O vidro traseiro (parece-me que tens uma imagem com plantas) trocava por um fundo preto. Eu também comecei com uma imagem de plantas e agora não abdico do preto pelo contraste que dá.

 

Pessoalmente tentava trocar o areão por algo mais fino, mas não é crítico, é uma questão de estética.

 

Já agora a concha grande está pintada ou envernizada? Ou está ao natural?

 

Força nisso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e desde já obrigada pelos conselhos e opiniões

O areal comprei porque gostei até porque tinha fino e de várias cores mas achei que essas faziam mal porque descoloram...

Alguém sabe o nome do peixe da foto 2?

A concha é natural e já tive pedras mas quando fazia a manutenção do aquario a água por baixo do areal era negra daí ter retirado

Só ainda não percebi que peixes comprar: do mesmo país, do mesmo grupo, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe o nome do peixe da foto 2?

O Tetra-preto ou Viúva Negra (Gymnocorymbus ternetzi)

 

Boa Noite Maria,

1º como já foi referido, devia trocar o areão por um mais fino, porque esse é chato para as plantas enraizarem!

Quanto ao lojista que lhe disse que não é preciso pôr nada por baixo do areão enganou-a, porque sem substrato fértil é difícil manter plantas, mas tem solução, é comprar uns comprimidos ou uns cubos de adubo que dura 6meses e põe no fundo do aquário, isso não invalida a troca do areão que como já referi convém ser mais fino para reter os nutrientes dos cubos e para as plantas poderem enraizar!

Depois tem que se desfazer dos peixes de agua Fria assim que possa!

Quanto ao Betta não precisa de ter Tanta pressa, mas ele vai se tornar agressivo com o estabelecimento de território e com a Maturidade sexual!

 

O castelo pode ficar até começar a ter plantas, depois de certeza que vai preferir umas pedras e/ou um tronco!

 

Depois arranjar um teste de PH, é o mais barato e é sempre bom saber os valores para sabermos de temos os peixes nas melhores condições!

 

Quanto a peixes, depois de fazer o que referi acima, eu arranjava mais umas 2 viúvas e e um cardumezito de 5/7 peixes, tipo bêbados ou neons, arranjava mais umas 3/4 corydoras da mesma espécie da que já tem (eu tenho julli, pois não ficam muito grandes o que é óptimo para 60l) e estava feito!

 

Força com o aquário,

Neste hobby todos os dias aprende-mos, especialmente quando se tenta um plantado :? e alguma coisa aqui no fórum estamos sempre cá para ajudar!

 

Ass:Pedro Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Obrigada por me ter esclarecido, realmente vou ver se dou os peixes de água fria e arranjo o tal substrato.

Eu tenho o teste de PH e é de 7.2

 

Cumpriementos,

Maria da Fé :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Maria, um ph de 7.2 é ideal para manter os guppy. São óptimos peixes para este inicio porque para além de serem super irrequietos são uns tipos que adoram reproduzir-se. E a experiência de ter crias a nascer no aquário é mesmo muito porreira. Assim sendo, eu pessoalmente manteria os guppy e as corydoras.

 

A partir daqui para ter mais uma espécie procuraria peixes cuja necessidade de ph seja semelhante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João,

 

Eu tenho 3 Guppys e gosto muito mas por enquanto são todos machos e vou manter o oto e a corydora mas acho que vou mudar a iluminação porque aquela é fraca e a côr dos Guppys não sobressai, li num livro que a melhor é a côr 41, será verdade?

 

Vou seguir o exemplo também do Pedro que disse para comprar substrato, néons ou bebados, mais coridoras e mais viuvas ou tetras negros...

 

Mas isto aos poucos e poucos deve ir lá

Vou dar os peixes de água fria

 

Se o peixe da foto 2 fôr mesmo um tetra negro não o devia ter porque é para aquários de 80l e com ph7.0, não fará mal?

 

Desculpem ser chata e obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ph 7 ou 7.2 não é uma variação significativa. O Tetra Negro é um peixe que tolera entre 6.4 e 7.4 por isso não deve ser por aí. Normalmente os peixes não têm um ph mas um intervalo de tolerância. No entanto é um peixe de cardume pelo que deverias considerar aí uns 5 ou 6 peixes. 4 fêmeas e dois machos.

 

Quanto a comprares muitos peixes tem cuidado para não sobrelotares o aquário. Então quando os guppys tiverem fêmeas (lembra-te que o rácio deverá ser, se me lembro bem 2 ou 3 fêmeas por macho) isso vão ser aí crias até mais não.

 

Por isso, guppys mais cardume de Tetras mais otos mais corydoras. Não te aventures por muito mais.

 

Quanto à luz, depende sempre da flora que queiras ter. Por exemplo pelo que tenho lido para plantados, em "k" (espectro de luz) deve conciliar-se espectros diferentes(4200+6500+8500).

 

Portanto não há uma luz certa mas dependendo do que queiras manter várias combinações. Neste momento só para fazer a comparação como não tenho grandes necessidades em termos de plantas tenho uma de 22000K (azul) e uma 10000K. Claro que isto para plantas exigentes não serve mas como a necessidade não abunda a combinação do azul com o branco funciona muito bem para as cores dos peixes.

 

A cor que referes não conheço, mas os meus conhecimentos de iluminação são limitados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ficar baralhada porque dizem para comprar viuvas/ tetras negras mas só 2 e agora 5 ou 6?

Guppys tenho 3 machos mas vão arranjar-me fêmeas e talvez mais machos

Quantas coridoras e otos devo ter? Da mesma raça ou pode ser diferente? A que tenho é albina.

 

Em relação à luz tenho que ver qual a melhor para fazer sobressair as cores dos guppys porque a que tenho veio no kit e é fraca.

 

Resumindo tenho de peixes: 1 beta guerreiro, 3 guppys machos, 1 viuva negra ou tetra negra segundo já me disseram aqui mas não sei qual é, 1 oto, 1 coridora albina, 1 molly que parece um dalmata, não sei o nome e depois os tais de água fria que hei-de dar.

 

Obrigada a todos pela paciência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, eu vi a sugestão de 2 viúvas e um cardume de bêbados. Mas simplesmente não posso concordar. Se já tens uma espécie de cardume não vejo porque devas apostar noutra. Tendo em conta o espaço que tens não dá bom resultado. Além de ser uma salgalhada de peixes nenhum deles teria espaço suficiente nem seria em número suficiente para ser um "cardume feliz". Por isso, fazendo as coisas de forma sustentada ficarias com:

 

Espécie de topo: Guppy

Cardume de meio de aquário: Viúvas

Fundo: corydoras

Algures por lá a vaguear os otos.

 

Para 60 cms de comprimento e 54L brutos (o que dará cerca de 45 úteis porque o resto é areia e plantas) sinceramente até já pode ser demais.

 

Por este motivo nunca poderei concordar em introduzir outros cardumes.

 

As corydoras, aí um total de 5 já deve ser suficiente. De preferência todas idênticas.

 

Quanto à luz vê por favor qual é a potência da lâmpada que tens em W. Isto deve estar indicado na própria lâmpada.

 

Para um volume desses se calhar não compensa o investimento num filtro externo. Deves é fazer manutenções mais regulares no filtro interno.

 

Agora se estás a pensar em fazer alguns investimentos podes é planear (com tempo) pensar em aumentar o tamanho do aquário. Penso que não disseste se já tinhas o aquário ou se o compraste agora. Se disseste desculpa mas falhou-me. De qualquer das formas é garantido que em pouco tempo vais achar o espaço que tens agora reduzido.

 

Por isso sinceramente aconselho-te a pensar a médio/longo prazo. Em vez de investires agora em iluminação nova e filtro externo e plantas todas catitas aproveita para começar como estás, lê mais um pouco, explora o fórum, tira ideias e depois parte para algo com mais espaço que até te permita ter outras espécies ou mesmo mais das que tens agora.

 

Quanto à paciência não tens de agradecer, eu falo por mim, não faço mais do que já fazem por mim que é partilhar o que sei e ajudar no que posso. Por isso tás sempre à vontade.

 

Já agora desculpa lá os testamentos a cada resposta mas depois de começar a escrever nem sempre é fácil parar :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi que a viuva era peixe de cardume, é que os aquarios que tenho visto têem sempre poucas :S pobres coitadas!

 

A lampada que mencionas é boa mas os watts não chegam, eu tb tenho uma calha dessas, e fiz recentemente uma modificaçao para levar duas lampadas de 15w e mesmo assim não me chega, tenho apenas 0,5w/l :S

 

O João tem razão, deves começar por aumentar o cardume de viuvas, e para a tua litragem do aqua recomendo um cardume de corydoras

julli ou metae, são as que me recordo, são corys que normalmente chegam no máximo aos 5cm, eu no meu aqua de 60cm mantenho 5 jullis, e têem todas 4,5cm!

 

Depois plantas experimentava comprar uma cryptocorine qualquer e um planta de estaca facil, recomendo a cabomba, pois cresce depressa e consome nutrientes em excesso! Nada mais para alem destas, não se pode pensar logo em grande e mesmo assim já é uma coisa que dá trabalho manter estas plantas xD

 

Um filtro externo é sempre melhor, mas custa euros e nem sempre é a 1ª coisa a ser compradas, eu estou hoje a encomendar o meu 1º filtro externo e já ando nisto á quase 12anos xD (Só descobri o forum no ano passado, e desde então tenho tido melhores resultados neste mundo xD)

 

Depois destas dicas todas minhas e do jõao, acho que ficas num bom caminho para te começares a apaixonar por este hobby :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto fica esta luz porque é nova e em relação ao filtro exterior já me disseram que sim e já me disseram que não... no entanto agradeço a todos pelas explicações e paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, mais algumas achegas ao que o pessoal te disse:

 

1º O filtro externo é sempre bom, pois ganhas em espaço (o que para aquários de menores dimensões é sempre bom). A manutenção é sempre melhor, pois não tens de estar a meter as mãos no aquário. Existem hoje em dia filtros externos que dão entre os 50 litros e os 100 litors, o que te permitirá um certo à vontade quando comprares o teu próximo aquário.

A questão que deves colocar a ti mesma é que se vias continuar a comprar peixes irás naturalmente que ter que comprar um aquário maior e depois se tens já o filtro externo será que o mesmo vá dar?

Existem filtros internos muito bons e são uma boa alternativa.

Avalia muito bem o que queres para o futuro, saí-te mais barato o hobbie.

 

2º Peixes de cardume, pessoalmente, apenas um num aquário dessas dimensões.

 

3º Pessoalmente acho que já chega de peixes para que te possas entreter e apreciar.

 

4º Fica-te por plantas de pouca exigência enão terás problemas nem gastos desnecessários de dinheiro.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.