Projecto Plantado 80*30*40


JoaoRibeiro

Recommended Posts

Ora bem, e depois de uns tempos a pensar que estava a fazer montagens de aquários, cheguei à conclusão que na verdade estava só a fazer tinas de água com peixes e “coisas” lá dentro.

 

Assim sendo, e como mais vale tarde que nunca chegou a altura de parar, pensar e começar do zero desta vez a fazer as coisas by the book.

 

Ora fazer as coisas by the book. Requer fazer o contrário do que eu fiz até agora que foi ver o que queria, depois o que era mais fácil e rápido e confiar na arte do improviso. Por isso é o resultado final até agora foi sempre desastroso. Agora foi fazer o contrário, ver o que queria e atirar-me ao PC a pesquisar, formular ideias, reformular, deitar fora e reciclar até chegar a uma noção do que quero, do que preciso e de como chegar lá passo a passo.

 

Ora e o que é que eu quero? Eu querer querer queria um aquário de 2 metros mas como não dá para tudo vou manter o meu aquário de 80cms. Ora neste “gigante” quero fazer um plantado. Sem querer entrar em estilos e categorias muito profundas de aquascaping e plantações mas quero um plantado. Pronto o primeiro ponto já está e sem grande desafio.

 

Ora e o que é que é preciso para um plantado? Nada como seguir as instruções e dicas de quem sabe. Viva a internet e encontrei um post do FAAO a planear uma montagem de plantado de grupo (não interessa onde é que encontrei interessa é que me abriu os olhinhos e de que maneira). Aqui fica então mais ou menos uma relação do que é preciso:

 

Aquário: Já existe 80*30*40 (96 litros brutos eu diria que com tudo lá dentro virá para os 75 ou 80 úteis).

 

Filtro externo: Já existe -> tenho um da SERA que faz 750 Litros hora por isso chega para as encomendas.

 

Iluminação: Ooops primeira dúvida. Tenho uma calha com 3xT5 de 24W. Isto dá-me 72W para 75 litros úteis ou seja perto de 1W por litro. Até aqui tudo bem, excepto no espectro. Tenho 2x10.000k e uma moonlight que não sei bem mas penso que será algures nos 8500K. Será que devo variar mais o espectro? Peço aqui opiniões.

 

Termoestáto: 150W Está controlado

 

Substrato fértil: Aqui a minha escolha vai recair no Será Floradepot pela relação qualidade preço. Não é nenhum topo de gama mas também se paga relativamente pouco por ele. Por cima vai levar Akadama Shohin. Aqui tenho novamente uma dúvida. Será que para esta área de aquário 15 litros de akadama chegam? Ou será melhor pensar em 20 litros?

 

CO2: Mistura caseira (vamos lá ser poupadinhos) com difusor em madeira (até porque vai ficar escondido) para libertar bolhas mais pequenas.

 

Fertilização líquida: Ora bem aqui ainda tenho algumas dúvidas mas penso que vou apostar no Sera florena para micros e no Sera Flore NPK Drops para NPK.

Inertes: -> Sou um perdidinho por basaltos pretos rolados e por isso vão ser os meus inertes de eleição. Não vou usar troncos, apenas pedras.

 

Tesoura e pinça: Tenho de comprar. Por acaso fui à Jardiland ontem e não encontrei, tenho de procurar noutro lado.

 

Plantas: Ah a alma e vida de um plantado (além dos peixes mas a esses já lá vamos). Aqui não vou inventar muito. Algumas opções “clássicas” até porque primeiro quero ver como me dou a levar um plantado a sério e depois parto para as experiências. Por isso escolhi 5 plantas e ficamos por aqui. Resta saber se as consigo encontrar para venda.

Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' para fazer tapete

Rotala sp green

Rotala rotundifolia

Limnophila sessiliflora

Cryptocoryne wendtii

 

Fauna: Ora bem cá estamos nós na fauna. E (para já a minha escolha vai para)

Corydoras Panda (cardume de 6)

Otocinclus affinis (cardume de 5)

Caridina japónica (colónia? de 6)

Red Cherry (colónia para depois prosperarem)

E depois uma dúvida, ou um cardume de nariz de bêbado (tipo uns 15) e um cardume de neons (também uns 15) ou um cardume maior de uma destas espécies sozinhas, por exemplo 25.

Espero com esta fauna conseguir uma boa equipa na luta contra as algas especialmente com os otos e os camarões.

 

Fica aqui um esboço do layout que planeio fazer:

 

layout.jpg

 

Legenda:

Círculos negros – Basaltos

A Rotala sp green

B Rotala rotundifolia

C Cryptocoryne wendtii

D Cuba

E Limnophila sessiliflora

 

Ora pronto, isto está pronto a arrancar na fase de começar a comprar as coisas. Só tenho primeiro de conseguir vender a fauna actual que tenho.

 

O que dizem? Alguém pode ajudar com as dúvidas que ainda tenho?

 

Ah, eu não tenho nenhuma paixão pela Sera. Só agora é que vi a tendência. É mesmo a questão qualidade preço. Sei que há produtos bem melhores no mercado. Mas quero fazer uma montagem com qualidade mas sem estourar uma pequena fortuna.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Força nisso e boa sorte.

Se me permites só uma opinião relacionada com os fertilizantes.

Já os utilizei (os da Sera) e o Florena parece fazer o seu trabalho, mas não consegui nada com o de Macros deles, até pq só há em "comprimidos".

Permite-me sugerir-te os da Seachen, mas há obivmanete muitas mais opções boas.

 

Digo-te isto principalmente pq queres "Cuba" que é algo exigente... e tu luz até tens (parece-me que tens demais para CO2 caseiro, talvez com duas garrafas seja melhor).

 

Quanto ao Substracto utilizo esse no de 180l e o da JBL no de 37l. Parece-me que o da JBL é melhorzito. Vê a diferença de preço (não faço ideia pq fiz os aquários em diferentes alturas).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas escolhe logo um excelente mentor mas assim mesmo é que é. Boa sorte para o teu novo setup.

 

Iluminação -> Ooops primeira dúvida. Tenho uma calha com 3xT5 de 24W. Isto dá-me 72W para 75 litros úteis ou seja perto de 1W por litro. Até aqui tudo bem, excepto no espectro. Tenho 2x10.000k e uma moonlight que não sei bem mas penso que será algures nos 8500K. Será que devo variar mais o espectro? Peço aqui opiniões.

 

Acho que deves alterar as lâmpadas, penso que para plantado seria melhor 6500K e 8000k (ou uma grolux).

 

Substrato fértil –> Aqui a minha escolha vai recair no Será Floradepot pela relação qualidade preço. Não é nenhum topo de gama mas também se paga relativamente pouco por ele. Por cima vai levar Akadama Shohin. Aqui tenho novamente uma dúvida. Será que para esta área de aquário 15 litros de akadama chegam? Ou será melhor pensar em 20 litros?

 

O substrato fértil convêm ficar bem isolado por isso deverá ter -/+ 7cm (mais no fundo menos na frente) por isso acho que deves precisar de 18L logo ia mais para os 20 litros.

 

Fertilização líquida -> Ora bem aqui ainda tenho algumas dúvidas mas penso que vou apostar no Sera florena para micros e no Sera Flore NPK Drops para NPK.

 

Dependerá das plantas mas para inicio serve depois logo verás o que precisas.

 

 

E depois uma dúvida, ou um cardume de nariz de bêbado (tipo uns 15) e um cardume de neons (também uns 15) ou um cardume maior de uma destas espécies sozinhas, por exemplo 25.

 

Acho preferível só um cardume com mais elementos, fazem melhor o efeito de cardume.

 

Sobre o layout (colocação das pedras) perde algum tempo a brincar com elas antes de colocares areão e substrato fértil, verifica quais as posições que mais gostas com tempo e paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado a ambos pelas dicas.

 

pmgsr Tenho de procurar então o substrato da JBL, também estive a ver o Tropica Plant Substrate e o preço é ela por ela.

Quanto ao CO2 não queria exagerar. Será que necessito mesmo de duas garrafas? É que estamos a falar de um volume pequeno.

 

Hugo R. Silva Pois isto de procurar informações de plantados acaba por se ir dar muitas vezes ao mesmo sítio. Não quero minorar o trabalho de ninguém até porque vi muitos outros plantados de grande nível cá no fórum. Baseei-me mesmo porque encontrei a informação toda condensada no mesmo sítio.

 

Vou então comprar uma lâmpada de 6500, Assim já fico com 1 6500K + 1 8500K e 1 10000K penso que assim realmente fica mais equilibrado.

 

Ora como ainda quero fazer uma elevação no canto traseiro do lado direito acho que vou mesmo encomendar os 20 litros. Mais vale sobrar um bocado do que ficar com a montagem curta a meio.

 

Será que 25 nariz de bêbado não é demais para a minha litragem? Se calhar fico pelos 20 para não exagerar. Espero é que não gostem de marisco :animal_fish:

 

Em relação às pedras sim, à partida este é o esboço inicial. Na hora da montagem dou os acertos finais. Ainda não comecei a experimentar porque neste momento as pedras estão no aquário e como o aquário ainda está povoado ficam no sítio.

 

Mais uma vez muito obrigado a ambos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Após uma troca de ideias já tenho algumas alterações ao projecto inicial.

 

Flora. Vou substituir a rotala rotundifolia por Hygrophila polysperma.

 

A fauna também teve alterações. Ora sendo tapetes e corys um bocado incompatíveis as corys vão ter de ficar de fora.

 

Quanto ao cardume, bem abriram-me os olhinhos para duas espécies fabulosas:

 

Celestichthys margaritatus

Celestichthys_margaritatus.jpg

 

Boraras maculatus

2158-_db_IMG_58661.jpg

 

Enfim caíram-me os olhinhos. Por isso adeus nariz de bêbado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora. Vou substituir a rotala rotundifolia por Hygrophila polysperma.

 

Olha que isso cresceeeee... eu fartei-me de as podar semanalmente e foram todas à vida :rainbowafro:

(Isso e arranjar mais espaço para os Discus :roflroll2:)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que isto cresce em barda. Quando comprei o aquário só tinha 18W de luz e até tive a planta. Bastou ter de ir para fora em trabalho duas semanas que quando voltei tinham tomado conta do aquário de uma ponta à outra. E sem grande luz e só com o Floradepot como substrato fértil, nada de fertilizantes liquidos. Ou seja é um cavalo de corridas a crescer. O que é bom para ajudar a controlar os nutrientes na água e, como tal, o alguedo. Ou seja, dá trabalho mas compensa e eu gosto delas. Agora com a fertilização liquida espero é evitar raizes a meio dos caules. Eu na altura não sabia o porquê mas era mesmo falta de nutrientes a chegar às folhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, em relação à fauna já a tenho definida. Nada como a malta nos apontar sítios giros e espécies giras.

 

Vai entrar por fases para evitar grandes picos.

 

1ª fase - Equipa de limpeza

10 x Red Cherry (eles depois que se reproduzam)

cherry2.jpg

 

5 x Caridina Japónica

amano_shrimp.jpg

 

3 a 5 x Otocinclus affinis

9.jpg

 

2ª fase - cardume

28 x Boraras maculatus

2158-_db_IMG_58661.jpg

 

E pronto será isto

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto estive a ver também mais algumas plantas

 

Estou a pensar em algo do género

Canto esquerdo

Limnophila sessiliflora

Limnophila%20Sessiliflora_Popup_L.jpg

 

Canto direito

Rotala sp. ''green''

033A.jpg

 

Centro

Ludwigia repens 'Rubin'

033D.jpg

 

Apontamento entre rochas

Cryptocoryne wendtii ''green''

109.jpg

 

Tapete acabei por ficar indeciso entre cuba e glosso. Penso que as necessidades de ambos são idênticas mas que a glosso tem um crescimento maior mas ainda vou ter de aprofundar mais um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tudo bem pensado :thumbdown2: apenas alerto para a Limnophila sessiliflora que tende a sujar um bocado a agua com o tempo.

 

Ao nivel do tapete apesar de não ser mto usual tens também Marsileia Hirsuta

Eu gosto particularmente desta planta mas como tudo tem o seu trabalho.

 

Quanto à fauna não vale copiar hehehe

São espécies de também vou inserir no meu aqua.

 

Boa sorte e vai então dando noticias do projecto.

 

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

Obrigado pela dica.

 

Outra de tapete que vi e achei piada é Utricularia graminifolia

 

http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=049B

 

O tapete ainda tenho mesmo de pensar, mas como antes de avançar ainda tenho de vender a fauna actual ainda tenho tempo para afinar o plano.

A Marsilea assim como a Utricularia têm é a desvantagem de atingir 8 e 10 cms de altura contra os 3 da glosso e da cuba e não sei se não será muito para um tapete. Tenho de procurar aquários com tapetes de cada uma para tirar dúvidas.

 

Quanto à fauna... bem pode culpar-se o Tiago Rocha por me mostrar as espécies. Estas e outras que dão que pensar. Achei engraçado o facto de serem fora do comum e não estarem a preços proibitivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro senão nestes tapetes é que as raizes ficam à vista o que por vezes fica feio.

Outra coisa é que para inverts e os ottos que pela experiencia que tenho nos meus ottos, eles gostam mto de passar o tempo no solo a apanhar tudo o que conseguem consumir, os tapetes tendem a dificultar essa procura deles e ao nivel dos camaroes ficam escondidos para depois para os veres.

 

N estás a pensar colocar uns camarões filtradores? Ficas so pelas Japonicas e os Reds?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N estás a pensar colocar uns camarões filtradores? Ficas so pelas Japonicas e os Reds?

 

Agora deste-me um nó. Camarões filtradores? É por estas e por outras que sou noob cá todos os dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens os Atyopsis moluccensis comuns Camarões Madeira ou por exemplo os Atya gabonensis são os mais comuns que se ouve falar.

São mto bonitos mas têm um comportamento complicado porque se escondem mto. Filtradores porque ao contrario das Japonicas e Reds que apanham o alimento, eles tendem a filtrar o mesmo da agua. É mto bom ver o trabalho de filtração deles, perco minutos a olhar para os camarões quando os vejo a fazer isso.

 

Eu tenho alguns madeira no aqua e ainda os vou vendo por lla ... já os Gabonensis são uns "escondidos" pelo que amigos que os têm me dizem, e que ao nivel dos €€ que deram por eles não vale a compra. Ainda tenho que os experimentar sem duvida é algo a pensar só para também eu experimentar e aprender com a espécie em si.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok.

 

Os madeira conheço, mas acho que são um bocadinho grandes em relação ao resto da fauna. Os Atya gabonensis vi agora que ficam com 15 cms... acho que vou mesmo manter apenas os reds e as caridinas japonicas.

 

Mas gracias mais uma vez, já fiquei a conhecer mais uma espécie :thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ou menos João

 

Depende tudo do tamanho que compras. As lojas normalmente optam pela venda dos tamanhos M.

Eu procuro Japonicas XL sei que o Koipark tem agora porque um amigo me disse que viu quando la foi. As XL também ficam com 10 cm :medieval_mace:

 

Os meus madeira são médios não têm mais que 3 cm assim como as minha Japonicas. Tive alias sorte de ter 1 femea nesse grupo de Japonicas, porque normalmente os tamanhos M são machos por serem mais pequenos que as fêmeas, mas claro ha femeas também mais pequenas como é normal.

 

Os Gabonesis tendem a ser maiores sim ...

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, ficam à consideração para uma terceira fase de fauna. Como apontamento final. Para já vou ter de fazer contas ao que preciso para avançar com isto.

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

Surgiu-me uma dúvida em relação à iluminação. Preciso de encomendar duas lâmpadas T5 para a calha. Isto porque afinal descobri que o que tenho neste momento são 2 x 10000k e 1 22000k. Ouch tou feito.

 

Ora que espectros devo tentar misturar?

 

4200k + 6500k + 10000K

6500k + 8000k + 10000k

4200k + 8000k + 10000k

 

Qual destas combinações será melhor para o plantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pela dica.

 

Também é a opção para a qual estou mais inclinado por ser a que tem a luz com um espectro mais azulado. Mas fiquei na dúvida só porque poderia não ser adequado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, não sei se por distracção ou por desconhecimento mas achei as boraras acima referidas um bocado diferentes das que conhecia e após alguma pesquisa acho que são as "brigittae" e não as "maculatus", por acaso só conhecia as "maculatus" e sinceramente achei essas "brigittae" muito interessantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

Depois de andar a ver alguns videos no youtube sobre estes peixes acabei por mudar de ideias. Como não devo manter dois cardumes por questões de espaço vou optar antes por ter um cardume de Pseudomugil gertrudae.

 

PSEUDOMUGIL%20GERTRUDAE.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem e depois de alguns dias sem dizer nada aqui fica um update. Já encomendei as lâmpadas. Assim sendo a iluminação vai ser 1x 6500k + 1x 8000k + 1x 10000k. Cada lâmpada tem 24W por isso fico com 72W para cerca de 80 litros úteis. Dá cerca de 0.9W por litro o que penso que será aceitável.

 

De resto vou experimentar arrancar o tapete de cuba mediante o que está demonstrado neste TÓPICO.

 

Já alguém experimentou isto? Arrancar o tapete de cuba na forma emersa e depois acabar de encher o aquário?

 

Achei imensa piada ao conceito e trás sem dúvida algumas vantagens. A desvantagem é que a colónia de bactérias que tenho agora no filtro vai à vida por ter de o parar durante as cerca de duas semanas até o tapete estabilizar. Por outro lado formo já uma boa massa vegetal desde inicio o que para combater as algas será uma boa ajuda.

 

O próximo passo é encomendar o substrato fértil (ainda estou indeciso entre o Sera Floradepot ou o Tropica Plant Substract) e a akadama que tenho de ver onde arranjo em conta.

Ah, claro e encomendar e plantar a cuba :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas os da ADA ou da ELOS são assim a modos que bastante carotes... Para já vou iniciar com o da Tropica então e noutra altura avanço para substratos mais "à frente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.