Calhas led cree xr-e


drlabel

Recommended Posts

Boa tarde

 

Venho aqui postar uma ideia que estou a ter de fazer umas calhas led para o meu aquario de 120l

Pretendo usar :

12 X CREE XR-E 7090 R2 on Star PCB Brancos

12 X CREE XR-E BLUE 7090 on PCB Azuis

4 led drivers feitos por mim baseados no chip cat4101 que já tenho podem ver aqui (http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1759758)

1 Arduino com display para controlar a intensidade dos led's

As 4 calhas pretendo fazer a partir de chapa de alumínio de 3mm (cortada a jacto de agua e quinada) lacada a preto fosco para dissipar o calor já com os buracos para aparafusar os led's e para as ópticas (http://www.led-tech.de/en/High-Power-Supply/Carclo-Optics/Carclo-20mm-Plugin-Lense-10211-LT-1262_106_107.html)

1 fonte de 24 V 5 amp ou assim

O braço é para ser feito em chapa de alumínio de 1 ou 2 mm e lacado a preto fosco.

e o mais importante muita paciência .... coisa que as vezes falta lolololo

Aqui fica um esboço do que pretendo:

aquario.png

 

Aceito criticas para ver se isto não dah raia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que o aluminio ao ser lacado perde parte do seu poder de dissipação? E não achas que 3mm de espessura é pouco?

Será que podes dizer onde compraste o cat4101?

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não comprei pedi demos e paguei os portes que foi 15€ para 10 unidades

Sim 3mm é pouco mas na parte central vou usar chapa de 10 mm com um dissipador e uma ventoinha da seguinte forma - led's aparafusados á calha de 3mm depois no centro calha apertada á chapa de 10mm com dissipador e ventoinha

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já tenho duas calhas de leds montadas no meu aquario, com 12 x cree xre q5 e 12 x cree xre royal blue, comprados no ledrise.com, bastante mais barato mas quando não tem em stock esperas muito tempo (esperei 1 mes) mas poupei em relação à ledtech por volta de 50 euros.

Quanto ao arduino já me chegou vou começar a brincar com aquilo daqui a uns dias, tenta fazer os teus drivers com controle pwm.

 

 

1 abraço

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava com medo de mandar vir da ledrise mas se não tem problema ok

 

em vez do xre vou colocar xp-g white e xre royal blue

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Do ledrise chegou tubo bem, o unico problema foi o tempo de espera, 4 semanas, mas já estava à espera o site avisou antes de eu os comprar, mas chegou tudo muito bem.

 

Quanto as lentes, não tenho, ainda não coloquei a calha no aquario estou a tentar arranjar uma tampa em U de acrilico para proteger os leds mas não consegui arranjar ainda, nos açores não há grandes coisas.

Em principio não vou precisar de lentes pois terei os leds muito junto da agua visto ter uma tampa no aquario (urrrrr tem mesmo de lá estar lolol) mas segundo tenho lido melhora e muito a iluminação.

 

Acho que fazes bem em mandar vir os xp-g consomem menos Volts e tem mais lumens, são é um pouco mais sensiveis ao toque (mais uma vez foi o que ouvi) .

 

1 abraço

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é para salgado ou para plantado?

 

se for para plantado duvido que seja necessário lentes para os leds, já que os xr-e têm irradiação a 45º, e mesmo nos xp-g/xp-e, tendo 120º a maior parte da luz é enviada centralmente, aproveita-se a disperção para não criar pontos sem luz!! Em termos LED não há necessidade de ligar a quantidade de lumens ( apesar de serem precisos ), o mais importante é por os leds a funcionar no minimo a 750 mA, para subir os valores PAR( isto serve para salgado ou plantado )

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

Será que me podes fornecer os pormenores deste teu projecto?

É que eu eu estou a pensar em construir um aquário novo para um projecto da escola e queria ser eu a construir tudo.

Desde iluminação, alimentação automática, medição de ph, circulação de água, etc.

 

Cumps

 

Ricardo Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Podes sempre fazer as tuas PCB's na

 

home page: http://www.g7electronica.net/

mail: pcbs@g7electronica.net

 

Tenho estado em diálogo com eles. Muito prestáveis.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar em fazer isto para o meu novo aquário de agua doce.. isto não da problemas com as plantas?

 

Penso que não mas deves tentar saber de alguem que ja tenha feito isto para agua doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

boas, eu estou a pensar montar um aquario, cujas medidas sao 160x50x65cm, agua doce e plantado, muito plantado e estou a pensar seriamente em meter iluminaçao LED pois consume muito pouco e nao tenho condiçoes financeiras para meter iluminaçao que coma conosco à mesa... portanto gostava que alguem me ajuda-se por favor porque nao sei mesmo como fazer, que LEDS meter... etc etc... fui a uma loja e eles disseram que LEDS era pa esquecer mas queria saber a vossa opiniao, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, eu estou a pensar montar um aquario, cujas medidas sao 160x50x65cm, agua doce e plantado, muito plantado e estou a pensar seriamente em meter iluminaçao LED pois consume muito pouco e nao tenho condiçoes financeiras para meter iluminaçao que coma conosco à mesa... portanto gostava que alguem me ajuda-se por favor porque nao sei mesmo como fazer, que LEDS meter... etc etc... fui a uma loja e eles disseram que LEDS era pa esquecer mas queria saber a vossa opiniao, obrigado

Para Plantados não sei o que será melhor tenta procurar no google para o reef até agora apenas ainda em testes tem sido bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um aqua de 60x30x40, e comprei um led de 10W , ainda nao montei, mas ja o testei e so akele da uma boa luz, penso que com 2 ficara no ponto. procura num dos meus topicos, vou la actualizar com fotos assim que receber o regulador de corrente .

 

Cada led dakeles custa a volta de 5€, mais o reg 5€ , + regulador de intensidade PWM 7€ . Da china e claro..

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia

 

depois de muitos meses e muita falta de tempo aqui fica fotos da calha acabada.

O que falta fazer:

Cortar 2 topos novos e mandar lacar ou anodizar.

Por o arduino a controlar a calha

Fazer uma caixa para por a fonte e o arduino

trocar a ventoinha de 12 V por uma de 24V

 

Fotos:

img8029s.jpg

img8030g.jpg

img8031n.jpg

img8032.jpg

img8033z.jpg

img8034f.jpg

img8035n.jpg

img8036r.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais